Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Estudante Que Passou Um Mês Comendo Apenas Insetos


Torf

Posts Recomendados

por-30-dias-camrey-brantley-rios-comeu-i

Um universitário americano de 21 anos acaba de concluir uma façanha digna dos mais corajosos comensais: passou 30 dias alimentando-se apenas de insetos. Três vezes ao dia.

Estudante da Auburn University, no Estado do Alabama, Camren Brantley-Ríos disse que tomou a decisão porque acredita que as carnes tradicionais, suína ou bovina, são insustentáveis e queria tentar adotar o que muitos consideram como a dieta do futuro.

"No jantar comia larvas da farinha com arroz frito. É delicioso. Temperava os vermes com molho de soja", conta.

Para a maioria das pessoas, a ideia de se alimentar de larvas e insetos seria de mau gosto (com direito ao infame trocadilho), quando não repulsiva. Até bem pouco tempo, Brantley-Ríos estava entre elas.

Mas, no mês passado, o jovem americano decidiu comê-los no café da manhã, almoço e jantar.

A iniciativa deu origem ao blog '30 Days of Bugs' ('30 Dias de Insetos', em tradução livre), em que Brantley-Ríos narrava seu périplo gastronômico.

"Decidi me limitar a três espécies", diz ele. "Larvas da farinha, larvas da cera e grilos".

"Mas sempre que podia, tentava incorporar alimentos mais exóticos à minha dieta".

Nos lanches entre as refeições, Brantley-Ríos comia ovos mexidos com larvas da cera, hambúrgueres de insetos com queijo e grilos.

Baratas

Estimativas apontam que 2 bilhões de pessoas se alimentem de insetos em todo o mundo

Ocasionalmente, o jovem introduzia em seus pratos outros insetos, como as famosas baratas laranja, que podem chegar a medir 4,5 centímetros de comprimento.

Durante a preparação, Brantley-Ríos diz que chegou a sentir nojo, mas, ao prová-las, mudou de ideia.

"Você tira as pernas, as asas e o protórax, o escudo que cobre a cabeça. Depois, refoga as baratas com temperos, cogumelos e cebola. Ficou um pouco azedo. Mas não era de todo ruim", conta.

Outros experimentos na cozinha, no entanto, não acabaram tão bem.

"As larvas dos bichos-da-seda não eram nem de longe minhas favoritas", admite Brantley-Rios. "Fedia muito".

Segundo o jovem, os insetos consomem menos recursos do que os mamíferos e constituem uma fonte importante de proteína.

Mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo costumam comer insetos, apontam estimativas da FAO, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

Mas nos Estados Unidos alimentar-se de insetos ainda é uma raridade.

"Não há realmente nenhuma necessidade de comer insetos aqui, porque ainda temos muita comida", diz Brantley-Ríos.

"Comemos carne de primeira qualidade e temos sorte de não precisarmos abdicar desse luxo, por isso não há muita pressão para comer insetos agora. Mas o que muitas pessoas estão tentando fazer é torná-los mais atraentes para o público em geral".

Meio ambiente

Insetos consomem menos recursos que os mamíferos e constituem importante fonte de proteína

Brantley-Ríos afirmou que teve de recorrer à Internet para encontrar a matéria-prima de sua dieta.

"Não há muitos criadores de insetos por aqui", lamenta.

Ele acrescenta ainda que tomou um cuidado especial com a procedência do alimento.

Para isso, comprou os insetos de criadores que normalmente fornecem para zoológicos, já que esses animais fazem parte da dieta de "répteis e de outros bichos", explica Brantley-Ríos.

"Não fui à floresta caçar minha comida. Existe claramente um risco ao fazer isso", alerta.

Brantley-Ríos reclamou que há poucos criadores de insetos nos Estados Unidos.

"Ligo para fornecedores diferentes e peço uma encomenda. As larvas chegavam pelos Correios", conta.

Brantley-Ríos têm consciência sobre a insignificância de sua iniciativa. Afinal, um impacto relevante no meio ambiente exigiria a adesão de milhões de pessoas.

Mas ele chegou a convencer alguém?

Sim, alguns de seus amigos.

"Muitos dos meus amigos, que inicialmente relutaram a comer insetos, agora não querem saber de outro prato".

Artigo em inglês no site da BBC: http://www.bbc.com/news/magazine-31589764

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

O titulo diz que ele comia APENAS inseto, o texto fala sobre ovos e queijos com inseto, acho q nao entendi.

Enviado de meu GT-S6313T usando Tapatalk

Pois é, o texto da matéria näo condiz com a realidade, mas o interessante nesse artigo é que ele consumiu a maioria das suas proteínas através de insetos.

A alimentacäo com insetos, ao invés de mamíferos, parece ser uma alternativa bastante viável.

Essa é uma das coisas que eu gostaria de discutir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daqui a pouco vai ter marca vendendo inseto protein

Super fácil de fazer.. Tu andando pelas florestas acha alguns bichos, baratas, escorpiões, etc, joga dentro da cheiqueira e já vai balançando pra ir matando, um bom exercício, ai tu calcula quantos insetos vão dar as 30g de proteína, porque não absorve mais do que isso, ai terminou joga agua e mistura até que fique no gosto do cliente.. Inseto protein..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...