Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Artigo: Por Que O Whey Custa Caro?


Lucas Guido

Posts Recomendados

Fala pessoal,

Ontem terminei de escrever um artigo sobre um dos grandes motivos de os suplementos custarem tão caro no Brasil: os impostos.

São os lojistas e fabricantes que acabam levando a fama de careiros, mas se vocês derem um lida rápida irão ver onde está a origem do preço alto (pelo menos uma delas).

Me esforcei para deixar o texto bem simples para que todos pudessem entender. Meu objetivo foi tirar o tema do "achismo".

No Money No Whey: uma análise do preço do Whey Protein importado no Brasil

Convido vocês a lerem e compartilharem! Valew! :speak_cool:

Editado por Lucas Guido
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

Há erro no conceito de "valor aduaneiro", sobre o qual incidem os impostos vinculados à importação.

Ele é composto do valor do produto + o valor do frete internacional + o valor do seguro (sobre a operação de frete internacional).

Além disso, há recolhimento de ICMS sobre a importação. O valor base (desta "perna" do ICMS) é o valor aduaneiro acrescido do II e do IPI vinculado à importação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Busarello.. sua colocação está correta, mas eu não trataria como um erro, mas sim uma aproximação.

Para aplicar o II sobre o frete, eu precisaria do valor do frete isolado da margem do importador, e esse valor eu não tenho. Como fiz uma aproximação de "pior caso" (no caso o mínimo imposto possível), retirei o frete da base de cálculo do II. De qualquer forma a diferença seria pequena.

Com relação ao ICMS, se você observar a célula E18, o ICMS está sendo considerado. Porém como há tomada de crédito, sigo com valores líquidos nas próximas etapas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei o que vc tá fazendo aqui malandrinho, só nos backlink, riairairiaria

Pois é... Dava pra ter copiado aqui, mas, enfim, vamos ao artigo:

"Todo(a) maromba sabe que, cedo ou tarde, o whey protein fará parte de sua dieta." Taí um motivo do whey ser algo bem caro. O marketing que faz com que o cidadäo pense que o whey é algo imprescindível quando, na verdade, estäo aparecendo mais e mais estudos que mostram que ele é altamente dispensável.

O que eu achei estranho foi que o autor do artigo utilizou preco de varejo do mercado internacional ao invés de usar ou estimar um preco de atacado que, eu garanto, é esse que o importador vai pagar. Aí depois vem falar de empresa, funcionários, IRPJ... Eu acho que se tivesse sido usado um preco estimado mais provável de ser o real, poderiamos haver um lucro consideravelmente maior. Mas nota-se que a tendência do artigo é criticar a carga tributária e isentar totalmente os lojistas sobre a culpa nos altos precos dos produtos. Frases como "Portanto o Governo nunca leva prejuízo, diferente do seu sócio, que pode quebrar com você.

Resumidamente, quando disserem “aqui o Governo é meu sócio”, corrija o interlocutor: o Governo não é seu sócio, ele é o seu senhor." levaram-me a chegar a essa opiniäo.

Editado por Torf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...