Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Protestantismo > Catolicismo (?)


pirarucu

Posts Recomendados

Danilo, mas pelo seu raciocínio, Jesus foi circuncidado portanto teríamos que ser circuncidados. No judaísmo e no Islã se circunda pela aliança com Abraão. Curioso que o Evangelho vai além da vida de Cristo. O Concílio de Jerusalém que terminou com a circuncisão de 51 é registrado em Atos dos Apóstolos. Ou seja: na Bíblia temos algo que não vem da história de Jesus, mas da história dos apóstolos. (Atos 15:23-29)

Acharam uma Pia Batismal em uma das igrejas mais primitivas. O blog católico dizia que era prova suficiente de "pedo-batismo". Eu diria que não. Parece-me que não só bebês podem ser batizados numa pia batismal como qualquer um.

Danilo e Ice, vocês acreditam que se eu me tornar um católico e fazer os 7 sacramentos católicos eu posso estar comprometendo a minha salvação? Pergunto isso pq eu percebo o seguinte: o papa disse que até os ateus serão salvos se fizerem o bem. Na Bíblia fala que aquele que atenta pra lei sem conhecer Deus tem a salvação garantida. Nesse sentido, os católicos acreditam que todos os outros Cristãos serão salvos.

Já os protestantes e outras vertentes acreditam que os católicos vão para o inferno. Alguns dizem que o Vaticano é a prostituta da babilônia.

Eu vou além. Estudei um pouco de religiões comparadas, como já dito. O Alcorão tem um trecho que Alá promete a salvação de Judeus e Cristãos, que pra eles não são pagãos nem idólatras, mas povos do livro. Poucos sabem mas a figura mais importante do Alcorão depois de Maomé é Jesus. Depois de Jesus vem Moisés. Portanto o Islã nada mais é que uma mistureba de judaismo, com cristianismo e religiões antigas da península arábica.

Pra Bíblia, o muçulmano já faz parte do corpo místico de Cristo e não sabe. Pro Alcorão, o Cristão vai ser salvo. São coisas assim que fizeram o Olavo se converter ao islã por toda a vida. Hoje ele voltou ao catolicismo mas seu filho ainda é muçulmano.

Portanto, se Alá for o verdadeiro Deus, nós ainda estamos salvos. Acontece que há alguns extremismos que eu até compreendo pois sei que um dia vou cair neles. Extremismos do tipo "vc não é salvo se não fizer x".

(É fácil ver que o Alcorão viaja. Noé que manda Deus alagar o mundo nas Suras. Quando tu pega o livro de enóque, bisavô de noé, você tem ali Deus falando a profecia do dilúvio e enóque pedindo por favor pra Deus não castiga ninguém. Então é claro que o Alcorão é uma versão distorcida da coisa - isso só me atendo ao gênesis)

Olha como a internet é vasta:

"Oh Lucifer, que nunca será derrotado"

Eis um canto gregoriano do tempo em que Lucifer era apenas "vindo da luz" e não um nome para o demônio. É preciso parcimônia para diferencia o que é "paganismo" do que é tradição.

Editado por FrangoEctomorfo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Tu achou um argumento ótimo sem querer aí para o batismo infantil. hahaha

Teu raciocínio é preciso.

Vou ler o Novo Testamento sim. Começar pelo Evangelho mesmo.

Sabia que o Alcorão inverte? Aquele sacrifício de Abraão de Isaac, na Sura, é de Ismael, que é de onde eles descendem. O que é filho da escrava seria o Isaac. Eles invertem tudo pra mostrar que eles são mais puros que os Cristãos.

Idolatria é um assunto extenso. Foi a primeira coisa que estudei quando conheci a Igreja Católica. Em resumo: a Igreja condenou a idolatria de imagens em 2 Concílios sem discussão. O uso de imagens foi debatido por 200 anos.

A Bíblia fala: "no céu eles intercedem por nós sem cessar". Logo depois que Lutero fez a reforma, a Igreja católica fez a contra-reforma e debateu por 18 anos o assunto. A conclusão foi condizente com as escrituras. O Concílio de Trento (1545-1563): “Os santos que reinam agora com Cristo, oram a Deus pelos homens. É bom e proveitoso invocá-los suplicantemente e recorrer às suas orações e intercessões, para que vos obtenham benefícios de Deus, por NSJC, único Redentor e Salvador nosso. São ímpios os que negam que se devam invocar os santos que já gozam da eterna felicidade no céu. Os que afirmam que eles não oram pelos homens, os que declaram que lhes pedir por cada um de nós em particular é idolatria, repugna à palavra de Deus e se opõe à honra de Jesus Cristo, único Mediador entre Deus e os homens (1 Tm 2,5)”.

Na teologia existem termos específicos, a saber:

Latria (ou hiper-dulia) = adoração

Dulia = veneração de anjos e santos

Santo Tomás de Aquino em sua monumental Summa Theologiae assinala que "o culto da religião não se dirige às imagens em si mesmas como realidades, mas que as olha sob seu aspecto próprio de imagens que nos conduzem a Deus encarnado. Pois bem, o movimento que se dirige à imagem em quanto tal, não se detém nela, mas tende à realidade da que é imagem".

Sabemos que a Igreja Primitiva escondia seus cultos nas Catacumbas de Roma (tem um livro com o mesmo nome muito bom que li estes dias).

Você tinha imagens:

catacumba.jpg

Provavelmente o uso de vela pelos católicos e ortodoxos no velório de mortos vem das catacumbas.

70 anos atrás quem sabia ler? Metade da população brasileira? Agora imagina na idade média. Os analfabetos eram quase 95% da população.

João Damasceno: “O que a Bíblia é para os que sabem ler, a imagem o é para os iletrados”

Vitor Hugo, aquele famoso romancista do "Corcunda de Noterdame", disse que a catedral é "uma Bíblia de pedra". Não sei se alguém já entrou numa igreja antiga, mas tem a história do evangelho em quadros, como se fosse um desenho animado estático da história da paixão de Cristo.

Martinho Lutero, que prestava Dulia (veneração) para Maria, não condenou as imagens:

"Penso que no que diz respeito às imagens, símbolos e vestes litúrgicas ... e coisas semelhantes, deixe-se à livre escolha. Quem não quiser essas coisas deixe-as de lado. Se bem que as histórias inspiradas na Bíblia ou em histórias edificantes, parecem-me serem muito úteis" (Carta 1528).

Voltando a questão da idolatria. Que existem idólatras na Igreja católica é fato. Mas isso é muito da desinformação dos católicos. Os padres mais famosos do Brasil (só jogar no youtube) já falaram contra isso e muitos católicos fazem. É coisa de interior.

Voltando às imagens.

Igreja Luterana:

OgAAACySOapGhn9cEbbdwfj-GLqkDYJcSZMgYb2j

Metodista:

catedral-metodista.jpg?w=700

Presbiteriana:

catedral-presbiteriana.jpg?w=700

Primeira igreja batista:

15.jpg?w=700

Metodista:

igreja-metodista.jpg?w=450&h=350

Isso aqui pode desde que a Arca fosse a verdadeira:

aarca2.gif?w=700

quadrangular-gi-2.gif?w=700

universal-gif-2.gif?w=700

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo contigo e por isso que eu mesmo não sou contra o batismo infantil.

Só postei os dois argumentos, tanto o favorável quanto o contrário.

E tem a tradição também, pois no passado, quando o chefe da família se batizava, a família inteira era batizada junto.

E a bíblia não fala nada sobre batismo infantil, então, quando a bíblia silencia sobre determinado assunto, é até possível encontrar respaldo na tradição.

O problema da tradição não é naquilo que há lacunas na bíblia, o problema da tradição reside justamente naquilo que contraria a bíblia.

Pois existem diversas e diversas tradições que desafiam frontalmente o ensino bíblico.

Realmente não consta, Danilo, mas também não existe qualquer proibição.

Eu pensava como vc, até porque fui criado em uma igreja que não permitia o batismo infantil.

Mas depois, estudando como o frango faz, aprendi que na igreja primitiva se batizava a família inteira.

O batismo é por imersão, mas é como diz Lutero, na urgência, se não tiver um local onde seja possível batizar o sujeito por imersão, se faz o batismo por aspersão mesmo.

Imagine um sujeito no leito de morte que reconhece Cristo como Salvador e quer ser batizado, mas é impossível a ele ser submergido, como faz?

Vi várias imagens antigas e era até bonitinho de ver, o pai, a mãe e os filhos vestidos de branco prontos para o batismo.

Em locais onde não havia rios, o batismo era dentro de um barril, enchia-se o barril de água e as pessoas entravam no barril e depois mergulhavam.

É claro que esse batismo infantil depois precisa ser confirmado.

Mas eu o acho válido, principalmente porque vc já cria na criança o sentimento de pertencimento, ela não será excluída, poderá participar da comunhão, tomar a ceia e, o mais importante, ser ensinada pelos pais desde a mais tenra idade o que significa tudo aquilo.

E se eu te disser que o meu filho pediu para ser batizado agora aos 9 aos de idade?

E aí? Ele tem discernimento suficiente para crer? Se não, qual seria a idade mínima?

O empecilho que o pastor levantou é que a pessoa batizada se torna membro da igreja e tem poder de voto nas assembleias e que seria complicado um menino de 9 anos poder votar.

Eu olhei bem p cara dele e disse que minha preocupação era com a vida espiritual do meu filho e não com a vida política da igreja.

Aí ele foi batizado, mas não pode votar.

Eu lhe entendo, mas o problema é que nós sendo cristão e tendo a bíblia como guia não podemos nos ater a nossas próprias vontades.

João Batista disse que o primeiro passo para o batismo é o arrependimento perante Deus... crianças não podem arrepender-se visto que elas não tem plena consciência de seus atos, visto isso em caso de morte a salvação a elas é GARANTIDA, nos Evangelhos está escrito que teremos que ser como crianças para entrar no Reino dos céus.

Jesus Cristo que veio como homem a terra ( conforme diz nas Escrituras) começou a pregar e ler as Escrituras com cerca de 12 anos de idade, por aí temos a noção que essa é uma idade mínima onde se possa batizar uma pessoa visto que o próprio Jesus só teve consciência de sua identidade e de seus atos nessa faixa etária.

Danilo, mas pelo seu raciocínio, Jesus foi circuncidado portanto teríamos que ser circuncidados. No judaísmo e no Islã se circunda pela aliança com Abraão. Curioso que o Evangelho vai além da vida de Cristo. O Concílio de Jerusalém que terminou com a circuncisão de 51 é registrado em Atos dos Apóstolos. Ou seja: na Bíblia temos algo que não vem da história de Jesus, mas da história dos apóstolos. (Atos 15:23-29)

A circuncisão é da Lei, não mais obedecemos a Lei, mas sim a graça de Jesus Cristo, também está no Novo Testamento dizendo que a circuncisão não é necessária, mas o batismo sim é.

Acharam uma Pia Batismal em uma das igrejas mais primitivas. O blog católico dizia que era prova suficiente de "pedo-batismo". Eu diria que não. Parece-me que não só bebês podem ser batizados numa pia batismal como qualquer um.

Danilo e Ice, vocês acreditam que se eu me tornar um católico e fazer os 7 sacramentos católicos eu posso estar comprometendo a minha salvação? Pergunto isso pq eu percebo o seguinte: o papa disse que até os ateus serão salvos se fizerem o bem. Na Bíblia fala que aquele que atenta pra lei sem conhecer Deus tem a salvação garantida. Nesse sentido, os católicos acreditam que todos os outros Cristãos serão salvos.

Olha... com base nas bíblia te digo que infelizmente a Igreja Católica ( e mais um monte) está infestada de coisas advindas do satanismo e paganismo, agora que vc tem consciencia disto, não ficaria mais inocente diante de Deus, entende isso???

MUITOS serão salvos por fazer o bem e por serem ''inocentes'' diante de Deus, mas não no seu ( e no nosso ) caso onde já vimos que MUITAS Igrejas vão contra MUITOS mandamentos de Jesus.

Deus lhe deu entendimento, procure uma Igreja que siga as Escrituras.

Já os protestantes e outras vertentes acreditam que os católicos vão para o inferno. Alguns dizem que o Vaticano é a prostituta da babilônia.

é errado dizer isso, NINGUÉM sabe quem salva e quem não se salva , não se pode julgar, mas aquele que erra sabendo do erro ( independente da Igreja que estiver ) esse não passará por inocente perante Deus.

Agora a Igreja... os dirigentes de Igrejas SABEM que estão no erro e que pregam coisas que não agradam a Deus, a estes a condenação é certa, pois enganam o povo que muitas vezes acredita no líder religioso, esse ( os líderes ) responderão por aqueles que enganaram, não iria querer estar na pele deles no último dia.

Eu vou além. Estudei um pouco de religiões comparadas, como já dito. O Alcorão tem um trecho que Alá promete a salvação de Judeus e Cristãos, que pra eles não são pagãos nem idólatras, mas povos do livro. Poucos sabem mas a figura mais importante do Alcorão depois de Maomé é Jesus. Depois de Jesus vem Moisés. Portanto o Islã nada mais é que uma mistureba de judaismo, com cristianismo e religiões antigas da península arábica.

eles tem o problema de não aceitar Jesus como deveriam , e ainda idolatram quem não deveriam como o profeta Maomé.

Portanto, se Alá for o verdadeiro Deus, nós ainda estamos salvos. Acontece que há alguns extremismos que eu até compreendo pois sei que um dia vou cair neles. Extremismos do tipo "vc não é salvo se não fizer x".

a bíblia nos dá uma noção de quem vai ou não ser salvo, mas não podemos julgar, temos que pegar esse conhecimento pra nos modelar a ajudar que está atrás da Palavra verdadeira.

(É fácil ver que o Alcorão viaja. Noé que manda Deus alagar o mundo nas Suras. Quando tu pega o livro de enóque, bisavô de noé, você tem ali Deus falando a profecia do dilúvio e enóque pedindo por favor pra Deus não castiga ninguém. Então é claro que o Alcorão é uma versão distorcida da coisa - isso só me atendo ao gênesis)

sim, isso aí eu digo de antemão...essas versões parecidas nas religiões servem pra confundir , o Diabo é astuto.

Olha como a internet é vasta:

"Oh Lucifer, que nunca será derrotado"

Eis um canto gregoriano do tempo em que Lucifer era apenas "vindo da luz" e não um nome para o demônio. É preciso parcimônia para diferencia o que é "paganismo" do que é tradição.

A Igreja Católica tem MUITO podre, já tinha visto isso, e até MAIS coisas sobre ela.

.

A Bíblia fala: "no céu eles intercedem por nós sem cessar". Logo depois que Lutero fez a reforma, a Igreja católica fez a contra-reforma e debateu por 18 anos o assunto. A conclusão foi condizente com as escrituras. O Concílio de Trento (1545-1563): “Os santos que reinam agora com Cristo, oram a Deus pelos homens. É bom e proveitoso invocá-los suplicantemente e recorrer às suas orações e intercessões, para que vos obtenham benefícios de Deus, por NSJC, único Redentor e Salvador nosso. São ímpios os que negam que se devam invocar os santos que já gozam da eterna felicidade no céu. Os que afirmam que eles não oram pelos homens, os que declaram que lhes pedir por cada um de nós em particular é idolatria, repugna à palavra de Deus e se opõe à honra de Jesus Cristo, único Mediador entre Deus e os homens (1 Tm 2,5)”.

Opa!!!!! O ÚNICO intercessor entre Deus e os homens é Jesus Cristo, não há outro , pois só Ele desceu e aos Ceus subiu e está a direita de Deus o Pai. ( esta nos evangelhos)

Santo Tomás de Aquino em sua monumental Summa Theologiae assinala que "o culto da religião não se dirige às imagens em si mesmas como realidades, mas que as olha sob seu aspecto próprio de imagens que nos conduzem a Deus encarnado. Pois bem, o movimento que se dirige à imagem em quanto tal, não se detém nela, mas tende à realidade da que é imagem".

Existem VÁRIOS capítulos onde Deus e Jesus condena a idolatria e as imagens de escultura.

Sabemos que a Igreja Primitiva escondia seus cultos nas Catacumbas de Roma (tem um livro com o mesmo nome muito bom que li estes dias).

Você tinha imagens:

catacumba.jpg

Provavelmente o uso de vela pelos católicos e ortodoxos no velório de mortos vem das catacumbas.

70 anos atrás quem sabia ler? Metade da população brasileira? Agora imagina na idade média. Os analfabetos eram quase 95% da população.

João Damasceno: “O que a Bíblia é para os que sabem ler, a imagem o é para os iletrados”

Vitor Hugo, aquele famoso romancista do "Corcunda de Noterdame", disse que a catedral é "uma Bíblia de pedra". Não sei se alguém já entrou numa igreja antiga, mas tem a história do evangelho em quadros, como se fosse um desenho animado estático da história da paixão de Cristo.

Martinho Lutero, que prestava Dulia (veneração) para Maria, não condenou as imagens:

"Penso que no que diz respeito às imagens, símbolos e vestes litúrgicas ... e coisas semelhantes, deixe-se à livre escolha. Quem não quiser essas coisas deixe-as de lado. Se bem que as histórias inspiradas na Bíblia ou em histórias edificantes, parecem-me serem muito úteis" (Carta 1528).

de novo ...a bíblia condena e muito as esculturas.

Voltando a questão da idolatria. Que existem idólatras na Igreja católica é fato. Mas isso é muito da desinformação dos católicos. Os padres mais famosos do Brasil (só jogar no youtube) já falaram contra isso e muitos católicos fazem. É coisa de interior.

eles falam...mas NUNCA pregam efetivamente , e o povo continua lá alisando...beijando e se ajoelhando perante as imagens.

Voltando às imagens.

Igreja Luterana:

OgAAACySOapGhn9cEbbdwfj-GLqkDYJcSZMgYb2j

Metodista:

catedral-metodista.jpg?w=700

Presbiteriana:

catedral-presbiteriana.jpg?w=700

Primeira igreja batista:

15.jpg?w=700

Metodista:

igreja-metodista.jpg?w=450&h=350

Isso aqui pode desde que a Arca fosse a verdadeira:

aarca2.gif?w=700

quadrangular-gi-2.gif?w=700

universal-gif-2.gif?w=700

Acho que por aí vc já tem noção de qual Igrejas não seguir não é ? heheh

Editado por Danilo Z
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vim trazer uma dúvida razoável para os que buscam a verdade.

Tomamos como base a Bíblia. Sabemos que a Bíblia protestante tem 500 anos e a Bíblia católica teriam 1500 (7 livros a mais segundo o cânone do Concílio de Constantinopla). Qual Bíblia devo ler? A mais antiga ou a nova? Outra coisa: qual tradução devo ler?

Eu li uma acusação na internet: "O já citado Jeronimo Emser afirma que na tradução luterana do Novo Testamento havia encontrado mais de 1.400 erros e falsidades de todos os tipos."

Olhem o que eu achei na internet:

BÍBLIA CATÓLICA (Versão Ave Maria)
“Dizia ele: Fazei penitência porque está próximo o Reino dos céus”. (MT 3,2)
VERSÃO GREGA SEPTUAGINTA + NT
“Kai legwn metanoeite hggiken gar h basileia twn ouranwn..” (MT 3,2)
==========================
BÍBLIA PROTESTANTE: (Versão Almeida corrgida e revisada)
“E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus”. (MT 3,2)
==========================
PROVA:
A palavra Grega “Metanoia” significa fazer penitênica, mas essa foi omitida e trocada por outras palavras.
==========================
FINALIDADE:
Primeiramente atacar a penitência do sacramento da confissão e segundo para dar suporte a heresia do Sola Fide, pois ao ser salvo pela fé já não há mais necessidade de penitências.
Não pesquisei a fundo se era real ou era bobagem, mas já notei que as palavras mudam de acordo com a versão. Garanto que a Bíblia da Igreja Ortodoxa traz outras tantas distorções para se enquadrar em uma doutrina.
Olha o que eu ainda achei:
"Na Alemanha, já havia 30 diferentes edições católicas alemãs da Bíblia*, mas, Lutero, fundando o protestantismo, resolveu fazer sua tradução e adulterou Romanos 1,17, onde diz que “o justo viverá pela fé”. Ele acrescentou a palavra alemã “allein” que significa “somente”, e passou a pregar que o justo “viverá SOMENTE pela fé”. Foi o modo desonesto que ele achou para justificar sua nova religião do “Sola fide”. Ele mesmo confirmou esta adulteração, quando cheio de ódio disse: ”Se um papista lhe questionar sobre a palavra ‘somente’, diga-lhe isto: papistas e excrementos são a mesma coisa. Quem não aceitar a minha tradução, que se vá. O demônio agradecerá por esta censura sem minha permissão.” (Amic. Discussion, 1, 127,’The Facts About Luther,’ O’Hare, TAN Books, 1987, p. 201). – * (Imperial Encyclopedia and Dictionary © 1904 Vol. 4, Hanry G. Allen & Company), (Holman Bible Dictionary © 1991).
A carta de Tiago que condena o “Somente a fé” em (2,20), (2,14-16) e (2,21-22), foi assim tratada pelo dito “reformador”: ”A carta de Tiago é uma carta de palha, pois não contém nada de evangélico.” (‘Preface to the New Testament,’ ed. Dillenberger, p. 19.).
Hoje, discretamente retiraram o “somente” das traduções protestantes posteriores, mas a doutrina de Lutero (sola fide) é a essência do protestantismo. Continua o jeito fácil de salvar-se, “somente” tendo fé, como determinou Lutero: “Seja um pecador e peque fortemente, mas creia e se alegre em Cristo mais fortemente ainda…Se estamos aqui (neste mundo) devemos pecar…Pecado algum nos separará do Cordeiro, mesmo praticando fornicação e assassinatos milhares de vezes ao dia”. (Carta a Melanchthon, 1 de agosto de 1521 – American Edition, Luther’s Works, vol. 48, pp. 281-82, editado por H. Lehmann, Fortress, 1963)."
Como se ater só à Sagrada Escritura considerando tudo isso?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ice, final do ano passado rolou o Sínodo da Família na Igreja Católica. Todos se reuniram e um historiador da igreja colocou em pauta os divórcios da igreja primitiva. A ideia era a seguinte: a igreja primitiva guarda uma tradição pura, portanto o argumento de um historiador do vaticano vale como argumento da tradição. Assim sendo, os progressistas da igreja queriam mudanças sobre o divórcio.

O Cardel Burke heroicamente salvou a Igreja católica destas heresias modernistas. É interessante notar que dentro da católica é igual a sociedade: tem progressistas, conservadores e reacionários. (Tem também as "católicas abortistas pelo direito de decidir".)

A Bíblia mostra sua imensa e eterna sabedoria quando fala: "É necessário que haja heresias, a fim de que se manifestem entre vós os irmãos de virtude experimentada" (I Cor., XI, 19) Portanto, o erro dos injustos contrasta e enaltece a virtude dos justos. Este trecho abre um livro que estou lendo: "Breve História das Heresias". A conclusão que eu venho a tirar das entrelinhas do livro, já que o próprio não a oferece pronta, é que toda heresia é fruto de querer misturar a Verdade Revelada com um sistema filosófico feito pelo homem. A maior das heresias é o humanismo, querer colocar o homem como centro de tudo. Por exemplo, a democracia nasce como "todo poder emana do povo". Anátema. Todo poder emana de Deus e um Cristão não pode negar um dogma tão fundamental para nossa fé. Parece brincadeira, mas a Constituição da União Europeia se negou a colocar na abertura que ela era inspirada em Deus. Se confunde estado laico (tolerante com as minorias que não aderem ao Cristianismo ocidental) com estado secular (sem religião ou ateu, se preferir).

Uma curiosidade.

Lion-faced_deity.jpg

Um dos grupos gnósticos e heréticos do livro são os Ofitas, que cultuavam a serpente do Paraíso. Pro gnosticismo, a serpente seria a primeira a se revoltar com o Demiurgo, o deus mal criador do mundo. Se estas coisas não fossem combatidas por homens de muita fé da época, elas estariam aí até hoje. É por isso que movimentos como o comunismo não duram muito tempo. O mal pode vencer algumas batalhas mas o bem sempre triunfa no final.

Até onde eu sei é exatamente o contrário.

Ou seja, a bíblia protestante é exatamente igual à bíblia católica pré reforma.

Os apócrifos só foram incluídos no concílio da contra reforma e cuidadosamente escolhidos para dizer que muitas das heresias denunciadas por Lutero tinham base bíblica.

Luterou traduziu os 7 livros na versão de sua Bíblia em 1534, antes da contra-reforma. Se a Igreja adicionou depois, não faria sentido ele traduzir.

Até o King James famosão traduziu e apoiava que estes 7 livros ficassem:

"No início, não houve consenso entre os protestantes sobre o cânon do Antigo Testamento e do Novo Testamento. O rei Jaime I da Inglaterra, responsável pela famosa tradução KJV (King James Version), defendia que os Deuterocanônicos deveriam continuar constando nas bíblias protestantes."

Santo Agostinho, no ano 397: “… O cânon inteiro da Bíblia é o seguinte: os cinco livros de Moisés, ou seja, Gênese, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio,… Tobias, Éster e Judite, e os dois livros de Macabeus,… Para dois livros, Sabedoria e Eclesiástico, é designado Salomão como autor, mas nossa provável opinião é que foram escritos por Jesus, o filho de Sirac,… Baruque,…” (Santo Agostinho, Sobre a Doutrina Cristã, livro 2, cap. 8, 13 ano 397)."

Veja que todas as igrejas do oriente seguem o canôn com os 7 livros:

"As igrejas orientais também fizeram sua opção pelo cânon alexandrino*, adotando a Septuaginta como a versão oficial do Antigo Testamento."

*Já Ireneu, São Justino e Santo Agostinho defendiam o Cânon Alexandrino (com 46 livros, incluindo os Deuterocanônicos).

Eu penso que deve ser muito estranho um teólogo protestante estudar um dos pais da igreja e se deparar uma citação do "Livro de Tobias" e ver que não tem na Bíblia dele. O mesmo não aconteceria com alguém da Igreja Ortodoxa Russa ou Igreja Cristã da Índia.

Edit.:

Mais um interessante dado: "Sociedades Biblícas protestantes, até o século XIX incluíam os sete livros nas edições da Bíblia" (fonte)

Editado por FrangoEctomorfo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá..amigos..acompanhando esse debate...muito interressante por sinal..

Tive uma dúvida..muitas igrejas protestantes que seguem o Neopentecostalismo...priorizam coisas como dizimo e ofertas,descarrego com os famosos "encostos",curas e a tal falada "lingua dos anjos"...O que acham e o que a biblia diz a respeito disso?

Obs: Sou Agnóstico Teísta e esse tópico tem me tirado muitas dúvidas... sendo esclarecido e com boa base biblica,espero talvez voltar ao cristianismo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim a grande duvida é a seguinte: qual igreja devo seguir e ser batizado?

Eu tenho em mente que Jesus nao veio na terra criar uma igreja.

E tudo aquilo que é construído pelo homem é impuro. E igrejas sao erguidas pelo suor humano.

Parte de minha familia é catolica a, outra é da congregacao, minha namorada é adventista e se nao me engano um amigo que converso bastante é da batista.

Sou muito detalhista, e ate pedi ajuda pro iceman, e ele me passou muita coisa pra estudar e estou estudando.

Mas segundo vocês a salvação é dada por crer e batizar. Conhecer a verdade.

Mas no meio de tantas mentiras no que devo acreditar?

Na minha opinião a bíblia é o foco, posso visitar igrejas e participar de tudo, mas nao tenho vontade de falar "ah vou batizar em tal e serei batizado nesta igreja e o resto nao me importa".

Pra mim isso é errado, acredito que seguir cegamente uma religião nao vai te fazer um homem bom. Isso nao existe, So porque a pessoa é da mesma religião que a tua ela é uma pessoa boa. Conheço inúmeras pessoas de varias igreja que nao valem o prato que come.

Mas enfim, eu quero buscar a verdade e a salvação. So que tenho um preconceito grande contra todas as religioes, entao qual caminho devo seguir?

Existe alguem nesta mesma situação?

Obs: acompanho o tópico desde o primeiro dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Frango, eu já li a Bíblia Católica, não tem diferença, a única diferença é o livro de Tobias, jacob e Macabeus, só.

Até onde eu sei é exatamente o contrário.

Ou seja, a bíblia protestante é exatamente igual à bíblia católica pré reforma.

Os apócrifos só foram incluídos no concílio da contra reforma e cuidadosamente escolhidos para dizer que muitas das heresias denunciadas por Lutero tinham base bíblica.


Então vou botar mais lenha na fogueira.

É famosa a frase de Jesus quando o questionam a respeito do "divórcio", salvo engano em Marcos 10 e Mateus 19.

Nas versões mais antigas, era usada a palavra divórcio e divorciada.

Mas depois descobriram que a palavra grega para divórcio era diferente da palavra para repúdio, mas ambas acabaram sendo traduzidas como divórcio.

Só nas versões mais recentes é que a palavra repúdio voltou a ser utilizada.

O grande problema surge quando se analisa um antigo costume judeu de repudiar a esposa.

Havia uma diferença entre o repúdio e o divórcio.

O divórcio era igual ao nosso, era feito um documento legal dissolvendo o casamento, garantindo os direitos patrimoniais da esposa inocente e permitindo que ela casasse novamente. Aliás, essa permissão de casar novamente após o divórcio já existia na lei mosaica.

Mas também havia o repúdio, que era um subterfúgio usado pelos judeus para não assegurar os direitos patrimoniais da mulher inocente.

Então ele não se divorciava, mas apenas repudiava a mulher, ou seja, mandava-a embora de casa, mas "no papel" continuavam casados.

Assim, na prática a mulher era separada, mas legalmente ainda era casada.

Como a poligamia masculina era permitida, ele casava com outra e boa.

Parece que era um costume muito comum desde muito tempo antes de Jesus nascer.

O problema é que a tradução gerou consequências que perduram até hoje, pois nem a igreja católica e nem as igrejas evangélicas tradicionais aceitam o segundo casamento de uma pessoa divorciada.

Mas pelo que andei pesquisando, inclusivo pelo confronto das palavras originais, o que Jesus condenava era o repúdio, ou seja, o homem que largava da mulher sem se divorciar legalmente e sem assegurar os direitos que a mulher tinha por não ter dado causa à separação.

Quando Jesus diz que se a repudiada casar novamente comete adultério e quem casar com ela também comete adultério, estaria se referindo ao fato de que a mulher ainda era legalmente casada.

Já se ela fosse divorciada, não haveria tal problema.

E ae?

Bem segundo a Bíblia, ( ela toda, tem que ler tudo) Deus não consente divórcio ,entede-se que o que Deus une o homem NÃO separa , logo Deus não consente a separação , a não ser por prostituição, se vc se separa de sua mulher por qualquer motivo que não seja um chifre se vc tem contato sexual com outra ou ela tenha , os 2 cometem adultério, que é um pecado de morte.

Olá..amigos..acompanhando esse debate...muito interressante por sinal..

Tive uma dúvida..muitas igrejas protestantes que seguem o Neopentecostalismo...priorizam coisas como dizimo e ofertas,descarrego com os famosos "encostos",curas e a tal falada "lingua dos anjos"...O que acham e o que a biblia diz a respeito disso?

Obs: Sou Agnóstico Teísta e esse tópico tem me tirado muitas dúvidas... sendo esclarecido e com boa base biblica,espero talvez voltar ao cristianismo...

Os dízimos eram dos tempos da Lei, não somos obrigados a pagar dízimos , não existe mais dízimos.A bíblia também diz que TODO homem deve comer do suor de seu rosto, ou seja, o ministério da Igreja não pode pegar nem 1 centavo das ofertas , as ofertas são pra manter a Igreja e não pra salário de pregadores.

Descarrego e outras coisas não constam na bíblia.

Vc tem que ler o Novo Testamento.

Pra mim a grande duvida é a seguinte: qual igreja devo seguir e ser batizado?

Eu tenho em mente que Jesus nao veio na terra criar uma igreja.
E tudo aquilo que é construído pelo homem é impuro. E igrejas sao erguidas pelo suor humano.

Parte de minha familia é catolica a, outra é da congregacao, minha namorada é adventista e se nao me engano um amigo que converso bastante é da batista.

Sou muito detalhista, e ate pedi ajuda pro iceman, e ele me passou muita coisa pra estudar e estou estudando.

Mas segundo vocês a salvação é dada por crer e batizar. Conhecer a verdade.
Mas no meio de tantas mentiras no que devo acreditar?
Na minha opinião a bíblia é o foco, posso visitar igrejas e participar de tudo, mas nao tenho vontade de falar "ah vou batizar em tal e serei batizado nesta igreja e o resto nao me importa".
Pra mim isso é errado, acredito que seguir cegamente uma religião nao vai te fazer um homem bom. Isso nao existe, So porque a pessoa é da mesma religião que a tua ela é uma pessoa boa. Conheço inúmeras pessoas de varias igreja que nao valem o prato que come.

Mas enfim, eu quero buscar a verdade e a salvação. So que tenho um preconceito grande contra todas as religioes, entao qual caminho devo seguir?

Existe alguem nesta mesma situação?

Obs: acompanho o tópico desde o primeiro dia.

Vc tem que ler a bíblia, e orar e pedir a guia de Deus pra não ser enganado.Ele está te ouvindo, vai te responder se tiver fé.

Muita gente está sendo enganado em Igrejas por aí, mas Deus nos mostra onde ele está.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim a grande duvida é a seguinte: qual igreja devo seguir e ser batizado?

Eu tenho em mente que Jesus nao veio na terra criar uma igreja.

E tudo aquilo que é construído pelo homem é impuro. E igrejas sao erguidas pelo suor humano.

Parte de minha familia é catolica a, outra é da congregacao, minha namorada é adventista e se nao me engano um amigo que converso bastante é da batista.

Sou muito detalhista, e ate pedi ajuda pro iceman, e ele me passou muita coisa pra estudar e estou estudando.

Mas segundo vocês a salvação é dada por crer e batizar. Conhecer a verdade.

Mas no meio de tantas mentiras no que devo acreditar?

Indagou-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais; e como poderemos conhecer o caminho?Assegurou-lhes Jesus: “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. Se vós, de fato, tivésseis me conhecido, teríeis conhecido também a meu Pai; e desde agora vós o conheceis e o vistes.” João 14:6-7

Na minha opinião a bíblia é o foco, posso visitar igrejas e participar de tudo, mas nao tenho vontade de falar "ah vou batizar em tal e serei batizado nesta igreja e o resto nao me importa".

Pra mim isso é errado, acredito que seguir cegamente uma religião nao vai te fazer um homem bom. Isso nao existe, So porque a pessoa é da mesma religião que a tua ela é uma pessoa boa. Conheço inúmeras pessoas de varias igreja que nao valem o prato que come.

A bíblia diz que muitos que estão na igreja não serão salvos por isso, por darem mau testemunho, por seguirem a religião por tradição e não com o coração. Por serem idólatras, mentirosos... Quem é cristão tem a vida totalmente transformada, a vida inteira é de resguardo as tentações, mesmo assim estamos sujeitos a errar, somos pecadores, vivemos no mundo e o mundo jaz no maligno. Jesus disse que ninguém é bom senão o pai que está no céu. Só Deus é bom e só a sua misericórdia pode salvar o homem. Se este homem aceita a Jesus e passa a examinar a bíblia e viver segundo os ensinamentos de Deus, este homem mau corruptível um dia se tornará incorruptível e bom pela misericórdia e ação de Deus. Aqui na terra a luta é constante, nem todo que se diz cristão é um cristão verdadeiro, o melhor testemunho é uma vida de compromisso com Deus.

Mas enfim, eu quero buscar a verdade e a salvação. So que tenho um preconceito grande contra todas as religioes, entao qual caminho devo seguir?

Existe alguem nesta mesma situação?

Obs: acompanho o tópico desde o primeiro dia.

Muitos já estiveram na mesma situação, como os humanistas durante a baixa Idade Média( sim muitos deles eram cristãos), alguns deles defendiam poder conquistar a salvação através da razão, muito provavelmente por causa da corrupção da igreja católica eles desacreditaram totalmente da igreja e foram buscar através do método científico de do raciocínio o caminho para a salvação.

Mas olha o que Deus diz sobre isso:

Porquanto está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos homens cultos”. … 1 Coríntios 1:19,20

Porquanto a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus. Pois está escrito: “Ele apanha os sábios nas próprias artimanhas deles”. I Coríntios 3:19

O Frango disse que a bíblia católica tem uns 1500 anos e a luterana tem 500. A verdade é que a bíblia é muito mais antiga o pentateuco é bem mais antigo que isso, vem da tradição oral. Tanto católicos como evangélicos possuem estes livros em suas bíblias. Tudo que foi escrito é de inspiração divina, provem de Deus(é a palavra de Deus), por tanto é de antes da criação do homem, antes da fundação do mundo.

Vocês estão preocupados com o batismo, com os ritos, com qual igreja escolher, mas tudo isso é secundário. A Primeira coisa a ser feita é orar a Deus, falar com Jesus o único intercessor entre Deus e os homens, dizer que você o aceita em seu coração e que lhe dá total liberdade de agir em sua vida e pedir ao Espírito Santo que lhe dê sabedoria em sua vida, em todas as suas escolhas. Todos os ritos são secundários, a entrega é o principal, após isso passe a visitar a igreja mais próxima e leia a bíblia começando do 1 testamento como já aconselharam aqui. Pois na bíblia há tudo que você precisa saber sobre a igreja de Cristo. Quem tiver interesse em saber de ante mão qual a igreja aceitável aos olhos de Deus leia apocalipse cap. 2 e 3 onde há a narrativa das cartas as 7 igrejas.

"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." Apocalipse 3:20

Editado por Norton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...