Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Protestantismo > Catolicismo (?)


pirarucu

Posts Recomendados

Na antiguidade havia forte tradição oral, veja a Ilíada como era gigantesca e só com o passar de muitos anos foi registrada em forma escrita. O que dá para ter completa certeza são os desvios da palavra de Deus, que nem sempre foi escrita, foi passada de forma oral e registrada inicialmente com o pentateuco. Desde antes de ser escrita a palavra de Deus já indicava o correto caminho da adoração e a extrema importância disto, e sempre houve a condenação da idolatria, e de se evitar qualquer semelhança com o paganismo. Disso temos certeza não há como negar nem como ter out

ra interpretação. Não quero te ofender nem a ninguém, mas não tem como contra argumentar isto.

"Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema." Gálatas 1:8

Sem tradição, você não tem Bíblia, pois a Escritura Sagrada não seleciona os livros que fazem parte da Escritura Sagrada. Compreende? Até o Torá judaico é diferente de acordo com a vertente judaica.

Lutero diz que recorre a duas tradições na hora de montar sua Bíblia: aos judeus e à igreja apostólica católica romana. Pois os judeus, pela tradição, selecionaram o velho testamento e a igreja católica selecionou o novo - embora Lutero tirou 7 livros.

Trechos sobre a Tradição Oral na Bíblia:

“Assim, pois, irmãos, ficai inabaláveis e guardai firmemente as tradições que vos ensinamos, de viva voz ou por carta” 2 Ts 2,15

“Eu vos felicito por vos lembrardes de mim em toda ocasião e conservardes as tradições tais como eu vo-las transmiti” 1 Cor 11,2

Aí tu diz: mas se existiu tradição? Onde está ela? Obviamente ela pode ter se perdido. Mas rastreando os pais da Igreja, lá atrás (observe as datas):

PAPIAS (130 d.C.)

“Caso viesse alguém que tivesse convivido com os presbíteros, eu procurava saber os ditos dos presbíteros, isto é, o que haviam ensinado André, Pedro, Filipe, Tomé, Tiago, João, Mateus ou qualquer outro discípulo do Senhor. Estava convencido de que da leitura dos livros não retiraria tanto proveito quanto da voz viva e permanente”(segundo Eusébio, História da Igreja 3,39).

S. POLICARPO DE ESMIRNA (156 d.C.)

"Desde que me tornei discípulo dos apóstolos, sou doutor do povo. O que me foi transmitido, ofereço-o aos discípulos, que são dignos da verdade.”(Carta a Diogneto, Cap XI)

SANTO IRINEU DE LIÃO (202 d.C.)

Quando são [os gnósticos] vencidos pelos argumentos tirados das Escrituras retorcem a acusação contra as próprias Escrituras, (…) E quando, por nossa vez, os levamos à Tradição que vem dos apóstolos e que é conservada nas várias igrejas, pela sucessão dos presbíteros, então se opõem à tradição.” (Contra as Heresias 2,1-2 Livro III).

TERTULIANO DE CARTAGO (220 d.C.)

“Erros de doutrina nas comunidades eclesiais devem ter surgido necessariamente sobre vários assuntos. Quando, contudo, se encontrava de forma unânime e igual aquela doutrina que fora passado a muitos, não era resultado de um erro, mas da tradição. Pode alguém, então, ser tão irresponsável que diga que aqueles que receberam a tradição estavam em erro?” (Prescrição contra os Hereges, 28).

“A crença uniformemente professada por diversas comunidades não deriva do erro, mas da legítima Tradição”.(Tertuliano)

Pq sera que tem mais de 30.000 denominações protestantes? Até Lutero no fim da morte disse que criou seitas através de um relativismo teológico diabólico.

HIPÓLITO DE ROMA (235 d. C.)

"Justamente por não observarem as Sagradas Escrituras e não guardarem a Tradição de algumas santas pessoas é que os hereges criaram essas [ímpias] doutrinas” (Refutação de Todas as Heresias 1, Prefácio).

Amigo, toda religião Abraânica tem sagrada escritura e sagrada tradição.

Judeus tem o Torá e tem o Talmud.

Muçulmanos tem o Alcorão e as observações dos Califas.

Os católicos tem a Bíblia e as encíclicas papais.

Os ortodoxos tem a Bíblia e as encíclicas patriarcais.

Os luteranos, calvinistas, etc. também tem tradição, pois cada igreja tem um entendimento diferente do batismo, da comunhão, da trindade, etc. Isso fica na tradição da Igreja. Se viesse da Bíblia, haveria uma uniformidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

"O erro existirá em qualquer instituição criada pelo homem." Perfeito, Ice.

Por mais que muitos não gostem do Olavo, esta argumentação do Olavo direcionada a católica serve para TODAS as igrejas:

"Dentro da igreja tem tudo, desde a santidade até a mais completa putaria(...) pq nos todos somos da Igreja".

O grande problema: se Jesus não fundou uma Igreja ou uma religião, você cai em relativismo teológico, pois qualquer um pode interpretar a Palavra como quiser. Você tem 30 mil diferentes denominações luteranas. Todas as heresias combatidas pelos pais da Igreja Primitiva continham um elemento: a ortodoxia. A heresia é uma heterodoxia. Portanto, se há uma ortodoxia, não há interpretação livre da Bíblia. A própria Bíblia fala que só há uma interpretação dos escritos.

Os católicos argumentam que o relativismo teológico cai na palavra do Papa, pois Jesus legou a São Pedro o poder de decidir coisas sobre a doutrina. A chamada Chave dos Céus que foi dada a São Pedro: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chaves_do_C%C3%A9u

Existem mais de 30 Evangelhos contando histórias totalmente diferentes e contraditórias sobre Jesus. Foi a Igreja Católica que escolheu 4. Afinal, o cânone mudou do século 1 pro 2, do 2 pro 3, do 3 pro 4 e por fim o cânone oficial saiu no famoso Concílio de Constantinopla. A escolha destes livros não foi conspiratória, mas tem influência dos grandes pais e mártires da igreja primitiva. Vou repetir o trecho de SANTO IRINEU DE LIÃO (202 d.C.) “Quando são [os gnósticos] vencidos pelos argumentos tirados das Escrituras retorcem a acusação contra as próprias Escrituras, (…) E quando, por nossa vez, os levamos à Tradição que vem dos apóstolos e que é conservada nas várias igrejas, pela sucessão dos presbíteros, então se opõem à tradição.” (Contra as Heresias 2,1-2 Livro III).

Sem confiar que Deus legou a tradição apostólica de selecionar os livros sagrados, não seria um problema os Evangelhos aceitarem um cânone de sagrada tradição se eles a negam?

Também me é estranho que até Lutero, quase 1500 anos de Cristianismo, ninguém percebeu que a Bíblia falava de Sola Scriptura (Somente a Escritura). Nenhum grande sábio percebeu isso? Não percebeu pq a Bíblia não fala. Em nenhum momento a Bíblia confirma o Sola Scriptura e este hoje é o maior desafio para os apologistas luteranos.

Não falo como quem defende o catolicismo, mas como um ex-ateu que busca imparcialmente a verdade e gostaria de ver estas questões respondidas. Vejo méritos e desméritos em todas as tradições. Talvez hoje a melhor igreja seja o Ortodoxa, por não ter se rendido a modernidade, assim como o Islã e o judaísmo ortodoxo fizeram e conservaram suas sociedades tradicionalistas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o cara é cristão e socialista, masoq

Primeiro que a ideologia esquerdista vem do pressuposto que o homem não é um ser corrompido, e por isso pode colocar justificar o comunismo.

mas a ideologia do cristianismo vem de que o homem é um ser corruptível e por isso deve ter uma interferência direta do divino, no caso o sacrifício de Jesus, inocente, sob uma humanidade culpada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O socialismo não é divino.

Olá Iceman queria saber se leu mesmo meu post? Parece que não leu.

Nem socialismo, muito menos capitalismo tem semelhança com divino, nenhum sistema material tem.

Quanto ao restante não vou ficar fazendo papel de bobo, vou continuar sendo honesto, mas não tem porque me repetir, não sei a que interessa fingir que não leu e atribuir inverdades a mim.

Acredita em Deus? muda pra Cuba então!

Quando você achar um país socialista me conta que me mudo mesmo, é uma pena que não exista ainda, alias ja disse isso também em outro tópico. lol

**cosechen

Fui te responder e deu nisso, depois fica difícil acreditar em qualquer honestidade, e que não se trata de orquestração em grupo, me pergunto se tem alguém realmente interessado em discussão e não em difamação e ofensas. Abs.

Editado por Norton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Norton, nunca vai existir um país socialista como você sonha.

O problema que todas as tentativas são demoníacas. Digo isso pq as tentativas até hoje causaram mais fome, mais miséria, mais desigualdade e mais mortes que o capitalismo. Hoje, a desigualdade social da Russia é 30 vezes maior que dos EUA.

99% dos teóricos do socialismo são ateus. Quase todos eles acreditam que o Cristianismo é uma religião burguesa que deve ser solapada.

Apoiando as ideias socialistas, você não tá apoiando este país que você sonha, você tá servindo de idiota útil para burocratas e famílias ricas que sempre saem ganhando com socialismos. Vide o Brasil, tivemos um aumento do número de miseráveis num governo populista que nunca emprestou tanto dinheiro aos ricos (BNDS). Mesmo com bolsa família e congêneres, tivemos aumento de miseráveis.

Luther King, um pastor muito manjador, disse que "o comunismo existe hoje por que o cristianismo não está sendo suficiente cristão". Aliás, o pastor escreveu um ensaio mostrando porque o Comunismo era inconciliável com o Socialismo:

"Nunca nenhum doutrinador comunista expressou uma tal paixão pelos pobres e pelos oprimidos, como a que encontramos no Manifesto de Jesus quando afirma: “O Espírito do Senhor está sobre Mim pelo que Me ungiu; e enviou-Me para anunciar a boa-nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista; para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor” (Lucas 4:18-19)."

http://ihaveadream.br.tripod.com/martin12.htm

--

Um texto de facebook mas que mostra a verdade:

JESUS

1 A favor da autoridade, mas autoridade legitima e não totalitária. Ver Romanos 13.

2 Pró-liderança e hierarquia. Ver Mateus 16. Existência de Bispos e diáconos na Igreja Primitiva (Ler cartas de Paulo). Não há pregação para acabar com os ricos e os pobres, e sim para se viver bem com todos em amor, justiça e buscar riqueza espiritual.

3 Pró-transcendentalismo. Não materialista (desapego material, valor humano acima de qualquer coisa ver Marcos 10 ou Mateus 19 – e amor ao próximo).

4 Não propõe ganho material e sim ganho espiritual. Ver Marcos 10, 2 Coríntios 8

5 Doações de bens para a Igreja era voluntária e não compulsiva. Vivencia de comunhão e não comunista. Ver Atos dos Apóstolos 2

6 Não prega o fim da desigualdade social (exemplo: Êxodo 30:15) e sim o amor aos pobres (e a todos), pois todos fazem parte da família de Cristo Ver I Coríntios 7 e 9. Pregada igualdade em Cristo e não a igualdade social.

7 Para o cristianismo sempre haverá pobreza (ver João 12). Pobreza como condição natural do ser humano e deve ser

amenizada através da caridade, partilha e trabalho. Não pretende acabar com a desigualdade social.

8 O paraíso cristão é espiritual.

9 Não é contra o dinheiro, nem contra a propriedade privada. Ver Deuteronômio 5

10 “Dai a Cezár o que é Cezár e a Deus o que é de Deus”. Matheus 22, Marcos 12 e Lucas 18. Separação entre Igreja e Estado. Laicidade e não-revolucionário (nessa passagem Jesus é a favor dos impostos).

11 Fundado no amor ao próximo e amor a Deus, e nos mandamentos divinos (não matarás entre eles). Ver Mateus 22 e Êxodo 20

12 A favor da família tradicional (pai, mãe, filhos e parentes) e a família espiritual (Jesus, Deus e Igreja)

13 Conservadorismo: pró-vida, pró-familia tradicional, anti-promiscuidade, divorcio como pecado, homossexualismo como pecado, pró-religião. Ver Evangelhos e Cartas de Paulo.

14 Acredita em verdades absolutas e imutáveis (mandamentos, pecados, Deus…).

15 Lógica do perdão e da caridade.

16 Baseado no viver bem com todas as “classes”, seja pobre ou rico.

17 Mandamentos:

- Não matar

- Não adulterar

- Não roubar

- Honrar pai e mãe

- Amar o próximo

- Amor a Deus

- Não dizer falso testemunho

18 Vamos comparar o ícone máximo do Cristianismo com o ícone máximo do Comunismo: Che Guevara – assassino, matava crianças, odiava gays, negros e índios. Jesus – nunca matou ninguém, amava as crianças pois delas é o reino dos céus, pregava o amor, condenava o pecado, mas não julgava ninguém pela aparência.

-------------------------------------------------------------------------

SOCIALISMO E COMUNISMO

Baseado em Marx, Georg Lukacs, Antonio Gramsci, Escola de Frankfurt, a realidade histórica (URSS, China, Cuba, etc), e a realidade marxista atual (Brasil, Venezuela, Foro de São Paulo, ONU etc)

1 Contra a autoridade legitima (democracia), a favor da ditadura do proletariado (totalitarismo) e da revolução armada (Ver Marx). Resultado em Cuba, URSS e qualquer outro país socialista.

2 Anti-hierarquia (as decisões seriam tomadas por todos). Todos viveriam num paraíso onde todos são iguais e não existe classe.

3 Materialista, anti-transcendental. Ver: materialismo dialético e histórico

4 Propõe ganho material igual para todos, sem ganho espiritual. Apego material, pois querem o paraíso na terra. Valor humano menos importante que a revolução.

5 Prega o fim da desigualdade mas só consegue a ultra concentração de renda na mão do Partido, sendo o resto do povo miserável.

6 Quer acabar com a pobreza através do paraiso comunista. A pobreza é culpa do capital. Trabalho é alienação.

Pretende destruir a pobreza e a desigualdade social e isso quer dizer destruir o capitalismo.

7 Fundado na inveja e na desordem e não no amor a Deus. Pobreza não como vontade livre, mas como imposição do Estado.

8 O paraíso comunista é aqui na terra.

9 Contra o capital e contra a propriedade privada.

10 Comunismo é anti-religioso e não laico. Deus no comunismo é o Estado ou o próprio comunismo.

11 Fundado na inveja e no amor a si mesmo. O Comunismo matou mais que qualquer sistema.

12 Contra a família pois é uma aberração burguesa (Ver Manifesto Comunista de Marx, Gramsci e Lukacs), a favor da gayzificação da sociedade e feminismo. Família não espiritual, família comum e material, o Pai de todos é o Estado.

13 Progressismo: aborto, casamento gay, feminismo, promiscuidade (revolução sexual), drogas. (Ideias anti-familia, anti-religião).

14 Não acredita numa verdade. A verdade é o comunismo, o resto é bobagem. Relativista. Influência de Kant.

15 Lógica da inveja e da vingança.

16 Baseado na luta de classes.

17 Anti-mandamentos – Não importa a verdade, valores morais.

Ditadura do Relativismo, a verdade é a revolução/comunismo, tudo é válido em nome do comunismo.

- Matar se isso for necessário para a revolução

- Adultério/Promiscuidade pois não existe família. A família é o Estado.

- Corrupção se isso for necessário para a revolução.

- Pai e mãe não importam. A Família é o Estado. Honre o Estado.

- Amor o próximo não é possível, até mesmo os amigos revolucionários são assassinados se isso beneficiar a revolução. Existência de campos de trabalho forçado/concentração.

Pregação do ódio contra Deus e contra a cultura ocidental cristã. Famosa frase de Lukacs: “Quem irá nos salvar da cultura ocidental?”

- Ateismo materialista. Perseguição de Igrejas. Religião como uma super-estrutura alienante e burguesa (ópio do povo). (Ver Marx e estados: URSS, China etc)

- Manipulação direta da população se isso for necessário para a revolução. Ver propagandas de qualquer governo de esquerda

Fonte: neoconservadorism

Editado por FrangoEctomorfo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...