Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dores De Cabeça E Exercícios Físicos


Marcos Alexandre

Posts Recomendados

Exercício relacionado a Dor-de-Cabeça

A relação da dor-de-cabeça com o exercício foi notada desde 300 D.C por Hipócrates. Os tipos de dor-de-cabeça incluem Dores-de-cabeça por esforço e enxaquecas. Ambas podem ocorrer com atletas ou praticantes de atividades físicas em geral.Esta matéria faz uma revisão sobre a dor-de-cabeça e sua relação com o exercício físico , principalmente a enxaqueca.

Em 1932, a enxaqueca já era reconhecida e relatada em exercícios como a Musculação e Lutas Marciais. Estudos recentes revelam que quando se prende a respiração durante o exercício, ocorre um efeito na glote chamado Manobra de Valsalva, ou seja , ela se fecha, aumentando a pressão na caixa toráxica e consequentemente é elevada a Pressão Arterial . Isso faz com que diminua a irrigação sanguínea em direção a cabeça, podendo causar: Dores-de-cabeça, tontura e até desmaios. A dor-de-cabeça, então vai diminuindo e fica um pequeno incômodo por 4-6 horas. E com o tempo semanas e até meses chega ao fim. Tais pacientes ao serem examinados não foram diagnosticados com enxaqueca e mostraram um exame neurológica passivo, levando-se a crer que a dor foi devida ao mau uso da respiração. Devemos respirar normalmente durante os exercícios incluindo inspirações e expirações normais, mesmo em casos de força excessiva, fazermos expirações durante o esforço e inspirações no relaxamento.

Mas é importante diferenciar e observar que certos pacientes podem apresentar problemas intra-cranianos , e mostram sintomas do tipo:

- Dores-de-cabeça severas;
- Dores-de-cabeça que vão aumentando com o passar do tempo;
- Aparecimento de dor-de-cabeça constante,sem costume;
- Dores-de-cabeça ininterrúpta em apenas um lado da cabeça ;
- dor-de-cabeça atípica ou mudança de tipo de dor-de-cabeça;
- dor-de-cabeça que acorda o indivíduo durante a noite ou pela manhã;
- dor-de-cabeça crônica com dor localizada;
- Pescoço enrigecido ou outros sinais de Meningite:
- Sintomas como: perda de peso rápido, febre e mau-estar;
- Sintomas extra-craniais como dores: nos sinos,ouvido ou olhos.

Uma análise clínica das Dores-de-cabeça relacionadas ao exercício contrastam com aquelas relacionadas a traumatismos de crânio mostradas acima. Uma vez diagnosticadas é indicado o uso de analgésicos.


Fonte: (McCrory P. Recognizing exercise-related headache. Physician & Sports Medicine 1997;25(2):33-43)

Dor-de-cabeça e Exercícios

A relação da dor-de-cabeça com a prática de exercícios físicos é muito complexa, pois, enquanto o exercício é importante para a manutenção e controle da dor-de-cabeça, ironicamente pode resultar também numa dor-de-cabeça.

Dores-de-cabeça por de esforço, são aquelas que podem ser desenvolvidas por atividades físicas vigorosas, bem como em tosses, espirros, gargalhadas, etc...
A maioria dessas Dores-de-cabeça por esforço são consideradas benígnas e não são ameaças para a vida dos indivíduos.
Raramente, esforço pode gerar uma hemorragia, por exemplo, que virá com a dor-de-cabeça. Por outro lado, o exercício físico pode também ser um bom instrumento para o controle da dor-de-cabeça nos indivíduos. Em certos casos ela pode até cessar. Por que isso ocorre?

A diminuição da dor-de-cabeça pelo esforço físico pode ocorrer devido a vasoconstrição das veias do crânio , assim como o aumento da liberação de epinefrina, esteróides e outras sustâncias químicas, durante os exercícios. Infelizmente, poucos pacientes conseguem se exercitar durante a dor-de-cabeça devido a dor que sentem.

É muito importante para quem sofre e quer controlar Dores-de-cabeça, a prática regular de exercícios físicos. Atividades aeróbicas vigorosas estimulam as substâncias do cérebro como a seretonina, endorfina e outras que fazem diminuir a percepção das dores . A seretonina é uma substância relacionada ao sono e humor nos indivíduos e pode ser aumentada com o exercício, o que é fantástico !

Recomendamos exercícios aeróbicos de 3-4 vezes por semana por pelo menos 30 minutos como: Natação, caminhada vigorosa, trote, ciclismo, spinning, pular corda, dança aeróbica (axé-bahia,funk, step), skate, patins, hidroginástica e outros. Comece lentamente com aquecimento e progrida até atingir sua Zona Alvo de Treinamento.

Dores-de-cabeça podem diminuir o apetite, criando no indivíduo uma tendência a ganhar peso com sua dimuição. As pessoas devem ficar atentas com a mudança para evitarem o excesso de peso. Além disso, muitos medicamentos utilizados para dor-de-cabeça podem aumentar a apetite.

O exercício físico é essencial como componente no controle de peso para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos. Nós acreditamos que pessoas podem se sentir bem melhor, controlarem Dores-de-cabeça e até a insônia com uma prática regular de exercícios aeróbicos. Então não perca tempo e sinta esta diferença!!!

Fonte: headachewellness.com/exercise.html

To sofrendo há uns 4 ou 5 dias , no primeiro exercicio já vem uma dor muito forte , alguém já passou por isso ?

Editado por Marcos Alexandre
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...