Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

bruuunogringo

Membro
  • Total de itens

    284
  • Registro em

  • Última visita

Histórico de Reputação

  1. kkkkkkk
    bruuunogringo recebeu reputação de Uísque em Vocês ficam se comparando com os outros?   
    Normal. Foda mesmo é quando tu treina e come igual um cavalo e OUTRA PESSOA te compara com um magrelo através de algum comentário kkkkkkkkkkkkkk
    Aí é de cair o c% da bunda 
  2. Gostei
    bruuunogringo recebeu reputação de Alan Fx em Diário - The Vara Of Bambu (59 Kg)   
    ASHAUSHUAHSUAH' raxei o bico com o nome do tópico
    To fazendo um Fullbody 3x com algumas diferenças, mais creio que tu vai gostar dos resultados!

    Acompanhando einh!
    Abraço!
  3. Gostei
    bruuunogringo deu reputação a lucastarik em Vasodilatação   
    Dicas Para você que quer ter os seus vasos fiquem visíveis:

    * É necessário reduzir o BF( Indice de gordura corporal) e eliminar a retenção Hídrica .
    * Ter uma Fáscia Fina (Tecido conjuntivo que envolve os músculos) para que os vasos fiquem mais aparentes.
    * O uso de substâncias vasodilatadoras aceleram o processo.
    * SE DEPILAR
  4. Gostei
    bruuunogringo deu reputação a Hipertrofia.org em Como Diminuir Os Pontos De Alerta No Fórum   
    Olá, pessoal.

    Frequentemente recebo mensagens particulares a respeito dos pontos de alerta, se é possível removê-los ou se eles vão diminuindo com o passar do tempo. Pensando nisto, achei melhor criar um tópico único para sanar as dúvidas de todos de uma só vez. Vamos lá:

    - Os pontos de alerta não diminuem e não somem com o tempo. Eles são definitivos e servem como registro permanente para uso dos moderadores.
    - Ao atingir 7 pontos de alerta o usuário é banido do fórum.

    "Mas eu cometi infrações insignificantes, não acho justo ser banido"

    O grau da infração é irrelevante, o que importa é o número. Para conseguir 7 pontos de alerta - com infrações graves ou não - o usuário mostra claramente que não consegue seguir as normas do fórum. Portanto, não serve como desculpa.

    "Eu levei suspensão de moderador que já saiu do fórum"

    A suspensão foi dada enquanto ele estava ativo e se foi aplicada dentro das regras do fórum, ela continua sendo válida.

    Por enquanto é só
  5. Gostei
    bruuunogringo recebeu reputação de Anderson Amaral em Primeiro Ciclo Durateston + Stanozolol   
    e aí, e aí? vai atualizando a gente que tá acompanhando einh...
  6. Gostei
    bruuunogringo recebeu reputação de ImFool em [Ajuda] Sem Tempo, Treinar Em Jejum Msm?   
    o próprio cara que criou a tese disse que vit c previne doenças, câncer e ele morreu do que mesmo? ah tá... beleza
  7. Gostei
    bruuunogringo recebeu reputação de rasgrow em Perolas Do Forum!   
    pode crer né.. como o cara descobriu.. será que pode ser outra personalidade dele que gosta de denunciar seus próprios halter-egos

    obs: entendeu a piadinha com halter... tá, foi uma bosta
  8. Gostei
    bruuunogringo recebeu reputação de Dani Bathory em Fone De Ouvido   
    não costumo usar essa porra não... mais tem uns nego lá da academia que vai com uns headphone tão grande que ia ser mais prático levar um rádio na cabeça, pique aqueles black powers antigão...
  9. Gostei
    bruuunogringo recebeu reputação de hugo4 em Fone De Ouvido   
    não costumo usar essa porra não... mais tem uns nego lá da academia que vai com uns headphone tão grande que ia ser mais prático levar um rádio na cabeça, pique aqueles black powers antigão...
  10. Gostei
    bruuunogringo deu reputação a goFran em 10 Desculpas Esfarrapadas Para Vender Whey   
    ARTIGO - 10 desculpas esfarrapadas para vender Whey

    Whey Protein é o suplemento mais conhecido entre ospraticantes de musculação e um dos mais vendidos no mundo, qualquer frequentadorde academia já ouviu falar desse produto. Muitos acreditam que se trata de umpó mágico capaz de alavancar ganhos até para os mais hardgainers. As indústriasde suplementos, famosas por exagerar no marketing de seus produtos, foram umadas principais responsáveis por criar essa fama de que a proteína do soro deleite é de alguma forma, superior as demais. Quantos adolescentes já não foramlevados por maliciosos vendedores de suplementos a acreditar que essa era a soluçãopara sua magreza? Você foi um deles? Montamos uma lista com 10 desculpasesfarrapadas usadas por vendedores e indústrias de suplementos para teconvencer a comprar Whey. Não seja enganado novamente!

    #1 - Whey Protein tem valor biológico superior às outras proteínas.
    A grande verdade sobre o valor biológico é que ele étotalmente irrelevante para quem consome grandes quantidades de proteínasdiariamente (2g/kg ou mais). Se você for um refugiado uruguaio que mora em umacomunidade carente e consome 30g de proteína por dia, é até importante queestas 30g sejam de alto VB. Nesse caso o valor biológico faz diferença. Porém,se você for um marombeiro que consome facilmente 150-200g de proteína por diavocê já está no limite da retenção protéica, aumentar o valor biológico nãofará diferença alguma, pois como dito, você já está no limite. Existem atébodybuilders vegans que conseguem excelentes resultados consumindo apenasproteínas de fontes vegetais. Se você garante seus 2g ou 3g de proteína por kgde peso corporal, não é necessário se importar com valor biológico de nenhumaproteína.

    #2 - Whey Protein é uma proteína de rápida absorção.
    Shake pós-treino só é algo urgentemente necessário para quemtreina em jejum ou semi-jejum. Se você faz uma refeição pré-treino, você jágarante aminoácidos durante todo o período intra e pós-treino. O fato de o Wheyser de rápida absorção não faz qualquer diferença na prática, já que diversosestudos comparam o uso de 30g de Whey x 30g de Caseína x 30g de proteína sólidae todos tiveram a exatamente a mesma resposta na síntese protéica. Não temporque achar que só porque ela é absorvida mais rápida, significa maismúsculos.Exemplo prático: Se você quer encher um copo com 200ml de água,faz diferença se você coloca de 20ml em 20ml ou 200ml de uma vez só, no final ocopo não está com 200ml do mesmo jeito? A velocidade mais rápida fez o copoficar mais cheio? Da mesma forma que 200ml de água sempre serão 200ml de águaindependente da velocidade que se coloca no copo, 30g de proteína sempre serão30g de proteína independente da velocidade absorvida.

    #3 - Whey Protein tem maior quantidade de BCAA que as outras proteínas.
    Qualquer proteína completa tem pelo menos 15-20% de BCAA. Umadieta hiperprotéica comum tem 30-40g só de BCAA. Você acha que os 5,5g a maisque o Whey Optimum possui irão fazer qualquer diferença na prática? Comparadoao resto da dieta, essa quantidade chega a ser insignificante.

    #4 - Whey Protein possui maior quantidade de glutamina que as outras proteínas.
    Mesmo caso do item anterior. Adicionar 4g de glutamina em umadieta hiperprotéica é adicionar uma gota d’agua em uma piscina.

    #5 - Whey Protein eleva a síntese protéica, é anti-catabólico e ajuda na recuperação muscular.
    Assim como toda e qualquer proteína. Próximo!

    #6 - Whey Protein causa pico de insulina, portanto é anabólico.
    Se o seu interesse é apenas na insulina, faça uma refeiçãopré-treino que sua insulina ficará elevada durante todo o treino e por váriashoras após o mesmo.

    #7 - Whey Protein é antioxidante.
    Se o seu interesse é apenas na ação antioxidante, use um bommultivitamínico.

    #8 - Whey Isolado é melhor do que Whey Concentrado.
    Mito. Para quem é intolerante/sensível a lactose pode até serinteressante apenas pela ausência desse carboidrato específico. Já que emalguns pode causar desconforto, diarréias, flatulências, e acne. Para todo orestante da população, Whey Protein Isolado tem exatamente os mesmos efeitosque o Concentrado. Com a desvantagem que durante o processo de filtragem sãoperdidos muitos nutrientes importantes. Outro ponto negativo é que quanto maisrápida a velocidade de absorção da proteína, mais chances ela tem de ser oxidada(usada como energia) já que os receptores dos peptídeos são ocupados com maiorrapidez.

    #9 - Whey Hidrolisado é melhor que Whey Isolado.
    Usar quantidades maiores do que 30g de Whey Hidrolisado deuma única vez é o mesmo que rasgar dinheiro. Nosso intestino tem quantidadeslimitadas de receptores de aminoácidos e peptídeos (os monômeros das proteínas).Quando se coloca na corrente sanguínea, grandes quantidades de proteína hidrolisada,todos os receptores são ocupados de uma vez só. E os aminoácidos que nãoconseguem encontrar um receptor vazio para serem absorvidos, são usados comosubstrato para a gliconeogênese (transformados em energia). Uma proteína sólidaou de lenta digestão não corre esse risco, pois os aminoácidos são liberados namesma velocidade que são absorvidos, e não ocupam todos os receptores de umavez (não há “fila” para usar os receptores, pois sempre tem um vazio). Quantomais rápida a absorção da proteína, mais receptores são usados de uma vez só, emais chances ela tem de ser oxidada.

    #10 - Whey é uma proteína limpa de gorduras, colesterol e açúcares.
    Outro grande mito que surgiu nos anos 70 e que até hojeassusta os menos informados é que gordura é o vilão da alimentação e deve sereliminado a todo custo. Gorduras possuem uma enorme lista de benefícios para ocorpo humano, inclusive as saturadas que foram injustamente acusadas de seremcausadoras de problemas cardíacos. Muitos estudos comparam 300kcal de leitedesnatado com 300kcal de leite integral e mostram que a resposta anabólicadesse último é superior ao primeiro. Colesterol tem importantes funções noprocesso de hipertrofia, é usado como carregador de testosterona, precursor de vitaminaD3, regulador da membrana plasmática. Açúcar pode até ser um problema paradiabéticos, mas pra quem tem hábitos de vida saudáveis e pratica musculação eleé útil como fonte de calorias e estimulador de insulina.

    Afinal, existe vantagem em usar Whey Protein?
    Sim, existe. Os vendedores de suplementos conseguem usar de suacriatividade e listar 300 “vantagens” para te convencer a comprar seus produtos.Infelizmente apenas 1% delas são verdadeiras e estão citadas a seguir:

    #1 - Whey Protein émais prático que uma proteína sólida.
    Uma das reais vantagens de usar uma proteína em pó é apraticidade. Basta misturar com leite/água e que já está pronto. Rápido e sembagunça.

    #2 - Whey Protein émais fácil de ser ingerido.Para os ectomorfos que não conseguem comer o suficiente, ouso de proteína em pó pode ser interessante. Já que é mais fácil consumir200kcal de um shake líquido do que de carne.Conclusão Talvez você esteja se perguntando: Devo tirar o Whey Protein da minha alimentação? A resposta é NÃO. Você não deve eliminar o Whey simplesmente porque remover 30g de qualquer fonte protéica (e conseqüentemente 120 kcal) da dieta não faz nada além de atrasar seu crescimento. O grande ponto desse artigo é mostrar que o Whey Protein tem exatamente o mesmo potencial anabólico que 30g de proteína de carne ou 30g de proteína de ovo. Retirar qualquer uma destas da dieta não traz benefício algum. Entretanto você está completamente livre para trocá-las entre si. Em vez de tomar um scoop de Whey de R$259,00, apenas adicione duas ou três porções de frango ao seu jantar.Não substitua qualquer parte de sua dieta por suplementos, em vez disso, apenas adicione-os a sua dieta original. Não cometa o mesmo erro de muitos iniciantes em pensarem que estarão crescendo mais porque trocaram 30g de carne por 30g de Whey. Você cresceria mais se tomasse os 60g juntos.

    #3 - Uso de proteínas hidrolisadas intra-treino:
    Muitos praticantes de musculação notam uma significativa melhora na recuperação muscular quando usam uma pequena dosagem (15 a 20g) de proteínas hidrolisadas ou BCAAs ao longo do treino. O que permite treinar o mesmo músculo várias vezes na semana.

    REFERÊNCIAS
    Lyle McDonald - The Protein Book
    Brad Pilon - How Much Protein
    http://www.ncbi.nlm....pubmed/10658002
    http://www.ncbi.nlm....pubmed/15570142
    http://ajpendo.physi...1/E231.abstract
    http://www.bodyrecom...rch-review.html
    http://www.bodyrecom...e-recovery.html
    http://www.bodyrecom...troduction.html
    http://www.bodyrecom...estion-pt1.html
    http://www.bodyrecom...ion-part-2.htmlhttp://www.bodyrecom...ion-part-3.html

    Artigo feito por: http://www.orkut.com...263334210120929
  11. Gostei
    bruuunogringo deu reputação a LeandroTwin em Hipercalórico Caseiro - [Similar Ao 3200 Da Probiótica]   
    Massa 3200 Anti-Catabolic - Probiótica

    Informações Nutricionais
    Porção: 129g
    Calorias: 485kcal
    Carboidratos: 90g
    Proteinas: 29g (maior parte dessa proteina é de albumina, proteina inferior a do whey protein no valor biologico)
    Gorduras: 0g

    O pote de 3000g desse hipercalórico custa em média 2x mais do que a mistura.





    Massa 3200 Anti-Catabolic - Caseiro

    Informações Nutricionais
    Porção: 129g (6 colheres de sopa)
    Calorias: 521kcal
    Carboidratos: 90,3g
    Proteinas: 34g (100% alto valor biológico)
    Gorduras: 2,7g

    Economizando mais da metade do preço, com mais e melhores proteínas.


    Receita:
    1000g Whey 80% (Growth Supplements) = R$ 54,00. Aqui mesmo no fórum tem pra vender. Caso prefira, pode usar albumina 80% no lugar desse whey!
    2000g Maltodextrina (pode usar tambem: dextrose, açúcar mascavo ou achocolatado em pó) = R$ 20,00 em média.
    Pote ou saco para misturar tudo.


    Receita: LeandroTwin
  12. Gostei
    bruuunogringo deu reputação a Mateuzz em Como Conseguir Fazer 20 Chin-Ups   
    O ato de segurar em uma barra e levantar a si mesmo até seu queixo passar a barra é bem difícil para a maioria das pessoas.
    Na verdade, algumas pessoas considerariam isso impossível, mas como qualquer coisa, sempre tem um jeito para conseguir, e chin-ups não seriam diferentes.
    Com um treinamento adequado e alguns elementos-chave, conseguir mais de 20 repetições na barra é possível.
    Vamos começar vendo as 3 principais variaveis necessárias para conseguir fazer as reps:

    1. Peso do corpo (Body Weight)

    O peso do seu corpo é o fator principal. Quanto mais pesado, mais difícil vai ser para você conseguir levantar a si mesmo. Você provavelmente conseguirá fazer mais repetições na barra fixa se você pesando 45kg do que pesando 138kg.

    Força influencia? Claro! mas esse é o terceiro fator - não é o principal pela simples razão de que um indivíduo muito forte vai ter problemas com a barra-fixa se ele for pesado.

    Não acredita? peça a qualquer fisiculturista ou levantador de peso com mais de 110kg para fazer o máximo de repetições possíveis na barra-fixa. Estou falando de repetições completas, de braços esticados até o queixo passar a barra. Você conseguirá contar em uma mão a quantidade de repetições - em duas, se eles forem sortudos.

    2. Composição do corpo

    A composição do seu corpo vem em segundo. Obviamente, quanto mais massa múscular e menos gordura, melhor! Se você tem 2 pessoas com o mesmo peso, o mais magro sempre irá ter vantagem. Na barra-fixa ou qualquer exercício de peso corporal será assim. Gordura sempre nunca irá contribuir para sua performance.

    3. Força

    Força é o próximo fator. Ganhar força nos seus braços, ombros e costas vai te ajudar. Uma pegada forte também é uma vantagem na barra-fixa. Se você mal consegue fazer 1 ou 2 chin-ups, o objetivo inicial deve ser melhorar sua força.

    Parametros para ganhar força relativa a seu peso corporal:

    Alta-intensidade (85-100% 1RM)
    Poucas repetições (1-5)
    Muitas séries (5+)
    Fase concêntrica rápida (com cargas pesadas talvez seja devagar, mas o objetivo é que seja sempre rápido)
    Mais tempo de descanso (3-5 minutos)
    Descanso e recuperação suficientes entre as sessões de treino

    Como conseguir 20 repetições na barra fixa

    Vamos ver alguns métodos para melhorar sua habilidade na barra-fixa. Primeiro uma breve análise: força isométrica é 10-15% maior que a força concêntrica, e a força excêntrica pode ser 40% maior que a força isométrica.

    Se você não consegue levantar a si mesmo até o seu queixo passar a barra (a ação concêntrica), então foque na parte isométrica (estática, parado) e na excêntrica (descendo). Como fazer isso...

    Para um treino excêntrico, peça para um parceiro lhe levantar ou suba em alguma coisa e desça bem devagar (uns 4,5 segundos para descer totalmente)

    Na ultima repetição de cada série, leve 10 segundos para realizar a parte excentrica da repetição. Enquanto você vai ganhando força, vá diminuindo a assistência, deixando o exercício mais dificil até você conseguir realizar o exercício sozinho.

    Para um treino isométrico, faça com uma amplitude parcialmente reduzida, depois volte para a posição inicial e desça 1 quarto da amplitude.

    Faça uma pause de 1-2 segundos e depois suba denovo. Na última repetição, segure a contração estática por 10 segundos (ou tente).

    Com o tempo, aumente a amplitude. Vá de 1/4 para 1/2. Ou seja, ao invés de fazer 1 quarto de uma repetição, faça meia repetição. Depois faça 3/4 da repetição e depois uma amplitude completa, onde seu braço fica esticado.

    A cada sessão de treino, retire 5-10 segundos do tempo de descanso (ou menos caso seja muito difícil) até que não tenha nenhum descanso entre as séries e você consiga fazer 20 repetições consecutivas sem parar em nenhuma.

    Você tem que ser preciso no tempo de descanso. Use um relógio, assim que você ficar por 10 segundos no chão, suba e faça denovo.

    Btw, se você planeja fazer barra fixa na máquina, planeje denovo! Usar uma máquina que vai estabilizar e retirar peso numa maneira que vai reduzir significativamente a atividade de músculos estabilizadores que o ajudam a fazer os movimentos e também irá reduzir o trabalho do core (lombar fraca, abd fraco, etc)

    Então, simplificando, os principais músculos usados no exercício ficaram fortes, mas os estabilizadores não. Então, quando você sair da máquina e for fazer o exercicio livre e os estabilizadores não conseguirem "estabilizar" efetivamente? e aí?

    Sair de uma máquina para um exercício livre é uma mudança drástica, e vai ficar bem difícil.

    O fator da mente

    Existe um fator a mais a ser considerado, especialmente quando são mulheres: a mente. Se você acha que não consegue fazer chin-ups, então você não conseguirá. A mente é muito importante, você precisa acreditar que consegue para ter sucesso.

    Muitas pessoas se limitam antes de segurar a barra. Se você constantemente faz 12 repetições, seu cérebro vai esperar que você fique cansado nesse ponto. Será dificil fazer mais 8 repetições, mas existe um jeito. Você precisa enganar seu cérebro.

    Uma dica que eu aprendi da Karsten Jensen, uma treinadora da Danish National Elite Sports Institution em Copenhagen, Dinamarca. Comece a contar as repetições em números de 10 ao invés de 1. Quando você atingir uma contagem de 20, você fez 10 repetições boas.

    No próximo treino inicie a contagem em 9, depois 8, e assim vai. De acordo com Jensen, parte do motivo de você não conseguir fazer 20 reps é porque você espera ficar cansado pela 12ª rep, mas alterando a contagem e criando a experiência de atingir 20 repetições irá ajudar a quebrar o platô.

    Fonte: T-Nation (http://www.t-nation.com/free_online_article/most_recent/how_to_get_to_20_chinups) Traduzido e adaptado pelo usuário Mateuzz

    foi mal pelos erros, e por parecer um robô, foi a primeira vez q eu traduzi um artigo duiadhoqdhpaohedpuaihfh
  13. Gostei
    bruuunogringo recebeu reputação de azzaro em Reflexão Sobre Os Ph's   
    sou bem mais um ciclinho legal do que essas merdas de ph
  14. Gostei
    bruuunogringo recebeu reputação de Jucilan Lima em Perolas Do Forum!   
    @augustojapao

    Cara, você também leva atum pra balada e toma sacolé de albumina igual ao user Thiago Machado?
    Seu dia do lixo também são 10 picolés de fruta?

    To imprecionadu cum u seu pórti fisicu!
    #ironiamodeON
  15. Gostei
    bruuunogringo recebeu reputação de VDamme em 1º Ciclo Com Injetaveis Deposteron E Deca   
    ultima semaninha do ciclo... dá uma dó quando você aplica o ultimo ml e sabe que não vai ter mais
  16. Gostei
    bruuunogringo recebeu reputação de willsedano em Levantamento Terra - Onde Colocar Na Rotina De Treino   
    costas como último exercício(minha opinião também)... mais em mim o problema não é tanto a lombar e sim a pegada... como no terra você utiliza muito a pegada, acho que fazer ele no meio do treino pode atrapalhar em outros exerc. (fiquei com essa opinião depois do user Leahpar dar essa dica no relato do ciclo do eduups ... testei isso e vi que, pelo menos em mim, se aplica bem essa teoria)...

    Edit: gosto de fazer ele como último exercício do treino inteiro...
  17. Gostei
    bruuunogringo deu reputação a busarello em Razões Pelas Quais Falhamos   
    Caros, este texto do Yeltsin Lima (meio bit), traduzido do High Existence sobre as 10 razões pela qual falhamos (e como mudar isso), cai como uma luva para aqueles momentos em que nada parece dar certo. É preciso, sempre, autocritica: Aceitar que somos sempre parte do problema e o todo da solução. Vale a leitura, tenham certeza.
    Fonte : http://meiobit.com/112371/razoes-pela-qual-falhamos-e-como-mudar-isso/
    Fonte original : http://www.highexistence.com/10-reasons-why-you-might-be-failing-how-to-change-that/

    1) Falta de um propósito bem definido para viver
    Eu quero ficar rico. É o desejo da grande maioria da população. Mas como você quer ficar rico? Trabalhando? Montando uma empresa? Ou esperando um cupom premiado da loteria voar até a sua mesa? Como disse o HE: É muito difícil tropeçar em cima do sucesso do que focar sua intenção de realizar um objetivo específico e esforçando para a sua realização.

    2) Falta de ambição para mirar acima de mediocridade
    O sucesso requer trabalho duro, motivação e persistência. É a questão de “ser apenas mais um na multidão” e que está sendo repetida horas e horas pelo meu irmão ao meu lado (sabe quando alguém fica repetindo uma frase e a gente se cansa? Pronto.). Apesar da “chatice” do meu irmão, a frase que ele diz é verdade: “Think outside the box“. Pense fora da caixa, do comum, do medíocre. Sergey Brin e Larry Page não pensaram apenas num diretório de sites quando lançaram o Google (já existia o Yahoo fazendo isso). Pensaram em um buscador de sites e depois aperfeiçoaram com o Google Adwords que gera grande parte da receita da empresa.

    3) Falta de disciplina
    A disciplina só pode ser adquirida com controle próprio. É a falta de disciplina que atrapalha a obtenção completa do seu propósito de vida. E não, disciplina não se obtém de um dia para o outro.

    4) Procrastinação
    Sabe o livro “O Segredo”? Todos aqui do Meio Bit já sabem quão balela é aquele livro inteiro. Acho que não existe nada de aproveitável naquele livro. Talvez apenas a comprovação de que placebo geralmente funciona. Apenas pensar sobre algo não vai lhe fazer conseguir o que você está almejando. É como citei acima: não adianta pensar em ser rico e esperar o bilhete premiado.

    5) Falta de persistência
    I have not failed. I’ve just found 10,000 ways that won’t work – Thomas Edison. Ok, esqueçamos um pouco sobre Nikola Tesla e toda a polêmica envolvendo ele e Edison. A questão é: tentar, tentar e tentar. Um exemplo do mundo moderno? Rovio. A empresa lançou vários jogos até um emplacar: Angry Birds. E o sucesso? Basicamente todo mundo conhece o jogo. Desistir só por que está dando errado não é a solução. A solução é aprender aonde está o erro e tentar ao máximo corrigi-lo.

    6) Personalidade negativa
    Meu dia está uma droga, meu dia é uma droga, minha vida é uma droga. Faça o seguinte, saia de madrugada, ande na rua e veja a quantidade de gente que está dormindo na rua, no frio/calor. Pessimismo é péssimo. Não é ser otimista o tempo todo, nem ficar falando que é a “realidade”. O mundo pode estar uma droga, eu ainda enxergo coisas boas nele.

    7) Medo das criticas e da rejeição
    Eu já teria desistido de escrever aqui faz um bom tempo. Eu entendo que as críticas e as rejeições significam somente uma coisa: a pessoa que as está recebendo precisa de inteligência (não digo de conhecimento, inteligência mesmo) para reconhecer que aquilo na verdade é um elogio, só que ao contrário. Entendeu? Não? Ok. As críticas positivas ou negativas servem como um feedback para as pessoas. Aqui no Meio Bit, por exemplo, eu recebo bastante críticas negativas sobre a forma como meus textos são escritos (e eu tento ao máximo mudar, mas isso não vai ocorrer da noite para o dia). O medo da rejeição atinge tantas pessoas que eu conheço que eu fico abismado. Medo de críticas? Recebi diversos elogios pela “coragem” em escrever sobre o Grindr. Não tive coragem alguma, escrevi apenas um texto sobre um aplicativo que eu costumo utilizar.

    8) Falta de um poder de decisão bem definido
    As pessoas que tem um poder de decisão lento ou que falham em decidir algo possuem grande chance de falhar em quase tudo. É a famosa: tome a iniciativa. Decida logo, pense rápido e não falha.

    9) Falta de concentração
    Isso é uma causa de fracasso em qualquer ambiente. Seja no trabalho, na escola, faculdade, na vida. Seu foco principal não é apenas o seu objetivo, mas também sua concentração.

    10) Falta de entusiasmo
    Acordar com vontade de trabalhar pouca gente tem. Acordar com vontade de ficar milionário ou ser bem sucedido todo mundo tem. Ache o meio termo e acorde feliz querendo trabalhar para ser bem sucedido. Ou que a sua empresa alcance o objetivo desejado ou que você consiga abrir a sua empresa.
  18. Gostei
    bruuunogringo recebeu reputação de chakaw em Qual Dos Dois Ciclos Devo Fazer?   
    Achar testogar original é igual achar ciclo 6 original: existe, mais ninguém nunca viu @TOPIC: Testenat + Stan + Diana
  19. Gostei
    bruuunogringo deu reputação a Jorge Whey em Stronglift 5X5   
    Apresentação


    Creio que uma boa parte dos membros aqui do fórum vieram despertando um certo interesse para com os treinos focados em powerbuilding , e com isso achei interessante resumir e expor aqui pra galera a metodologia do Stronglift Central Fitness 5x5.

    É uma metodologia bem interessante, fácil de se entender os conceitos e que pode ser uma porta de entrada para esse mundo do powerbuilding.

    Tentei extrair o máximo possível das informações contidas do e-book para deixar de uma forma bem clara e legal para leitura.

    O e-book pode ser encontrado aqui:
    (link retirado do post de final de ano do Craw69)

    O texto é de minha autoria e peço para que me avisem caso tenha algum erro com relação a metodologia, como divergências de informações e etc. A intenção é disponibilizar a "essência" do método mais correto possível.



    Introdução


    Estatísticas mostram que o levantamento de peso é o esporte mais seguro ao olhar para a taxa de lesões. Prova disso é que você vai ser menos ferido do que seus amigos jogando futebol, rugby, MMA, etc. No levantamento de peso, ao contrário de muitos outros esportes, ninguém baterá os joelhos, tornozelos ou qualquer outra coisa. É só você e a barra. Se você ferir, será culpa. A melhor maneira de evitar lesões é começar do ínicio, aprender a técnica do exercício correto, aumentar o peso lentamente, mas de forma sistemática e usar sua cabeça. A barra lhe ensinará lições da maneira mais difícil se você tentar executar as coisas antes da hora.



    Vantagens


    - Ganho de massa muscular
    - Perda de gordura
    - Ganho de força
    - Melhor saúde, aumento dos níveis de testosterona, articulações mais fortes e joelhos mais saudáveis
    - Maior motivação, afinal todo treino será um desafio
    - Cargas progressivas
    - Exercícios eficientes
    - Treinamento curto



    O que significa o método 5x5?


    5x5 significa 5 séries de 5 repetições, priorizando um ganho gradual de força em exercícios compostos ao decorrer do tempo, com progressão de carga constante.

    Quantas vezes já vimos indivíduos totalmente inchados, com parte superior muito mais desenvolvida que a parte superior, treinando com vários exercícios isoladores e diversas variáveis de intensidade. Tudo isso só para alcançar uma estética momentânea, porém com qualidade e força muscular ridículas.

    Esse método prioriza o ganho de força nos exercícios básicos, como Squat e Deadlift.
    Força está relacionado diretamente com os músculos, portanto se você quer um desenvolvimento satisfatório nada melhor do que aumentar sua força, pois aumentando-a conseqüentemente você estará ganhando mais músculos.




    Treino


    O programa consiste em dois treinos “full body” para 3 dias semanais, exemplo:

    Segunda: Treino A
    Quarta: Treino B
    Sexta: Treino A



    Divisão


    Treino A
    Squat 5x5
    Bench Press 5x5

    5x5 Exercício de assistência *

    Treino B
    Squat 5x5
    Overhead Press 5x5
    Deadlift 1x5
    Exercício de assistência *

    * : Opcional (citado mais a frente)

    Na primeira semana seria A-B-A e na semana seguinte se dá continuidade, sendo B-A-B.

    Ambos os treinos apresentam 3 exercícios o que pode não parecer muito, mas o que realmente importa é a intensidade do treino que vai aumentando conforme a progressão de carga.

    É um treino simples, altamente efetivo e que não leva muito tempo para ser feito. Ninguém aqui vai mais precisar ficar fazendo milhões de exercícios e passar vários minutos na academia. É um treino simples e que pode ser feito em um menor tempo que os treinos “convencionais”.

    O descanso é um fator importante nesse método, pois vejamos bem, temos 3 Squat semanais, se não dermos um descanso de pelo menos 1 dia de descanso para o músculo a progressão de carga pode ser comprometida além de aumentar o risco de lesões.

    A ordem dos exercícios é muito importante também, o squat é o principal exercício e sempre deve ser feito em primeiro lugar.

    É difícil mas pra quem é acostumado a seus amados halteres pode dizer adeus, o método é baseado em exercícios com barra e com nenhum exercício isolador. Os exercícios que serão introduzidos para dar uma ênfase em bíceps por exemplo, será baseado no seu peso corporal.




    Motivos de não se usar halteres e máquinas


    O uso de máquinas não permite um movimento ideal para cada tipo de pessoa, é um movimento “programada” e que a pessoa só precisa se utilizar da força para levantar o peso, abrindo mão do equilíbrio e ativação de várias outras unidades motoras.

    Ai ficamos entre Halteres e barras, onde ambos permitem um melhor movimento e necessitam de equilíbrio para os pesos, porém os exercícios com barra permitem uma maior quantidade de peso.

    Veja o supino como exemplo, pode-se chegar a um ponto em que faremos 50 Kg/lado no supino, com os halteres é muito complicado se levantar os pesos e colocá-los em repouso novamente, podendo até mesmo causar alguma lesão durante algum desses.

    Caso você esteja em uma menor faixa de pode-se ser utilizado os halteres, mas nada melhor do que já ir se acostumando com a barra desde o inicio não é mesmo?



    Deadlift 1x5 porque?


    Como puderam perceber o deadlift é o único exercício que foge a regra dos 5x5, sendo feito somente 1x5.

    O motivo disso é que se feito deadlift 5x5 pode bagunçar toda a recuperação muscular, além de se estar sendo feito o Squat 3x semanais. Não sejam teimosos em querer fazer os 5x5 no deadlift, os exercícios do método se utilizam da lombar para a execução, portanto não é prudente querer abusar dela.



    Descanso


    Esqueça esses descansos programados de 30~60 segundos, nesse método é diferente. Como o método é baseado em desenvolvimento de força o descanso pode variar de 2 a 3 minutos.

    Para iniciantes que não agüenta fazer Squat com carga por exemplo, utilizando apenas a barra, o descanso é menor, cerca de 1 min.

    A dor pode ser comum nos primeiros dias mas isso não é sinal ou motivo de over training para você pular um treino. A melhor resposta para a dor é ir treinar, quantas vezes aquela sua dor no bíceps sumiu ao se fazer puxador frente por exemplo ?. Sem frescuras, a melhor solução pra isso tudo é treinar.



    Carga em excesso


    Muitos se preocupam com a carga que vão utilizar no exercício, abrindo mão da correta execução e treinando apenas o seu ego.

    Carga e execução devem andar lado a lado conforme for ocorrendo a progressão de peso. Não vamos ser idiotas de querer adicionar 10 Kg no Squat logo na primeira semana pelo fato do exercício estar fácil.
    Força se constrói com o tempo, não se precipitem em querer aumentar os pesos drasticamente de uma hora pra outra.



    Progressão de carga


    A progressão de carga pode ser feita da seguinte maneira para os seguintes exercícios:
    Squat: 5 lbs (Aproximadamente 2 Kg)
    Deadlift: 10 lbs (Aproximadamente 4~5 Kg)
    Beanch Press: 5 lbs (Aproximadamente 2 Kg)
    Barbell rows: 5 lbs (Aproximadamente 2 Kg)
    Overhead Press: 5 lbs (Aproximadamente 2 Kg)

    Lembrando que essa é a carga total, ou seja, se o aumento é de 2Kg significa que devera ser acrescentado 1KG de cada lado.

    Vai chegar um momento que a progressão não vai ser mais possível, então você manterá esse peso e tentar quantas repetições conseguir. Vamos utilizar o Squat como exemplo:

    Nas execuções você consigue fazer 5/5/4/2/1.

    Tente mais três treinos com essa carga, caso não consiga é feito um deload.

    Nos exercícios de assistência pode ser feito da seguinte maneira: *
    - Inicia-se com 10 séries de 1 repetição, com descanso de acordo com a necessidade da pessoa
    - Conseguindo fazer as 10x1 inicia-se a tentativa de 10x2
    - Conseguindo iremos tentar 10x3
    - Continue progredindo até chegar a um conjunto de 10x5
    - Conseguindo parta para 3xF, ou seja, 3 séries até a falha onde o F é o numero de repetições máximas que você conseguir. Quando chegar a esse nível você pode ser capaz de fazer até 15 repetições na primeira série.
    - Tendo um bom desempenho nos 3xF pode-se começar a adicionar carga e fazer 3x5
    - A progressão de carga é feita com cerca de 1Kg por treino

    *Isso é apenas um "roteiro" de como se obter força, pessoas que já estão acostumadas com esses exercícios podem pular algumas etapas e construir força apartir de onde acharem melhor. Coloquei desde o inicio visando ensinar as pessoas mais novas e que ainda não tem a força necessária para se fazer muitas repetições.



    Deload

    Se divide em dois, um deload leve e um deload hard.

    O deload leve consiste em reduzir a carga em 10% caso não consiga fazer algum exercício com uma determinada carga, por exemplo :
    4/4/3/2/2
    Apartir dessa redução é feita novamente a progressão de cargas até chegar a carga em que ocorreu a estagnação.

    Já o deload hard é feito devido a uma possivel fadiga muscular que possa vir ocorrer, ai se reduz o peso em 20% e passa a fazer somente 3x3 durante uma semana. Após isso volta a se adicionar peso normalmente.

    O deload é uma das técnicas mais efetivas para se sair de estagnações, pois as vezes o músculo não teve tempo para se recuperar e agüentar a carga original. Com o músculo melhor recuperado as chances de se conseguir agüentar a carga original é maior.



    Exercícios de Assistência:


    Pull – ups
    /

    Chin – Ups




    Dips


    É possível se adicionar algum desses dois exercícios para uma ênfase nos braços.

    No final dois três principais exercícios se faz 3x12 de Pull – up ou Chin – Up. Após as 12 repetições ficarem fáceis se adiciona 2kg de carga e passa a se fazer 3x5.

    Vão ser poucos os que vão conseguir fazer essas series de 12 repetições, mas não tem problema, faça o que você agüentar até alcançar as 12 repetições.

    Se você conseguir fazer as 12 repetições com um enorme esforço de um intervalo de 5 minutos entre as séries

    Para as Dips e Push Ups é o mesmo esquema, sempre com progressão de cargas e boa execução. Pra quem nunca fez Dips começe pelo Push-up até conseguir as repetições, depois disso passe para as dips onde a progressão de carga é muito mais fácil com relação a praticidade.

    Um bom modo de intercalar os exercícos é da seguinte maneira:
    A - Paralela / B - Chin-up ou Pull-up / A - Paralela -> Semana 1
    B - Chin-up ou Pull-up / A - Paralela / B - Chin-up ou Pull-up -> Semana 2

    Lembrando que esses exercícios não são essenciais, a base do programa são os três exercícios básicos ditos anteriormente, os exercícios de assistência são apenas para dar uma maior ênfase nos braços. Nunca deixe de fazer um dos três exercícios para fazer um de assistência.



    Abdominais

    Aquele tanquinho sarado que todos sonham em ter é feito na cozinha, não é qualquer tri-set que soltam na net que vai fazer você definir seu abdômen do dia pra noite.

    Squats e deadlifts pesados já fortalecem essa musculatura, não é preciso se matar fazendo exercícios isoladores.



    Conclusões finais


    Adotei o método a apenas 1 semana e posso dizer que é um treino muito tesão de se fazer, bem rápido, simples e eficiente. Senti o meu corpo bem treinado durante a semana toda e uma das minhas preocupações que era o agachamento 3x, devido a lombar, acabou virando o verdadeiro tesão do treinamento.

    Em nenhum momento senti fadiga muscular, também pelo fato de não estar com a carga total ainda, mas de inicio não tive problema algum com isso.

    Pra quem gosta de treinos assim ou até mesmo quer buscar outras metodologias eu recomendo o Stronglift 5x5, vale a pena testar.

    Edit: Alterações no texto referente ao Deload
    Edit2: Alterações no texto referente a Exercícios de Assistência
  20. Gostei
    bruuunogringo recebeu reputação de simbiaque em Galera, Ajuda Aqui Como Tomar Esses Suplementos?   
    Glaubão falou tudo... Tem até um artigo no site (não sei onde e tô morrendo de preuiça de pegar o link ) que diz que a creatina é melhor absorvida no pós treino junto com algum carbo (dextrose de preferência). Agora, o cara comprar esse packs aí, puura perda de grana... aposto como não saiu menos de R$ 120....
  21. Gostei
    bruuunogringo deu reputação a Galeno em Os Diferentes Tipos De Creatinas, Com Algumas Dosagens Na 2ºpag.   
    Indiscutivelmente a creatina é o melhor suplemento natural disponível no mercado.
    A creatina é um metabólito natural do corpo humano e que comprovadamente fornece a energia para os músculos em forma de ATF
    (adenosina tri fosfato). Este derivado de aminoácido ajuda a aumentar a força e a massa muscular.
    Hoje em dia parece que de dois em dois meses um laboratório consegue gerar uma nova forma de creatina. Eu porei em causa os principais tipos de creatina
    atualmente disponíveis, assim você pode fizer uma escolha consciente sobre qual é o que melhor se adapta a si.
    Veja os diversos tipos de Creatina:

    - Creatina monohidratada: Contém 88% de creatina e 12% de água. A maioria das pesquisas sobre a creatina é realizada utilizando esta fórmula.É amplamente usada como suplemento para culturistas e pessoas treinam de modo não intensivo.( Presente em varas marcas*)

    - Citrato de Creatina: digno antecessor do monohidrato de creatina, este composto foi um dos primeiros a ir contra o seu homólogo muito popular,a versão com monohidratos. Contém moléculas de creatina ligadas ao ácido cítrico. Uma vez que o ácido cítrico tem um papel crucial a desempenhar nasíntese da energia aeróbica, este suplemento é conhecido por oferecer muito mais energia enquanto composto.( Xpand Dymatize*)

    - Fosfato de Creatina: Inicialmente o fosfato de creatina causou o seu impacto devido ao facto de se ter torna
    do existente o seu composto enquanto suplemento. Era uma fonte direta de energia instantânea. Antes apenas havia creatina com algumas combinações de fosfato.O fosfato também pode ajudar a proteger o ácido láctico. Embora pesquisas recentes tenham provado o contrário, uma vez que fosfato e creatinajuntos não são permeáveis através das membranas celulares.( NO xplod BSN)

    - Malato de Creatina: O ácido málico participa no ciclo de produção de energia Kreb, assim como um composto com creatina oferece maior produção de ATF.Outro mérito deste composto é que, tal como citrato de creatina, ele se dissolve facilmente em água, causando desconforto no estômago.( Asault, xpand, no xplod, green mag*)

    - Tartarato de Creatina: A creatina tartarato contém uma molécula de creatina que está ligada a um dos ácidos tartáricos. É o composto que contémaproximadamente 70% de creatina e 30% de ácido tartárico. Existem em forma sólida, como comprimidos, barras e tabletes mastigáveis. A forma do tartarato
    pode ser mais estável numa matriz sólida, mas não oferece outros benefícios reais em relação ao padrão-ouro, o monohidrato de creatina. ( muito pouca encontrada*)

    - Anidrocreatina: Um anidro é um composto que é nada mais que a forma mas com a remoção das moléculas de água. É conhecido por fornecer mais creatina do que na sua forma monohidratada.

    - Creatina HMB: Este composto contém molécula de creatina juntamente com betahydroxy-beta-metilbutirato (HMB), que é composto de aminoácido leucinae que ajuda no crescimento e recuperação muscular. É facilmente solúvel e absorvido pelo organismo.

    - Creatina Ethyl Ester: Também conhecida como creatina éster. Este composto formado da combinação entre o éster etílico e o cloridrato de creatina éconhecido por ajudar a aumentar a massa muscular muito mais do que outros compostos. A molécula atravessa facilmente as membranas das células, comoas dos intestinos e músculos, e é rapidamente absorvida. O grupo éster permite a passagem de creatina através das membranas celulares, como as do
    intestino e músculos, mais facilmente. Teoricamente, deveria ser absorvida melhor pelas células musculares a um nível mais elevada do que em relação a outras formas de creatina. (CEE, Asault)

    - Creatina “Titrate”: não tartarato. Esta creatina funciona de forma semelhante aos produtos de creatina efervescente excepto num grande ponto: a efervescência. Esta permite uma maior solubilidade, alterando o pH da água quando a creatina é agitada. Teoricamente você deve absorver mais creatina, embora os relatórios sobre a sua eficácia sejam escassos até ao momento.

    - Creatina Orótica: relativamente nova, é uma combinação de creatina com ácido orótico. O ácido orótico (um precursor dos ácidos nucléicos – os blocosde DNA – funciona aumentando os níveis de carnosina nos músculos. A carnosina é um composto de dois aminoácidos (dipeptídeos) e que ajuda as célulasdo músculo a proteger da acidez que se acumula durante o exercício mais intenso. Isso mantém os músculos em estado de contração por um período mais longo.O ácido orótico também aumenta a formação de fosfato de creatina nas células musculares e melhora o crescimento muscular na síntese protéica. Ao tomar tricreatina orótica, você recebe todos os benefícios da creatina com os benefícios adicionais do ácido orótico.( Clout*)

    - Gluconato de creatina: um dos produtos mais novos é o gluconato de creatina, que é composto de creatina vombinada com glicose. Esta combinação melhora a absorção intestinal da creatina porque esta é absorvida de forma semelhante à glicose pura, que é um “carburador” de digestão rápida. A glucose também permite que a creatina se dissolva bem quando misturada em água, e ajuda a entrar nas células musculares ao aumentar a libertação de insulina. (No xplod*)

    - Creatina alfa cetoglutarato: a Creatina AKG é simplesmente creatina combinada com uma molécula de AKG, uma precursora da glutamina, o que significa que a creatina AKG não só é absorvida melhor, como também é fonte de glutamina. A AKG é facilmente absorvida pelo intestino, o que faz eliminar a possibilidade de problemas gastrointestinais, bem como nas células musculares, o que significa que a creatina AKG não precisa da ajuda do “transportador” creatina para entrar nas células. As suas propriedades permitem levar menos creatina com menos carboidratos simples. Além disso, o seu corpo usa AKG
    como combustível a fim de repor os níveis de fosfato de creatina. (NO xplod*)

    - Nitrato de Creatina: O nitrato de creatina é um nitrato de sal misto com um nitrato orgânico ou grupo nitrito. A síntese de nitrato de
    creatina também resulta em ésteres de nitrato de creatina, embora possivelmente com rendimento muito baixo. Após a ingestão ou em solução, o composto será dissociado em seus respectivos íons. O nitrato irá sofrer o metabolismo de óxido nítrico no tecido muscular liso, originando vasodilatação. (C4, Fierce s.a.n*)

    - Creatina Krealkalyn: a Kre-Alkalyn é “creatina bloqueada”, que não se converte em creatinina antes de atingir o tecido muscular esquelético.Isto significa que este tipo de creatina é processado a um nível de PH menos ácido. O bloqueio evita que a creatina se converter no subproduto creatinina subproduto. Por isso, o corpo absorve mais creatina.

    - Creatina Micronizada: Suplementos de creatina monohidratada pela produção de micropartículas que são 20 vezes menores do que o pó de creatina regular. A creatina micronizada implica digestão mais rápida e mais rápida utilização e também uma maior absorção na corrente sanguínea.A creatina micronizada é uma creatina mais pura. Ao aumentar etapas de processamento e procedimentos de purificação, a creatina micronizada produzum produto acabado substancialmente mais puro. Também se mistura mais facilmente e é bem tolerada no estômago. (Tbm presente em varias marcas*)

    Creatina Pyroglutamate: O ácido Pyroglutamic é um derivado do aminoácido glutamina. Pode atravessar a barreira hemato-encefálica, sendo que por vezes é usado como uma “droga inteligente” para melhorar a memória e cognição. Concebivelmente, o pyroglutamate poderia ser um complemento interessante, com efeitos físicos e no que toca ao intelecto.

    Taurino de creatina: um sal de creatina e taurina, um aminoácido não protéico. De acordo com a Patente EUA # 6861554, o taurino de creatina é “… umcomposto não higroscópico dotado de atividade sinérgica em relação à creatina e taurina”, que pode aumentar a performance da glicose.O taurino de creatina nunca foi estudado em relação a melhorias na obtenção de massa muscular ou força, muito menos em comparação com monohidratode creatina. Como tal, a sua eficácia ainda não foi determinada. (NO xplod, NOshotgun*)

    Creatina Quelato de Magnésio: este tipo é quimicamente combinado com o magnésio mineral para uma ótima absorção. Esta combinação única de magnésioe creatina é blindado pelo estômago, o que significa mais creatina para os músculos e, possivelmente, menos desconforto ou distensão do estômago.Dentro das células musculares, o magnésio está intimamente ligado à produção de energia. Na verdade, o magnésio é essencial para mais de 300 funçõesno organismo, e a creatina requer magnésio para obter o seu melhor desempenho. (SHOCK UNIVERSAL, Green Mag, NOshotgun*)

    Creatina Hcl (cloridrato)
    A maior diferença entre HCl creatina e outros produtos de creatina é a sua solubilidade em água.


    According to studies, it completely dissolves in water.

    De acordo com estudos, ele dissolve completamente na água.


    This is big news because humans are 60-70% water.

    Esta é uma grande notícia porque os seres humanos são a água de 60-70%.


    That means Creatine HCl may completely dissolve in your body, which may reduce the chance of waste.*

    Isso significa creatina HCl pode dissolver completamente em seu corpo, o que pode reduzir a chance de resíduos. *


    Virtually none of Creatine HCl is converted to creatinine (an unusable byproduct of creatine monohydrate).*

    Virtualmente nenhuma das HCl creatina é convertido em creatinina (um subproduto inutilizável de monohidrato de creatina). *


    HCl water solubility also means that your body can use the creatine quickly and efficiently.* Because there is no loading phase, HCl works very quickly.*

    HCl solubilidade em água também significa que seu corpo pode usar a creatina rápida e eficiente. * Como não há fase de carga, HCl funciona muito rapidamente.( Con-cret, Fierce, Neurocore*)

    Artigo original: http://www.corpodefinido.com/2012/01/18-tipos-diferentes-de-creatina.html
  22. Gostei
    bruuunogringo deu reputação a FrangoGainer em Montando Seu Treino.   
    Introdução-
    Vejo muitas pessoas no forum com duvidas quanto aos treinos.
    Atualmente com tantos treinos como GVT, 5x5 , ABC 2x , AB 2x , 10x3 , ABCDE , ABCD dentre diversos outros... , e facil se confundir.
    Eu pessoalmente sempre preferi o basico e tradicional ABC 2x , sem complicação... indo na academia 6 veses por semana e 1 dia de descanso, mas não quer dizer que eu não ache os outros bons, pelo contrario, todos tem sua finalidade, e o objetivo desse topico, é voce decidir qual treino seguir e como monta-lo.

    Exercicios essenciais-
    Muitos denominam assim, exercicios como Terra, Agachamento, Chin-Up dentre outros...
    Concertesa são otimos exercicios, mas de forma alguma essenciais, eu proprio por exemplo não faço Terra com frequencia e não sinto nenhuma falta sinceramente. Voltando ao assunto, esses exercicios podem não ser essenciais, mas eu recomendo pelo fato de serem otimos exercicios.
    Lista-
    Chin-up
    Supino Reto
    Levantamento Terra
    Agachamento Livre
    Remada Curvada
    Paralelas
    Desenvolvimento Militar
    Barra fixa

    Mesmo não sendo essenciais, recomendo colocar os que der no seu treino.


    Musculos que geralmente se acompanham-
    Existem musculos que geralmente não se devem separar, como Peito e Triceps & Costas e biceps, porque os exercicios para costas por exemplo a maioria pega antebraço e biceps, e o Supino pega ombro e triceps tambem, mas a casos como treinos ABCDE que eles acabam se separando algumas veses, mas geralmente eles não se separam.

    Numero de exercicios por musculo-
    Isso varia de treino para treino, quanto mais focado nos musculos seu treino é, mais exercicios para determinado musculo ele vai precisar. Para não causar confusão, vou apenas citar a quantidade de exercicios por musculo dos treinos AB 2x e ABC 2x.

    Peito-
    2~3 exercicios

    Biceps-
    1~2

    Panturrilhas-
    2

    Abdomen-
    Muitos disem que como o terra destroi o abdomen, não a necessidade de fazer exercicios especificos, eu pessoalmente gosto de fazer 2 exercicios par abdomen, mas isso varia de caso para caso.

    Triceps-
    1~2

    Ombros-
    1~2

    Costas-
    3~5

    Pernas-
    Varia de cada um...
    eu proprio gosto de treinos grandes de perna, mas ao mesmo tempo tem gente que diz que apenas o agachamento já destroi as pernas e já e o suficiente, nesse caso recomendo que pesquise e veja oque acha melhor.


    Repetições-
    http://www.hipertrof...-a-mesma-coisa/

    Treinos-
    Vou tentar explicar sobre alguns dos treinos conhecidos, para facilitar a sua escolha para seu treino ideal.

    AB 2x - Um treino com um numero consideravelmente grande de compostos, pelo fato de ser apenas 2 treinos , geralmente é um treino voltado a quem não tem muitos dias disponiveis na semana.

    ABC 2x - Talvez o treino mais popular que tenha por ai, um treino para pessoas dedicadas e determinadas a ir 6 veses na academia por semana, sem complicaçoes, é bem simples, e diferente do AB , ele te permite focar mais em cada musculo, geralmente é dividido
    em Peito/Triceps/Ombro , Costas/Biceps/Antebraço/Trapezio & Pernas/Panturrilha.

    ABCD - Sinceramente amenos que por experiencia propria voce se de bem com ele, não recomendo, ele te permite mais foco nos musculos doque no ABC , mas ao mesmo tempo menos doque o ABCDE, recomendo ele em alguns casos especificos de pessoas que so possam ir 4x por semana, ou pessoas que usam AEs.

    ABCDE - Uma frase bem simples que define esse treino é "se não usa AEs não faça ABCDE" tem relatos de pessoas que se deram bem com ele sem o uso de AEs, mas no geral não recomendo para pessoas que não fassam uso de tais.

    FullBody(explicado por NetoGym) - Os adeptos desse tipo de treinamento geralmente fazem treinos infrequentes, treinando apenas de três em três dias ou até mesmo de sete em sete, visto que trabalha todos os músculos do corpo e isso requer um tempo maior de descanso para que seja feita a total recuperação muscular.

    (explicado por Aringarosa1) muitos treinos são feitos de 2 em dias , e que mesmo poucos treinos por semana irão trazer resultados pelo fato de cada parte do corpo ser treinada 3 vezes por semana oque não acontece em muitos treinos , e se quiser adicionar um FB um pouco diferente tente tirar o Agachamento do B e por um terra por exemplo , muitos iniciantes sem experiencia que começam a fazer agachamento 3 vezes por semana acabam com uma lesão ou algo grave , é importante fortalecer pegada e lombar para que os mesmos não te deixem para trás , e também que se pode adicionar mais exercicios , mais sempre pesos livres como paralelas e barras fixas para aqueles que tem o biceps e triceps como ponto fraco , também seria valido lembrar que o FB trabalha com progressão constante de cargas

    Exemplo de treino full body seguido com exercicios compostos :
    Treino A
    agachamento
    supino reto
    remada curvada


    Treino B
    agachamento
    desenvolvimento militar
    levantamento terra

    5x5 - http://www.hipertrof...5x5 stronglift

    GVT - http://www.hipertrof...olume-training/

    10x3 - http://www.hipertrof...magica-do-10x3/ esse em especial, eu fiz a pouco tempo e gostei dos resultados.

    Sets-
    São digamos assim tecnicas de treino.

    Drop-sets - http://www.hipertrof...-drop-superset/
    http://www.hipertrof...cnica-drop-set/

    Bi-Sets - " Consiste na realização de dois exercícios consecutivos, sem descanso, para o mesmo grupo muscular. O objetivo deste método é gerar um aumento da congestão sangüínea (aumento do fluxo sangüineo) na musculatura, fenômeno relacionado ao aumento da massa muscular.

    Podemos justificar o uso deste método por meio dos conceitos vistos no drop-set e na pré-exaustão, acrescentando a variação intencional no padrão motor. Ao final do primeiro exercício, um determinado número de unidades motoras não poderia mais ser recrutado, impedindo a execução do movimento, porém a mudança para um exercício com padrões motores diferentes (e cargas adequadas à nova condição) permitiria o prosseguimento do estímulo, aumentando o temo sob tensão e prolongando o estresse metabólico

    O maior tempo sob tensão seria interessante para aproveitar estímulos tensionais; já a contração prolongada poderá causar, além do acúmulo de metabólitos, aumento posterior na circulação, com maior disponibilidade de nutrientes.

    Neste método, utiliza-se de 3 a 4 séries, com 10 a 20 repetições, dando um intervalo mínimo entre os grupos, ou seja um exercício e o outro, e de 1 a 2 minutos entre as séries consecutivas."

    Tri-Sets - basicamente, é igual ao Bi-set so que inves de 2 exercicios são 3.

    mas essas tecnicas não recomendo para iniciantes, recomendo para o publico que esse topico não pretende atingir, só coloquei para apresentar o maximo de informação possivel.








    Essa explicação toda e algo bem superficial, há muito mais para saber, mas com essas informaçoes, já e possivel ter uma noçao e montar um treino adequado para voce digamos assim.
  23. Gostei
    bruuunogringo deu reputação a Luís Guilherme.m em Agachamento Completo!   
    O agachamento é um dos exercícios mais completos que podem ser realizados dentro das academias, pois envolve um elevado número de articulações e músculos, consistindo em um excelente meio de fortalecer os músculos da coxa, do quadril e outros inúmeros coadjuvantes que atuam na realização do movimento. Estes e outros fatores levam treinadores e atletas do mundo todo a se referirem a ele como o "rei dos exercícios".

    Além disso, é um exercício extremamente funcional, pois usamos esse tipo de movimento constantemente em nossas atividades diárias como, por exemplo, sentar e levantar de uma cadeira ou pegar um objeto no chão. Mesmo assim ainda há quem o proíba ou restrinja seu uso sem uma explicação plausível, principalmente limitando sua amplitude em 90° de flexão dos joelhos.

    Jamais devemos esquecer que nossas estruturas musculares e articulares adaptam-se de forma extremamente específica aos movimentos, por exemplo, uma pessoa que usa movimentos muito curtos pode se lesionar em um movimento cotidiano pelo simples fato de não treinar um determinado ângulo de movimento necessário nesta atividade do dia a dia. Neste sentido a limitação da amplitude do agachamento, além de reduzir a eficiência do exercício, pode reduzir a funcionalidade de uma pessoa em seus movimentos cotidianos como, por exemplo, pegar um objeto pesado no chão.

    Este artigo trata do verdadeiro agachamento que muitos chamam de agachamento profundo.

    Joelho

    Historicamente, a tentativa de condenar agachamentos foi iniciada com um estudo militar dos anos 60, o qual sugeriu danos as estruturas articulares devido a realização deste exercício. Porém o estudo tinha pára-quedistas em sua amostra, uma população exposta a lesões nos joelhos devido à suas atividades diárias, o que não foi levado em consideração.

    Segundo alguns conceitos, o agachamento profundo é perigoso porque ao flexionar o joelho em ângulos maiores que 90° aumenta-se perigosamente a tensão na patela, de modo que este movimento deveria ser banido. A maioria dos "especialistas", porém, analisam o agachamento pensando somente no quadríceps e se esquecem que na fase profunda do agachamento os músculos posteriores da coxa são fortemente ativados ajudando a neutralizar a temida tensão exercida na patela.

    Já foi afirmado em alguns estudos, que as estimativas de valores altos da "tensão" em ligamentos e ossos verificados nos agachamentos, eram devidos aos modelos biomecânicos que foram utilizados, desta forma deve-se analisar com cautela todas as pesquisas anteriores a 1998 sobre o tema (ESCAMILA, 1998). Um estudo feito por ISEAR et al em 1997 concluiu que durante o agachamento, os isquiotibiais produzem uma força de vetor direcionado para trás, compensando a atuação do quadríceps, em um processo denominado co-contração, que contribui para estabilizar os joelhos durante o movimento.

    Estudos de curto e longo prazo não verificaram frouxidões, instabilidades ou lesões nos joelhos após a realização de um treino de agachamentos (NEITZE et al, 2000; MEYERS, 1971; PANARIELLO et al, 1994). Já em 1971, MEYERS conduziu um estudo de 8 semanas, evolvendo agachamentos profundos e paralelos em diferentes velocidades e verificaram que nenhuma das variações afeta a estabilidade dos joelhos. Outro estudo foi realizado por PANARIELLO et al em 1994, onde foram analisados os efeitos de um treino de agachamentos na estabilidade dos joelhos de jogadores de futebol americano. Ao final de 21 semanas, não foi detectado nenhum prejuízo na estabilidade dos joelhos. É importante ressaltar que levantadores de peso, tanto olímpicos quanto basistas, realizam agachamentos com amplitude completa e sobrecargas elevadíssimas e possuem os joelhos mais estáveis que a grande maioria dos indivíduos (CHANDLER et al 1989).

    Em 1961, KLEIN publicou um estudo onde se afirma que o agachamento profundo afetaria negativamente a estabilidade dos joelhos. Para chegar a esta conclusão o autor analisou diferentes grupos de atletas e depois procurou dar suporte às suas conclusões através de análises cadavéricas, segundo o autor os ligamentos colaterais ficam expostos a tensão excessiva durante o agachamento profundo, além de ocorrer uma rotação natural do fêmur sobre a tíbia que poderia causar compressão dos meniscos, fato que também é usado por RASCH para condenar o agachamento profundo. Porém a significância destes fatos e nem sua ocorrência foram verificadas in vivo.

    Dentre os fatores analisados na articulação do joelho podemos ressaltar o ligamento cruzado anterior, ligamento cruzado posterior, a patela e as forças compressivas.

    Ligamento cruzado anterior

    Em pesquisa realizada por YACK et al (1993) concluiu-se que o agachamento minimiza a tendência de deslocamento anterior da tíbia, sendo mais indicado, em comparação com a mesa extensora diante de lesões no ligamento cruzado anterior. Diversos autores também corroboram com essa afirmação, é o caso de um estudo feito por MORE et al (1993) onde se conclui que os isquiostibiais atuam sinergisticamente com o ligamento cruzado anterior na estabilização anterior do joelho durante a realização do agachamento, o que leva os autores a considerarem esse exercício útil na reabilitação de lesões no ligamento cruzado anterior. De acordo com ESCAMILLA (2001) o agachamento produz menor tensão nesta estrutura que atividades consideradas seguras, como a caminhada .

    Durante o agachamento, a tensão no ligamento cruzado anterior só é significativa entre 0 e 60° de flexão, sendo que seu pico mal atinge ¼ da capacidade deste ligamento resistir a tensão (+/- 2000 N), mesmo com cargas superiores a 200 quilos (NISSEL & EKHOLM, 1986).

    Ligamento cruzado posterior

    Em um estudo feito por MACLEAN et al em 1999, foram analisados dois grupos: um composto por indivíduos sedentários saudáveis e outro por atletas lesionados no ligamento cruzado posterior. O objetivo era verificar se um treino de agachamento era eficaz na melhora da função, ganho de força e sintomatologia (no caso dos indivíduos com lesão). Depois de 12 semanas, observou-se aumento de funcionalidade no grupo lesionado, concluindo que o treinamento de agachamento é viável para reabilitar insuficiências crônicas do ligamento cruzado posterior.

    Dificilmente será imposta ao ligamento cruzado posterior uma tensão maior que sua capacidade, tendo em vista que mesmo ao realizarmos agachamentos profundos com mais de 380 quilos, não se chega nem a 50% de sua capacidade de suportar tensão (RACE & AMIS, 1994).

    Patela
    Em 2000 WITVROUW et al compararam a eficiência dos exercícios de cadeia cinética fechada (agachamento) com os de cadeia cinética aberta (extensora de perna) no tratamento de dores patelofemorais. De acordo com os dados, apesar de ambos os protocolos serem eficientes, os melhores resultados foram proporcionados pelos exercícios de cadeia cinética fechada.

    A tração do tendão patelar chega a 6000 em 130° de flexão de joelhos com um agachamento de 250 quilos (NISSEL & EKHOLM, 1986) cerca de 50% do valor máximo estimado para esta estrutura, que varia de 10000 a 15000 N (ESCAMILLA 2001).

    Forças compressivas

    As forças compressivas chegam próximas a 8000 N durante o agachamento com cargas elevadas (250 a 382,50 kg), sendo praticamente a mesma nos ângulos entre 60 a 130 de flexão de joelhos (NISSEL & EKHOLM, 1986), porém ainda não foi estudado um valor limite para as estruturas resistirem a forças compressivas. Deve-se lembrar, no entanto, que da mesma forma que a compressão excessiva pode ser lesiva para meniscos e cartilagens, elas tem um papel importante na estabilidade dos joelhos (NISSEL & ELKHOLM, 1986; MARKOLF et al, 1981; SHOEMAKER & MARKOLF, 1985; YACK et al, 1994.

    ZHENG et al, 1998 verificou um pico de força compressiva patelofemoral no agachamento de cerca de 3134 N, no leg press, 3155 N e na extensão 3285 N, não havendo diferença estatística entre os exercícios. Os autores alertaram que estudos anteriores superestimavam as forças compressivas patelofemorais por não levar em conta a co-ativação dos antagonistas e a curva de comprimento-tensão.

    Conclusões

    1. As forças tensionais e compressivas desse tipo de exercício estão totalmente dentro de nossas capacidades fisiológicas e articulares. Se durante os treinos forem respeitados os fundamentos científicos que norteiam o treinamento de força com ênfase na técnica perfeita de execução, com certeza as estruturas ósseas e articulares estarão sendo preparadas para isso.

    2. Não podemos generalizar e deixar que todos os indivíduos realizem a prática indiscriminada de agachamentos. Em casos de lesões o ideal é fazer um tratamento onde, profissionais de ortopedia e educação física trabalhem juntos analisando cada caso.

    1.. Para realizarmos o movimento completo (agachar mais profundo), é inevitável que se use uma menor quantidade de peso (sobrecarga absoluta), sendo assim, por mais que haja maior tensão em estruturas do joelho e coluna para a mesma carga, deve perguntar até que ponto isto é significativo em relação a sobrecarga utilizada e, principalmente, em relação ao trabalho da musculatura da coxa e quadril? Deve-se ter em mente que quando se agacha com amplitude limitada se usa cargas bem mais altas, o que pode levar a um aumento ainda maior das forças tensionais e compressivas.
    2.. A amplitude do agachamento é muito importante, pois conforme se aumenta a flexão do joelho ("profundidade") aumentam-se as ações musculares. O que não pode acontecer, é o individuo durante a fase excêntrica (principalmente quando o ângulo começa a ficar menor que 90 graus) deixe o movimento "despencar", pois desta forma as tensões que deveriam estar sobre a musculatura, irão se incidir nas estruturas articulares do joelho (ESCAMILA et al, 2001).
    3.. Parece que ângulo de 90 graus, sugerido por diversos autores e treinadores, foi criado pela imaginação destas pessoas, uma vez que grande parte dos estudos e recomendações limitando o movimento se referem ao "agachamento paralelo", realizado até que as coxas fiquem paralelas ao solo, o que gera amplitudes maiores que 90 graus de flexão dos joelhos. Portanto, não se fixe a este ângulo!
    4.. Pesquisas mostrando aumento no torque, tensão e força eles não significam que este exercício necessariamente se torna perigoso ao joelho. Mas sim que esses parâmetros aumentaram, e só. As análises feitas, com agachamentos profundos, pelo que consta não mostraram nenhum prejuízo para o joelho. As lesões geralmente são causadas pela combinação de 3 variáveis: excesso de peso, overtraining e técnica inapropriada. Com treinos progressivo e inteligente os agachamentos profundos certamente são seguros e eficientes.

    REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

    CHANDLER TJ, WILSON GD, STONE MH The effect of the squat exercise on knee stability. Med Sci Sports Exerc 1989 Jun;21(3):299-303

    ESCAMILLA RF, FLEISIG GS, ZHENG N, BARRENTINE SW, WILK KE, ANDREWS JR Biomechanics of the knee during closed kinetic chain and open kinetic chain exercises. Med Sci Sports Exerc 1998 Apr;30(4):556-69

    ESCAMILLA RF. Knee biomechanics of the dynamic squat exercise Med Sci Sports Exerc 2001 Jan; 33(1):127-41

    SEAR JA, ERICKSON JC, WORRELL TW. EMG analysis of lower extremity muscle recruitment patterns during an unloaded squat. Med Sci Sports Exerc 1997Apr;29(4):532-9

    KLEIN KK. The deep squat exercise as utilizaed in weight training for athletes and its effectos on the ligaments of the knee. JAPMR 15(1):6-11, 1961.

    MACLEAN CL, TAUNTON JE, CLEMENT DB, REGAN WD, STANISH WD. Eccentric kinetic chain exercise as a conservative means of functionally rehabilitating chronic isolated insufficiency of the posterior cruciate ligament. Clin J Sport Med 1999 Jul;9(3):142-50

    MARKOLF KL, BARGAR WL, SHOEMAKER SC, AMSTURZ HC. The role of joint load in knee stability. J bone Joint Surg 63:570-585, 1981.

    MEYERS EJ. Effect of selected exercise variables on ligament stability o fthe knee Res Q 49:411-422, 1971

    MORE RC, KARRAS B, NEIMAN R, FRITSCHY D, WOO S & DANIEL D Hamstrings-an anterior cruciate ligament protagonist. An in vitro study. Am J Sports Med 1993 Mar-Apr; 21(2): 231-7

    NEITZEL, J.A., & DAVIES, G.J. The Benefits and Controversy of the Parallel Squat in Strength Traing and Rehabilitation. "Strength and Conditioning Journal". Vol 22(3):30-37,2000

    NISSEL R, & EKHOLM J. Joint load during the paralel squat in powerlifting and force analysis of in vivo bilateral quadríceps tendon rupture. Scand J Sports Sci, 8(2):63-70, 1986.

    PANARIELLO RA, BACKUS SI, PARKER JW. The effect of the squat exercise on anterior-posterior knee translation in professional football players. Am J Sports Med 1994 Nov-Dec;22(6):768-73 Sports Medicine, Performance, and Research Center, Hospital for Special Surgery, New York, NY 10021

    RACE A & AMIS AA. The mechanical properties of the two bundles of the human posterior cruciate ligament. J Biomech 27:13-24, 1994.

    RASCH PJ Cinesiologia e Anatomia Aplicada. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan 1989

    SHOEMAKER SC & MARKOLF KL. Effects of joint load on the sriffness and laxity of ligamen-deficient knees: an in vitro study of the anterior cruciate and medial collateral ligaments. J Bone Jont Surg 67:136-146, 1985.

    WITVROUW E, LYSENS R, BELLEMANS J, PEERS K, VANDERSTRAETEN G. Open Versus Closed Kinetic Chain Exercises for Patellofemoral Pain. A Prospective Randomized Study American Journal of sports and Medicine Volume 28, Number 5, September/October 2000

    YACK HJ, COLLINS CE, WHIELDON TJ. Comparison of closed and open kinetic chain exercise in the anterior cruciate ligament-deficient knee. Am J Sports Med 1993 Jan-Feb;21(1):49-54

    YACK HJ, WASHCO LA, WHIELDON T. Compressive forces as a limiting factor of antgerior tibial translation in the ACL-deficient knee. Clin J Sports Med 4:233-239, 1994.

    ZHENG N, FLEISIG GS, ESCAMILLA RF, BARRENTINE SW. An analytical model of the knee for estimation of internal forces during exercise. Journal of Biomechanics 31 (1998) 963-967
  24. Gostei
    bruuunogringo deu reputação a duduhaluch em Ginecomastia, Grau De Risco (Dudu)   
    Tive uma idéia, e acredito que o pessoal vai gostar. Vou avaliar o grau de risco das diferentes drogas para causar e combater a ginecomastia. Os critérios são uma aproximação, baseado no conhecimento científico, mas principalmente nos relatos que se tem sobre as diferentes drogas. Vou considerar os diferentes tipos de gineco, a estrogênica e a de origem progestênica, e vou atribuir uma nota que vai de -3 até +3, sendo que as notas positivas se referem as drogas que causam ginecomastia (esteróides) e as notas negativas se referem as drogas que combatem a gineco (SERM's, inibidores de aromatase).




    - NOTAS (escala HALUCH):




    +3 - alto risco de gineco, muitos relatos



    +2 - risco médio, poucos relatos, mas bem conhecidos



    +1 - risco muito baixo de gineco, na maioria dos casos sem relatos



    0 - droga que não causa ginecomastia, nem combate a gineco



    -1 - droga que combate ginecomastia com eficiência baixa ou desconhecida



    -2 - droga que combate a gineco de maneira eficiente



    -3 - droga poderosa, capaz de reverter ginecomastia




    - Drogas que causam ou combatem a gineco de origem estrogênica (aromatização):




    +3 : durateston, cipionato e enantato de testosterona, testosterona de suspensão




    +2: dianabol, propianato e fenilpropianato de testosterona, metiltestosterona




    +1: boldenona, nandrolona




    -1: clomid, primobolan, masteron




    -2: tamoxifeno, proviron, exemestano (aromasin), anastrozol (arimidex)




    -3: letrozol (femara)




    - Drogas que causam ou combatem a gineco de origem progestênica (aumento da prolactina):




    +3: m-drol




    +2: hemogenin




    +1: nandrolona (deca), trembolona




    -1: stanozolol, primobolan, masteron




    -2: bromocriptina (parlodel)




    -3: cabergolina (dostinex)




    - Esteróides que não causam ou combatem a gineco:




    0: oxandrolona, turinabol, halotestin




    abraços, DUDU





    FONTE:



    DUDU, arquivos secretos, rsrs

  25. Gostei
    bruuunogringo deu reputação a Victal em Ajuda/avaliação Treino Abc2X   
    A questão é - você não precisa de um monte de exercícios para estimular bem seus músculos (inclusive os grandes, como coxas e costas), o que atrapalharia sua recuperação (intrinsecamente ligada com boa frequência, ou seja, para você manter uma boa frequência de estímulo precisa que seus músculos se recuperem bem para tal), dificultaria a escolha de divisões mais sensatas (nesse caso, optar por uma divisão mais "dividida" a fim de acrescentar mais exercícios e achar que de tal maneira irá favorecer o crescimento do músculo) e muito provavelmente atrapalharia sua PROGRESSÃO (o seu objetivo) eu creio (afinal, é mais fácil você progredir com menos volume do que com mais volume... ou não? alguém?).

    Desta maneira, alguns conceitos seriam "definidos": boa frequência (treinar o músculo 2-3 vezes a cada 7-10 dias), o que implicaria especialmente em divisões menos divididas (como Upper/Lower, Push/Pull, FullBody [que não é uma divisão ]) de preferência; volume baixo/moderado (eu particularmente gosto de seguir essa diretriz (é apenas uma diretriz, ou seja, é um pouco variável, mas creio que para a maioria dos iniciantes e intermediários seja boa) - 30-60 reps semanais para músculos pequenos e 60-120 reps semanais para os grandes (coxas e costas).

    Faltaria definir questões como seleção de exercícios e intensidade (podem até ser interdependentes, talvez...), mas isso é um tanto quanto básico e creio que você deve saber, pelo menos lendo um pouquinho o fórum você já teria alguma ideia um tanto quanto "clara", evito me repetir (afinal, sobre seleção de exercícios eu já comentei com você na minha primeira participação, não?) e repetir o que tantos outros bons usuários tanto falam.

    Abraços!
×
×
  • Criar Novo...