Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mitos X Verdades


Patrícia Machado

Posts Recomendados

Na busca do padrão estético, muita gente adota dietas e exercícios espartanos, sem saber que eles só provocam um efeito: o dano à saúde. Para emagrecer, é preciso submeter-se a avaliação física e médica

Texto de Daniela Guima

Produção de Rosane Torres

Zuleika de Souza

Há quem se enrole em sacos plásticos para suar mais. Há quem acredite que quanto mais doído o corpo ficar depois da malhação, melhores os resultados. Há inúmeros mitos que rondam a prática de exercícios físicos. Eles passam de pessoa para pessoa como se fossem verdades definitivas e comprovadas. Não são. Fique atento: além de mentirosos, tais mitos podem trazer enormes prejuízos à saúde. Com a proximidade do verão, o perigo é ainda maior. É a época em que começam as corridas malucas em busca da tão desejada boa forma. ‘‘Grande parte das pessoas procura, única e exclusivamente, resultados estéticos. Tentam alcançar modelos de beleza impostos pela mídia, que nem sempre são bons para a saúde’’, alerta o especialista em Educação Física da Universidade de São Paulo (USP) Roberto Fernandes Costa. Os exercícios físicos são importantes nos programas de emagrecimento. A associação entre o menor consumo de gorduras e carboidratos na dieta e um maior gasto de calorias é a forma mais eficaz de eliminar os excessos. A malhação também evita a perda de massa muscular, que ocorre quando são usados remédios para emagrecer ou são seguidas as nem sempre seguras dietas da moda. Mas é importante que os esportistas tomem consciência de que os exercícios só trazem benefícios à saúde quando são corretamente prescritos e acompanhados. O Correio preparou uma lista das pegadinhas prediletas que os marombeiros desinformados lançam na “rádio-corredor” das academias. Confira, também, as versões corretas dos especialistas.

Mito: O exercício só funciona quando sentimos dor no dia seguinte.

Verdade: A dor durante e após o exercício nunca é sinal de eficiência, mas sim de que os limites estão sendo ultrapassados. Para sedentários, é natural que, após as primeiras sessões de exercícios, sintam-se dores decorrentes de microlesões musculares. Mas elas diminuem à medida que a condição física melhora.

Mito: Fazer abdominais queima gordura na barriga.

Verdade: Não existe ‘‘queima’’ de gordura localizada. Para que a gordura seja metabolizada (expressão correta) durante a malhação, é preciso dedicar-se aos exercícios aeróbicos — de baixa intensidade e longa duração (como caminhar, andar de bicicleta, etc). Com eles, a gordura é metabolizada de forma generalizada e não numa região específica. A abdominal não tira barriga, apenas a enrijece.

Mito: Fazer exercícios com agasalhos e plásticos enrolados no corpo ajuda o emagrecimento.

Verdade: Essa mentira é bastante arriscada e pode trazer sérios danos para a saúde do esportista. Ela causa perda exagerada de água e pode desidratar o malhador durante o exercício. É importante destacar que suor não indica emagrecimento, mas simplesmente perda de água no organismo.

Mito: Não se deve tomar água durante os exercícios.

Verdade: Quando praticamos exercícios, perdemos água e eletrólitos (sais, como sódio e cloro). Repor a água perdida é fundamental para a manutenção do organismo e qualidade do treinamento. Portanto, tome água antes, durante e depois da malhação.

Mito: Praticar exercícios é a melhor forma de emagrecer.

Verdade: A prática de exercícios físicos é muito importante nos programas de emagrecimento. Mas a melhor forma de perder peso é associá-la a uma mudança de hábitos alimentares. Dessa forma, atua-se no balanço energético diminuindo a ingestão de calorias e aumentando o seu gasto.

Mito: Praticar exercícios em jejum emagrece.

Verdade: O emagrecimento depende dos estoques de carboidratos do organismo, que diminuem quando ficamos em jejum. Assim, exercícios em jejum causam diminuição da massa muscular e não da gordura.

Mito: Musculação engorda.

Verdade: Ao contrário do que muita gente pensa, a musculação também pode ser utilizada para o emagrecimento. Ela promove gasto energético não só durante o exercício, mas também após, em função do aumento da taxa metabólica dos esportistas. Nos programas de hipertrofia (em que há grande ganho de massa muscular), o atleta aumenta de peso, mas se torna mais magro — por ter menos gordura no organismo.

Mito: Emagrecer e perder peso é a mesma coisa.

Verdade: Não. Emagrecer significa perder gordura, o que pode acontecer sem uma perda significativa de peso na balança. Isso ocorre em programas direcionados ao ganho de massa muscular. Por outro lado, a pessoa pode perder peso e ao mesmo tempo engordar, desde que essa perda seja na forma de água e massa magra (muscular). Essa situação é muito comum nos programas de perda de peso com medicações ou nas dietas da moda.

Mito: Quanto menos gordura no corpo, melhor.

Verdade: A gordura desempenha papel importante no organismo, sendo que tanto seu excesso quanto sua deficiência acentuada fazem mal à saúde.

Mito: A natação é o esporte mais completo que existe.

Verdade: Não existe esporte completo. A modalidade deve ser escolhida de acordo com os objetivos e necessidades de cada um. Para pessoas que sofrem de alguns desvios posturais, a natação pode ser prejudicial.

Mito:Quanto mais cedo se inicia o esporte de competição, maiores as chances de obter resultados ótimos.

Verdade: O início da prática esportiva competitiva não deve acontecer antes dos 12 anos de idade, pois é preciso respeitar a maturação biológica das crianças. Até essa idade, os pais devem estimular os filhos a fazer atividades recreativas. As modalidades devem ter caráter lúdico e estimular a motricidade das crianças.

Mito: Quanto mais exercício físico, melhor.

Verdade: A prática de exercícios é importante, mas o organismo precisa de repouso adequado para obter benefícios desta prática. É importante que os limites sejam respeitados e que haja um período de recuperação de pelo menos 24 horas entre os treinos.

Cuidados importantes

# Para que a prática de exercícios seja segura e atenda aos objetivos que se propõe, é fundamental que antes do início de qualquer programa de exercícios o esportista faça avaliações física e médica para garantir a prescrição dos exercícios adequados.

# Pessoas com excesso de peso não devem fazer exercícios de grande impacto (como ginástica aeróbica ou step), para evitar lesões nas articulações. Para essas pessoas, o ideal são exercícios aquáticos, em bicicleta ergométrica ou com aparelhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Mito: Praticar exercícios em jejum emagrece.

Verdade: O emagrecimento depende dos estoques de carboidratos do organismo, que diminuem quando ficamos em jejum. Assim, exercícios em jejum causam diminuição da massa muscular e não da gordura.

Parabéns pelo tópico, muito bom.

Mas quanto a esse mito qual foi a fonte ?

Pois aqui mesmo no fórum tem um tópico criado pelo bronco 'aeróbicos em jejum'.

E lá fala que é mais eficiente você fazer em jejum um exercício do que durante o dia, pois já que glicogênio vai estar em baixa, exercícios aeróbicos vão diretamente buscar a última fonte de energia(a gordura), no caso vai causar o emagrecimento, claro sem fazer por muito tempo, se não cataboliza bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, só um adendo à primeira: como ela(s) diz(em), a medida que praticamos exercícios o condicionamento físico aumenta e a resistência também, é a adaptação do corpo. Quem busca hipertrofia tem que burlar isso, sofrimento no treino e dorees no dia seguinte são necessários :D

Sobre os exercícios aeróbios em jejum, pra mim é coisa de preguiçoso. Aeróbios também têm que ser práticados com regularidade e têm que ser intensos, assim os benefícios vêm quando têm que vir; quando estamos em repouso... estranho caminhar em jejum e arriscar ter hipoglicêmia pra queimar ~200Kcal... enfim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entããããoooo.. '---'~~~ ... Nenhum nem outro estão errados, assim como ambos não estão certos! (caraca, quase uma filósofa, né?)

O que acontece é que quando fazemos exercícios em jejum (o que não deve ser por muito tempo ou muito intenso) queimamos mais do que quando o fazemos de barriguinha satisfeita. Entretanto, de qualquer forma queimamos tanto massa magra quanto a gordura (in)desejada.

"Ah meo deos, eu não quero perder meus músculos!" - Isso não é uma coisa para realmente se preocupar, levando em consideração que a massa magra vai crescer com as atividades intensas ou a malhação, que normalmente é feita depois do aeróbico!

E também não queima tanto assim, a não ser que vc passe muito tempo se exercitando sem comer (eu não indico mais de 25 min.). Aí você terá problemas maiores do que apenas a perda de seus músculos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Mito: Praticar exercícios em jejum emagrece.

Verdade: O emagrecimento depende dos estoques de carboidratos do organismo, que diminuem quando ficamos em jejum. Assim, exercícios em jejum causam diminuição da massa muscular e não da gordura.

não concordo com isso, pois ja fiz exercicio em jejum e perdi gordura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...