Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Catabolismo E Glicogenio.


dezinhonhonho

Posts Recomendados

bom galera vendo alguns topicos aqui no forum sobre , catabolismo-pos treino e a necessidade da quebra dele resolvi escrever este texto espero que gostem.

Catabolismo e glicogenio

Apos o exercicio fisico entramos em um moderado estado de catabolismo e tendo sido esgotada a glicose corrente no plasma sanguineo o horganismo procura outra fonte de energia e esta fonte e o glicogenio armazanado nos musculos e no figado.

A quebra do glicogenio (ou glicogenolise ) e e estimulada por um hormonio chamado glucagon . O glucagon vai agir na quebra de glicogenio para obtençao de energia , proporcionalmente com a quebra do glicogenio temos tambem a quebra da gordura em energia para suprir as necessidades caloricas. (notem que ate esse momento nao teve conversao de aminoacidos em energia) tambem vale constatar que o peso do glicogenio ni figado e de aproximadamente 100gr(400calorias) e nos musculos de 350gr(1400calorias).

Junto ao estres causado pelo exercicio fisico temos a liberaçao de outros dois hormonios, a Tstosterona em que seu nivel continua elevado apos o exercicio para ajudar na recuperaçao muscular ,e juntamente aumentar a sintese proteica , e um outro hormonio o Cortisol que inicialmente e liberado em baixas proporçoes e que aumenta gradualmente a liberaçao em razao da baixa dos niveis de glicose hepatico e muscular , quando os niveis de glicogenio muscular estao muito depredados e o glucagon esta dependendo muito do glicogenio hepatico entra o trabalho do cortisol ,

O Cortiso vai realiza um processo chamado gliconeogenese , que e a quebra de aminoacidos em energia , este e o estagio critico do catabolismo que todos tememos . O que eu queria ressaltar qui e que quando alguem sai correndo em alta velocidade da academia para poder tomar sua dextrose/malto ela nao esta impedindo que o corpo use a massa muscular como energia e sim protegendo o glicogenio hepatico e muscular e tambem a camada adiposa de serem depledados . Vale lembrar que os aminoacidos sao materia fina (digamos assim) para o horganismo , aminoacidos estao ligados desde formaçao de musculos ate a formaçao de enzimas e hormonios , entao pode ter certeza que nao e a fonte primaria de obtençao de energia pelo horganismo.

Quem gosto faça seu comentario qualquer duvida fala que eu ou outro user responde , um obrigado a todos e bom proveito.

Editado por dezinhonhonho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

e o whey puro vai proteger o glicogenio, evitando assim uma queima mais efetiva de gordura?

nao necessariamente , ate porque o que eu mais tentei evidenciar e que tanto para perda de gordura quanto de massa magra em consequencia do catabolismo pos-treino , nao e muito diferenciada pela refeiçao pos-treino porque ja esta correndo em voce uma grande quantidade calorias incluindo aminoacidos , entao nao vejo porque da diminuiçao de total de perda de gordura pela utilizaçao de whey no pos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom velho .

Uma duvida .

E na numa dieta cetonica ,com carbos baixos ( uns ~30-50g ), depois de varias e varias series e aeróbicos depletando glicogenio , o organismo queima realmente gordura ou usa os aminoácidos ?

quanto mais stress o corpo sofrer mais cortisol sera liberado , quanto maior o gasto calorico maior sera a necessidade da utilizaçao de aminoacidos , entao se caso seja uma atividade que eleve muito o gasto calorico e o stress no horganismo e inevitavel a perda de massa , mesmo que em baixa proporçao.

A informação que o texto passa está boa, mas não querendo ser chato, se eu fosse você daria uma revisada na escrita do texto, até mesmo para dar mais credibilidade.

obrigado lukao , e que eu to viajando e postei esse texto pelo meu celular , depois eu do uma revisada nele e edito , um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...