Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Comer De 3 Em 3 Horas – Mito


victorpalandi

Posts Recomendados

O sujeito que faz dieta hipocalórica PRECISA, na grande maioria das vezes, comer de três em três horas. Se não o estômago abre um buraco! Hehuaheaha. O estômago precisa ficar nessa "punhetagem" dos carboidratos complexos, das fibras, etc; Isso ajuda muito nessas dietas. É um saco, mas dá fome e come uma maçã; dá fome e come granola, toma um copo de iogurte, passa uma aveia pra dentro. Hora do almoço, sem exageros, e para que isso não ocorra é melhor que não esteja com muita fome!

Existem estudos clínicos controlados demonstrando que jejum intermitente facilita o controle do apetite em uma dieta hipocalórica; o problema é que a maioria das pessoas não aguentam o período adaptativo. Os maiores reguladores da fome (grelina, n-yy etc) são regulados por ritmo circadiano; logo, basta eles se adaptarem. É por isso que quem come de 3 em 3h costuma dizer que não aguenta ficar mais tempo do que isso sem ingerir alguma comida, enquanto outros que seguem jejum intermitente ficam 12h+ em jejum sem passar um pingo de fome e quando chega na hora da refeição, tem apetite pra comer 1kg+ de comida.

Novamente, não me parece que comer de 3 em 3h seja melhor que fazer menos refeições ao longo do dia, mesmo para quem esteja em uma dieta hipocalórica.

Uma coisa que ninguém citou são os distúrbios e compulsões alimentares...

Quando eu comia de 3 em 3 horas, sempre estava saciado e não costumava "atacar" a comida quando a via. Passei a seguir a LG e realmente me adaptei, mas passou pouco tempo e comecei a ter ataques compulsivos, sendo que cada vez que eu ia comer parecia que estava em um parque de diversões. Isso começou a me assustar porque comecei a comer mais do que devia e engordar cada vez mais, então pesquisei a respeito e no fórum do BB.com tem muitos tópicos com relatos de pessoas do mundo todo que desenvolveram problemas alimentares, desde anorexia até bulimia e o "binge-eating". Muitos deles atribuíram as doenças ao jejum prolongado.

E então, como é que fica essa questão?

Fica da mesma forma que vem ficando as últimas 20 respostas lol :P nenhuma comida, que eu saiba, cria perninhas e entra na boca da pessoa sem ela querer. Se a pessoa não consegue controlar a ingestão de alimentos, é um problema individual dela, então é o mesmo que vem sendo dito: siga aquilo que for melhor para o seu caso prático.

Achei muito dramática a parte "... então pesquisei a respeito e no fórum do BB.com tem muitos tópicos com relatos de pessoas do mundo todo que desenvolveram problemas alimentares, desde anorexia até bulimia e o 'binge-eating'. Muitos deles atribuíram as doenças ao jejum prolongado". Já vi relatos de binge-eating e afins, mas é uma parcela infinitamente menor de pessoas se comparado aos relatos positivos. Da forma que voce disse, parece que é um problema corriqueiro, o que eu acredito que está beeeem longe de ser (mas claro, se voce quiser postar algum tipo de estatística ou demonstrar que realmente existe uma parcela considerável de pessoas com esse tipo de problema, eu me retrato sem problema algum).

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Na realidade, Craw, não vim ser dramático ou atacar o modelo de dieta, vim apenas perguntar opiniões sobre o tema. Acho que não é preciso postar conteúdo científico para pedir opiniões ou perguntar sobre algo. Me senti um pouco intimidado com sua resposta; esperava algo melhor.

Pra não deixar no ar o papo que estou levando, vou deixar um link de uma matéria rápida que achei sobre o assunto.

http://www.comego.com.br/m_artigos.asp?id=2469

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não disse que você foi dramático, mas apenas que parte do seu post o foi; e também não disse que atacou o modelo da dieta. Não pedi conteúdo científico, apenas questionei sua afirmação que "... pesquisei a respeito [...]'" já que ela passa a impressão que de fato você estudou e concluiu que o jejum é um problema nesse sentido ("pesquisei a respeito", "muitos tópicos", "pessoas do mundo todo que desenvolveram problemas alimentares"... são todas expressões as quais não dão a entender que você quer uma opinião, mas sim que já tem a sua formada)... então disse, respeitosamente, que se você quisesse expor as fontes que te levaram a crer que "pessoas do mundo todo" desenvolvem problemas alimentares por causa do jejum prolongado, eu me retrataria sem problema algum. Estudo jejum faz algum tempo - inclusive relatos práticos - e não cheguei nem de perto a mesma conclusão que você chegou... a quantidade de pessoas que tem qualquer tipo de problema ao seguir um jejum intermitente corretamente é mínima; a grande maioria dos relatos negativos vem de pessoas que resolvem ingerir 500cals/dia, a cada 48h e falam que isso é "jejum intermitente". Isso não é JI, isso é falta de bom-senso.

Quanto ao artigo, infelizmente ele não trata do jejum intermitente e é amplo demais ao discutir "jejum". Falar que "jejum faz mal" é o mesmo que falar que "açúcar faz mal". Se eu der 1g de açúcar por dia para alguém, ela vai ter algum problema? Não, porque açúcar talvez faça mal, mas apenas em determinados contextos. Da mesma forma, o jejum intermitente é um contexto específico do jejum, MUITO diferente daquele jejum que um anoréxico "pratica", por exemplo. Infelizmente existe muito preconceito em relação a palavra "jejum" por motivos culturais, e é por isso que é tão complicado discutir esse tipo de coisa... é tipo tentar explicar que sim, você pode comer a gema do ovo; são mitos tão enraizados que pra conseguir convencer a pessoa é preciso quase que um exorcismo. De qualquer maneira, repito que existem diversos tópicos no fórum com inúmeras pesquisas explicando como e porque um jejum planejado corretamente pode auxiliar na saúde do indivíduo.

De resto, não quis te intimidar de forma alguma amigo, respondi com o mesmo tom que respondi a todos outros... perdão por qualquer coisa.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem estudos clínicos controlados demonstrando que jejum intermitente facilita o controle do apetite em uma dieta hipocalórica; o problema é que a maioria das pessoas não aguentam o período adaptativo. Os maiores reguladores da fome (grelina, n-yy etc) são regulados por ritmo circadiano; logo, basta eles se adaptarem. É por isso que quem come de 3 em 3h costuma dizer que não aguenta ficar mais tempo do que isso sem ingerir alguma comida, enquanto outros que seguem jejum intermitente ficam 12h+ em jejum sem passar um pingo de fome e quando chega na hora da refeição, tem apetite pra comer 1kg+ de comida.

Craw69, eu garanto para você que é MUITO mais difícil controlar qualquer dieta em longos períodos de Jejum. Nem em fóruns como esse, nem com pessoas leigas e muito menos no mundo científico o fato de "jejuar" é bem aceito nos tipos de dietas, principalmente restritivas. Só há uma "adaptação" ao jejum, se houver reserva suficiente. É simples e fácil. "Fome" não é só questão hormonal, do contrário seria fácil... controla dois hormônios, manipula outros, e pronto! Fórmula mágica.

Existe um abismo de diferença entre dietas RESTRITIVAS e NÃO-RESTRITIVAS. Chega a ser absurdo comparar o fato de Jejuar em dieta hipocalórica, com baixo IG., restrição de carbos, com "qualquer dieta" hiperglicêmica, hiperproteica, hipertudão. Foi por isso que eu disse que generalizar é contraproducente. Assim, a maior parte das discussões se tornam irrelevantes.

E para evitar a conversa fiada, vamos analisar o quadro dos competidores de SUMÔ. Eles têm algo a nos ensinar:

Os lutadores acordam cedinho, por volta de 5 horas da manhã, pulam o café da manhã e enfrentam uma rotina de 5 horas de treino pesado. Em seguida, eles fazem a primeira refeição do dia, o famoso chanko. [...]

Fonte: http://nutridestaque...or-de-sumo.html

Independente do que está escrito neste BLOG, que é particular e deve ser respeitado, é que:

O lutador de Sumô não apenas "fica de jejum" pela manhã, completando com a fase de Jejum do sono, com certeza um longo período! Mas ele cria HÁBITOS com isto. Seu organismo após esse longo período de Jejum tem uma incrível necessidade de alimentos, fome, "crescimento". Ou seja, ele não apenas jejua por jejuar, como também cria um sistema de recompensa, onde o seu organismo já sabe que irá receber. E por isso mesmo, ele ganha mais e mais massa. Agora, vá até ele e diga que está sofrendo "catabolismo" com isso, é uma piada!

Não se trata aqui de dizer o que é "melhor" ou é "pior", mas apenas o que é habitual e traz resultados (ou não) conforme o organismo de cada um.

1) Em dietas restritivas sem dúvidas é melhor comer com uma frequência habitual e se for entrar de "jejum", esteja preparado para não sair da dieta! Também não vale passar mal de hipoglicemia.

2) Em dietas não-restritivas sem dúvidas é melhor ter hábitos para comer e se for entrar de "jejum", saiba que sentirá fome (e fraqueza)! Aqui não existe "adaptação". Simplesmente há glicogênio reserva ou não. Aqui também não vale a pena "sair" da dieta.

As pessoas criam hábitos e "se programam" para certas finalidades. Além disso, os organismos se adaptam de maneira distinta. No fim das contas, o que vale é o bom senso. Nunca é tarde para experimentar.

Estamos no caminho certo: É QUESTIONANDO e EXPERIMENTANDO que a ciência encontra solo fértil para prosperar. Só não vale a pena generalizar. É contraproducente e no fim das contas irrelevante.

Não necessariamente.

O que voce acha que dá mais fome pro cara: comer 2 refeições grandes no dia e ficar de boa o resto dele, ou comer 6 pequenininhas e passar fome o dia inteiro?

Já sei que voce vai querer me contrariar, já que "fez faculdade" né, mas acho que uma pessoa que voce respeita pelo visto, que é o Martin, pode te dar uma boa ideia sobre isso. ;))))))

Não necessariamente o quê?

Comer duas grandes refeições no dia é fora de questão para mim, porque três horas depois estou com fome e a próxima refeição é apenas daqui três horas.

Quem é que está contrariando quem?

Não é isso que está em questão. "Faculdade" é só um nome e como a própria palavra sugere, quem a fez está devidamente "facultado".

Editado por Rock Lee
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Você diz que não há "melhor" ou "pior", e depois diz que "sem dúvidas" é melhor uma frequência maior (estou entendo isso por "frequência habitual").

Você tem que "estar preparado para não sair da dieta" (no contexto de exagerar) independente da frequência de refeições. Não é por você fazer 1 ou 6 refeições por dia que você vai exagerar mais... pelo menos até hoje não vi nenhum estudo científico definitivo sobre isso.

Você está certo quando diz "conforme o organismo de cada um". Algumas pessoas se dão bem com o jejum; outras não. Da mesma forma que algumas pessoas se dão muito bem comendo de 3 em 3 horas, e outras passam fome assim.

Como o craw falou, há a questão da adaptação. Qualquer que seja a modificação que você faça na frequência das suas refeições você irá passar por essa fase de adaptação. Não precisa de jejum - basta sair de "comer de 3 em 3 horas" para "café da manhã, almoço e janta" - no início você VAI sentir fome entre estas refeições. Normal, seu corpo demora alguns dias para se adaptar à nova frequência.

Quando ele se adapta você não sente mais fome nos horários em que estava acostumado a comer anteriormente.

E essa é uma vantagem de fazer menos refeições - você sente menos fome ao longo do dia, e pode comer mais em cada refeição. Para algumas pessoas funciona, para outras não.

Ah, e não existe essa relação direta que você colocou entre glicogênio e fome. Se fosse assim você morreria de fome em uma dieta cetogênica.

Craw69, eu garanto para você que é MUITO mais difícil controlar qualquer dieta em longos períodos de Jejum. Nem em fóruns como esse, nem com pessoas leigas e muito menos no mundo científico o fato de "jejuar" é bem aceito nos tipos de dietas, principalmente restritivas. Só há uma "adaptação" ao jejum, se houver reserva suficiente. É simples e fácil. "Fome" não é só questão hormonal, do contrário seria fácil... controla dois hormônios, manipula outros, e pronto! Fórmula mágica.

Como assim, "você garante"? Você está falando por experiência própria ou por todo o resto das pessoas do mundo?

Se for assim, "eu garanto" que você vai sentir muito menos fome se seguir dietas de jejum. Porque eu sentia muito mais fome quando comia de 3 em 3 horas.

Ah, e o jejum é algo bastante tradicional em diversas comunidades.

Você deveria se atualizar, há diversas pesquisas recentes sobre frequência de refeições e jejum....

Não necessariamente o quê?

Comer duas grandes refeições no dia é fora de questão para mim, porque três horas depois estou com fome e a próxima refeição é apenas daqui três horas.

Você sente fome três horas depois JUSTAMENTE porque a sua próxima refeição é três horas depois.

Procure se informar sobre grelina :D

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não retire o que eu disse do devido contexto: 1) Em dietas restritivas sem dúvidas é melhor [...]

O que se deve tratar aqui não é "bom" ou "ruim", mas aquilo que se adapta ou não. Vou repetir:

Não se trata aqui de dizer o que é "melhor" ou é "pior", mas apenas o que é habitual e traz resultados (ou não) conforme o organismo de cada um.

"Frequência habitual" é aquilo que se faz com frequência e produz hábitos. O fato de "exagerar" ou não é uma resposta natural do organismo, vide o caso do lutador de Sumô. Quem nunca sentiu fome e foi a um "Fast Food" e comeu o que devia e não devia? Come-se 5 kcal sem perceber. Quem nunca ficou o dia inteiro se "guardando" para um rodízio para comer o mundo todo? São respostas naturais do organismo (assim como mostra no BLOG que enviei).

Antes de criar quaisquer hábitos jé sentia fome em média de duas a três horas depois de comer. Aliás, essa história de "hábitos alimentares" é coisa relativamente recente para mim. A questão é demasiado relativa e generalizar é um erro comum. No final das contas, é irrelevante.

Se for assim, "eu garanto" que você vai sentir muito menos fome se seguir dietas de jejum. Porque eu sentia muito mais fome quando comia de 3 em 3 horas.

Você se adaptou com outra dieta? Quem bom amigão, parabéns! É o que importa. Quantas calorias tem a sua dieta? Você está dentro? Perfeito. Mas isso não vale para a grande maioria das pessoas, especialmente aquelas que não conseguem ter "hábitos alimentares".

Editado por Rock Lee
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Craw;

Entendo agora. Desculpe-me por qualquer coisa também. Vou refletir mais sobre o assunto.

Mas dando continuidade à sua resposta, quanto você consideraria um tempo bom para o Jejum e o que seria um Jejum Correto? Mais ou menos como o Martin prega? E sobre as calorias, 1500 por dia seriam muito pouco para quem quer perder peso rápido?

Abraços!

Editado por Senior
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Você é um lutador de sumô?

Não? Então como pode usar o exemplo dele?

Tem ideia do gasto calórico de um lutador de sumô? Acha que é minimamente parecido com o seu?

Antigamente você sentia fome depois de duas a três horas depois de comer. OK. E o que você fazia quando sentia fome?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você é um lutador de sumô?

Não? Então como pode usar o exemplo dele?

Tem ideia do gasto calórico de um lutador de sumô? Acha que é minimamente parecido com o seu?

Antigamente você sentia fome depois de duas a três horas depois de comer. OK. E o que você fazia quando sentia fome?

Antigamente, sentia fome e comia mais. Ou "guardava" a fome para uma refeição fastidiosa! Hehehehe.

Estou falando dos sistemas de resposta que nosso organismo dispõe sob privação de alimentos. Pode-se carecer de corroboração, mas há evidências suficientes para considerarmos o assunto (vide o caso do Lutador de Sumô).

Você leu o tópico do Lutador de Sumô? Leu mesmo? Porque eu não disse nada disso, nem o texto do blog.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Antigamente, sentia fome e comia mais. Ou "guardava" a fome para uma refeição fastidiosa! Hehehehe.

Estou falando dos sistemas de resposta que nosso organismo dispõe sob privação de alimentos. Pode-se carecer de corroboração, mas há evidências suficientes para considerarmos o assunto (vide o caso do Lutador de Sumô).

Você leu o tópico do Lutador de Sumô? Leu mesmo? Porque eu não disse nada disso, nem o texto do blog.

sim, eu li que eles fazem duas refeições de 4000 calorias por dia.

Completamente diferente de 99,99% da população brasileira...

Como eu falei antes, procure se informar mais sobre grelina. Seu estômago libera esse hormônio alguns minutos antes dos horários em que você está habituado a comer. Por isso você sente "fome".

Eu coloco entre aspas porque provavelmente ninguém aqui já sentiu fome de verdade.... a sensação que você sente depois de ficar vários dias sem comer. O que você sente entre as refeições não se compara a isso.

Se você muda a frequência de refeições, seu corpo se adapta, e pára de liberar grelina nos horários em que você estava habituado a comer. E magicamente você não sente mais fome naqueles horários.

Por isso que quem se dá bem com o jejum fala que não sente mais fome durante o período de jejum.

Com certeza há outros hormônios e substâncias relacionadas à "fome".... mas a grelina é um dos principais. E, exatamente como você falou (em tom de ironia), dá sim para manipular alguns hormônios e magicamente não sentir mais fome em alguns períodos do dia.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...