Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Aquecimento Geral X Aquecimento Específico


reknack

Posts Recomendados

Olá pessoal!

Procurei por algum tópico específico sobre o assunto, mas não encontrei e como é um assunto que pode ser dúvida para algumas pessoas, resolvi abrir a discussão!

Geralmente, antes de treinar eu não faço nenhum tipo de aquecimento geral (aeróbico), pois prefiro fazer o aquecimento direto no aparelho em que vou começar meu treino (específico), com carga mais baixa e série mais longa. Eu faço o aquecimento só no primeiro exercício do grupo muscular que vou trabalhar (mas já vi pessoas que fazem a série de aquecimento em todos os exercícios). Tenho visto, também, casos em que o professor coloca o aluno para fazer o aquecimento na bicicleta ou esteira e antes de iniciar o treinamento a pessoa faz o aquecimento específico no aparelho. Eu não vejo motivo para isso, ou posso estar enganada.

Quanto tempo de aeróbico é suficiente no aquecimento?

Li num estudo que ambos os aquecimentos não interferem no desempenho do exercício resistido, ou seja, tanto faz um quanto o outro (?!), então pode-se presumir que seja mais uma questão de "gosto" ou adaptação?

Entre as duas modalidades eu percebo que o aquecimento geral é mais comum. O que vocês preferem?

Bons treinos!!

=*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

É claro que todo o exercício que seja feito deve-se antes fazer um aquecimento de pelo menos uns 20 minutos (dependendo da intensidade desse aquecimento poderia ser mais ou menos).

Já a questão do tipo de aquecimento que é feito se é geral ou específico, de acordo com Dantas (2003) o Princípio da especificidade é conceituado à preocupação em adequar o treinamento do segmento corporal ao do sistema energético e ao do gesto desportivo, utilizado na performance.

Resumindo, o aquecimento geral você fará sem a preocupação de performance ao contrário do específico.

Espero ter respondido sua dúvida.

abç...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que tenho estudado ultimamente, o que não se deve fazer antes de começar o treino são alongamentos "exagerados", pois acaba relaxando a musculatura, o que não é nada bom para quem vai treinar com cargas altas.

Agora a questão do aquecimento é fundamental, até para evitar lesões, eu sempre faço um aquec. específico e uma leve alongada geral.

Creio que vai do gosto de cada um!

Editado por Belaski
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí você pode fazer uns 5 minutos de bike ou simplesmente colocar 50-60% da sua carga e aquecer.

Mesmo movimento do agachamento...

Simples assim.

A bicicleta seria com baixa intensidade ?

Sobre o aquecimento especifico, como fica as repetições ?

Até

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho essa mesma duvida da rek.

Sempre que começo a treinar , estico os braço , me estico , mais acho que ainda não é o necessario, que falta mais tipos de aquecimentos/tecnicas que eu não sei.

valew , alguem sabe execerico para aquecimento geral ou espeficio ai ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra puxar ferro o ideal é fazer uma aquecimento geral de + - 10 min (esteira,bike,eliptico.....) ou seja qualquer aerobio apenas pra elevar a temperatura e o fluxo de sangue nos musculos e depois um especifico... por ex no supino... vc tem meta de pegar 100 kg´s ai vc bota 50% da carga e faz 2x8 depois aumenta uns 20% e faz 1x5... e dps pode mandar bala no supino com a carga q vc estipulou... asim vc lubrifica as articulaçoes e reduz o risco de lesão e ainda prepara pro esforço maximo... o ideal é q o aquecimento nao interfira no treino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...