Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ginecomastia - prevenção, tratamento - anastro x tamox - estradiol


Ir para solução Solucionado por Vitor_Maromba ,

Posts Recomendados

Em 10/01/2024 em 15:05, 1982LUIZ disse:

Fala pessoal! Se puderem me ajudar de alguma, agradeço.

Idade: 41 anos

Altura: 1,75

Peso: 79 kg

Tempo de treino: desde os 20 anos

 

Estou na 5.ª semana de um ciclo com a seguinte composição:

1/12 dura 500ms/sem

5/12 oxa 60 mg/ dia

 

Senti um nódulo pequeno ao apalpar as imediações do mamilo esquerdo no domingo (07/01), o nódulo está ao lado e não propriamente abaixo do mamilo, e não sinto desconforto com camiseta “arranhando”. Só há esse nódulo pequeno no mamilo esquerdo e eu nunca tinha tido isso na vida.

Li todo o artigo do Vitor, e todos os outros relatos deste tópico, e usei 0,5g de anastrozol no domingo e na segunda, e agora vou fazer ds3dn. Entrei logo no domingo com 40mg de tamoxifeno pq não sei se esse nódulo já seria início de ginecomastia. De qualquer forma, percebi uma redução de tamanho do nódulo (hoje é quarta, dia 10/01).

Já fiz os exames, e estou aguardando o resultado do estradiol e prolactina ainda (previsto para amanhã). O de testosterona livre já saiu: 1.500 ng/dL. Quando sair os demais, já posto aqui.

PERGUNTA: Estou sendo prudente de tomar o tamoxifeno?

 

Sim. Somente a redução de tamanho já te diz q foi o caminho certo.

 

Mantenha os 40 mg ateh sumir,  depois mais uma semana de 20mg e com a entrada do anastro deve resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Publicidade

Boa noite pessoal!
Treino praticamente há 3 anos de treino constante e há 4 semanas iniciei um cruise com 1mg de enantato (Lander Gold), iniciei com esta quantidade pois meu bf estava na casa dos 14~15% e por ora, só queria dar uma gás maior no meu treino, sem planejamento de blast até então.

Faço acompanhamento de treino e dieta e no exame antes de iniciar o protocolo, meu estradiol estava em 17 pg/mL então optei por não sair jogando Anastrozol pra dentro (isso está correto, certo?).
De ontem pra cá, senti uma sensibilidade e uma coceira diferente no mamilo e já logo acendi o alerta referente a aromatização.

Conforme a explicação, melhor já mandar 0,5mg 1ds2dn pra dentro por precaução, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/02/2024 em 21:36, m0rpheus disse:

Boa noite pessoal!
Treino praticamente há 3 anos de treino constante e há 4 semanas iniciei um cruise com 1mg de enantato (Lander Gold), iniciei com esta quantidade pois meu bf estava na casa dos 14~15% e por ora, só queria dar uma gás maior no meu treino, sem planejamento de blast até então.

Faço acompanhamento de treino e dieta e no exame antes de iniciar o protocolo, meu estradiol estava em 17 pg/mL então optei por não sair jogando Anastrozol pra dentro (isso está correto, certo?).
De ontem pra cá, senti uma sensibilidade e uma coceira diferente no mamilo e já logo acendi o alerta referente a aromatização.

Conforme a explicação, melhor já mandar 0,5mg 1ds2dn pra dentro por precaução, correto?

 

1 mês é o tempo que normalmente leva a aparecer os sintomas de e2 em novos usuários. 

 

Entra com 0.5mg ds3dn, e nesse início passa a tentar regular com exames e sensibilidade. Acha uma dose que te tire a sensibilidade excessiva (ds3dn, ds2dn). Após achar algo que ficou ok complemente com exame.

 

Tem várias formas de se fazer isso, uma delas é mandar o anastro no dia da aplicação e no dia seguinte fazer o exame de testo total e estradiol 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Boa tarde, sou novo por aqui. Desculpem se a minha postagem não for pertinente, mas como são assuntos que se correlacionam achei que deveria postar aqui.

 

 

 

Estou aplicando semanalmente 250mg de duratrston de farmácia, já estou na nona semana, a intenção é fazer uso contínuo. 

 

 

 

Logo após a segunda aplicação senti sensibilidade mamária, entrei com tamoxifeno o meu estradiol estava em 3,2. Fiz 2 semanas com 20mg de tamoxifeno e a sensibilidade passou.

 

 

 

Na 7 semana voltei a sentir sensibilidade, entrei com taxomifeno 40mg por mais duas semanas, senti um inchaço no mamilo, mas nada de caroço.

 

 

 

Passado essas duas semanas de tamoxifeno fiz alguns exames, pq meu libido estava praticamente zerado, ereção fraca, dores de cabeça e indisposição, cheguei até a pensar ou é estradiol alto, mas devido a surto de dengue e covid, não quis colocar a culpa nos eas.

 

 

 

Resultados

 

Testo total 1260 ng/dl

 

Testo livre 910 ng/dl

 

Shbg 47 pmol/L

 

Estradiol 4,7 ng/dl

 

Progesterona 32ng/dl

 

Prolactina: 8 microg/ml

 

LH 3.0 UI/L

 

FSH 2.7UI/L

 

 

 

Dúvidas em tópicos

 

 

 

1- A relação Testo estradiol apresentada nos exames está boa, porém sintomas clínicos de baixo libido, ereção, disposição me deixa na dúvida se devo entrar com anastrol e, lowdose ou nao. O que vcs acham?

 

 

 

2 - A quem defenda o uso de HCG durante TRT ou cruise, por influenciar na cascata de colesterol e neurotransmissores que importaria na libido, seria válido testar o uso de hcg antes de entrar com a astro.?

 

 

 

3 - o inchaço no mamilo pode ser devido a subida da progesterona está ali no limite, possivelmente baixando o estradiol ela deva acompanhar. O que acham?

 

 

 

4 - Faço aplicação de 250mg de durateston semanal (1ml), de forma fracionada 3 aplicações semanais para evitar oscilações plasmática.

 

 

 

Feito as devidas observações,aguardo a opinião dos srs.

 

 

 

Obrigado.

 

Editado por alemaogym84
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual seu BF?

Eu to aplicando 1ml em um intervalo parecido e não uso anastro com frequência. Uso 0,50 por semana no dia da aplicação e olhe lá (tamox nunca usei). Mesmo assim não tenho sintomas do estradiol alto. No último exame (dez/23) ele estava alto, mas a testo também estava 4x a minha normal, então alto sim, mas sem sintomas. 

O médico me disse para não usar nesse caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/02/2024 em 17:19, Guetta disse:

Qual seu BF?

Eu to aplicando 1ml em um intervalo parecido e não uso anastro com frequência. Uso 0,50 por semana no dia da aplicação e olhe lá (tamox nunca usei). Mesmo assim não tenho sintomas do estradiol alto. No último exame (dez/23) ele estava alto, mas a testo também estava 4x a minha normal, então alto sim, mas sem sintomas. 

O médico me disse para não usar nesse caso.

Está em 16%. É que a sua dose de 0,5 semana já joga o e2 uns 50 a 70 pontos para baixo. Tô pensando em jogar 0,2 a 0,3 semana para ver. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/02/2024 em 16:46, alemaogym84 disse:

 

Boa tarde, sou novo por aqui. Desculpem se a minha postagem não for pertinente, mas como são assuntos que se correlacionam achei que deveria postar aqui.

 

 

 

Estou aplicando semanalmente 250mg de duratrston de farmácia, já estou na nona semana, a intenção é fazer uso contínuo. 

 

 

 

Logo após a segunda aplicação senti sensibilidade mamária, entrei com tamoxifeno o meu estradiol estava em 3,2. Fiz 2 semanas com 20mg de tamoxifeno e a sensibilidade passou.

 

 

 

Na 7 semana voltei a sentir sensibilidade, entrei com taxomifeno 40mg por mais duas semanas, senti um inchaço no mamilo, mas nada de caroço.

 

 

 

Passado essas duas semanas de tamoxifeno fiz alguns exames, pq meu libido estava praticamente zerado, ereção fraca, dores de cabeça e indisposição, cheguei até a pensar ou é estradiol alto, mas devido a surto de dengue e covid, não quis colocar a culpa nos eas.

 

 

 

Resultados

 

Testo total 1260 ng/dl

 

Testo livre 910 ng/dl

 

Shbg 47 pmol/L

 

Estradiol 4,7 ng/dl

 

Progesterona 32ng/dl

 

Pró-ativa 8 microg/ml

 

LH 3.0 UI/L

 

FSH 2.7UI/L

 

 

 

Dúvidas em tópicos

 

 

 

1- A relação Testo estradiol apresentada nos exames está boa, porém sintomas clínicos de baixo libido, ereção, disposição me deixa na dúvida se devo entrar com anastrol e, lowdose ou nao. O que vcs acham?

 

 

 

2 - A quem defenda o uso de HCG durante TRT ou cruise, por influenciar na cascata de colesterol e neurotransmissores que importaria na libido, seria válido testar o uso de hcg antes de entrar com a astro.?

 

 

 

3 - o inchaço no mamilo pode ser devido a subida da progesterona está ali no limite, possivelmente baixando o estradiol ela deva acompanhar. O que acham?

 

 

 

4 - Faço aplicação de 250mg de durateston semanal (1ml), de forma fracionada 3 aplicações semanais para evitar oscilações plasmática.

 

 

 

Feito as devidas observações,aguardo a opinião dos srs.

 

 

 

Obrigado.

 

 

Seu estradiol está muito baixo, causou desbalanco entre testo total, prolactina e dht, por isso a baixa libido e ereção.

Descontinue qualquer medicamento por agora e deixe aromatizar um pouco. E2 perto da casa dos 40 não causa gineco.

 

Referente a progesterona, naqueles valores significa que vc não está grávido. Ainda bem. O exame a ser feito seria prolactina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/02/2024 em 19:09, Vitor_Maromba disse:

 

Seu estradiol está muito baixo, causou desbalanco entre testo total, prolactina e dht, por isso a baixa libido e ereção.

Descontinue qualquer medicamento por agora e deixe aromatizar um pouco. E2 perto da casa dos 40 não causa gineco.

 

Referente a progesterona, naqueles valores significa que vc não está grávido. Ainda bem. O exame a ser feito seria prolactina.

Vitor, obrigado pelos apontamentos.

 

Em relação a prolactina eu fiz deu 8, já fiz a correção na postagem.

Dht o exame ainda não ficou pronto.

 

Mas o fato de ter tido sensibilidade mamária e ter usado tamoxi já não é um alerta para gineco? 

 

A progesterona um pouco mais alta pode dar essa sensação de inchaço no mamilo ?

 

** o estradiol em pg/ml seria 47. Mesmo assim considera baixo ?

 

Obrigado.

Editado por alemaogym84
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/02/2024 em 19:25, alemaogym84 disse:

Vitor, obrigado pelos apontamentos.

 

Em relação a prolactina eu fiz deu 8, já fiz a correção na postagem.

Dht o exame ainda não ficou pronto.

 

Mas o fato de ter tido sensibilidade mamária e ter usado tamoxi já não é um alerta para gineco? 

 

A progesterona um pouco mais alta pode dar essa sensação de inchaço no mamilo ?

 

** o estradiol em pg/ml seria 47. Mesmo assim considera baixo ?

 

Obrigado.

 

Ahhhh, agora sim.

 

Prolactina ok.

Estradiol pode controlar somente com anastro, 0.5mg ds3dn.

 

Fique umas semanas somente dessa maneira, veja se melhora.

 

Caso melhore, refaça os exames e veja o nv que se encontram.

 

Se não melhorar, encurta mais a dose de anastro para 0.5mg ds2dn.

 

Retire o tamox. Meia vida dele meio longa, vai demorar umas 3 semanas a sumir do organismo.

 

Edit: com essa dose de anastro não deve apresentar sensibilidade.

 

Um ponto a julgar é o quanto de musculatura vc tem. Se ainda for pouca, essa testo pode estar em excesso e indo justamente pros receptores de colaterais. 

 

De qualquer maneira, pare tamox, mantenha somente o anastro, 4 semanas e vamos ver se fica ok ateh lá.

 

Abraço.

Editado por Vitor_Maromba
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/02/2024 em 19:38, Vitor_Maromba disse:

 

Ahhhh, agora sim.

 

Prolactina ok.

Estradiol pode controlar somente com anastro, 0.5mg ds3dn.

 

Fique umas semanas somente dessa maneira, veja se melhora.

 

Caso melhore, refaça os exames e veja o nv que se encontram.

 

Se não melhorar, encurta mais a dose de anastro para 0.5mg ds2dn.

 

Retire o tamox. Meia vida dele meio longa, vai demorar umas 3 semanas a sumir do organismo.

 

 

Ótimo.

Qual nível de equilibro vc considera normal para não ter colaterais de estradiol para esses níveis de testo total 1.300 a 1.500?

 

Deixa o estradiol na faixa dos 30  e dht de 80 a 100 ? 

 

E sobre o anastrazol vc vê necessidade de usar durante todo o cruse ?

Editado por alemaogym84
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...