Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

TGO/TGP Alterados (Provavelmente devido a Oxan)


Posts Recomendados

Valeu galera!
Vocês são foda!

 

Conversei com meu nutricionista esportivo e ele também citou que esse valor era esperado. Disse que pode manter a dosagem sem problema, mas fazendo exames a cada 2-3 semanas pra ficar de olho.

 

Porém ao invés de 50mg, baixarei pra 40mg/dia, já que começarei o uso do enantato a partir de amanhã.

 

VALEU!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 01/10/2022 em 12:53, jaohetta disse:

Valeu galera!
Vocês são foda!

 

Conversei com meu nutricionista esportivo e ele também citou que esse valor era esperado. Disse que pode manter a dosagem sem problema, mas fazendo exames a cada 2-3 semanas pra ficar de olho.

 

Porém ao invés de 50mg, baixarei pra 40mg/dia, já que começarei o uso do enantato a partir de amanhã.

 

VALEU!

Passa com um médico se possivel para acompanhar. Valores chegarem a 4x a normalidade pode ligar uma sirene vermelha na tua cabeça. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/10/2022 em 13:00, Mechant disse:

Passa com um médico se possivel para acompanhar. Valores chegarem a 4x a normalidade pode ligar uma sirene vermelha na tua cabeça. 

 

Ja ta marcado o medico. Eu so fiquei preocupado, mas a maioria das pessoas que entendem de bizu ja disseram que era normal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/10/2022 em 12:53, Mechant disse:

Que loucura dizer que TGO e TGP podem se alterar 10x sem significado clínico kkk

Com 10x de TGO e TGP alterado o maluco já tá intoxicado de tanta bilirrubina e ficando verde igual ao Shrek. Gama GT se altera, principalmente, quando há dano aos canaliculos biliares.

 

 

 

Se você estiver usando algum medicamento hepatotóxico, sim, vai ter alteração no TGO e TGP, isso não quer dizer que vai ter problemas, mas sim que o está tendo maior trabalho no momento.

Se você faz exames com o uso do fármaco, óbvio que vai dar alterado.

 

Aliás, eu disse que pode chegar a 10x dos valores de referência e não que é comum isso ocorrer.

 

 

Editado por tmz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/10/2022 em 13:32, jaohetta disse:

Ja ta marcado o medico. Eu so fiquei preocupado, mas a maioria das pessoas que entendem de bizu ja disseram que era normal

 

Se pegar um médico com conhecimento limitado na área, vai te colocar um monte de minhocas na cabeça.

 

Faz exame dos outros marcadores hepáticos, sem TGO e TGP e analisa esses.

Enquanto estiver usando drogas hepatotóxicas, você faz TGO e TGP apenas pra analisar em conjunto com o resto, mas não se prenda a eles.

É a mesma coisa que fazer LH e FSH usando testosterona, vai estar praticamente zerado, isso não quer dizer que você é hipogonádico.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/10/2022 em 08:52, tmz disse:

 

Se você estiver usando algum medicamento hepatotóxico, sim, vai ter alteração no TGO e TGP, isso não quer dizer que vai ter problemas, mas sim que o está tendo maior trabalho no momento.

Se você faz exames com o uso do fármaco, óbvio que vai dar alterado.

 

Aliás, eu disse que pode chegar a 10x dos valores de referência e não que é comum isso ocorrer.

 

 

TGO e TGP são marcadores de danos ao hepatocito 

Hepatocito com danos captam menos bilirrubina de forma passiva, logo, você teria um aumento nas frações da bilirrubina a custa da bilirrubina indireta.

Ou seja, não faz sentido dosá-la de forma isolada, pois você já sabe a custas de qualquer fração estará aumentada (indireta) 

Gama GT pra uma pessoa tomando esses venenos de forma isolada menos ainda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/10/2022 em 08:52, tmz disse:

 

Se você estiver usando algum medicamento hepatotóxico, sim, vai ter alteração no TGO e TGP, isso não quer dizer que vai ter problemas, mas sim que o está tendo maior trabalho no momento.

Se você faz exames com o uso do fármaco, óbvio que vai dar alterado.

 

Aliás, eu disse que pode chegar a 10x dos valores de referência e não que é comum isso ocorrer.

 

 

TGO e TGP não são marcadores de excesso de trabalho aos hepatocitos, mas sim de dano. 

 

Sugiro a leitura de materia básica de fisiologia e patologia antes de sair espalhando desinformação pela Internet, como aqui:

 

https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/distúrbios-hepáticos-e-biliares/exames-para-distúrbios-hepáticos-e-biliares/exames-laboratoriais-para-fígado-e-da-vesícula-biliar

 

Obs: Ast e Alt ali são os outros nomes de TGO e TGP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As transaminases tendem a se alterar durante o uso de esteroides, principalmente orais.

Esse efeito eh normal e esperado durante o uso, depois de cessado voltam a normalidade.

 

Sinceramente se seus exames eram normais antes de iniciar o ciclo,  não vejo motivos pra preocupação agora.

 

Se após o fim da utilização seus exames estiverem ainda fora do contexto (simples treino causa alteracao), vale exames mais completos, tgo, tgp,  ggt, fa, ldh e ck, e após estes imagem.

 

Cara, de boa, se não vai fazer uso contínuo relaxa. Se a ideia eh usar continuamente lembre se que vc não eh o wolverine.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/10/2022 em 17:23, Mechant disse:

TGO e TGP não são marcadores de excesso de trabalho aos hepatocitos, mas sim de dano. 

 

Sugiro a leitura de materia básica de fisiologia e patologia antes de sair espalhando desinformação pela Internet, como aqui:

 

https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/distúrbios-hepáticos-e-biliares/exames-para-distúrbios-hepáticos-e-biliares/exames-laboratoriais-para-fígado-e-da-vesícula-biliar

 

Obs: Ast e Alt ali são os outros nomes de TGO e TGP

 

Distúrbios hepáticos em indivíduos sem uso de fármacos é uma coisa completamente diferente.

Analisar TGP e TGO de forma isolada é irrelevante, não vou ficar discutindo com você porque nem tempo pra isso tenho, só tome cuidado ao afirmar que estou espalhando desinformação, não é porque você está lendo alguns links na internet que tem conhecimento pra dar esse tipo de "carteirada" em outros usuários, se você tem uma visão diferente e quer expor ela, estamos em um fórum, faça isso, mas não venha dizer que estou espalhando desinformação pois faço o possível para ajudar quem posso por aqui.

 

AST e ALT se alteram com o uso de drogas, treino, entre outras variáveis, não faz o menor sentido se preocupar com análise isolada desses marcadores.

 

Editado por tmz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

 

Deve-se analisar o contexto em que este exame se insere, as aminotransferases não devem ser avaliadas apenas observando seus números absolutos. O ideal é analisar a curva de valores que permitiria identificar se há continuação ou interrupção do fator lesivo. Como se trata de um marcador inespecífico de dano hepático, as causas de elevação podem ser diversas, exercício físico (que normalmente tem elevação mais discreta de TGO), medicamentos, hemocromatose, hepatites virais, doença de wilson...

A elevação que você apresenta é leve, e a causa provável é conhecida, o que eu recomendaria é continuar acompanhando a curva de evolução, não precisa acender sirene vermelha nenhuma...

Pra quem interessar, as alterações podem ser dividias em: leves, menor que 5x o limite superior da referência; moderada, entre 5 a 10 vezes o limite superior da referência; e graves, maiores que 10 vezes o limite superior da referência. Vale ressaltar, no entanto, que as lesões hepáticas crônicas também podem se encaixar nesse tipo de elevação leve. Já as elevações moderadas a graves devem servir de alerta para condições agudas (medicamentos geralmente) potencialmente nocivas à função hepática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...