Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

TGO/TGP Alterados (Provavelmente devido a Oxan)


Posts Recomendados

Então.

Estava fazendo uso da Oxan (50mg/dia. Junto com a dura, que descobri que estava subdosada) e estou atualmente na terceira semana.

Hoje fiz exames e, como esperado, deu TGO/TGP alterados.

 

Screen-Shot-2022-09-30-at-5-43-23-PM.png

 

Vou remarcar o médico, mas pelo que entendi, a TGP está (extremamente) elevada, correto?

 

Estou na dúvida se eu cesso a oxan por algumas semanas pra ver se volta ao normal, ou se baixo a dosagem.

 

Dicas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

TGO e TGP estão alterados porque está usando a oxan, rs.

Isso quer dizer que está "intoxicado", o ideal é fazer gama gt e bilirrubinas pra ver a real função do fígado como está, tgo e tgp quando se está usando um fármaco hepatotóxico vai alterar, aliás alteram por diversos motivos.

 

Alteram até 10x o valor de referência e isso não quer dizer nada, apenas que existe um maior trabalho no momento. Fígado se recupera após descontinuar o uso do fármaco agressor, o ideal é não ficar abusando por muito tempo e se faz uso várias vezes ao ano de drogas hepatotóxicas lembre-se de fazer também exame de imagem.

Editado por tmz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/09/2022 em 17:53, tmz disse:

TGO e TGP estão alterados porque está usando a oxan, rs.

Isso quer dizer que está "intoxicado", o ideal é fazer gama gt e bilirrubinas pra ver a real função do fígado como está, tgo e tgp quando se está usando um fármaco hepatotóxico vai alterar, aliás alteram por diversos motivos.

 

Alterar eu sabia que ia alterar (até citei que era esperado), mas não esperava tão alta assim do TGP.

Acho que cessarei e refarei os exames daqui a 2 semanas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/09/2022 em 17:50, Rfl19 disse:

Tbm estou com ambas na casa dos 70

Se alguém pudesse explicar 

Tem que ver quais fármacos voce esta utilizando.

 

Oxan é hepatotoxica, entao eu ja esperava o TGP/TGP elevados. Mas não sabia que alteraria tanto o TGP (mais do que o dobro do limite).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TGO e TGP são marcadores muito sensíveis e somente eles não dão informações completas sobre a função hepática.

Repita-os daqui 15 dias e acrescente Gama GT, Bilirrubinas e Fosfatase Alcalina. Se ainda tiverem altos (ou mais do que agora), faça um exame de imagem abdômen superior.

Por experiência própria, todos os exames que eu disse acima alteraram no meu organismo recentemente (e alterações muito mais altas que as suas) e quando fiz exames de imagem, não tinha absolutamente nada no fígado e nem nos outros órgãos: todos perfeitos, sem gordura, sem lesões e sem nada.

Fique tranquilo!

Editado por umaprendiz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/09/2022 em 17:55, jaohetta disse:

Alterar eu sabia que ia alterar (até citei que era esperado), mas não esperava tão alta assim do TGP.

Acho que cessarei e refarei os exames daqui a 2 semanas.

 

Normal e esperado, não tem necessidade nenhuma de cessar o uso, oxan não é tão danosa, tem casos em que tgo e tgp ficam 10x acima do teto da referência.

 

Acaba o uso como programado e depois faz o check-up, figado recupera rápido.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/10/2022 em 08:43, tmz disse:

 

Normal e esperado, não tem necessidade nenhuma de cessar o uso, oxan não é tão danosa, tem casos em que tgo e tgp ficam 10x acima do teto da referência.

 

Acaba o uso como programado e depois faz o check-up, figado recupera rápido.

 

 

Em 30/09/2022 em 17:57, jaohetta disse:

Tem que ver quais fármacos voce esta utilizando.

 

Oxan é hepatotoxica, entao eu ja esperava o TGP/TGP elevados. Mas não sabia que alteraria tanto o TGP (mais do que o dobro do limite).

 

Experimementa medir o TGP depois de tomar paracetamol ou ibuprofeno kkk ou fazendo tratamento com roacutan kk

Editado por Zanne
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/09/2022 em 17:53, tmz disse:

TGO e TGP estão alterados porque está usando a oxan, rs.

Isso quer dizer que está "intoxicado", o ideal é fazer gama gt e bilirrubinas pra ver a real função do fígado como está, tgo e tgp quando se está usando um fármaco hepatotóxico vai alterar, aliás alteram por diversos motivos.

 

Alteram até 10x o valor de referência e isso não quer dizer nada, apenas que existe um maior trabalho no momento. Fígado se recupera após descontinuar o uso do fármaco agressor, o ideal é não ficar abusando por muito tempo e se faz uso várias vezes ao ano de drogas hepatotóxicas lembre-se de fazer também exame de imagem.

Que loucura dizer que TGO e TGP podem se alterar 10x sem significado clínico kkk

Com 10x de TGO e TGP alterado o maluco já tá intoxicado de tanta bilirrubina e ficando verde igual ao Shrek. Gama GT se altera, principalmente, quando há dano aos canaliculos biliares.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...