Ir para conteúdo

Informação Importante Sobre A Lactose

thiagobass

Posts Recomendados

Postado (editado)

Fala ograda do Hipertrofia!

Acredito que muita gente aqui ja conheça o portal "bebaleite.com.br" lá você encontra todas informações sobre leite e derivados.

Depois de vários tópicos e discussões sobre o leite e a lactose no nosso forúm decidi ir no site bebaleite.com.br e fazer algumas perguntas aos profissionais de lá para tentar exclarecer minha dúvidas.

Expliquei que pratico musculação e perguntei; "A lactose provinda do leite atrapalharia a absorção de aminoácidos (BCAA) ou de suplementos que tomo (whey protein, albumina, milk protein.

E me enviaram a seguinte resposta, vou postar aqui pra contribuir com a galera.

@@@@@

Caro Thiago,

Em primeiro lugar gostaria de agradecer sua visita e seu interesse pelo nosso site.

Demorei muito para responder sua pergunta, pois fui atrás de fontes fidedignas para que pudesse esclarecer a sua questão.

Sei o quanto é importante para atletas, principalmente para você que pratica fisiculturismo a adoção de uma boa proteína para que haja o aumento de tamanho da massa muscular.

Depois de muito pesquisar e perguntar a colegas de trabalho,notei que nenhum artigo cientifico comprova que a lactose intefere na absorção de aminoácidos, principalmente os ramificados (BCCA’s).

Lactose é um tipo de açúcar (dissaccarídeo) formado por dois monossacarídeos: glicose e galactose, produzida exclusivamente por glândulas mamárias de mamíferos. Para ser absorvida a lactose precisa da lactase, enzima produzida no intestino delgado.

A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir total ou parcialmente o açúcar do leite (lactose) devido à deficiência da enzima lactase, produzida pelas células que revestem o intestino delgado.

O teor de lactose do leite de vaca in natura corresponde a 4%.

Hoje em dia há uma corrente que defende a idéia de que leite não é um alimento saudável. As pessoas confundem a lactose que é um tipo de carboidrato como um vilão.

Gostaria que soubesse que o leite contém todos os 10 aminoácidos essenciais e, inclusive os três aminoácidos de cadeia ramificada, presentes em elevada concentração. Por isso o leite é um alimento ideal para os praticantes de atividade física, em especial os atletas profissionais, ajudando na reparação muscular. Aconselho que você ingira 2 copos de leite desnatado por dia para ajudar na manutenção da saúde e um melhor performance. Aliás, a proteína que você comenta fazer uso é um sub produto do soro do leite.

A proteína de soro é rica em aminoácidos ramificados (BCAA’s), leucina, isoleusina,

valina (sobretudo a leucina), que são essenciais para o processo de desenvolvimento

muscular porque estimulam a síntese proteica que desta forma fornece aminoácidos

essenciais para reconstruir a proteína muscular. Além disso,

numerosos estudos têm demonstrado que a proteína de soro pode ajudar a

reduzir o risco de alguns cancros, melhorar a função imunológica, reduzir a pressão

arterial e potenciar o rendimento.

Pelo que você acaba de ler a adoção do leite desnatado batido com a Whey é uma questão pessoal. Mesmo, porque ingerir Whey com água é horrível. Pelo menos, meus pacientes não gostam.

Você não precisa tomar 1 litro de leite por dia. Ingira dois copos de leite desnatado ou derivados do leite diariamente. Se preferir use sua Whey com bebida a base de soja light ou com leite com baixo teor de Lactose.

Os leites especiais com baixo teor de lactose têm como diferencial a baixa concentração de lactose. Enquanto 1 litro de leite comum possui em média 4,9g de lactose, os leites com baixo teor de lactose possuem apenas 1g, quantidade digerível por muitas pessoas que possuem Intolerância a Lactose. Porém, com relação ao valor calórico é igual ao do leite integral.

Em média, 1 copo de 200 ml de leite integrai baixo teor de lactose possui 114 cal.

Vale aqui uma ressalva muito importante. Tome muito cuidado com excesso na ingestão de proteínas, inclusive de suplementos. O excesso de proteínas pode afetar os ossos e prejudicar o funcionamento renal. As proteínas são nutrientes importantes para a construção e manutenção dos órgãos, síntese de hormônios e enzimas. Elas estão em maior concentração nas carnes, peixes, leite, ovos e grãos. Quando ingeridas em excesso, as proteínas deixam um resíduo ácido no organismo, situação propícia para estimular a saída de cálcio dos ossos e a eliminação pela urina.

Espero ter contribuído de alguma forma para que você possa fazer uma escolha. Fico a sua disposição para eventuais esclarecimentos. Atenciosamente, Dra. Heloisa Tavares

Nutricionista.

No começo ela afirma que não há estudo comprovado que a lactose atrapalharia na absorção de aminoácidos.

Seguindo essa informação, por que evitar o leite como muitos pregam aqui então ?

Editado por thiagobass
Postado

vlw Edu.

Outra coisa que esqueci de postar é que quando fiz a pergunta. Especifiquei horários da ingestão do leite, como no pré e pós treino.

Então ela afirmou que até nesses horarios nao haveria problema nenhum.

Postado

Vale aqui uma ressalva muito importante. Tome muito cuidado com excesso na ingestão de proteínas, inclusive de suplementos. O excesso de proteínas pode afetar os ossos e prejudicar o funcionamento renal. Dra. Heloisa Tavares

Nutricionista.

No começo ela afirma que não há estudo comprovado que a lactose atrapalharia na absorção de aminoácidos.

Seguindo essa informação, por que evitar o leite como muitos pregam aqui então ?

Há estudos que comprovam, também, que a alta ingestão de proteinas não faz mal para o funcionamento renal, e ela não exitou em afirmar isto. Agora só porque não há estudo comprovando a interferência da lactose na absorção dos aminoácidos, não significa que de fato ela (lactose) não possa atrapalhar de alguma forma.

Dra. Heloisa Tavares seria a mesma "Profª Dr. Marcia Heloísa Tavares de Figueiredo Lima" professora da universidade fluminense?

Na minha opnião eu acho difícil impor exatidão nesse tipo de ciência. Mesmo assim, não acredito que o consumo de leite podera, de alguma forma, atrapalhar meu desenvolvimento.

Postado

Há estudos que comprovam, também, que a alta ingestão de proteinas não faz mal para o funcionamento renal, e ela não exitou em afirmar isto. Agora só porque não há estudo comprovando a interferência da lactose na absorção dos aminoácidos, não significa que de fato ela (lactose) não possa atrapalhar de alguma forma.

Dra. Heloisa Tavares seria a mesma "Profª Dr. Marcia Heloísa Tavares de Figueiredo Lima" professora da universidade fluminense?

Na minha opnião eu acho difícil impor exatidão nesse tipo de ciência. Mesmo assim, não acredito que o consumo de leite podera, de alguma forma, atrapalhar meu desenvolvimento.

Realmente não há evidências suficientes que comprovem o excesso de proteínas com má função renal.

Não vou afimar que nao há, mas eu pelo menos nunca vi um "estudo" que afirmasse que a lactose atrapalha na absorção de nutrientes, tudo que li até hoje foram especulaçoes pelo fato da lactose não ser totalmente digerida por "algumas pessoas".

Não sei te dizer se a Nutricionista é a mesma da universidade fluminense, posso pergunta para ela e depois te falo.

Também acho muito difícil chegar a conclusões exatas, por isso sempre procuro a "melhor" verdade para seguir até alguem provar o contrário.

abs, Thiago.

Postado

"Você não precisa tomar 1 litro de leite por dia". :blink:

Eu tomo 1 litro e acho pouco, até porque se eu pudesse (se mamãe não reclamasse) eu parava de tomar água pra mandar só leitinho gelado, bom demais.

Quando eu crescer eu vou colocar umas 3 vacas no quintal de casa e mandar uns 5 litros por dia.

Muitos podem até falar que fisiculturistas não tomam leite e bla bla bla, mas hipoteticamente falando: Mesmo que prejudique em algo relativo à hipertrofia, eu não tiro isso da dieta nem (censurado).

"O excesso de proteínas pode afetar os ossos e prejudicar o funcionamento renal".

É normal, rim de marombeiro trabalha à 300 por hora. Eu tenho problema com uréia alta, já fui ao nefrologista e meu rim é zero bala, não tenho problemas.

Postado

Então pedrovisky eu tomo por volta de 1 litro por dia também e nunca tive problemas em relação aos ganhos.

Ainda mais que "hoje"(isso mesmo hoje) perdi o emprego vou cortar a suplementação e vou continuar somente na dextrose e na alimentação e vou até aumenta a ingestão de leite pras uns 2litros/dia.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...