Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Testosterona super baixa com 18 anos


Posts Recomendados

2 horas atrás, tmz disse:

 

Pra mim com clomid você volta sua testo.... só testando pra ter certeza, mas já vi gente com menos do que isso voltar.

 

É uma boa tentativa a se considerar, andei lendo alguns estudos acerca disso também, vamos ver né, o que não funciona nos outros talvez funcione em mim...

 

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0004-27302011000400005&lng=pt&nrm=iso

 

Fica a referência para quem quiser ler.

 

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302000000500012

 

Esse estudo mostra um pouco mais.

Editado por victorhn__
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

E ai pessoal, atualizando o post.

 

Bom, hoje de manhã tive minha consulta com a endócrina, ela falou o seguinte que realmente para a idade não era normal os níveis de testosterona no exame (aprox. 200) na época que eu tinha 18 e que agora eu teria que ficar 3-4 meses sem nada (incluindo não fazer tpc ou utilizar qualquer outro fármaco) para iniciar uma investigação, porém ela reforçou bastante a questão da TRT (sem eu ter comentado), que poderia e provavelmente deveria fazer essa terapia mas não entrou em detalhes.

Editado por victorhn__
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, victorhn__ disse:

E ai pessoal, atualizando o post.

 

Bom, hoje de manhã tive minha consulta com a endócrina, ela falou o seguinte que realmente para a idade não era normal os níveis de testosterona no exame (aprox. 200) na época que eu tinha 18 e que agora eu teria que ficar 3-4 meses sem nada (incluindo não fazer tpc ou utilizar qualquer outro fármaco) para iniciar uma investigação, porém ela reforçou bastante a questão da TRT (sem eu ter comentado), que poderia e provavelmente deveria fazer essa terapia mas não entrou em detalhes.

pra saber se tu precisa de TRT, não seria ideal apenas um único e isolado exame de testosterona total. O ideal seria repetir o exame pra ela tirar as próprias conclusões e esperar que ela peça outros exames de dosagem hormonal (LH, FSH, PRL) pra te certificar de que de fato tu tem um problema testicular ou na hipófise. tem casos onde a pessoa tem varicocele, teve orquite (ambos podem acometer os testiculos e prejudicar a produção hormonal) e as vezes passa despercebido pelos médicos, porque eles não fazem exame detalhado no paciente...que as vezes se sente constrangido por ter que ficar nu. 

 

até existem endocrinopatias que justifiquem isso de tu estar com esse valor mais baixo, mas também pode ser alteração por uso de fármacos antes do exame...tu tem que ter certeza de que tu não está tomando medicações que interfiram no método que o lab usa. Se eu te disser que a até a biotina (vit B7) interfere em alguns ensaios laboratoriais...e interfere muito.

 

realmente não é nada agradável pra um cara de 18 anos (e de nenhuma idade) estar com 200ng/dl de testosterona total e se tu precisar repor, tudo bem então.

Editado por matheuskr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, matheuskr disse:

pra saber se tu precisa de TRT, não seria ideal apenas um único e isolado exame de testosterona total. O ideal seria repetir o exame pra ela tirar as próprias conclusões e esperar que ela peça outros exames de dosagem hormonal (LH, FSH, PRL) pra te certificar de que de fato tu tem um problema testicular ou na hipófise. tem casos onde a pessoa tem varicocele, teve orquite (ambos podem acometer os testiculos e prejudicar a produção hormonal) e as vezes passa despercebido pelos médicos, porque eles não fazem exame detalhado no paciente...que as vezes se sente constrangido por ter que ficar nu. 

 

até existem endocrinopatias que justifiquem isso de tu estar com esse valor mais baixo, mas também pode ser alteração por uso de fármacos antes do exame...tu tem que ter certeza de que tu não está tomando medicações que interfiram no método que o lab usa. Se eu te disser que a até a biotina (vit B7) interfere em alguns ensaios laboratoriais...e interfere muito.

 

realmente não é nada agradável pra um cara de 18 anos (e de nenhuma idade) estar com 200ng/dl de testosterona total e se tu precisar repor, tudo bem então.

 

A consulta que eu tive foi muito rápida, até estranhei... mas é isso aí, vamos ver no que vai dar, na hora esqueci de perguntar umas coisas por nervoso

 

Talvez leve até mais de 3-4 meses para encontrar a causa

Editado por victorhn__
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, victorhn__ disse:

 

A consulta que eu tive foi muito rápida, até estranhei... mas é isso aí, vamos ver no que vai dar, na hora esqueci de perguntar umas coisas por nervoso

 

Talvez leve até mais de 3-4 meses para encontrar a causa

capaz, não precisa levar tanto tempo. se tu tiver convênio médico, já sai pedindo exames de dosagem hormonal que justifiquem um quadro de hipogonadismo e exames complementares (ultrassonografia testicular, ressonância magnética da sela turcica). eu sei que parece "loucura" pedir isso tudo, mas não é tão incomum assim descobrir a causa orgânica da queda de testosterona, muitas vezes causadas até por um microprolactinoma, que só aparece no exame de imagem.  daí ela não vai ter desculpa pra te tratar...não sei se precisa sair tocando testosterona exógena no teu corpo, tem que ver a causa antes.

 

o que eu acho errado é tu ter que esperar pra te sentir bem, é muito diferente de estética...é qualidade de vida.  

 

 

@victorhn__ vou até citar meu exemplo, há anos atrás o médico brigando comigo dizendo que não iria pedir pra eu realizar uma ressonância magnética da sela turcica. bom, decidi fazer mesmo assim e tinha uma alteração causando o aumento da prolactina e derrubando minha testosterona. as vezes os médicos são teimosos.

Editado por matheuskr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, matheuskr disse:

capaz, não precisa levar tanto tempo. se tu tiver convênio médico, já sai pedindo exames de dosagem hormonal que justifiquem um quadro de hipogonadismo e exames complementares (ultrassonografia testicular, ressonância magnética da sela turcica). eu sei que parece "loucura" pedir isso tudo, mas não é tão incomum assim descobrir a causa orgânica da queda de testosterona, muitas vezes causadas até por um microprolactinoma, que só aparece n o exame de imagem.

 

o que eu acho errado é tu ter que esperar pra te sentir bem, é muito diferente de estética...é qualidade de vida.  

 

Então, eu na verdade comecei a usar hormônios porque eu me sinto bem, não ligando pra estética mas sendo consequência, me ajudou em muitas partes da vida, sexual, disposição e até no trabalho..

 

Eu simplesmente sai de um bostão que não conseguia levantar da cama (isso relatei mas os médicos parece q não ligam) para um cara que pode se sentir normal, fazer coisas no dia-a-dia sem quase morrer de indisposição

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, victorhn__ disse:

 

Então, eu na verdade comecei a usar hormônios porque eu me sinto bem, não ligando pra estética mas sendo consequência, me ajudou em muitas partes da vida, sexual, disposição e até no trabalho..

 

Eu simplesmente sai de um bostão que não conseguia levantar da cama (isso relatei mas os médicos parece q não ligam) para um cara que pode se sentir normal, fazer coisas no dia-a-dia sem quase morrer de indisposição

mas tu tá usando há quanto tempo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, victorhn__ disse:

Vai fechar uns 2-3 meses

tu tá usando por fora ou tu tá fazendo TRT? ah, se for TRT cancela tudo que eu falei: não há necessidade de se preocupar com o teu eixo hpt se tem um médico que te pôs em reposição hormonal, afinal de contas...a conduta deve ter sido porque tu precisava de qualquer forma.

 

sou completamente a favor de manter a testo em níveis ao menos no mid-range pra cima, sem testosterona o cara fica se sentindo muito bizarro.

Editado por matheuskr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, matheuskr disse:

tu tá usando por fora ou tu tá fazendo TRT? ah, se for TRT cancela tudo que eu falei: não há necessidade de se preocupar com o teu eixo hpt se tem um médico que te pôs em reposição hormonal, afinal de contas...a conduta deve ter sido porque tu precisava de qualquer forma.

É que foi o seguinte, eu tinha relatado esses sintomas para um médico e fisiculturista do meu primo e aí ele me informou da Durateston, etc, as dosagens fiz por conta minha mesmo (claro que fiquei estudando bastante tempo antes de fazer isso, mas também não sou expert) porque ele cobra R$500 e pouco por mês para acompanhar e tals, então comecei o uso e depois fiz aquele exame que disponibilizei aqui com o comparativo de um exame que tinha feito lá no passado (quando tinha ginecomastia/lipomastia), desde então acontece aqueles sintomas bons ali, disposição, melhora na vida sexual e etc.

 

Após checar os resultados eu estranhei aqueles números que estavam em 2018 e comecei a pensar nos sintomas clínicos que eu tinha antes dessa época como depois dela, entende? Eu falei pra médica que percebo que o que estou fazendo é errado, mas tirei uns benefícios desse "errado". O que achei interessante foi que ela não agiu com julgamentos ou dando sermão, apenas deu o aconselhamento e queria acompanhar (apesar de ter pedido os exames só para daqui 3-4 meses)

 

É que tem muita história, aí acabo me embananando em algumas coisas, se algo ficar confuso pergunte

Editado por victorhn__
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...