Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[DÚVIDA] 12g de proteína em 60g de feijão?


LucasR92

Posts Recomendados

Fiquei na dúvida em qual local mais apropriado pra criar esse tópico, acho que seria aqui, enfim

Não to botando muita fé nessa tabela nutricional do Feijão do Dia que tem aqui em casa

pesquisando aqui no fórum mesmo vejo falar de 4~6g em 100g de feijão.

E o do Dia informa 12g de proteína a cada 60g. Alguém que tenha mais conhecimento/experiencia acha que pode ser isso aí msm?

Editado por LucasR92
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Sim está correto, 100gr de feijão tem cerca de 20gr de proteína, aliás o feijão preto tem mais proteína, seguido do roxo e depois o carioca.

 

Só que tem um porém, esses valores são pra ele Cru. Como você não vai consumir cru e sim cozido...

 

Ele cozido tem cerca de 4/5gr proteina por porção de 100gr. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, CaçadorFantasma disse:

Sim está correto, 100gr de feijão tem cerca de 20gr de proteína, aliás o feijão preto tem mais proteína, seguido do roxo e depois o carioca.

 

Só que tem um porém, esses valores são pra ele Cru. Como você não vai consumir cru e sim cozido...

 

Ele cozido tem cerca de 4/5gr proteina por porção de 100gr. 

Entao, essa é outra dúvida que eu tenho. Porque pesquisando aqui no fórum aí eu li que na vdd os nutrientes não se perdem, mas só altera a proporção. Tipo, se eu pesar 100g cru e depois cozido, daria diferença de peso

Mas que 100g de cru e 100g de cozido teriam a mesma quantidade. Mas aí não tenho certeza de nada msm, é outra coisa que gostaria de saber

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, LucasR92 disse:

Entao, essa é outra dúvida que eu tenho. Porque pesquisando aqui no fórum aí eu li que na vdd os nutrientes não se perdem, mas só altera a proporção. 

 

Certo.

 

14 horas atrás, LucasR92 disse:

Tipo, se eu pesar 100g cru e depois cozido, daria diferença de peso.

 

Sim.

 

14 horas atrás, LucasR92 disse:

Mas que 100g de cru e 100g de cozido teriam a mesma quantidade. Mas aí não tenho certeza de nada msm, é outra coisa que gostaria de saber

 

Você já afirmou que: há alteração na proporção e diferença de peso. Logo não, tem como 100g cozido e 100g cru terem a mesma quantidade de peso.

 

Quando você pesa ele cru, você não está levando em consideração a água - eu não como feijão, então não sei se ele absorve a água ou só sobra o molho. Mas por exemplo, arroz e macarrão absorvem a água e dobram/triplicam seu tamanho e peso.

 

Já o frango na grelha, vai perder cerca de 30% do seu peso por desidratação, se você fizer 100g, você vai acabar com umas 70g.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Mr Nobody disse:

 

Certo.

 

 

Sim.

 

 

Você já afirmou que: há alteração na proporção e diferença de peso. Logo não, tem como 100g cozido e 100g cru terem a mesma quantidade de peso.

 

Quando você pesa ele cru, você não está levando em consideração a água - eu não como feijão, então não sei se ele absorve a água ou só sobra o molho. Mas por exemplo, arroz e macarrão absorvem a água e dobram/triplicam seu tamanho e peso.

 

Já o frango na grelha, vai perder cerca de 30% do seu peso por desidratação, se você fizer 100g, você vai acabar com umas 70g.

 

 

Obrigado pelas respostas...

Mas no caso ali dá ultima, voce não entendeu bem. 100g são 100g po. Eu disse em relação a pesar 100g cru e depois cozido pesar 100g também. E não pegar 100g e cozinhar e depois "achar" que essa quantidade teria 100g depois de cozido hahaha

Por isso até então eu acredito que se eu pesar depois de cozido 100g de feijão, estaria com os mesmos valores de 100g cru

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LucasR92 disse:

Obrigado pelas respostas...

Mas no caso ali dá ultima, voce não entendeu bem. 100g são 100g po. Eu disse em relação a pesar 100g cru e depois cozido pesar 100g também. E não pegar 100g e cozinhar e depois "achar" que essa quantidade teria 100g depois de cozido hahaha

Por isso até então eu acredito que se eu pesar depois de cozido 100g de feijão, estaria com os mesmos valores de 100g cru

 

Eu entendi. 

 

E a resposta que eu te dei é: água - que não adiciona nenhum macro, mas é absorvida ou evaporada dependendo do processo pelo qual você prepara sua comida.

 

Você prepara 100g de feijão cru e acaba com 300g de feijão cozido - só com a água que este absorveu, exclui o caldo. Essas 300g de feijão cozido terá o mesmo valor proteico de 100g de feijão cru. Essa diferença de peso se da unicamente pela água absorvida.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Mr Nobody disse:

 

Eu entendi. 

 

E a resposta que eu te dei é: água - que não adiciona nenhum macro, mas é absorvida ou evaporada dependendo do processo pelo qual você prepara sua comida.

 

Você prepara 100g de feijão cru e acaba com 300g de feijão cozido - só com a água que este absorveu, exclui o caldo. Essas 300g de feijão cozido terá o mesmo valor proteico de 100g de feijão cru. Essa diferença de peso se da unicamente pela água absorvida.

 

 

Ahh sim, sim. Isso eu já tinha pensado também

que aí tinha me gerado outra dúvida, se os valores nutricionais que constam nas embalagens são dos alimentos crus necessariamente. Ou já considerando o valor pós preparo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra se desapegar das informações dos rótulas, algumas vezes tendenciosas, uma saída seja usar a tabela TACO da Unicamp, para alimentos "reais".

Comida propriamente dita, p. ex., arroz, feijão, castanha, alcatra, salmão, batata, azeite de oliva, etc.

Sem contar que na tabela há esta distinção entre cru, cozido, frito, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...