Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Gema do ovo e doenças cardiovasculares?


Dawkinator

Posts Recomendados

Galera esse estudo mostra relação do consumo da gema com aumento de placas carótidas e a conclusão é que pessoas com riscos de doenças cardiovasculares devem evitar o consumo da gema.

Vejo que é consenso que o consumo de ovo não faz mal, então esse tipo de estudo é desconsiderado? e por qual razão?

 

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22882905

BACKGROUND

Increasingly the potential harm from high cholesterol intake, and specifically from egg yolks, is considered insignificant. We therefore assessed total plaque area (TPA) in patients attending Canadian vascular prevention clinics to determine if the atherosclerosis burden, as a marker of arterial damage, was related to egg intake. To provide perspective on the magnitude of the effect, we also analysed the effect of smoking (pack-years).

METHODS:

Consecutive patients attending vascular prevention clinics at University Hospital had baseline measurement of TPA by duplex ultrasound, and filled out questionnaires regarding their lifestyle and medications, including pack-years of smoking, and the number of egg yolks consumed per week times the number of years consumed (egg-yolk years).

RESULTS:

Data were available in 1262 patients; mean (SD) age was 61.5 (14.8) years; 47% were women. Carotid plaque area increased linearly with age after age 40, but increased exponentially with pack-years of smoking and with egg-yolk years. Plaque area in patients consuming <2 eggs per week (n = 388) was 125 ± 129 mm(2), versus 132 ± 142 mm(2) in those consuming 3 or more eggs per week (n = 603); (p < 0.0001 after adjustment for age). In multiple regression, egg-yolk years remained significant after adjusting for coronary risk factors.

INTERPRETATION:

Our findings suggest that regular consumption of egg yolk should be avoided by persons at risk of cardiovascular disease. This hypothesis should be tested in a prospective study with more detailed information about diet, and other possible confounders such as exercise and waist circumference.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Porque isso são estudos observacionais/epidemiológicos. E relação não é igual a causalidade. Não conheço o estudo na íntegra, não sei que outras variaveis foram eliminadas/ tidas em consideração. Ou seja, que outros estilos de vida, habitos alimentares, também foram estudados e relacionados, além da gema do ovo. Ou seja, ver os outliers. Em todo o estudo estatistico, é fundamental ter em conta os outliers.

 

Por fim, doença cardiovascular tem origem na inflamação. Não é no colesterol alimentar. De forma simples, e sem entrar em pormenores

técnicos, estilos de vida inflamatórios, resistência à insulina, aumentam a inflamação, vão ativar a entrada de macrófagos e citocinas inflamatórias na parede das artérias, oxidando o colesterol e lípidos séricos, e transformando as lipoproteínas das LDL mais pequenas e densas, entupindo os vasos sanguíneos. Além disso, a resistência a insulina e consequentes níveis elevados de glicemia, criam processos de glicação na parede dos vasos, e tornam o sangue num estado de maior probabilidade de coagulação.

 

Isto sim, é que causa a doença cardio e cerebrovascular de origem aterotrombótica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No próprio estudo fala que é necessário mais pesquisa.

 

Média de idade dos participantes do estudo: 61,5 anos. Será que aspectos relacionados a outros hábitos durante mais de 60 anos de vida foram levados em consideracäo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 10/05/2018 em 09:45, us_pt_nursepractitioner disse:

Porque isso são estudos observacionais/epidemiológicos. E relação não é igual a causalidade. Não conheço o estudo na íntegra, não sei que outras variaveis foram eliminadas/ tidas em consideração. Ou seja, que outros estilos de vida, habitos alimentares, também foram estudados e relacionados, além da gema do ovo. Ou seja, ver os outliers. Em todo o estudo estatistico, é fundamental ter em conta os outliers.

 

Por fim, doença cardiovascular tem origem na inflamação. Não é no colesterol alimentar. De forma simples, e sem entrar em pormenores

técnicos, estilos de vida inflamatórios, resistência à insulina, aumentam a inflamação, vão ativar a entrada de macrófagos e citocinas inflamatórias na parede das artérias, oxidando o colesterol e lípidos séricos, e transformando as lipoproteínas das LDL mais pequenas e densas, entupindo os vasos sanguíneos. Além disso, a resistência a insulina e consequentes níveis elevados de glicemia, criam processos de glicação na parede dos vasos, e tornam o sangue num estado de maior probabilidade de coagulação.

 

Isto sim, é que causa a doença cardio e cerebrovascular de origem aterotrombótica.

Valeu pela resposta...

Eu conversei com meu médico sobre isso e ele me apontou esse estudo que mostra tanto as lipoproteínas grandes ou pequenas aumenta o risco de doenças cardiovasculares, pequenas em 63% e grandes em 44%, então independente da forma o LDL seria maléfico.

Se um alimento aumenta o LDL, aumentando o tamanho da particula ou não, aumenta o risco de doenças cardiovasculares segundo ele. Eu retirei o ovo da dieta por ordem dele, pois meu colesterol total deu um pouco alto, inclusive o LDL... vou ficar um período sem e refazer os exames, ele tem absoluta certeza que tanto o colesterol total como o LDL vão diminuir só com a retirada do ovo (tinha dias que comia 8, outros 10, 12...).

 

Tabela sobre o tamanho da particula: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/core/lw/2.0/html/tileshop_pmc/tileshop_pmc_inline.html?title=Click on image to zoom&p=PMC3&id=2663974_nihms-90841-f0001.jpg

 

Estudo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2663974/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Dawkinator disse:

Valeu pela resposta...

Eu conversei com meu médico sobre isso e ele me apontou esse estudo que mostra tanto as lipoproteínas grandes ou pequenas aumenta o risco de doenças cardiovasculares, pequenas em 63% e grandes em 44%, então independente da forma o LDL seria maléfico.

Se um alimento aumenta o LDL, aumentando o tamanho da particula ou não, aumenta o risco de doenças cardiovasculares segundo ele. Eu retirei o ovo da dieta por ordem dele, pois meu colesterol total deu um pouco alto, inclusive o LDL... vou ficar um período sem e refazer os exames, ele tem absoluta certeza que tanto o colesterol total como o LDL vão diminuir só com a retirada do ovo (tinha dias que comia 8, outros 10, 12...).

 

Tabela sobre o tamanho da particula: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/core/lw/2.0/html/tileshop_pmc/tileshop_pmc_inline.html?title=Click on image to zoom&p=PMC3&id=2663974_nihms-90841-f0001.jpg

 

Estudo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2663974/

 

 

Eu mudaria de médico. É o meu conselho.

 

Retirar o ovo da alimentação, é erro grande. E é um valente mito que o ovo aumenta o colesterol sanguíneo. Procure no pubmed, onde existe centenas de estudos a provar que o ovo não aumenta o colesterol. Recentemente, até se liberou o consumo de 1 ou + ovos por dia, mesmo para diabéticos ou pacientes com risco de doença cardíaca.

 

O ovo é dos alimentos mais ricos em termos nutricionais. Tem todos as vitaminas e minerais, à exceção da vitamina c. 

 

Quanto ao tamanho das particulas, interessa sim. Esse estudo que mostrou, não prova que o tamanho das particulas não interessa. Prova, sim, que a análise do tamanho das particulas não é mais benéfico em termos clinicos, comparando as análises tradicionais às apolipoproteinas. Isto, porque, pedindo análise à lipoproteina a, entre outras, podemos ter ideia do tamanho das particulas de LDL. Tal como o racio trigliceridos/HDL.

 

Quando chegar a casa e tiver no computador, posto os links com estudos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
2 horas atrás, Dawkinator disse:

Eu retirei o ovo da dieta por ordem dele, pois meu colesterol total deu um pouco alto, inclusive o LDL... vou ficar um período sem e refazer os exames, ele tem absoluta certeza que tanto o colesterol total como o LDL vão diminuir só com a retirada do ovo (tinha dias que comia 8, outros 10, 12...). 

 

O corpo possui um mecanismo de feedback para regular a produção de colesterol. Se você come pouco, o corpo produz muito; se ingere muito, o corpo produz pouco. Isso ocorre na maioria das pessoas - há exceções, para as quais o colesterol da dieta afeta o colesterol no sangue. 

 

Este estudo faz um review sobre o mecanismo de feedback do colesterol (descoberto pela primeira vez há quase 100 anos, em 1933):

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2674699/

 

Este estudo cita que, mesmo para as pessoas em que o colesterol da dieta afeta o colesterol no sangue, tanto o HDL quanto o LDL aumentam, mantendo a relação HDL/LDL.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22037012

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, mpcosta82 disse:

 

O corpo possui um mecanismo de feedback para regular a produção de colesterol. Se você come pouco, o corpo produz muito; se ingere muito, o corpo produz pouco. Isso ocorre na maioria das pessoas - há exceções, para as quais o colesterol da dieta afeta o colesterol no sangue. 

 

Este estudo faz um review sobre o mecanismo de feedback do colesterol (descoberto pela primeira vez há quase 100 anos, em 1933):

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2674699/

 

Este estudo cita que, mesmo para as pessoas em que o colesterol da dieta afeta o colesterol no sangue, tanto o HDL quanto o LDL aumentam, mantendo a relação HDL/LDL.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22037012

 

 

As unicas exceçoes são mesmo pacientes que sofrem de disturbios hereditários do metabolismo do colesterol/lipoproteinas, e mesmo aí, é sempre relativo.


Além do colesterol, o ovo possui gordura monoinsaturada, que é das mais saudáveis, melhorando a relação HDL/LDL que falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...