Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Anel como método contraceptivo


rainegoncalves

Posts Recomendados

Oi meninas, tudo bem?

Há algum tempo venho querendo parar de tomar pilula anticoncepcional, apesar dela ter sido minha melhor amiga e de não ter causado grandes sintomas, estou cansada de saber dos malefícios da mesma, além de querer um aumento de ganhos na musculação pois acredito que a pilula esteja me prejudicando.

Dentre as opções que tenho no momento é o DIU e o anel, mas estou mais inclinada para o anel pois tenho visto muitos relatos de mulheres que colocaram DIU ( e ainda não tiveram filhos) e disseram ter sentido uma dor muito grande além de aumento de desconfortos no período menstrual.

Hoje eu tomo anticoncepcional oral de 28 pilulas e só faço pausa de 6 em 6 meses. Meus períodos menstruais eram muito conturbados, repletos de dores e oscilação de humor, dentre outras coisas.

Esse é mais um do motivo pelo qual estou inclinada ao anel, pois fiquei sabendo que com ele poderia fazer o mesmo esquema de emendar.

Esse post é pra saber se alguém já teve experiencia com o anel, se indica e quais foram os pontos positivos e negativos. Além de querer saber se o anel é realmente menos nocivo pra saúde e para a estética.

 

Muito obrigada a todas :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Estou nessa saga de sair da pílula também. Já fiz os exames e em breve colocarei o DIU de cobre. Se tem uma coisa que já decidi é que não quero hormônios na minha vida nunca mais! Chega das alterações de humor, celulites, baixa libido, dor de cabeça, cansaço... Fiquei 6 anos nessa e pra mim não dá mais.

 

Li vários relatos sobre a inserção do DIU também. Pedi a minha ginecologista que fizesse o procedimento com anestesia local, porque dizem ser bem mais tranquilo. Já ouvi falar até de gente que faz com sedação. Deve ser maravilhoso, né? Dorme e já acorda com ele inserido. Sobre os períodos menstruais, o que acontece é que eles voltam a ser como eram antes da pílula - totalmente naturais. Até seus hormônios se regularem novamente pode demorar um pouco, mas pensando que é um método com 10 anos de eficácia, vale muito a pena passar por uns 4 semanas de desconforto (considerando que seu ciclo dure uma semana).

 

Tô um pouco assustada com essa pausa que você faz de 6 em 6 meses do anticoncepcional!! É recomendação médica? Sei que pausar e retomar a pílula aumenta absurdamente o risco de tromboses... Sempre fui orientada a fazer só a pausa padrão da cartela mesmo. Tomo uma com 24 comprimidos, pauso por 4 dias e volto a tomar.

 

O anel é de liberação local, mas como ainda possui hormônios há grande divergência na doutrina sobre ser menos nocivo. Afinal esses hormônios ainda caem na corrente sanguínea, causando todos os efeitos colaterais que a gente já conhece. Se quiser deixar as coisas fluirem naturalmente, sem risco de gravidez e sem colaterais de hormônios, só existem duas opções: camisinha e DIU de cobre.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, nymphe disse:

Estou nessa saga de sair da pílula também. Já fiz os exames e em breve colocarei o DIU de cobre. Se tem uma coisa que já decidi é que não quero hormônios na minha vida nunca mais! Chega das alterações de humor, celulites, baixa libido, dor de cabeça, cansaço... Fiquei 6 anos nessa e pra mim não dá mais.

 

Li vários relatos sobre a inserção do DIU também. Pedi a minha ginecologista que fizesse o procedimento com anestesia local, porque dizem ser bem mais tranquilo. Já ouvi falar até de gente que faz com sedação. Deve ser maravilhoso, né? Dorme e já acorda com ele inserido. Sobre os períodos menstruais, o que acontece é que eles voltam a ser como eram antes da pílula - totalmente naturais. Até seus hormônios se regularem novamente pode demorar um pouco, mas pensando que é um método com 10 anos de eficácia, vale muito a pena passar por uns 4 semanas de desconforto (considerando que seu ciclo dure uma semana).

 

Tô um pouco assustada com essa pausa que você faz de 6 em 6 meses do anticoncepcional!! É recomendação médica? Sei que pausar e retomar a pílula aumenta absurdamente o risco de tromboses... Sempre fui orientada a fazer só a pausa padrão da cartela mesmo. Tomo uma com 24 comprimidos, pauso por 4 dias e volto a tomar.

 

O anel é de liberação local, mas como ainda possui hormônios há grande divergência na doutrina sobre ser menos nocivo. Afinal esses hormônios ainda caem na corrente sanguínea, causando todos os efeitos colaterais que a gente já conhece. Se quiser deixar as coisas fluirem naturalmente, sem risco de gravidez e sem colaterais de hormônios, só existem duas opções: camisinha e DIU de cobre.

 

É com orientação médica sim, conversei com a minha ginecologistas, fizemos exames e ela disse que eu estava liberada para tomar pilulas de uso continuo. Tem mulheres que ficam 1 ano em amenorreia, eu volto antes por que meu organismo não deixa, começo a ter escape.

Eu não posso afirmar que o anticoncepcional vai me trazer só alegrias, por que os riscos são muitos, mas hoje ele é responsável pela minha qualidade de vida, apesar de ficar inchada ele me livra do ciclo menstrual que pra mim, infelizmente é um período horrível.

Estava lendo sobre o anel, que antes eu não conhecia, e vi que por mais que seja hormonal a liberação não ocorre como uma bomba como nos anticoncepcionais horais, a dosagem é muito menor. Por isso que virou uma opção pra mim.

Eu gosto da ideia do DIU hormonal mas o processo ainda me amedronta e tenho medo de passar por tudo e depois ocorrer rejeição :( 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Você começou a tomar o anticoncepcional com quantos anos? Porque durante nossa adolescência o eixo é bem desregulado, o que faz com que os ciclos fiquem bem piores mesmo. Com o passar do tempo o corpo vai se ajustando e regulando isso aí.

Você tem certeza mesmo que não quer menstruar? Se tiver, os contraceptivos de ação local são realmente melhores que os orais. Mas aconselho muito tentar deixar as coisas fluirem normalmente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, nymphe disse:

Entendi. Você começou a tomar o anticoncepcional com quantos anos? Porque durante nossa adolescência o eixo é bem desregulado, o que faz com que os ciclos fiquem bem piores mesmo. Com o passar do tempo o corpo vai se ajustando e regulando isso aí.

Você tem certeza mesmo que não quer menstruar? Se tiver, os contraceptivos de ação local são realmente melhores que os orais. Mas aconselho muito tentar deixar as coisas fluirem normalmente.

 

Minha primeira menstruação foi aos 15 anos e comecei a tomar anticoncepcional aos 18. Os 4 anos foram os piores da vida e desde então não fiquei sem tomar. Mas acho que as coisas não mudaram não, mesmo tomando anticoncepcionais alguns ciclos são bem difíceis, não igual antes mas ainda são.

Eu vou marcar ginecologista e conversar sobre o anel e o DIU hormonal.

Muito obrigada pela sua ajuda :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Eu faço uso do anel Nuvaring, desde os 16 anos (fiz 30 recentemente), tendo ocorrido uma pausa de cerca de 3 anos em todo o período.

Nunca utilizei outro tipo de anticoncepcional, mas me recordo que, na época em que iniciei a utilização, o anel era um método novo, e prometia o que outros anticoncepcionais não faziam: inchaço muito reduzido se comparado às pílulas orais; baixa oscilação de humor (principalmente durante a TPM); liberação lenta e contínua dos hormônios; e, claro, a dificuldade do esquecimento (vc coloca uma vez no mês, e tira daí 3 semanas).

De fato, a utilização do anel não contribuiu para eu ter engordado e, se contribuiu, foi muito pouco. Contudo, tenho notado queda na libido nos últimos anos. O preço também não é nada módico (cerca de R$60). Essa soma de fatores me fez pesquisar sobre o DIU, que custa de R$800 a R$1200, com a implantação (sem anestesia), ou pode ser coberto pelo plano de saúde. Como dura 5 anos, em média, o DIU acaba saindo mais barato, além de os efeitos colaterais não serem nada perto de anticoncepcionais variados.

Particularmente, só não coloquei, porque estou pensando em engravidar até o próximo ano, e, daí, não valeria a pena no meu caso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 10/04/2017 at 16:21, elainext disse:

Eu faço uso do anel Nuvaring, desde os 16 anos (fiz 30 recentemente), tendo ocorrido uma pausa de cerca de 3 anos em todo o período.

Nunca utilizei outro tipo de anticoncepcional, mas me recordo que, na época em que iniciei a utilização, o anel era um método novo, e prometia o que outros anticoncepcionais não faziam: inchaço muito reduzido se comparado às pílulas orais; baixa oscilação de humor (principalmente durante a TPM); liberação lenta e contínua dos hormônios; e, claro, a dificuldade do esquecimento (vc coloca uma vez no mês, e tira daí 3 semanas).

De fato, a utilização do anel não contribuiu para eu ter engordado e, se contribuiu, foi muito pouco. Contudo, tenho notado queda na libido nos últimos anos. O preço também não é nada módico (cerca de R$60). Essa soma de fatores me fez pesquisar sobre o DIU, que custa de R$800 a R$1200, com a implantação (sem anestesia), ou pode ser coberto pelo plano de saúde. Como dura 5 anos, em média, o DIU acaba saindo mais barato, além de os efeitos colaterais não serem nada perto de anticoncepcionais variados.

Particularmente, só não coloquei, porque estou pensando em engravidar até o próximo ano, e, daí, não valeria a pena no meu caso. 

 

Meu médico me indicou esse... eu queria adesivo mas ele não aconselhou não...
Pesquisei MUUUUITO sobre o anel e acho que ele é bem menos nocivo que a pilula... já que ele tem BEM menos hormônio e ele é liberado no local sem passar pelo corpo todo da gente né..

Eu estava bem preocupada mas vi muitos relatos positivos sobre ele... Vou começar essa semana a usar o nuvaring. Vamos ver o que dá.
A taxa de hormônio nele é tão baixa que uma amiga só aguentou usar ele um mês, porque as espinhas e a pele oleosa dela voltaram a ser iguais quando ela não tomava nada rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso DIU de cobre há quase 9 meses. Tomei anticoncepcional por 12 anos. Sou cada dia mais feliz longe desses hormonios. Acho que vale a pesquisa, os médicos tendem a diminuir os riscos do anel e do diu mirena, dizendo que tem pouco hormonio, no fim das contas tem hormonio sim e vai fazer diferença. Se não for no ganho de massa, vai fazer na libido etc. 

A colocação do diu dói, os primeiros ciclos são difíceis, a pele vira uma porcaria, mas tudo vai passando. Valeu a pena demais!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 18/07/2017 em 16:14, Kary Dg disse:

 

Meu médico me indicou esse... eu queria adesivo mas ele não aconselhou não...
Pesquisei MUUUUITO sobre o anel e acho que ele é bem menos nocivo que a pilula... já que ele tem BEM menos hormônio e ele é liberado no local sem passar pelo corpo todo da gente né..

Eu estava bem preocupada mas vi muitos relatos positivos sobre ele... Vou começar essa semana a usar o nuvaring. Vamos ver o que dá.
A taxa de hormônio nele é tão baixa que uma amiga só aguentou usar ele um mês, porque as espinhas e a pele oleosa dela voltaram a ser iguais quando ela não tomava nada rsrsrs

Oi, desculpa reviver o tópico mas você chegou a começar a usar o anel? Sentiu alguma diferença?

 

Obrigada :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...