Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Governo planeja privatizar presídios, creches e hospitais


Visitante Flex W.

Posts Recomendados

Publicidade

6 horas atrás, Shapudo disse:

Quais universidades deixam de estudar Mises e estudam Marx? Aposto que não saberá me dizer nenhuma, é apenas palpite de um cara que acha

Em primeiro lugar, em poucos lugares Marx continua a ser estudado seriamente em economia, o estudam mais como curiosidade histórica. Para quem acompanhou um pouco da história da economia, Marx foi refutado com a teoria da utilidade marginal. Foram três economistas que de perspectivas diferentes, lugares diferentes e sem entrarem em contato um com os outros. Jevons, Walras e Carl Menger. Essa teoria refutava a noção de valor trabalho que era seguida no marxismo. Então, o mais-valia é absolutamente impossível.

 

Marx é estudado seriamente ao redor do mundo em faculdades de filosofia, história, geografia e etc. Mas em economia ele não tem todo esse respeito.

 

Mises, ao contrário, vem crescendo cada vez mais. Ele é muito estudado em várias universidades americanas, Alemanha, Áustria, Suíça e etc. Começamos falando de Mises, mas poderíamos falar da EA como um todo, uma sólida corrente de economia. Em todo mundo se estuda um pouco de Hayek e Menger, inclusive que você já citou. De qualquer forma, você está tomando como referência apenas o Brasil, um lugar permeada de autores desenvolvimentistas e keynesianos. Se você saísse da sua vilinha, veria como a realidade é bem diferente.

 

Mas isso não significa nada. É um argumento até vergonhoso dizer que um autor é bom só pelas citações, é um argumentum ad populum, uma falácia. Só fiz esses comentários para mostrar que até dentro da sua própria falácia você é fraco.

Tomar a academia como índice absoluto é tomar a falsa premissa que a última fase da história é a mais correta ou mesmo a falsa premissa que há um conhecimento perfeito por parte das instituições. Muitos autores do passado podem ter sido ignorados por várias razões e nada impede que sejam melhores do que muitos autores atuais. Uma instituição como a universidade também não tem condições de fazer uma avaliação inequívoca sobre quais são os melhores intelectuais.

Eu aposto em Mises e na EA pois elas fizeram um esforço de refutar todos os seus adversários e acho que esse esforço foi eficiente. Não se vê nenhuma crítica do marxismo à EA ou mesmo do keynesianismo.

 

Para finalizar, mantenho de pé a a aposta. Você lê 5 livros da EA que eu te recomenda e eu leio 5 livros que você quiser até o final do ano. Fechado?

Engraçado, eu fiz Economia na UFF(Universidade Federal Fluminense) e lá, vc estuda Marx e os outros pensadores até sair pelas orelhas !!!

Inclusive, eu era um aluno igual a vc !! Eu era desse time que achava o liberalismo o máximo e apoiava todo esse mesmo ENGODO de Estado mínimo e de mão invisível...

Não há como negar !! A teoria neoliberal é bastante atraente e cheia de promessas bonitas de eficiência e auto-regulação !! É muito comum os mais bobos se encantarem por ela !! Eu mesmo já fui um !!

Eu achei muito engraçado vc ter citado Marx...daí eu pensei : Como pode um cara me chamar de "comuna" simplesmente por eu não acreditar nas promessas neoliberais ?

Cara, só isso já demonstra que vc não sabe praticamente nada da teoria marxista !! Vai por mim, vc não faz a menor ideia do seja Marx..vc pode achar que sabe, mas não sabe...

Marx era um GÊNIO !! Pouco me importa as convicções politicas ou éticas que ele tinha !! Quem é inteligente de verdade, reconhece isso e tenta absorver alguma coisa da teoria deixada por ele. Isso não significa que ele não tenha "errado" alguma coisa ou que devamos tomar exatamente as suas palavras como exemplo para o que quer que seja !! 

O problema é que essa patrulha neoliberal composta por PSEUDO sábios, não são capazes de entender, interpretar e admirar o legado de conhecimento que Marx deixou...

Deve ter retardado que acha o Olavo mais inteligente do que Marx...

Isso não dá para aceitar ! Eu volto a repetir, esses liberais de carteirinha, que apoiam e acreditam em todas as promessas do Neoliberalismo, são tão tolos quanto esses comunistas que se vestem de vermelho !!

Mas continuando a minha historia, eu tinha tudo para sair da Faculdade de Economia como mais um esperto neoliberal e assassino de comunista... até que um certo professor, que lecionou "Economia Brasileira Contemporânea" abriu os meus olhos, e os olhos de quem tinha o mínimo de inteligencia para interpretá-lo...

Eu ví um cara com conhecimento AMPLO em Macroeconomia, Economia Monetária, Economia Internacional, História econômica brasileira e mundial e Pensamento econômico...

O cara conseguia discorrer e explicar em todas essas áreas da Economia !! E eu vi essa farsa de neoliberalismo ser desmascarada na minha frente, com todos os detalhes, fatos históricos e explicações TÉCNICAS !! Isso mesmo !! O cara é crítico do liberalismo e ao mesmo tempo é extremamente TÉCNICO na explicação disso.

Eu fui pego de surpresa !! Eu não tinha argumentos para defender a minha antiga posição de liberal !! E ninguém da sala tinha !! Foi a única matéria que eu não faltei uma única aula...

A minha dica é para não começar a "fumar charuto" antes de se inteirar completamente sobre aquilo que vc vai ser a favor e principalmente sobre aquilo que vc vai ser CONTRA !!

Acho que já deu !! Fica a sugestão para dar um tempo no charuto e ir assistir uma aulinha lá na UFF de Niterói !! Vão e levem todas as perguntas e argumentos que tiverem !!

Nada substitui as longas aulas que eu tive, mas procurem no Youtube pelos videos ou por artigos do professor MARCELO CARCANHOLO para terem pelo menos um gostinho...

 

 

Editado por perverso
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, perverso disse:

Engraçado, eu fiz Economia na UFF(Universidade Federal Fluminense) e lá, vc estuda Marx e os outros pensadores até sair pelas orelhas !!!

Inclusive, eu era um aluno igual a vc !! Eu era desse time que achava o liberalismo o máximo e apoiava todo esse mesmo ENGODO de Estado mínimo e de mão invisível...

Não há como negar !! A teoria neoliberal é bastante atraente e cheia de promessas bonitas de eficiência e auto-regulação !! É muito comum os mais bobos se encantarem por ela !! Eu mesmo já fui um !!

Eu achei muito engraçado vc ter citado Marx...daí eu pensei : Como pode um cara me chamar de "comuna" simplesmente por eu não acreditar nas promessas neoliberais ?

Cara, só isso já demonstra que vc não sabe praticamente nada da teoria marxista !! Vai por mim, vc não faz a menor ideia do seja Marx..vc pode achar que sabe, mas não sabe...

Marx era um GÊNIO !! Pouco me importa as convicções politicas ou éticas que ele tinha !! Quem é inteligente de verdade, reconhece isso e tenta absorver alguma coisa da teoria deixada por ele. Isso não significa que ele não tenha "errado" alguma coisa ou que devamos tomar exatamente as suas palavras como exemplo para o que quer que seja !! 

O problema é que essa patrulha neoliberal composta por PSEUDO sábios, não são capazes de entender, interpretar e admirar o legado de conhecimento que Marx deixou...

Deve ter retardado que acha o Olavo mais inteligente do que Marx...

Isso não dá para aceitar !!  

Eu volto a repetir, esses liberais de carteirinha, que apoiam e acreditam em todas as promessas do Neoliberalismo, são tão tolos quanto esses comunistas que se vestem de vermelho !!

Mas continuando a minha historia, eu tinha tudo para sair da Faculdade de Economia como mais um esperto neoliberal e assassino de comunista... até que um certo professor, que lecionou "Economia Brasileira Contemporânea" abriu os meus olhos, e os olhos de quem tinha o mínimo de inteligencia para interpretá-lo...

Eu ví um cara com conhecimento AMPLO em Macroeconomia, Economia Monetária, Economia Internacional, História econômica brasileira e mundial e Pensamento econômico...

O cara conseguia discorrer e explicar em todas essas áreas da Economia !! E eu vi essa farsa de neoliberalismo ser desmascarada na minha frente, com todos os detalhes, fatos históricos e explicações TÉCNICAS !! Isso mesmo !! O cara é crítico do liberalismo e ao mesmo tempo é extremamente TÉCNICO na explicação disso !! 

Eu fui pego de surpresa !! Eu não tinha argumentos para defender a minha antiga posição de liberal !! E ninguém da sala tinha !! Foi a única matéria que eu não faltei uma única aula...

A minha dica é para não começar a "fumar charuto" antes de se inteirarem completamente sobre aquilo que vc vai ser a favor e principalmente sobre aquilo que vc vai ser CONTRA !!

Acho que já deu !! Fica a sugestão para dar um tempo no charuto e ir assistir uma aulinha lá na UFF de Niterói !! Vão e levem todas as perguntas e argumentos que tiverem !!

Nada substitui as longas aulas que eu tive, mas procurem no Youtube pelos videos ou por artigos do professor MARCELO CARCANHOLO para terem pelo menos um gostinho...

 

 

Você é mau caráter mesmo. Te chamei de comuna por defender a teoria de classes (que alias, você mesmo está chamando Marx de gênio, então não deveria reclamar de ser chamado do que é), não por ser contra o neoliberalismo (aposto que nem deve saber o nome dos caras que criaram o neoliberalismo e nem deve saber que Mises era contra o neoliberalismo) que alias, é um termo ideologizado.

Karl Marx viu que não ganhava no terreno da lógica contra economistas como David Ricardo e Adam Smith, que, apesar de possuírem várias falhas na teoria econômica deles, estavam certos em outros tantos pontos, e então o misófilo alemão bolou uma maneira de refutá-los encarando eles um nível acima, ou seja, não na ciência econômica propriamente dita, mas na teoria epistemológica.

 

A tentativa é válida, se Marx tivesse impugnado os dois no campo epistemológico, estaria correto. Mas surgiu um economista que tinha um treino muito mais amplo de epistemologia. Seu nome era Ludwig von Mises. Com ampla cultura filosófica e estudando muito Husserl, talvez o maior epistemólogo de todos os tempos, Mises construiu uma sólida teoria epistemológica para a economia e ainda por cima refutou o marxismo.

 

 

O marxismo parte da ideia de polilogismo, ou seja, cada classe possui uma lógica diferente. Disso decorre que há a economia burguesa e a economia proletária. Na URSS havia a biologia burguesa e a biologia proletária, a matemática burguesa e a matemática proletária. Outra ideologia, diga-se de passagem, que se vale do polilogismo é o nazismo. Há a ciência judia e a ciência ariana e assim por diante. Em primeiro lugar, Mises percebeu que essa ideia não era desenvolvida, era tomada como ponto de partida dogmaticamente sem ser questionada, o que é muito comum no marxismo, os pressupostos nunca são questionados. Em segundo lugar, se há várias lógicas, então nenhuma pode ser objetivamente válida, nem mesmo o marxismo, pois são apenas superestruturas imaginárias frente à realidade irracional.

 

 

Karl Marx é simplesmente o autor mais refutado de todos os tempos. São tempestades de refutações em todas as áreas. Antes que diga que é pelo seu alcance, te respondo que é falso, Platão e Aristóteles são indiscutivelmente mais amplos dentro da filosofia, mas não receberam essa chuva de refutações. É refutação em direito, em ética, em economia, em epistemologia, em sociologia, em história... Sem contar que há refutações por parte de todos os posicionamentos. Não apenas liberais e conservadores o refutaram, mas anarcocomunistas, estruturalistas, pós-estruturalistas e demais esquerdistas já puderam espancar um pouco o cadáver de Karl Marx.

Quem é marxista é burro, não há outra explicação.

 

 

Vamos ver, talvez eu separe um tempo para refutar esse tal Marcelo Capiroto;

 

 

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como ter o reconhecimento de uma propriedade sem que haja um Estado? Por exemplo, um carro. Você está dirigindo um carro, pára no sinal e eu o retiro do carro e digo que o carro agora é meu. Como remediar tal situacäo com a ausencia do Estado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Torf disse:

Como ter o reconhecimento de uma propriedade sem que haja um Estado? Por exemplo, um carro. Você está dirigindo um carro, pára no sinal e eu o retiro do carro e digo que o carro agora é meu. Como remediar tal situacäo com a ausencia do Estado?

O que legitima o estado? Supondo que o estado tenha direito a algo, se ele tiver, ele terá propriedade de alguma coisa necessariamente. Então o conceito de propriedade é necessariamente anterior ao de estado. Então não é o estado que garante a propriedade, no máximo é garantido por ela.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Editei ali em cima já explicando de uma vez que não faz sentido dizer que a propriedade só existe pelo estado. O estado pressupõe uma propriedade. Não há como o estado ser princípio de alguma coisa.

As pessoas, buscando maximizar sua utilidade e com uma certa generosidade (o ser humano não pode ser absolutamente mal), vai tentar manter a justa distribuição de propriedade. O estado não parece se encaixar nessa definição de justa distribuição de propriedade, pois a sua definição diz que ele é o monopólio da violência, então ele viola proprietários que pretendem oferecer um novo serviço de segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, perverso disse:

Engraçado, eu fiz Economia na UFF(Universidade Federal Fluminense) e lá, vc estuda Marx e os outros pensadores até sair pelas orelhas !!!

Inclusive, eu era um aluno igual a vc !! Eu era desse time que achava o liberalismo o máximo e apoiava todo esse mesmo ENGODO de Estado mínimo e de mão invisível...

Não há como negar !! A teoria neoliberal é bastante atraente e cheia de promessas bonitas de eficiência e auto-regulação !! É muito comum os mais bobos se encantarem por ela !! Eu mesmo já fui um !!

Eu achei muito engraçado vc ter citado Marx...daí eu pensei : Como pode um cara me chamar de "comuna" simplesmente por eu não acreditar nas promessas neoliberais ?

Cara, só isso já demonstra que vc não sabe praticamente nada da teoria marxista !! Vai por mim, vc não faz a menor ideia do seja Marx..vc pode achar que sabe, mas não sabe...

Marx era um GÊNIO !! Pouco me importa as convicções politicas ou éticas que ele tinha !! Quem é inteligente de verdade, reconhece isso e tenta absorver alguma coisa da teoria deixada por ele. Isso não significa que ele não tenha "errado" alguma coisa ou que devamos tomar exatamente as suas palavras como exemplo para o que quer que seja !! 

O problema é que essa patrulha neoliberal composta por PSEUDO sábios, não são capazes de entender, interpretar e admirar o legado de conhecimento que Marx deixou...

Deve ter retardado que acha o Olavo mais inteligente do que Marx...

Isso não dá para aceitar ! Eu volto a repetir, esses liberais de carteirinha, que apoiam e acreditam em todas as promessas do Neoliberalismo, são tão tolos quanto esses comunistas que se vestem de vermelho !!

Mas continuando a minha historia, eu tinha tudo para sair da Faculdade de Economia como mais um esperto neoliberal e assassino de comunista... até que um certo professor, que lecionou "Economia Brasileira Contemporânea" abriu os meus olhos, e os olhos de quem tinha o mínimo de inteligencia para interpretá-lo...

Eu ví um cara com conhecimento AMPLO em Macroeconomia, Economia Monetária, Economia Internacional, História econômica brasileira e mundial e Pensamento econômico...

O cara conseguia discorrer e explicar em todas essas áreas da Economia !! E eu vi essa farsa de neoliberalismo ser desmascarada na minha frente, com todos os detalhes, fatos históricos e explicações TÉCNICAS !! Isso mesmo !! O cara é crítico do liberalismo e ao mesmo tempo é extremamente TÉCNICO na explicação disso.

Eu fui pego de surpresa !! Eu não tinha argumentos para defender a minha antiga posição de liberal !! E ninguém da sala tinha !! Foi a única matéria que eu não faltei uma única aula...

A minha dica é para não começar a "fumar charuto" antes de se inteirar completamente sobre aquilo que vc vai ser a favor e principalmente sobre aquilo que vc vai ser CONTRA !!

Acho que já deu !! Fica a sugestão para dar um tempo no charuto e ir assistir uma aulinha lá na UFF de Niterói !! Vão e levem todas as perguntas e argumentos que tiverem !!

Nada substitui as longas aulas que eu tive, mas procurem no Youtube pelos videos ou por artigos do professor MARCELO CARCANHOLO para terem pelo menos um gostinho...

 

 

Parei no primeiro "neoliberal". O que é neoliberalismo? Cite-me um autor, por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...