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Escola sem Partido


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Postado
3 horas atrás, Faabs disse:

É claro que sim, Carl Sagan sempre me ensinou que eu posso estar errado.

Se a outra teoria possui boas evidencias, então vale a pena ver os dois lados e colocar na balança.

Então você entende a importância de garantir o Art. 2, item II e IV e do Art. 5, item IV do projeto proposto.

7 horas atrás, RoxySux disse:

Será que a esquerda não poderia usar esse projeto para acabar com a oração nas escolas católicas, adventistas e protestantes por exemplo? 

"Art. 4º. As escolas confessionais e também as particulares cujas práticas educativas sejam orientadas por concepções, princípios e valores morais, religiosos ou ideológicos, deverão obter dos pais ou responsáveis pelos estudantes, no ato da matrícula, autorização expressa para a veiculação de conteúdos identificados com os referidos princípios, valores e concepções.

Parágrafo único. Para os fins do disposto no caput deste artigo, as escolas deverão apresentar e entregar aos pais ou responsáveis pelos estudantes material informativo que possibilite o pleno conhecimento dos temas ministrados e dos enfoques adotados."

 

Perceba que o projeto é bem objetivo quanto a conduta das escolas religiosas. Não vejo como a esquerda pode, de forma congruente, atacar as escolas religiosas a partir do projeto.

Postado
13 horas atrás, Radon disse:

Então você entende a importância de garantir o Art. 2, item II e IV e do Art. 5, item IV do projeto proposto.

Entendo a importância do item ll (Art. 2) e item lV (Art. 5).

Sobre o item lV (Art. 2), não concordo. Escolas públicas não são o local adequado para manifestar sua crença, por isso existem escolas religiosas.

Postado
2 horas atrás, Faabs disse:

Entendo a importância do item ll (Art. 2) e item lV (Art. 5).

Sobre o item lV (Art. 2), não concordo. Escolas públicas não são o local adequado para manifestar sua crença, por isso existem escolas religiosas.

Parece que o problema aqui está na palavra crença. Mas o que é crença para você? Como é possível debater sobre qualquer assunto sem expôr aquilo que você crê?

Postado
4 minutos atrás, Radon disse:

Parece que o problema aqui está na palavra crença. Mas o que é crença para você? Como é possível debater sobre qualquer assunto sem expôr aquilo que você crê?

Sala de aula não é local pra se expor o que se crê, e sim para ensinar e aprender o conteudo científico.

Postado
5 minutos atrás, TrintãoSarado disse:

Sala de aula não é local pra se expor o que se crê, e sim para ensinar e aprender o conteudo científico.

Vou repetir a pergunta: Mas o que é crença para você?

Postado

Até o colegial ensinavam isso: zero religião, cruzadas era o mau contra os coitadinhos que pensavam diferente da igreja, che era deus, fidel boa pessoa, lenin boa pessoa, deturparam o que marx escreveu, comunismo e socialismo eram algo ótimo onde todos seriam ricos e felizes, cuba tem a melhor medicina do mundo, direita é quem tá no poder e quer ferrar os pobres e esquerda é sempre a oposição e amante dos pobres, ditadura foi o mau contra os coitados que lutavam pela liberdade do país, eua e israel são sempre bandidos, os brancos malvados escravizaram índios por séculos, mulher tem menos direito que homens, dentre outras baboseiras esquerdistas, minha sorte é que a unica coisa de história que eu curtia era mitologia, daí nem prestava atenção nesses professores e acabei indo pra exatas.


Isso foi meu exemplo, mas a maioria dos que conheço aprenderam as mesmas coisas.

Postado
27 minutos atrás, Radon disse:

Vou repetir a pergunta: Mas o que é crença para você?

Crença é acreditar em algo, não necessariamente religião, que é o ponto onde acho que você quer chegar. Vou dar um exemplo, fui criado acreditando que deus fez o mundo em 6 dias e no sétimo descansou e bla bla bla, quando fui para escola aprendi a teoria do BIG BANG, não fui debater isso com a professora, e nem a professora expos a opinião dela sobre. A escola é para aprender e ensinar, não ficar discutindo qual lado tem razão. 

Postado (editado)

Editado.

Editado por Guilherme651
Postado (editado)
 
1 hora atrás, TrintãoSarado disse:

Crença é acreditar em algo.

 

1 hora atrás, TrintãoSarado disse:

Sala de aula não é local pra se expor o que se crê, e sim para ensinar e aprender o conteudo científico.

Pelo seu conceito de crença, a ciência não passa de um conjunto de crenças. Portanto, segundo você, não se pode expor ciência em sala de aula. Enquanto isso teu professorzinho de história tá lá ensinando que Che Guevara e Lula são heróis, e colocando isso em prova, sem mostrar qualquer compromisso com a verdade nisso.

Editado por Radon
Postado
4 horas atrás, Faabs disse:

Entendo a importância do item ll (Art. 2) e item lV (Art. 5).

Sobre o item lV (Art. 2), não concordo. Escolas públicas não são o local adequado para manifestar sua crença, por isso existem escolas religiosas.

 

Não deveria ser também local de propagação de crenças científicas. Deveriam dar apenas as correntes que tenham maior evidência e relevância, indicando a existência das demais. Por que senão o cidadão não sai com base nenhuma.

Postado
27 minutos atrás, Radon disse:
 

 

Pelo seu conceito de crença, a ciência não passa de um conjunto de crenças. Portanto, segundo você, não se pode expor ciência em sala de aula. Enquanto isso teu professorzinho de história tá lá ensinando que Che Guevara e Lula são heróis, e colocando isso em prova, sem mostrar qualquer compromisso com a verdade nisso.

Nunca aprendi que Che Guevara era herói, muito menos o Lula. Embora tenha conhecimento que para algumas pessoas eles o são. Você entendeu o que eu quis dizer com conteudo científico, e com crença. Como também entendeu o que quer o projeto.

Postado (editado)

Antigamente a escola servia para ensinar as matérias e ponto final. Hoje em dia os pais distantes estäo sobrecarregando a escola e essa hoje é responsável näo só pelo aprendizado do conteúdo como também pela formacäo do cidadäo. O que antes era responsabilidade da família agora é da escola. Daí os pais ao invés de ensinarem para os filhos os seus conceitos de como deve ser a vida, querem continuar se abstendo disso mas querem que a escola ensine exatamente o que ele ensinaria. A família deveria assumir seu papel ao invés de empurrá-lo para a escola e depois querer que a escola faca tudo exatamente do jeito que ela gostaria que fizesse.

 

 

Editado por Torf
Postado
2 minutos atrás, Torf disse:

Antigamente a escola servia para ensinar as matérias e ponto final. Hoje em dia os pais distantes estäo sobrecarregando a escola e essa hoje é responsável näo só pelo aprendizado do conteúdo como também pela formacäo do cidadäo. O que antes era responsabilidade da família agora é da escola. Daí os pais ao invés de ensinarem para os filhos os seus conceitos de como deve ser a vida, querem continuar se abstendo disso mas querem que a escola ensine exatamente o que ele ensinaria. A família deveria assumir seu papel ao invés de empurrá-lo para a escola e depois querer que a escola faca tudo exatamente do jeito que ele gostaria que fizesse.

 

 

É exatamente o que eu penso.

Postado
10 minutos atrás, TrintãoSarado disse:

Nunca aprendi que Che Guevara era herói, muito menos o Lula. Embora tenha conhecimento que para algumas pessoas eles o são. Você entendeu o que eu quis dizer com conteudo científico, e com crença. Como também entendeu o que quer o projeto.

Você tem 32 anos, na sua época a doutrinação ainda não era grande, mas hoje em dia em qualquer escola tem isso. 2 meses atrás fui obrigado a assistir "Diários de motocicleta" e ouvir que o Che era herói, detalhe: era um professor de espanhol. 

Postado
1 minuto atrás, NewbieTrack disse:

Você tem 32 anos, na sua época a doutrinação ainda não era grande, mas hoje em dia em qualquer escola tem isso. 2 meses atrás fui obrigado a assistir "Diários de motocicleta" e ouvir que o Che era herói, detalhe: era um professor de espanhol.

Acredito que é com esse tipo de coisa que o projeto quer acabar, supondo que foi uma iniciativa do professor.

Postado (editado)
3 horas atrás, Radon disse:

Parece que o problema aqui está na palavra crença. Mas o que é crença para você? Como é possível debater sobre qualquer assunto sem expôr aquilo que você crê?

O problema está em manifestar a sua crença religiosa em uma escola pública, já que o estado é laico.

"Não deve ser direito de ninguém querer continuar ignorante se assim preferir. Como bem disse Laurence Krauss, se referindo ao ensino do criacionismo nas escolas de seu país, o objetivo da educação não é validar a ignorância, mas superá-la. Se a sua crença te diz que o Sol gira em torno da Terra ou que a Terra é o centro do universo, ninguém deve respeitar isso, nenhuma instituição pública deve, ou ao menos não deveria, ser “inclusiva”, porque sua crença simplesmente está errada e deve ser superada. Da mesma forma, se sua crença diz que toda a vida na Terra não pôde ter evoluído de formas mais simples para formas mais complexas desde há 3,5 bilhões de anos até os dias de hoje e que, ao contrário, ela foi criada de maneira repentina e sobrenatural há pouco mais de 6 mil anos, sua crença está errada e, por extensão, você também. Você deve ser alfabetizado e não estimulado a continuar na ignorância. É pra isso que as escolas servem."

Editado por Faabs
Postado (editado)

Se o professor manifestar( no sentido de promover) sua crença religiosa ele viola o item I do Art. 5 do projeto. Agora querer acabar com a liberdade de crença é absurdo. Qualquer teoria que não te agrade, você pode alegar ser crença religiosa e censurá-la.

Para haver debate científico é necessário liberdade de crença.

Editado por Radon
Postado

Se o professor ensinar a crença como teoria alternativa ele está errado. Ele tem todo o direito de ter uma religião, desde que não doutrine os alunos com ela.

Postado

Mas perceba que o item IV do Art. 5( que você já disse ter concordado) permite que ele aborde determinadas teorias alternativas, desde que seja uma das principais concorrentes. Mas é claro que ele dará mais atenção aquela que apresentar mais evidências, senão ele viola o tem I do mesmo artigo.

Postado
28 minutos atrás, Faabs disse:

Exato, teorias científicas alternativas. Teoria religiosa não é teoria científica.

Existem teorias. Umas tem mais evidências, outras menos. Umas tem mais adeptos, outras menos. 

Postado
12 minutos atrás, Radon disse:

Existem teorias. Umas tem mais evidências, outras menos. Umas tem mais adeptos, outras menos. 

 

Negativo. Teoria Científica é diferente de Teoria popular.

 

 

Postado

O vídeo não refuta o que eu disse. Existem teorias com mais evidências, outras com menos. E é claro que o professor dará mais enfoque naquilo que tem maior evidência, senão vira doutrinação. Mas perceba que existem outras matérias além da ciência durante o colegial. No estudo da filosofia, por exemplo, o empirismo pode não ser a melhor forma de evidência para construção de determinado conhecimento. Mas ai eu censuro o professor de filosofia, porque, segundo o Faabs, apenas com o empirismo é possível chegar a verdade. Ou você acha que o projeto só abrange as  aulas de ciências? 

Além disso, como eu disse antes, a liberdade de crença (sendo crença usada de forma abrangente como consta no projeto, e não apenas no sentido religioso)  é fundamental até dentro do debate científico. Sem liberdade de crença, todos acreditam na mesma coisa. Se todos acreditam na mesmo coisa, não há debate. Sem debate, a construção do conhecimento é comprometida.

Postado (editado)

Mas também não se ensina só ciência na escola. Ou não existiria a disciplina de filosofia (que não é uma ciência) e sociologia (que é uma protociência). Também se ensina marxismo (que não é uma ciência).

 

O escola sem partido não censura nada. O que ele censura é a censura. Ou seja: barrar visões em detrimento de outras. A ideia do projeto é a pluralidade no ensino. Ensinar tudo. Até mesmo marxismo, que não é ciência mas deve ser ensinado.

 

Não há consenso se a História é ciência. Nem por isso vamos proibir de se ensinar História nas escolas, como propôs Karl Marx (querendo evitar a doutrinação por via da censura, ao invés da via da pluralidade).

 

 

 

Editado por FrangoEctomorfo
Postado

Eu não estudei o escola sem partido a fundo para dar uma opinião. Mas estudei razoavelmente sobre o MEC, monopólios e controle estatal da educação. O MEC deveria acabar e o ensino deveria deixar de ser obrigatório.

Postado
7 minutos atrás, Shapudo disse:

Eu não estudei o escola sem partido a fundo para dar uma opinião. Mas estudei razoavelmente sobre o MEC, monopólios e controle estatal da educação. O MEC deveria acabar e o ensino deveria deixar de ser obrigatório.

Se isso acontecesse, o Escola Sem Partido não seria necessário

Postado (editado)

 

4 horas atrás, FrangoEctomorfo disse:

 

 

No primeiro vídeo, rola uma treta aos 28 minutos como eu nunca vi antes num debate.

 

KKKKK

 

O video do frangoectomorfo só reforça o que eu disse aqui antes.

 

A plateia repleta de militontos de Direita aloprando o debatedor kkkk

 

Da pra ver que esses caras nunca estiveram em qualquer debate ou palestra da vida...

Editado por Porcolitico

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