Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Zonas De Treinamento

LeandroTwin

Posts Recomendados

Postado (editado)

Muito bom o artigo, parabéns leandro! :D

Ao pessoal q perguntou aí como faz pra ter noção dos batimentos sem o frequencímetro, a única maneira que eu conheço é ¨sentindo¨ o corpo mesmo.

vou colocar +/- o q vc sente conforme as zonas:

50-60% FcMax -> Um desconforto BEM leve, um certo aumento dos batimentos em relação ao repouso;

60-70% FcMax -> Um desconforto leve e um aumento na percepção do calor que circula pelo corpo (vc começa a ficar mais quente, um início de transpiração);

70-80% FcMax -> Um desconforto considerável, relativo cansaço e a percepção do calor aumenta;

80-90% FcMax -> O desconforto fica grande, o cansaço é MUITO perceptível e vc já está suando feito uma chaleira;

90-100% FcMax -> O desconforto fica insuportável, o coração saí pela boca, seu corpo pede pra parar a cada 1 segundo, o cansaço é incontrolável e o suor nem se fala;

Quanto a questão do suor galera, é claro q mesmo a 50% da sua FCMAX se vc ficar 1 hr no exercício, vc vai transpirar bastante. O lance é mais a percepção do calor mesmo, o suor foi so pra exemplificar como q essa percepção vai aumentando.

Só lembrando q eu tb não sou formado em educação física e essa ajuda que eu dei foi simplesmente pq eu já pratiquei triathlon e sentia isso conforme as zonas iam variando.

Editado por Raphael Silva
Postado

Sim, mas tipo, se vc tiver numa sala a 10° e numa de 30° as coisas variam (calor, suor) e tambem tem a genetica (tem gente que sua mais que outras), mas de qualquer forma da pra ter uma base sim.

Só sei que a zona de queima de gordura é menos do que imaginam.

Postado

Sim, mas tipo, se vc tiver numa sala a 10° e numa de 30° as coisas variam (calor, suor) e tambem tem a genetica (tem gente que sua mais que outras), mas de qualquer forma da pra ter uma base sim.

Só sei que a zona de queima de gordura é menos do que imaginam.

Sim, é o q eu disse qnt a transpiração, varia bastante. Mas o lance é olhar mais o desconforto, esse sim te conta em qual zona vc tá.

Só lembrando que pra fat burning (queima de banha!kkk) não precisa se sentir desconfortável demais não, é igual o leandro disse, basta ficar na 60-70% FcMax -> Um desconforto leve e um aumento na percepção do calor que circula pelo corpo (vc começa a ficar mais quente, um início de transpiração);

Abraços ;)

Postado

Sim, é o q eu disse qnt a transpiração, varia bastante. Mas o lance é olhar mais o desconforto, esse sim te conta em qual zona vc tá.

Só lembrando que pra fat burning (queima de banha!kkk) não precisa se sentir desconfortável demais não, é igual o leandro disse, basta ficar na 60-70% FcMax -> Um desconforto leve e um aumento na percepção do calor que circula pelo corpo (vc começa a ficar mais quente, um início de transpiração);

Abraços ;)

eh isso ai mesmo, hoje eu fiz medindo, deixei o batimento sempre dentro da casa de 120 a 140.

pra deixar no 120 eh soh caminhar rapido e pra 140 tem que dar um trote de leve.

Vale lembrar que a respiracao influencia muito no batimento, sendo assim as vezes eu trotando chego em 140 e voce caminhando ja chega nos 140.

Abraco a todos.

Obrigado pela contribuicao Leandro!

Postado

Bom, eu tenho um frequencimetro e quando comecei a usá-lo fiquei espantado de quão lento eu tinha de correr para ficar na faixa correta. Portanto, fica aí a dica pra quem tem, desde que você esteja trotando, na dúvida, trote de maneira lenta que tem grandes chances de ficar na zona de treinamento correta. Preste muita atenção principalmente nos 30 primeiros minutos que são os mais difíceis (o cara fica muito empolgado hehe).

Postado

Belo texto Leandrão, mandou bem!

Bom, de qualquer forma quem tiver uma grana sobrando, é um ótimo investimento comprar um monitor cardíaco.

Abraços.

Postado (editado)

Certa vez ouvi dizer que vc mandando aerobicos em dias alternados depois do treino com pesos, como vc já estará esgotado devido ao esforço feito, a energia que seu corpo utilizará na possível trotada ou corrida, enfim, será a sua gordura, pois vc praticamente não tem mais carbos e etc pro teu corpo usar nos aerobicos, isso procede ou é uma viagem?

PS: pelo menos 1 vez na semana eu do uma trotada e quando já to beeeem cansado eu corro até ficar 'MORTO'. ( sempre depois de treinos com pesos )

Editado por sepmateus
Postado

Certa vez ouvi dizer que vc mandando aerobicos em dias alternados depois do treino com pesos, como vc já estará esgotado devido ao esforço feito, a energia que seu corpo utilizará na possível trotada ou corrida, enfim, será a sua gordura, pois vc praticamente não tem mais carbos e etc pro teu corpo usar nos aerobicos, isso procede ou é uma viagem?

PS: pelo menos 1 vez na semana eu do uma trotada e quando já to beeeem cansado eu corro até ficar 'MORTO'. ( sempre depois de treinos com pesos )

so que perde massa magra tambem, esse é o problema

Postado

graande leandrao, como sempre otimos posts

um duvida so pa aproveitar a sessão, shake de whey dps da corridinha junto com o malto ou taca mesmo so o malto ?

Postado

graande leandrao, como sempre otimos posts

um duvida so pa aproveitar a sessão, shake de whey dps da corridinha junto com o malto ou taca mesmo so o malto ?

whey com malto\dextrose

• 6 meses depois...
Postado

Ai Leandrao eu estava procurando isso para mim fazer após o treino para hipertrofia...

Só que vou correr no máximo até 60% da FCMX porcausa do treino com pesos... se não é Catabolização na certa =x

Postado

desculpa aii desenterrar o tópico, mas eu tenho uma dúvida.

estes dias eu fiz um teste ergometrico (paranoia do meu pai).

Tenho 17 anos.

no teste consta:

FC MAXIMA: 203BPM

FC SUBMAXIMA: 172BPM

aii eu fiz FCx0,6 e FCx0,7.

deu aproximadamente 122BPM e 143BPM

e no proprio exame teve umas faixas de batimento

1.7MPH 121BPM e Pressão 11/7

3.0MPH 137BPM e Pressão 12/7

4.0MPH 153BPM e Pressão 14/7

5.0MPH 183BPM e Pressao 15/7

6.0MPH 206BPM e Pressao 16/6

ai fiz 1,7 x 1,6 deu 2,72KM/H

3,0x1,6 deu 4,8KM/H

4.0x1,6 deu 6,4KM/H

então eu deveria andar na esteira entre aproximadamente 3KH/H e 5KM/H??? não é muito lento não?

Postado

desculpa aii desenterrar o tópico, mas eu tenho uma dúvida.

estes dias eu fiz um teste ergometrico (paranoia do meu pai).

Tenho 17 anos.

no teste consta:

FC MAXIMA: 203BPM

FC SUBMAXIMA: 172BPM

aii eu fiz FCx0,6 e FCx0,7.

deu aproximadamente 122BPM e 143BPM

e no proprio exame teve umas faixas de batimento

1.7MPH 121BPM e Pressão 11/7

3.0MPH 137BPM e Pressão 12/7

4.0MPH 153BPM e Pressão 14/7

5.0MPH 183BPM e Pressao 15/7

6.0MPH 206BPM e Pressao 16/6

ai fiz 1,7 x 1,6 deu 2,72KM/H

3,0x1,6 deu 4,8KM/H

4.0x1,6 deu 6,4KM/H

então eu deveria andar na esteira entre aproximadamente 3KH/H e 5KM/H??? não é muito lento não?

É isso mesmo...Entre 4 e 5 seria melhor, mas se vc fizer o treino todo dia (30 min) em duas semanas vc já vai precisa começar a aumentar a velocidade...Só resumindo, seu condicionamento aerobico está bem regular! A 6,4km/h com 153bpm... foi impressionante!Ta treinando a qto tempo, pois mesmo o treino com peso (sem Aerobicos) deveria fazer vc ter uma frequência bem mais baixa nessa parte!Abraços

Postado (editado)

Vlw =)

Já tinha lido algo a respeito em outro lugar, mas aqui ta muitoo bem simplificado vlw por ressucitar o tópico.

Depois de fazer uma dieta bem puxada pra ganhar peso, agora mudei pra baixar o bf, to tomando Fat Burner da Universal, mandando uma dieta baixa em carb, e mandando 3x por semana 30-45 min de bike na rua com os bpm a 65-75% algo em torno de 130 , quanto tempo vocês acham que os resultados vão aparecer ? to com 18% de bf quero baixar pelo menos uns 4%, hoje completou uma semana,, larguei até a cervejinha no fds kkk foda é fica sem academia s/cerveja e comendo peito de frango e ovo toda hora kkkk :D

Outra coisa, andando de bike eu consigo chegar rapidinho nos 65% dos bpm mesmo andando bem tranquilo, então chegando nesses 65% o organismo já vai fazer o papel dele em consumir + gordura independente do exercício ou a corrida é melhor ?

Fiquei na dúvida pq a gordura é queimada como um todo e não localizada, mas creio eu q da na msm porcausa que o organismo vai consumir a mesma energia.

Bom de qualquer forma se alguém puder me responder fico agradecido.

abraços :D

Editado por Dinamarca
Postado

É isso mesmo...Entre 4 e 5 seria melhor, mas se vc fizer o treino todo dia (30 min) em duas semanas vc já vai precisa começar a aumentar a velocidade...Só resumindo, seu condicionamento aerobico está bem regular! A 6,4km/h com 153bpm... foi impressionante!Ta treinando a qto tempo, pois mesmo o treino com peso (sem Aerobicos) deveria fazer vc ter uma frequência bem mais baixa nessa parte!Abraços

então cara, meus batimentos sempre foram altos, eu nunca entendi isto, em repouso eu meço a pressão e da de 90 a 100...

faz +/- 1ano que to treinando...

aumentar a velocidade para quee? o corpo acostuma também com a caminhada e começa a deixar de queimar gordura?!?!

Postado

Entao velho!

No ano passado estava bem acima do peso, e resolvi levar a serio os treinos. Ja frequentava a um bom tempo a academia, mas naquela, sem muito conhecimento e sem mto compromisso!Por intuicao, decidi q deveria perder peso antes d ganhar massa magra...ja tinha lido algo sobre a eficiencia da caminhada e resolvi testar.

Fracionei a alimentacao e diminui os carbos, caminhava d 4a5 vezes na semana durante uma hora, so sei q em 3 meses , perdi 13kg (d 84kg p 71kg), sem fat burners nem nada, ate pq nem tava ligado nas malandragens e tals!Objetivo alcancado, resolvi pesquisar sobre treinamento e tals, cai no Hipertrofia.org, e minha vida mudou!!KKKKK...Hj to com 78kg dpois de 6 meses treinado pesado, ja iniciando um cutting d leve so pra dar uma enxugada no excesso, e voltar pro bulking nervoso!!

Acho q o mais importante para alcancar os objetivos, e ter diciplina , manter as coisas simples e muita informacao, algo q temos de sobra por aqui!!Valeu!!

abraços :D

Postado

A zona de 60%~70% queima 80% das calorias através de gordura e não é a que mais queima gordura em percentual. Para queimar lip e pouco cho/ptn o ideal é ficar na de 50%~60% onde 90% da energia vem dos lipídios : Gordura !

O ideal pra quem quer fazer musculação e junto queimar mais gordura é treinar como eu treino e nos descansos entre as séries manter tua FC acima de 55% com saltos, levantamento de pernas, stepper, etc porque aí além da RM você tem a FC como aliada. Seria o equivalente a uma caminha de uma hora + uma hora de treino em apenas uma hora. Na academia podemos estar em 2 lugares ao mesmo tempo !!! :-)))

Postado

Eu comecei agora os AEJ em dias alternados a 60-70% Fcmax para redução do BF.

Agora em pesquisas descobri informações nesses sites que deixo aqui...

https://e-negociosnet.com/zonas-alvo-aerobicos.html

e

https://pt.wikipedia.org/wiki/Zona_de_treinamento

.... e fiquei confusa :confused:

Será melhor 60-70% ou 50-60%...?

Se alguem me puder ajudar.... obrigada!

Postado (editado)

É uma questão de tempo e disponibiliadae de cho no organismo. A faixa 1 (50~60) queima em torno de 90% de lip e 10% cho e a 2 (60~70) 80% lip 20%cho. Ambas queimam menos de 1% de ptn.Vou colar um treco do excel aqui :Cal/Hora FC Zona lip cho ptn lip cho ptn100 85 1 85,0 4,3 0,1 9,4 1,1 0,0150 90 1 127,5 4,5 0,1 14,2 1,1 0,0200 95 1 170,0 4,8 0,1 18,9 1,2 0,0250 100 1 212,5 5,0 0,1 23,6 1,3 0,0300 106 1 255,0 5,3 0,1 28,3 1,3 0,0350 112 2 297,5 11,2 0,1 33,1 2,8 0,0400 115 2 340,0 11,5 0,1 37,8 2,9 0,0450 118 2 382,5 11,8 0,1 42,5 3,0 0,0500 126 3 250,0 63,0 0,0 27,8 15,8 0,0550 132 3 275,0 66,0 0,0 30,6 16,5 0,0600 136 3 300,0 68,0 0,0 33,3 17,0 0,0650 140 3 325,0 70,0 0,0 36,1 17,5 0,0700 146 4 210,0 102,2 0,0 23,3 25,6 0,0750 151 4 225,0 105,7 0,0 25,0 26,4 0,0800 157 4 240,0 109,9 0,0 26,7 27,5 0,0850 162 4 255,0 113,4 0,0 28,3 28,4 0,0900 168 5 90,0 151,2 0,1 10,0 37,8 0,0950 172 5 95,0 154,8 0,1 10,6 38,7 0,01.000 176 5 100,0 158,4 0,1 11,1 39,6 0,01.050 180 5 105,0 162,0 0,1 11,7 40,5 0,0Odeio pois o forum pira as tabelas do excel mas aí tem, no meu caso, quanto gasto de cho/lip/ptn por hora em determinada faixa.Lembre-se que em faixas mais altas queima-se mais calorias mas elas podem não vir das gorduras.

O que seria melhor pra queimar gordura se você repor uns 30g cho por hora seria 65% da FCM. Depois com calma monto a tabela ali em cima com tags de HTML pois esse fórum PAC-enter me irrita !!! :-))))))

Editado por Paulmito
Postado (editado)

Ok...obrigada!

Como o meu objectivo é redução de BF, eu quero mesmo é acabar com a gordura :lol:

Editado por Yuna
Postado

Galera, isso só da uma noção, não quer dizer que se vc ficar 1% acima ou abaixo vai prejudicar tudo.

Fique por volta dos 60%.

Abraço

Postado (editado)

Galera, isso só da uma noção, não quer dizer que se vc ficar 1% acima ou abaixo vai prejudicar tudo.

Fique por volta dos 60%.

Abraço

Em práctica já a partir de amanhã :D

Editado por Yuna
Postado

1% não mas 5% sim !!! :-)))))))

Caso 1 : 60% da FCM eu estaria a 90bpm gastando 90%lip e 10% cho em 150 cal/hora. Daí são 135 cal de LIP e 15 cal de CHO.

Caso 2 : 65% da FCM eu estaria a 115bpm gastando 70%lip e 30%cho em 400 cal/hora. Daí são 280 cal de LIP e 120 cal de CHO.

Caso 3 : 70% da FCM eu estaria a 126bpm gastando 50%lip e 50%cho em 500 cal/hora. Daí são 250 cal de LIP e 250 cal de CHO.

Caso 4 : 75% da FCM eu estaria a 136bpm gastando 40%lip e 60%cho em 600 cal/hora. Daí são 150 cal de LIP e 450 cal de CHO.

Veja que em 65% mesmo gastando menos cal/hora você queima mais gordura. ;-)

Me falha a memória qual zona começa a queimar PTN acima de 1% mas acho que é da 4/5 que é 5% e 8% mas não me lembro ao certo.

Lembre-se que não dá pra dizer que na esteira a 6km que tua FC será de 120 sempre. Além da FC variar por temperatura externa e outros fatores ainda tem o pior deles pra quem é sedentário e quer perder peso : Condição Física melhora. Assim é como o cara medir a FC a 6km e ver que é de, ex:115, e daí acha que o resto da vida será assim mas não. Em 20-30 sessões teu coração tá melhor e nos mesmos 6km você estará masi baixo. ex:108. Incialmente os ganhos cardiácos são fáceis. Hoje pra me manter a 65% fc tenho de usar esteira a 6,7km mas antigamente 5km já dava 70% ! Só com um MFC você pode otimizar os ganhos, ops, PERDAS de gorduras. :-)))))))

• 2 meses depois...
Postado

Muito bom!

Soh hj comecei a pensar em aerobicos pra cutting e ja fiz 25 min de corrida 150 BPM e achei que tava apavorando! iuaheiuhae

sendo que 120BPM seriam meus 60%... fiquei feliz com isso, odeio correr e pra ficar nos 60% vai ser izi hahaha

vlw Leandro e o mito Paul

abraaax

Postado

isso se aplica somente nos casos de correr após algumas refeiçoes ao dia, certo?

até pq AEJ a freqüencia cardiaca pra perder gordura é menor. certo?

me corrijam se estiver errado

abraços e bons treinos !

Postado

isso se aplica somente nos casos de correr após algumas refeiçoes ao dia, certo?

até pq AEJ a freqüencia cardiaca pra perder gordura é menor. certo?

me corrijam se estiver errado

abraços e bons treinos !

Sim

Abraço

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...