Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cadeira Abdutora Desmistificada?


Frango Obstinado

Posts Recomendados

Vocês acham a cadeira abdutora útil, desnecessária? Prejudicial?

 

Não sei se pode deixar link aqui no fórum, então vou copiar o texto:

 

Cadeira Abdutora, exercício pra glúteo?

 
Pessoal, essa postagem vem com intuito de desmistificar algo que é muito difundido no meio das academias onde na realidade é uma informação incorreta, e que é potencialmente prejudicial,  mesmo assim é pouco conhecida pelos usuários e profissionais deste espaço, a informação que está prestes a ser divulgada é preciosa pra todos os profissionais que se prezem, portanto vale a pena ler atentamente.
 

Cadeira+abdutora.jpg

 

A cadeira adutora e abdutora, é um equipamento que está presente em quase todas as academias, por trabalhar de duas formas ela é um equipamento que pode ser considerada uma " figura carimbada " em grande parte das academais,  não nos focaremos no exercicio ADUTOR ( aquele no qual a pessoa senta com as pernas por fora do aparelho e faz o esforço pra dentro) pois esse exercicio cumpre o que lhe é prometido e trabalha os músculos adutores da coxa, ( Adutor longo, curto, magno, grácil, sartório, pectíneo).


Nos focaremos apenas no exercício ABDUTOR pois o que se é dito é que este exercício trabalha principalmente o glúteo, quando na verdade, trabalha como motor primário o músculo piriforme que fica situado abaixo do glúteo. O piriforme é um músculo pequeno e profundo, localizado na nádega, sob os glúteos e tem como função a rotação externa da coxa, que é quando o joelho "olha" para fora, além de auxiliar na abdução (abertura da coxa). Sua localização vai do sacro (porção final da coluna) até o fêmur (osso da coxa), o problema é que por baixo do piriforme passa o nervo isquiático, também conhecido como Ciático. ( como mostra nas imagens, o músculo piriforme de vermelho e o nervo ciático de amarelo )
 

sindrome+do+pir+1.jpg

 

nervo ciático é o principal nervo dos membros inferiores. Ele controla as articulações do quadril, joelho e tornozelo, e também os músculos posteriores da coxa e os músculos da perna e do pé. O nervo ciático é o mais longo do corpo humano – liga o dedão do pé à região lombar – mas a fama não vem de seu comprimento, e sim da dor causada por ele, a "ciatalgia", que atinge cerca de 15 % da população e pode causar muito desconforto.Como o ciático é responsável pela enervação dos membros inferiores, a dor pode ocorrer em vários lugares, porém os mais comuns são a região glútea posterior, o dedão do pé e a face lateral da coxa e da perna.


Então quado fazemos o movimento de Abdução principalmente com cargas elevadas, forçamos uma hiper-tonificação, aumento de tamanho do músculo Piriforme que passa a comprimir o nervo isquiático, causando dor que pode ser localizada apenas no glúteo mas comumente se espalha por toda a região da perna. 


O que fica pra se refletir é: Se a pessoa pretende malhar glúteo, e não o está malhando na cadeira abdutora, então por que não fazer um exercício que localize verdadeiramente o glúteo ao invés de colocar sua saúde física em risco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • 2 anos depois...

Continua desnecessaria ? eu faço nunca tive nada 

Agacho com 110 kg 

faço terra stifaddo com 100 kg

 

e to saradao e vivendo , e ainda digo mais, esse pode ser considerado um treinamento pra foda, visto que da pra treinar esse movimento de abrir e fechar o quadril com força

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o exercício é interessante para corrigir desequilíbrios musculares, e outros problemas, conforme consta nessa parte.

Citar

  função a rotação externa da coxa, que é quando o joelho "olha" para fora, além de auxiliar na abdução (abertura da coxa).

 

Acho válido para ativação da musculatura como prevenção, reabilitação, etc.

Uma ou duas séries (carga leve) como parte do aquecimento do agacho tbm é interessante, principalmente pra quem fica com joelho tremendo.

 

Como exercício para hipertrofia é desnecessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse exercício, assim como a maioria dos mono-articulados, é bem dispensável. E ele ainda foca especificamente num pedacinho de músculo invisível (assim como a abdutora, que foca num pedacinho da coxa que a não ser que você seja um fisiculturista com 3 ou 4% de BF, não vai fazer diferença absolutamente nenhuma no seu shape). É bem inútil, pensando em hipertrofia, ganho de força e afins, e serve mais só para quem se exercita num aspecto de fisioterapia mesmo.

Uns exercícios bem ruins como esse tendem a ser populares, e eu acredito que o motivo principal seja a execução simples deles. Aí o professor da academia não tem o trabalho de te ensinar e nem de conferir o que você está fazendo, você não tem o trabalho de aprender, e você dificilmente vai se lesionar porque qualquer dor que você sentir seu professoor vai dizer que "você está pegando peso demais" já que virtualmente não tem como você errar na execução. Todo mundo fica feliz, você não sai do lugar, e a academia continua lucrando.

Além disso também acho que a galera se mexe pela sensação de "queimação" que esse exercício dá. Muita gente tem essa mania de relacionar certas sensações com o desenvolvimento muscular, mesmo que elas não tenham absolutamente nada a ver e até sejam "ruins" nesse sentido. Queimação geralmente se dá em exercício bem isolado ou com excesso de repetições, dois cenários desfavoráveis pra hipertrofia.

Editado por Giovanni Brescancini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faço ja um bom tempo. Realmente n sei se tive grandes mudanças. Mas como tenho problemas posturais como escoliose, hiperlordose e vejo que precisa fortalecer os gluteos continuei usando. Só espero q ele n me traga nenhum problema. Do contrario ele não atrapalha meus treinos já que é o ultimo que faço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...