Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Quer ser um bodybuilder? "Guia" da verdade

Posts Recomendados

Postado
  • Este é um post popular.

Fala galera,

Bom, recentemente eu vejo muito a questão da galera querer competir. Gente nova de academia e até mais experientes e eu decidi escrever um pouco a respeito disso, tanto por treinar em uma academia cheio deles, quanto por conhecer inúmeros e ter várias opiniões a respeito de vários fatores ligados a vida de um atleta de fisiculturismo no Brasil. Esse vai ser um “Guia” para a galera que tem esse desejo, falando apenas verdades. Não quero desestimular ninguém, apenas ser verdadeiro.

É meu primeiro post, então, aceito críticas, mas não me esculhambem rs. Quero apenas contribuir para a massa que acessa o fórum.

Porque competir?

Acredito que nesse ponto não há muito que falar. Sonho, vontade, desejo, inúmeros fatores. Nessa questão da justificativa, qualquer uma é válida.

Você tem potencial?

O fisiculturismo, assim como qualquer outro esporte, demanda que qualquer atleta que queria seguir em seu meio e ter sucesso, possua potencial. O que julgo potencial? Bom, é um conjunto de fatores. Eu diria que o primeiro deles é você ser honesto com você e falar: “eu consigo?”

Esse autoquestionamento não diz respeito à força de vontade somente. Mas, a disciplina. Você consegue realmente seguir uma dieta? Eu sempre comento isso com quem tem esse desejo, porque há aquelas pessoas que dizem fazer dieta, as que fazem, e as que não fazem e realmente sabem que não fazem. Eu sei que pra muitos que podem ler vão falar “tiro de letra”, mas não é bem assim. Se você decidiu ser atleta, sabe das 3 fases básicas para qualquer atleta: off, contest e o pré contest. Eu não vou martelar em cima delas, pois não internet é cheio de artigos que podem esclarecer as dúvidas sobre como cada uma funciona. Off  não necessariamente é você querer ser um alexey lesukov ou lee priest. Da mesma forma que o pré contest não se baseia apenas em zerar carbo, adeus sódio e olá shape seco. O potencial pra dieta começa nisso porque cada fase apresenta uma dificuldade para alguns. Elas vão desde comer bastante, altas calorias no dia, até a restrição de uma parte significativa. E, caras, isso enlouquece as pessoas. Seu psicológico começa a atuar, você começa a se sentir mal, dependendo do caso, e qualquer oportunidade pra que possa pular e tentar dar um furo aparece. E se você não tiver outra qualidade do potencial, que chamo de foco, você vai fazer merda, vai furar a preparação e isso não representa benefício.

Outro fator que considero relacionado ao potencial chama-se humildade. Nesse mundo, você não veio pra ser babaca ou arrogante com todos por puro egocentrismo e visão voltadas para você. A maioria dos atletas que são bem sucedidos possui um carisma grande, sabem tratar a maioria dos fãs e pessoas que convivem e você não deve ser diferente. Não seja nariz em pé. Seja humilde a ponto de escutar quem sabe e a ponto de falar que peca em alguns aspectos. Ninguém é de ferro. E isso qualquer um sabe, sem humildade, você não vai chegar a lugar nenhum. Ou até vai, mas alguém vai tentar acabar com você por isso.

Agora, o fator principal: shape. Sim  meus queridos, o shape. Eu sei que você é da política que ninguém dorme poodle e acorda pitbull, porém, competir demanda que você já tenha um shape razoável para que durante a preparação você possa apresentar resultados e melhorar pontos fracos, aumentar pontos fortes e por aí vai. Hoje, com a crescente do bodybuilding, da musculação em geral, todo mundo sempre se diz atleta. Todo mundo se encaixa em uma categoria, mas você já parou pra pensar nas exigências de cada uma? Minha primeira recomendação é você dar uma olhada no teu shape, ver as categorias conforme as federações apresentam, conhecer os atletas do teu estado nessa categoria e tentar conseguir um pouco de informação.

Porque eu falo isso? Porque não é porque você tem dois riscos no abdomem que você virou um concorrente direto pro Sadik Hadzovic na Mens Physique. Da mesma forma com as outras categorias. Não é porque você possui um fator preponderante que você necessariamente é daquela categoria ou se encaixe. Você precisa estudar as categorias, exigências, ver vídeos, apresentações, presenciar alguns campeonatos se puder para tentar ver o padrão dos atletas.

Ah, por favor, você está no Brasil. Aqui o padrão não é tão similar ao da gringa em algumas categorias. Se você comparar atletas de mesma categoria aqui e da gringa, verá que em algumas você vai se  identificar e outras não. No caso, ao decidir tua categoria, foque nela e foque no teu shape. Seja consciente.

Custos da preparação?

Chegou uma das partes que mais gosto de abordar: os custos.

Se você faz uma dieta, mesmo que não seja uma das melhores, sabe que por inúmeros fatores ela se torna bem cara. Você tem que repor alimentos praticamente toda semana, dependendo das fontes de proteína ela pode se tornar bem mais cara, você precisa ir constantemente ao mercado e uma boa parte do dinheiro vai com você. Mas, isso uma dieta normal.

Você já parou pra pensar o quanto um atleta gasta? Conforme as fases da preparação, os gastos demandam mais por um motivo. No Off a sua ingestão calórica é bem maior, você tem que comer mais, logo, você vai precisar de um pouco mais de dinheiro pra poder dar conta da alta demanda de alimentos que vai ter que ingerir. Nas outras fases não preciso me manifestar, porque imagino que a noção de um gasto em contest e pré, qualquer pessoa que acompanhe o esporte consegue ter.

Você se esqueceu de outro fator nesses custos, manipulados e fitoterápicos. Se você acompanha um atleta, sabe que a maioria tem uma farmácia de manipulação por trás. Mas, eles conseguiram da noite pro dia? Não. Assim como muitos bons atletas não conseguem esse patrocínio, esse gasto tem que sair do bolso. E, meus amigos, conforme a prescrição que é passada, isso se torna bem caro. A flutuação entre farmácias de manipulação dependendo de onde você mora, tende a ser significante então, você vai ter que rodar bem até achar uma com preços razoáveis e um bom nome no mercado.

Outro gasto na preparação? Suplementos. Sim, isso mesmo que você leu. Os atletas também fazem uso de alguns suplementos durante a preparação, não gastam rios de dinheiro com isso, porém, como no Brasil a boa suplementação nunca foi/será barata – a não ser que você compre qualquer coisa – isso demanda certo gasto. Não é dos mais elevados quando comparados a dieta somado com os manipulados/fitoterápicos, mas para qualquer pessoa normal – principalmente você que controla seu dinheiro na mão – isso representa uma certa quantia.

Chegamos agora, nos gastos com uma das partes principais da preparação: hormônios.

Sim, meus amigos não é porque você acompanha um atleta e que ele não divulga o uso de esteroides que faz com que ele não use. Dependendo do atleta, o uso dos hormônios começa apenas em algumas fases específicas, porém, há atletas que utilizam em todas as fases. E, nisso, caímos em um ponto que considero comum a todos os atletas que é o Blast and Cruise. Eu não vou estimar quanto um atleta gastaria com recursos, por motivos óbvios, porém, meus amigos, não é barato. Isso varia conforme quem distribui, qual laboratório e “n” outras variáveis como dosagem, tempo de utilização e por aí vai.  Mas, tenha em mente que gasto com esteroides nunca será barato. E, se você consegue tudo muito barato, ou você possui um bom negócio ou você está sempre com produtos falsos ou subdosados.

Ah, não nos esqueçamos dos fármacos empregados em decorrência do uso dos esteroides, que, normalmente, tendem a não possuir um custo tão baixo assim nas farmácias ou com alguns distribuidores. Não entrarei em detalhes nessa questão.

O que vem junto com o gasto dos esteroides e fármacos? Gastos com exames. Amigo, se você possui um plano de saúde, ótimo. Alguns exames o seu plano cobra, você tem médico geralmente de “prontidão”. Mas, para aqueles que não possuem a carga dos exames que você tem que fazer (hemograma, perfil lipídico, transaminases, estradiol, dht, prolactina, insulina, testosteronas, glicemia, t3, t4 e MUITOS outros) se torna bem alta. “Ah, mas por que fazer exame?” Pelo simples fato de você buscar a manutenção da sua saúde. Não seja um hipócrita que vai disponibilizar grana pra tudo, mas para essa etapa importante não. Se você decidir ser atleta, vai ter que ficar fazendo exames pra monitorar o andamento do teu corpo. Não quero dizer que você vai ao hospital a cada 2 semanas pra ficar tirando sangue e afins, mas que você vai comparecer, a cada um, dois ou três meses para fazer essa “triagem de rotina” para saber como anda o seu corpo diante de tudo. Isso não é um gasto que chamo de “a mais”, mas um gasto NECESSÁRIO.

Por fim, o gasto que vai te ajudar com tudo isso, dieta, hormônios, e afins: coach. Geralmente, os atletas possuem um técnico, coach, que os orienta no que diz respeito a dieta, hormônios, e traçam as estratégias da preparação e fazem o acompanhamento. Caso você possua bastante conhecimento e achar que pode se preparar sozinho, ótimo. Mas, caso não, vai precisar de um coach e vai demandar um dinheiro para isso.

A realidade do palco?

A realidade do palco, é uma só: todos querem ganhar. Querem pegar pelo menos algum top 3 ou 5. Querem overall. Mas, ali, tem muitos atletas que cagaram a preparação, gente que sobe por subir, mas também tem atletas muito bem preparados e você vai ver isso no dia que for bater o peso e no backstage.

Sabe aquele trabalho de meses que você fez com seu coach? As abdicações, o potencial, tudo? Reflete em poucos minutos em cima do palco. São semanas, meses, pra que você dê seu melhor lá em cima.

A realidade do palco também pode ser injusta. Como em qualquer esporte, há decisões questionáveis no quesito arbitragem e você tem que estar ciente disso.

E eu falo pelos atletas que conheço, a realidade é que lá, ninguém quer terceiro lugar, quarto, quinto. O primeiro importa. Porque você gastou com sua preparação e tudo mais, pra que desse certo. Não é um esporte necessariamente remunerado por cada mês de preparação. Fisiculturismo – não coloque isso a nível pro – não te paga por cada mês que você se preparou. Não é como no futebol, que se você  não ganhar o campeonato, você recebe todo mês uma quantia por estar no time e se preparar. Você sobe pra ganhar. Você sobe pra tentar botar a concorrência no bolso. E se você falar que vai subir por subir, eu vou rir.

A realidade no Brasil?

Sei que você acompanha seus bb’s favoritos pelo mundo e vê eles com cheques gordos quando ganham algum campeonato – principalmente nos EUA. Mas, você está em solo brasileiro. As premiações aqui não são grandes assim e com cheques gordos. Há campeonatos que você ganha o troféu, a medalha, um kit de suplementos e uma ajuda que não é muito significativa quando comparada ao que você gastou.  Mas, há premiação em dinheiro. Mas, tire a idéia de que vai ganhar de cara muito dinheiro. O esporte vem crescendo, tende a crescer mais, mas por enquanto essa é a realidade. Porém, você pode conseguir o patrocínio de alguma empresa e isso já ajuda na sua preparação.

Então, pra quem quer competir, tá aí o que julgo válido falar. Eu amo o esporte e cara, admiro quem compete e um dia, com condições, um shape melhor até pretendo competir. Mas, tenham em mente que ser atleta aqui, como em qualquer lugar não é lá tão fácil. Tendo isso tudo em mente, fica mais fácil você ter uma noção de como será a vida quando quiser competir, como vai administrar teu financeiro e afins. Quem ama o esporte, tá aí. Compete, sobe e não liga. Mas, todos esses que sobem, sobem cientes de tudo isso que falei. Abra o olho pra tudo isso, não seja mente fechada pro teu esporte e na realidade dele no teu país. Espero ter agregado algo.

Um abraço.

Editado por rafaelbarcellos_

Postado

Para ser bodybuilder não basta querer apenas, precisa ser, sentir e viver isso intensamente. Certa vez eu li numa camiseta que o Jay Cutler usava que dizia assim: "Para ser uma lenda você tem agir como tal". Eu todos os dias acordo e olho para o dia anterior e me pergunto se dei o máximo do meu potencial. Todas as vezes me arrepio lembrando dos tombos e falhas que já levei por coisas banais. É fácil um jovem que tenha dinheiro e tempo para treinar e seguir sua dieta, mas apenas aquelas pessoas que saem do inferno de suas vidas mediocres e chegam ao topo dão valor na estrada que passaram. Sempre me canso quando vejo aquelas boyzinhos arrombados que tiram foto sem camisa na balada e ostentam um abs ~trincado~ e um copo de vodka de 200 conto. VAI SE FUDE. Isso mesmo, se você está lendo isso e faz o quê eu disse, VAI SE FUDE. Seu pai e sua mãe ta financiando essa babaquice sem fim. 

Para ser um bodybuilder, precisa ter talento, força de vontade, fome, não fome de comida e sim fome de sucesso. Você precisa se achar um lixo todos os dias para tentar dar seu melhor nem que seja 1% melhor, progresso é progresso. Comer como um tarado, estudar, comer enquanto estuda, fuder a sua mina pra ela não pensar em outro cara quando você estiver com a libido baixa, se espelhar nos melhores. saber aplicar, saber se respeitar e superar os limites de cabeça firme. Bodybuilder é bodybuilder todos os dias, não tem dia do lixo, não tem baladinha com os ~parça~, não tem bombonzinho, não tem cerveja e vodka.Tem seu dever, tem sua sanidade, tem o seu tempo. É por isso que tem pessoas que tomam caminhões de droga e não se tornam um Pro.

Todos os dias eu acordo e olho ao meu redor e vejo o quê eu já conquistei. Me orgulho de cada gota de suor derramada pelo meu pequeno império construído, não importa quanto tempo leve, não importa se eu morra por isso. Importa apenas que eu serei o meu melhor.

• 3 semanas depois...
Postado
Em 28/10/2015 17:53:29, Stallion1181 disse:

Para ser bodybuilder não basta querer apenas, precisa ser, sentir e viver isso intensamente. Certa vez eu li numa camiseta que o Jay Cutler usava que dizia assim: "Para ser uma lenda você tem agir como tal". Eu todos os dias acordo e olho para o dia anterior e me pergunto se dei o máximo do meu potencial. Todas as vezes me arrepio lembrando dos tombos e falhas que já levei por coisas banais. É fácil um jovem que tenha dinheiro e tempo para treinar e seguir sua dieta, mas apenas aquelas pessoas que saem do inferno de suas vidas mediocres e chegam ao topo dão valor na estrada que passaram. Sempre me canso quando vejo aquelas boyzinhos arrombados que tiram foto sem camisa na balada e ostentam um abs ~trincado~ e um copo de vodka de 200 conto. VAI SE FUDE. Isso mesmo, se você está lendo isso e faz o quê eu disse, VAI SE FUDE. Seu pai e sua mãe ta financiando essa babaquice sem fim. 

Para ser um bodybuilder, precisa ter talento, força de vontade, fome, não fome de comida e sim fome de sucesso. Você precisa se achar um lixo todos os dias para tentar dar seu melhor nem que seja 1% melhor, progresso é progresso. Comer como um tarado, estudar, comer enquanto estuda, fuder a sua mina pra ela não pensar em outro cara quando você estiver com a libido baixa, se espelhar nos melhores. saber aplicar, saber se respeitar e superar os limites de cabeça firme. Bodybuilder é bodybuilder todos os dias, não tem dia do lixo, não tem baladinha com os ~parça~, não tem bombonzinho, não tem cerveja e vodka.Tem seu dever, tem sua sanidade, tem o seu tempo. É por isso que tem pessoas que tomam caminhões de droga e não se tornam um Pro.

Todos os dias eu acordo e olho ao meu redor e vejo o quê eu já conquistei. Me orgulho de cada gota de suor derramada pelo meu pequeno império construído, não importa quanto tempo leve, não importa se eu morra por isso. Importa apenas que eu serei o meu melhor.

Rardicori

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações push do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.