Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário do gato de Schrödinger: LPO, powerlifting e umas paradinhas boribildi

Lucas

Posts Recomendados

Postado

Lucas como que tu fez os descansos dessa girl aí?

Nunca tentei esse wod antes, pois sempre achava que teria de fazer seguido, e como na gym a barra ficava bem distante do banco de bp...

É no esquema descanse o máximo que puder, ou tem algum limite de descanso?

Tempo total tinha que influenciar no score final #soAcho =P

EDIT com o quote p/ depois vir aqui cobrar

12 horas atrás, Shrödinger disse:

Usei 78kg no bench press (meu peso atual). Fiz 8/6/5/4/4 no BP (aqui touch and go) e 10/8/8/8/10 nas pull ups (com balanço, que não dá pra chamar de kipping pq não sei fazer kipping). Score total de 71 reps, bem abaixo de minha marca do ano passado de 100 reps, mas eu vou bater essa marca em um mês (pode printar e cobrar :P). Eu só tive 15' pra fazer Lynne, o que atrapalhou a performance - fora os BP de antes e as pull ups, toes to bar e snatches de ontem, mimimi -, mas achei bom.

Postado
1 hora atrás, Ricardo Queiroz disse:

Lucas como que tu fez os descansos dessa girl aí?

Nunca tentei esse wod antes, pois sempre achava que teria de fazer seguido, e como na gym a barra ficava bem distante do banco de bp...

É no esquema descanse o máximo que puder, ou tem algum limite de descanso?

Tempo total tinha que influenciar no score final #soAcho =P

Eu fazia o BP, sem mto descanso ia pras pull ups e descansava cerca de 1min. 

Essa falta de referência de tempo é foda mesmo. O cara pode fazer em 10min ou em 1h. Eu acho que limitar a 20min seria legal, já que esse é um wod que não visa tanto o condicionamento, mas sim a performance. Da próxima vez que eu fizer vou limitar a 20min.

Nós podemos modificar esse wod e subtrair o tempo do score total. Lança o desafio lá no tópico dos wods ;). Valendo um like kkk

Postado
11 horas atrás, Shrödinger disse:

Hoje fui no box e conseguir fazer um treininho que eu mesmo bolei na hora

Como funciona isso? Os box permitem treinos fora dos programados? Porque uma das coisas que me desanima no Crossfit é esse negócio de treino coletivo, tipo aulão. Eu não me adapto bem a isso. Gosto de fazer meus treinos por conta.

Postado
4 minutos atrás, mootley disse:

Como funciona isso? Os box permitem treinos fora dos programados? Porque uma das coisas que me desanima no Crossfit é esse negócio de treino coletivo, tipo aulão. Eu não me adapto bem a isso. Gosto de fazer meus treinos por conta.

Em princípio não permite. Eu fui no treino das 19h, que ontem era um treino de condicionamento (19h sempre tem um treino específico, diferente da aula de crossfit do dia: segunda e quarta tem condicionamento, terça e quinta tem LPO e sexta tem mobilidade), e como tava relativamente vazio eu pedi pra usar um rack pra supinar. O problema é se estiver mto cheio ou estiverem usando o rack na hora. 

Fora essa situação, dá pra ir nos horários que não tem aula, quando os treinadores e o dono usam, mas são horários pra quem não trabalha - exceto sábado, a partir de 12h. Em todo caso, é complicado mesmo treinar dentro de uma programação certinha pq tem um bom grau de imprevisibilidade.

Postado
2 horas atrás, Shrödinger disse:

Nós podemos modificar esse wod e subtrair o tempo do score total.

Ou ainda, colocar o nível de dificuldade envolvendo o time cap do round

nível r.u.m. - time cap de 1'min por round

nível 1 - time cap de 2'/round

nível 2 - time cap de 3'/round

nível 3 - time cap de 4'/round

Assim o sujeito consegue trabalhar com aquilo que tem de "melhor" e ainda ter um tempo de descanso adequado

Mais que isso é perda de tempo XD

Postado

30/11/2017 - LPO

Hoje teve power clean e power jerk. E teve PR. 

Primeiro teve alguns drills de aquecimento que eu não lembro rsrsrs e depois teve o treino que foi "apenas" o seguinte:

Power Clean & Power Jerk

(2+2)x20kg

(2+2)x40kg

(2+2)x50kg

(2+2)x60kg

(2+2)x65kg

(2+1)x70kg

(2+1)x75kg

(2+1)x75kg

(2+1)x80kg

(2+1)x80kg - Aqui eu encaixei mal o catch do power clean e nem tentei o jerk.

(1+1)x80kg

(1+1)x82kg

(1+1)x82kg

(1+1)x84kg - Vídeo acima.

(1+1)x86kg - Aqui eu errei o jerk por mto pouco, então tentei mais uma vez logo na sequência.

(1+1)x86kg - PR no C&J, PR no power clean e PR no power jerk :) 

Meu total de LPO com movimentos power chegou em 150kg.

Na metade do treino o ombro começou a doer, depois a dor se estendeu até o cotovelo. Eu insisti e segui aumentando as cargas até o final. Lá pelos 80kg o power clean começou a ficar pesado e eu aumentei a base dos pés e acho que isso melhorou um pouco a puxada. Em todos os jerks eu tentei alargar a pegada e, embora isso facilite o jerk em si, é bem difícil fazer essa transição com precisão (dá pra ver no vídeo a dificuldade na transição do clean pro jerk). Eu preciso melhorar a estabilidade no overhead, tanto no jerk quanto no snatch, e pra isso tenho que trabalhar bem os estabilizadores ali da cintura escapular (aqui acho que sots press, YWTL em superman, OHS hold e os exercícios com elástico podem ajudar).

Depois teve uns exercícios de antebraço, mas eu caguei e não fiz. FIz 110 pull ups nos últimos dois dias, incluindo weighted e chest to bar, fora os pulls do LPO, então não precisava arrebentar os gravetinhos.

Amanhã tem snatches no treino de crossfit.

Abraços

Postado

01/12/2017 - Crossfit

Bem cansado da semana, mas fui pra fechar 5 dias seguidos de treino.

Aquecimento

AMRAP 10'

10 ground to overhead plate 10kg

10 OHS plate 10kg

10 burpee plate

Fiz 4 rounds. Suadeira da porra, parecia o WOD.

Técnica

Alguns drills de snatch.

Força

Snatch high pull + hang squat snatch + OHS

Warm up

(2+2+2)x20kg

(1+1+1)x30kg

EMOM 10'

(1+1+1)x35kg

(1+1+1)x35kg

(1+1+1)x40kg

(1+1+1)x40kg

(1+1+1)x45kg

(1+1+1)x45kg

(1+1+1)x50kg

(1+1+1)x50kg

(1+1+1)x51kg

(1+1+1)x55kg

Rendeu bem isso aqui. Não perdi nenhum snatch, diferente de terça, quando perdi vários. Começando a ficar confortável com cargas acima de 50kg.

Condicionamento

AFAP 15'

5 rounds

30 air squat

15 snatch 34kg - Fiz power snatch touch and go e dividi todos em sets de 5.

10 burpee over the bar

Fiz 3 rounds e achei bom. Os melhores lá do box fecharam em 11-12 minutos. Meu condicionamento já melhorou muito, mas ainda tenho uma longa estrada pela frente pra conseguir fazer bem os WODs de crossfit - mas eu to tranquilo pq meu foco maior sempre foi o LPO mesmo.

Terminei o treino bem cansado. Agora vou comer um hambúrguer e tomar um vinho. 

Abraços

Postado

04/12/2017 - Treino livre

Essas próximas semanas vão rolar apenas treinos de condicionamento lá no box - não sei o porquê dessa merda. Como não to afim de me acabar em cardio crossfit style, fui lá com o objetivo fazer uns back squats e mais algumas coisas. O treino foi bem improvisado porque tava rolando treino e eu não queria/podia atrapalhar. Então, praticamente sem aquecimento fui pro rack e comecei a agachar.

Agachamento (ME 5RM)

10x20kg

8x40kg

6x60kg

5x70kg

5x80kg

5x90kg - RPE8,5.

Aqui eu precisei encerrar rápido pq iam usar a região do rack de agachamento (pra fazer fucking wall balls :(). Ainda ia tentar 95kg, mas não rolou.

Squat Clean

2x40kg

2x50kg

4x2x60kg

Fui pra um cantinho e fiz uns squat clean, mas sem nenhum aquecimento técnico. Até que não foi ruim, mas fiz alguns catches em posição ruim, principalmente jogando o peso do corpo pra frente dos pés e também perdendo a rigidez do core. Muito tempo sem fazer squat cleans.

Pull up

12/10/8/6 

Sinto que perdi um pouco de força nas pull ups. 

Depois disso aproveitei o primeiro WOD do treino de crossfit pq tinhas uns pushes e outras coisas que iriam complementar bem o treino (incluindo condicionamento, que pra mim tem que ser complemento e não o foco).

Condicionamento

AMRAP 10'

10 wall ball 9kg

15 kettlebell swing 24kg

20 push up - To fraco nisso aqui também. Foi bem difícil fazer 20 reps. Eu faço encostando o peito no chão, mas mesmo assim acho que era pra estar mais fácil.

Fiz 3 rounds.

Depois disso fui pra casa. Tava super cansado, sem fome e fui dormir cedo. Acabei fazendo um déficit de ~500kcal.

Abraços

Postado

Você pode ir pro box fazer o treino que quiser? Curiosidade mesmo, porque pelo menos tem equipamento para agachar, e eu assino GymPass

Postado
32 minutos atrás, FabianaF disse:

Você pode ir pro box fazer o treino que quiser? Curiosidade mesmo, porque pelo menos tem equipamento para agachar, e eu assino GymPass

Em princípio não rsrsrs. Fora do horário das aulas dá pra ir se algum dos treinadores ou dono estiver lá treinando e na hora das aulas tem que ver se dá pra usar o espaço - se a aula estiver vazia é mais tranquilo, caso contrário fica mais complicado. 

Postado
3 horas atrás, FabianaF disse:

Há alguns boxes de crossfit onde é oferecida uma modalidade denominada OPEN BOX. Você paga um valor e, às vezes, fica até por umas duas a três horas usando os recursos. 

Os donos desses boxes estão optando por ampliarem a oferta de serviços porque a manutenção do baguio é alta.

A chatice é que às vezes quando você vai pra uma sessão dessas salta de dentro da caixa estilo surpresa um "coach", caso você queira dicas. E começa a sarnear um pouco. Mas costumam ser inofensivos. Só querem dar mais uma mordida, caso quem vá pra uma sessão open box comece a fazer macaquices esquisitas DEMAIS.

Postado

Lucas, meu caro, permita-me invadir seu diário, pois queria sua opinião pra me ajudar numa dúvida cruel aqui que estou.

Um chegado meu me convidou pra fazer MMT (mesma porra que CF, só que eles não precisam pagar a franquia do nome CrossFit).

Mano, eu tô atrás do VO2 sagrado ainda. Tô nas minhas caminhadinhas mixurucas, muito, mas muito gordo. E vou te dizer que tô bem animadinho com a melhora nas caminhadas. Passei de 3,6 km/h médios pra "incríveis" 4,7 km/h.... kkk  e devagarinho parece-me que estou conseguindo sair do buraco. A série atual está em três dias de LPO-raiz, combinadas com dois outros dias de mobilidade e essa caminhadinha safada aí que estou gostando.

Caso eu topasse o desafio eu estaria pensando em quatro sessões por semana. Duas de MMT e duas de LPO-raiz...

O que me deixou em dúvida, foi que esse meu camarada me explicou que, não importa o peso, a idade (aqueles jargões que muitas atividades usam pra atrair adeptos), sempre haverá um meio oferecido pelo "coach" por meio do qual seja possível adaptar o WOD individualmente.

Bom, se puder passar sua opinião agradeço.

Postado
16 minutos atrás, fast_chicken disse:

Ta indo bem os cambitos...em quanto ta teu 1RM?

Bem seria um baita exagero kkk. Tá 110kg (tem essas infos lá no primeiro post do diário). Ainda tá bem abaixo das cargas do upper :( 

Postado
3 minutos atrás, Vecchio disse:

O que me deixou em dúvida, foi que esse meu camarada me explicou que, não importa o peso, a idade (aqueles jargões que muitas atividades usam pra atrair adeptos), sempre haverá um meio oferecido pelo "coach" por meio do qual seja possível adaptar o WOD individualmente.

Bom, se puder passar sua opinião agradeço.

De um modo geral, sempre tem algo alternativo que dá pra fazer. Por exemplo, quando tem pull up, sempre tem a opção de pull up com elástico, pull up saltando; quando tem toes to bar, pode fazer elevação de pernas até 90°, elevação de joelhos; quando tem rope climb, tem a opção de deitar no chão e apenas erguer o corpo puxando com os braços até ficar em pé (em vez de subir na corda até o alto; quando tem HSPU, eles dão a opção de uma espécie de pike push up... Enfim, via de regra, sempre tem uma alternativa pros exercícios. Só não tem a opção "sem sofrimento" kkkkkkkkk

Abraços

Postado

05/12/2017 - LPO

Hoje foi dia de snatches. Primeiro teve um drill de aquecimento só com a barra e o que veio a seguir foi mais ou menos o seguinte - foda lembrar exatamente o que rola nesses treinos, mas eu tento dar a ideia aqui ;):

High Hang Power Snatch + High Hang Squat Snatch

(2+1)x20kg

(2+1)x30kg

(1+1)x35kg

(0+1)x40kg

(2+1)x40kg

(1+1)x44kg

(0+1)x44kg

Hang Squat Snatch

2x40kg

1x44kg

2x44kg

1x50kg

2x53kg

1x53kg

Squat Snatch

2x56kg

1x58kg - Falha.

1x58kg

1x60kg - Falha.

1x60kg - Igualei o PR antigo aqui.

1x62kg - Falha.

1x62kg - Seria PR.

1x64kg - PR no apagar das luzes.

Deve ter dado pra perceber que o treino iniciou em posições tecnicamente mais fáceis, porém mais difíceis de gerar força e a coisa foi invertendo até a posição mais forte, porém tecnicamente mais difícil que é o snatch do chão. Feliz com o PR e com o menor número de falhas em relação ao treino de terça passada (que teve PR do hang, que foi de 61kg). Agora tenho que tentar consolidar 60kg como uma carga comum, antes de me aventurar com a casa dos 70kg (eu até acho que caiba algo próximo disso, mas não tenho consistência ainda acima de 55-60kg).

Amanhã espero conseguir fazer um supino reto.

Abraços

Postado
15 minutos atrás, Shrödinger disse:

05/12/2017 - LPO

Hoje foi dia de snatches. Primeiro teve um drill de aquecimento só com a barra e o que veio a seguir foi mais ou menos o seguinte - foda lembrar exatamente o que rola nesses treinos, mas eu tento dar a ideia aqui ;):

High Hang Power Snatch + High Hang Squat Snatch

(2+1)x20kg

(2+1)x30kg

(1+1)x35kg

(0+1)x40kg

(2+1)x40kg

(1+1)x44kg

(0+1)x44kg

Hang Squat Snatch

2x40kg

1x44kg

2x44kg

1x50kg

2x53kg

1x53kg

Squat Snatch

2x56kg

1x58kg - Falha.

1x58kg

1x60kg - Falha.

1x60kg - Igualei o PR antigo aqui.

1x62kg - Falha.

1x62kg - Seria PR.

1x64kg - PR no apagar das luzes.

Deve ter dado pra perceber que o treino iniciou em posições tecnicamente mais fáceis, porém mais difíceis de gerar força e a coisa foi invertendo até a posição mais forte, porém tecnicamente mais difícil que é o snatch do chão. Feliz com o PR e com o menor número de falhas em relação ao treino de terça passada (que teve PR do hang, que foi de 61kg). Agora tenho que tentar consolidar 60kg como uma carga comum, antes de me aventurar com a casa dos 70kg (eu até acho que caiba algo próximo disso, mas não tenho consistência ainda acima de 55-60kg).

Amanhã espero conseguir fazer um supino reto.

Abraços

Sobre 70 kg....

Aguarde novidades minhas ainda nessa semana...

[mistérios...kkk]

Postado

07/12/2017 - LPO

Hoje foi dia de PR de C&J (squat clean e split jerk). Primeiro teve os drills de aquecimento e depois foi algo parecido com isso:

Squat Clean + Front Squat + Split Jerk

1x(1+1+1)x20kg

3x(1+1+1)x40kg

4x(1+1+1)x50kg

C&J

Aqui podia usar qualquer coisa, mas como fiz power clean e power jerk na semana passada, hoje fiquei no squat clean e split jerk, que são mais fracos e fazia tempo que não treinava).

1x55kg

1x60kg

1x65kg

1x70kg

1x75kg

1x77kg

1x80kg - PR. Agora já posso dizer que tenho um squat clean maior que o BW ;) 

1x82kg - O clean encaixou, mas perdi a rigidez do core e não consegui subir.

Os 80kg eram o esperado, já que meu FS é 90kg - o squat clean costuma ser cerca 90% do front squat. Nem adianta me estressar e tentar squat clean com mais do que isso. O que preciso é melhorar meu squat, pois em termos de pull e de técnica geral ainda tenho sobra. Basicamente, por enquanto, cada incremento no FS significa um incremento proporcional no squat clean.

Os split jerks subiram todos. Alguns bons, mas a maioria meia boca e alguns bem ruins. Ainda sobra força pra jogar a barra pra cima, mas na hora que apertar em termos de força a técnica não vai segurar. O power jerk é bem mais firme (PR 86kg e com boa margem pra subir). Sinceramente, nem sei se vale a pena ficar investindo no split por enquanto, talvez seja melhor aprimorar o power...

Abraços

Postado

Quase não tenho filmado, mas pra não ficar sem filbagens, vão aí dois vídeos (um do aquecimento e um da falha).

Nesse video dá pra ver que eu não estendo completamente no clean, mas isso foi pq tava leve. Além disso, to com uma mania nova: saltar pra frente no clean. No jerk eu passei o joelho da frente (a canela deve ficar na vertical), ainda assim foi razoável. Eu só filmei esse pra ver como tava o clean.

Aqui eu podia ter jogado a barra mais baixa e concentrado pra fazer o catch com o core mais rígido. Quando se tem um squat forte até dá pra salvar o lift com essa perda de rigidez, caso contrário (meu caso) é falha na certa.

Postado

08/12/2017

Hoje estava mto cansado da semana e fiz apenas o treino de mobility flow. Cheguei a ensaiar uns pull ups e muscle ups, mas o cotovelo começou a reclamar e eu resolvi parar. O joelho também tá incomodando um pouco, então o melhor era descansar mesmo. 

Semana que vem vai rolar o famigerado WOD Hero Murphy (1,6km de corrida + 100 pull up + 200 push up + 300 squat + 1,6km de corrida) lá no box. Amanhã pretendo fazer alguma coisa que envolva bom volume desses 3 básicos - to pensando em fazer um Cindy pra avaliar o ritmo, já que provavelmente vai ter a opção de particionar o Murphy em 20 rounds. A corrida vai ficar pro dia mesmo e vai depender muito de como meu joelho vai se comportar na hora e há grandes chances de fazer a milha final andando só pra completar. Minha meta é fazer abaixo de 80 minutos.

Abraços

Postado

Porra, Murph é fodão... E vc vai sofrer mais ainda por fazer pullup strict.

Fiz 200 puhsups na quarta e meus tríceps ainda doem. Certa vez fiz apenas 300 agachos, fiquei uns três dias sem poder me abaixar pra pegar nada no chão. No fim de um WOD desse é obrigatório um semana de deload.

#oremos

Postado

09/12/2017 - Cindy

Cindy_Benchmark.jpg

Fiz 13 rounds, dois a mais que da última vez ;) 

Achei mais fácil que das outras vezes, o que mostra que o condicionamento tá evoluindo (a passos de tartaruga, mas tá rsrsrrs), mas não o suficiente pra não me deixar com medo do Murphy. Nos últimos 2-3 rounds já tava ficando difícil e pro Murphy ainda faltariam 7 rounds - fora que no Murphy tem 1 milha antes dos calistênicos, o que pra mim é difícil, já que não to correndo. 

No fim das contas foi bacana pra me dar uma noção de ritmo. 

Abraços

Postado

Hoje eu fiz pela primeira vez o Sot Press verdadeiro (press agachado com a barra na frente do corpo). Mto top e mto difícil. Video abaixo da penúltima série, com 28kg - depois ainda fiz uma ultima com 32kg.

Postado

10/12/2017 - Mobilidade e core

Pra não ficar parado resolvi treinar um pouquinho de mobilidade, core e trabalhar minhas fraquezas na cintura escapular com um sots press.

Aquecimento

EMOM 9'

50" plank

50" superman hold

50" bottom OHS hold - Cabo de vassoura.

Sots Press (ou Press in Clean)

5x8kg

5x12kg

5x16kg

5x20kg

5x24kg

5x28kg - Video acima.

5x32kg - Esse set foi mto difícil.

Curti mto o sots press. Com o passar das séries o corpo vai ficando mais móvel e fica mais fácil fazer força daquela posição.

Depois ainda pretendia fazer um condicionamento com uns ab wheels e supermans, mas tive que encerra por conta de um compromisso.

Abraços

Postado

11/12/2017 - Crossfit

Hoje fui pro treino de crossfit que teve foco em condicionamento. 

Aquecimento 

"Meio Cindy"

AMRAP 10'

5 pull up - Fiz chest to bar estrito.

10 push up - Fiz tocando o peito no chão.

15 squat

Fiz apenas 5 rounds. Não quis forçar no volume.

Condicionamento 1

EMOM 15'

10 back squat - Fiz 5x8x70kg.

20 box jump over - Fiz 15/12/12/12/12.

Descanso

Aqui era o seguinte: minuto 1 tinha que fazer os BS, no minuto 2 os box jump e no 3 descansava. Foi muito foda isso aqui, várias sensações de quase morte.

Condicionamento 2

AFAP 12'

50 sit up

100 OHS

50 sit up

Parei no sit up (nem peguei a barra). As pernas já estão bem cansadas e amanhã ainda tem LPO, então resolvi me dar essa colher de chá.

EDIT: Acordei com febre. Sabia que tinha algo errado ontem, tava td mto difícil.

Abraços

Postado

16/12/2017 - Murph

Não bastasse a dificuldade inerente ao Murph, eu ainda arrumei uma virose que me derrubou legal. Ontem acordei ainda sem certeza se faria ou não. Mas como ia ter churrasco lá no box depois eu resolvi ir e tentar fazer o que desse.

Tinham 3 opções: 

Turma 1:

1,6km de corrida

100 pull up

200 push up 

300 squat

1,6km de corrida

Td isso usando um colete de 9kg.

Turma 2:

Mesmo que acima, mas sem colete.

Turma 3:

1,6km de corrida

20 rounds

5 pull up

10 push up 

15 squat

1,6km de corrida

No último instante resolvi ir na turma 2.

Na primeira milha, logo nos primeiros 400m eu senti o joelho e tive que andar o restante. Acho que fiz em quase 14 minutos.

As pull ups saíram até bem, em uns 15 minutos, o que foi bem mais rápido que os 20 minutos que levei da última vez (mas dessa vez eu usei bastante kipping feião) e ainda fiz um PR de reps na primeira (20 reps e cabia mais). Acho que eu fiz 20/10/10/10 e depois sets de 5 até acabar. 

As push ups foram absurdamente difíceis. Não sei explicar. Eu fiz 20/15/15/10/10 e depois fiz sets de 5 até acabar. Eu queria ter feito sets de 10, mas tava mto difícil. Demorei uma eternidade aqui.

Os squats eu dividi em 30/30/20/20 e depois sets de 15 até as duas últimas, qd fiz sets de 10 pra fechar.

Na segunda milha eu nem tentei correr pra não arrebentar os joelhos e demorei 17 minutos. Mas honestamente não sei se conseguiria correr - as pernas estavam bambas kkkk. 

Fechei tudo em 84 minutos. Tirando as push ups, onde esperava uma performance bem melhor, foi dentro do esperado. A corrida tinha esse risco, então nem me estressei tanto e preferi não forçar pq sabia que podia prejudicar o treino inteiro e ainda me deixar mancando e sem treinar pelo resto da semana (hoje os joelhos tão bem). A galera da turma 2 de nível parecido com o meu fez em cerca de 60 minutos (alguns em um pouco mais, outros em um pouco menos). A turma de colete também fez na faixa dos 50 e poucos minutos. Num dia melhor (sem virose e sem o joelho doer) acho que eu faria em uns 70 minutos. 

Abraços

Postado (editado)

conta mais sobre as dmts

esse WOD é insano demais. vai agendar o october breeze pra qnd? rsrsrsrs

Editado por william.fortunato

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...