Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Exame Testosterona Total Com Imagens.


Posts Recomendados

Tenho 22 anos estou com a libido baixa e fraqueza, fiz exame e deu testosterona baixa segundo a referencia. Posso esta com deficiência de testosterona ?
Testosterona total: 220 ng/ml
SHBG: 14,8 ng/ml
Testosterona livre: 6,18 ng/ml
Testosterona biodisponivel: 144,89 ng/ml
Fui ao endócrino é o medico disse que estava normal pois a testosterona livre estava dentro da referencia, para minha idade no auge da testosterona não era para está muito acima desses valores?
28cgg05.png
2hntnrp.png
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Cara na época que fiz este exame, o médico disse que os meus níveis também estavam na média ..
e como fiquei curioso eu dei uma pesquisada sobre o assunto ...
Aí descobri que esses valores de referência podem variar bastante dependendo do laboratório,
ou da fonte de estudos científicos.
Então dependendo do médico ele pode sugerir que (pra esses mesmos valores) a sua testosterona pode estar tanto alta como baixa.
Agora da uma olhada nesses valores que eu encontrei aqui oh :
Testosterona livre: 9 a 30 ng/dL
Testosterona biodisponível de 20 a 29 anos: 83-257 ng/dL
Testosterona Total de 19 anos acima: 240-950 ng/dL (alguns sugerem de 300 a 1000 ng/dL)
Eu acho q o que podia ajudar pra aumentar a libido e + energia talvez seria manter mais perto
do limite lá em cima neh.
Como vc ta na média ... mas ta nos limites de baixo e ta sentindo os sintomas de baixa testosterona...
então talvez seria bom tentar aumentar esses valores e refazer de novo os exames daqui um tempo.
referências:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Velho, fiz questão de vir qui somente para responder seu post. Seguinte, esse médico endocrinologista seu não está com nada, se fosse eu ja dava umas porradas nele. Seu TSH (hormônio estimulando da tireoide), está muito, mas muito alto. Pra você ter ideia, em jovens recomenda-se que esse resultado venha abaixo de 1,0 , o que sinaliza um bom metabolismo. Muito certamente você está sofrendo de hipotireoidismo com esse valor ai, nos EUA acima de 2,0 ja é motivo de alarme. Convém você fazer exames para analisar anticorpos que atacam a tireoide (Anti-TPO) e ultrassom da tireoide, para saber se você não tem uma doença autoimune chamada de tireoide de hashimoto. Se for o caso, você deverá fazer reposição hormonal (levotiroxina) e controlar isso. Seu cansaço muito provavelmente se deve a isso, tireoide mal otimizada e metabolismo lento. E metabolismo (que é a velocidade que TODO o seu organismo trabalha e é comando exclusivamente pela tireoide), afeta TODAS as suas funções vitais, inclusive testosterona. Então sua testo está baixa também muito provavelmente pelo fato da tireoide estar trabalhando ruim. Os hormônios da tireoide, T4 que vira T3 (T3 é o hormônio ativo), afeta toda função do organismo, principalmente a questão da disposição e alerta. Enfim, marque uma consulta com outro endocrinologista (esse seu ta muito fraquinho) e ja chegue falando que você suspeita de hipotireoidismo. Depois de tratar a condição (TSH, T3 livre e T4 livre estarem normais), meça novamente a testosterona. Em jovens o recomendado, sinceramente, é que a testo total esteja acima de 500, mas a quantidade que você tem ja é capaz de manter a função sexual normal. Se deseja construir um corpo, a testosterona total deve estar acima de 500, e a livre penso que deve vir acima de uns 10. Enfim meu amigo, dê umas porradas nesse endocrinologista ai, está com nada não! Abraços e melhoras ai!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de falar, o TSH é um hormônio liberado pela hipófise que força a tireoide trabalhar. Se tem pouco hormônio da tireoide no sangue, a hipófise libera mais TSH como forma de forçá-la trabalhar e produzir mais hormônios. É um hormônio de feedback, pouco hormônio da tireoide = TSH alto, muito hormônio tireoide = TSH baixo. Se o seu está em 5,0 (acima de 2,0 ja é preocupante), significa que sua tireoide está uma porcaria (desculpe a palavra). Em jovens, o recomendado é que o TSH esteja entre 0,3 a 1,0 , o que sinaliza que aquela pessoa está com o metabolismo a mil. Se não tiver tireoide de hashimoto (confirmados pelo exame de sangue anti-TPO e ultrassom), muito provavelmente sua tireoide está trabalhando mal por deficiência de iodo, aumentar o consumo de iodo. Tireoide = bateria, combustível do seu corpo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...