Puchalski Postado Agosto 20, 2009 às 13:56 Postado Agosto 20, 2009 às 13:56 INHAME (Na África e na América do Norte se chama taro , na América Central é ñame ou otoe, na França é igname, na Índia albi, no Japão sato-imo, no Caribe malanga ou yautia. E cará, em inglês, é yam.) O INHAME LIMPA O SANGUE É um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis. FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico. Curioso que a forma do inhame seja tão semelhante à dos gânglios… EVITA MALÁRIA, DENGUE, FEBRE AMARELA A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios. É MAIS PODEROSO QUE A BATATA E tem a vantagem de ser nativo, enquanto a semente da batata é importada. Inhame dá com fartura em qualquer lugar úmido. Em vez de apodrecer na cesta, como a batata, ele brota e produz mais inhames. Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após. PROPRIEDADES Rico em carboidratos e pobre em gorduras, o inhame é grande fonte de energia. Possui sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina). Os minerais são essenciais ao organismo porque contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina B1 estimula o apetite, é essencial ao crescimento e facilita a digestão. A vitamina B5 evita problemas da pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Conhecido por acelerar muito a recuperação a enfermidades.
LeandroTwin Postado Agosto 20, 2009 às 14:01 Postado Agosto 20, 2009 às 14:01 O indice glicemico é mais ou menos igual da batata-doce?
Puchalski Postado Agosto 20, 2009 às 14:05 Autor Postado Agosto 20, 2009 às 14:05 LeandroTwin disse: O indice glicemico é mais ou menos igual da batata-doce? Inhame - 73 Batata doce - 77 Batatas cozidas em vapor - 93 Batata assada - 121
helen Postado Agosto 20, 2009 às 14:06 Postado Agosto 20, 2009 às 14:06 LeandroTwin disse: O indice glicemico é mais ou menos igual da batata-doce? Pelo que eu sei o do inhame é de aproximadamente 73 enquanto o da batata-doce é de 77 (valores puros).
Akanux Postado Agosto 20, 2009 às 14:08 Postado Agosto 20, 2009 às 14:08 Uia... é um bom alimento para substituir a batata entao =D... tem a tabela nutricional facil ae? =) EDIT: Achei aqui: Inhame, cru Kcal: 97 Proteína(g) 2 Lipídeos(g) - Colesterol(mg) 0 Carboidrato (g) 23 Fibra Alimentar (g) 1,7 http://www.exgordo.com.br/dicas/tabelaunicamp.htm
Puchalski Postado Agosto 20, 2009 às 14:16 Autor Postado Agosto 20, 2009 às 14:16 Akanux disse: Uia... é um bom alimento para substituir a batata entao =D... tem a tabela nutricional facil ae? =) EDIT: Achei aqui: Inhame, cru Kcal: 97 Proteína(g) 2 Lipídeos(g) - Colesterol(mg) 0 Carboidrato (g) 23 Fibra Alimentar (g) 1,7 http://www.exgordo.com.br/dicas/tabelaunicamp.htm Seria interessante*, e tem IG mais baixo q a batata doce e tem menos** carboidrato. (*) Devido a gama de efeitos fitoterápicos. (**)muito pouco a menos.
Monstroboy Postado Agosto 20, 2009 às 14:31 Postado Agosto 20, 2009 às 14:31 Inhame é dom demais! Essa raiz faz parte de minha alimentação desde a infância. Além de ter um sabor muito bom, vem com muitos nutrientes. Valew Puchalski, mandou bem nesse lance do Inhame. abraço
LeandroTwin Postado Agosto 20, 2009 às 14:37 Postado Agosto 20, 2009 às 14:37 Brigadão helen e Puchalski, sempre dando aquela moralzinha extra pro forum
taz Postado Agosto 20, 2009 às 14:40 Postado Agosto 20, 2009 às 14:40 E a mandioca de ve ser bom tambem???E uma raiz.
helen Postado Agosto 20, 2009 às 14:43 Postado Agosto 20, 2009 às 14:43 taz disse: E a mandioca de ve ser bom tambem???E uma raiz. Sou eu que tou viajando ou é a mesma coisa?(acho que é...) edit: não, agora dei uma pesquisada e acho que é mesmo muito parecido (é tudo tubérculo)mas não exatamente o mesmo... é isso? não to sabendo de nada mais, acho que eu to viajando... edit do edit: agora que me toquei, viajei na maionese, tanto que o IG da mandioca é diferente, é 81; o que independente da minha loucura já deve responder a sua pergunta, né taz? foi mal colega...
Puchalski Postado Agosto 20, 2009 às 14:49 Autor Postado Agosto 20, 2009 às 14:49 Inhame eh uma coisa, mandioca eh outra. Embora sejam tuberculos, são iguais SOMENTE na aparencia. Mandioca eh carbo puro. Famoso "engorda porco". A ideia de incluir o inhame(independente do IG) na dieta sao os efeitos curativos, limpador de sangue e preventivo de doenças q ele(inhame) tem e quase ninguem sabe disso. Jah a mandioca eh carboidrato puro(na minha opniao porcaria). Obs.: batata doce, batata, Inhame, cará, mandioca, beterraba, cenoura, nabo, rabanete............ Sao todos tuberculos e sao cada um totalmente diferentes um do outro no q se diz respeito a tabela nutricional, componentes fitoterapicos, e completamente diferentes em seus efeitos "benéficos" a saúde.
Hacksaw5229 Postado Agosto 20, 2009 às 14:54 Postado Agosto 20, 2009 às 14:54 Bem interessante. Vou comprar um dia desses e experimentar ver se gosto, pra variar um pouco, porque já to meio enjoado da batata doce. Vlw aí!
helen Postado Agosto 20, 2009 às 14:54 Postado Agosto 20, 2009 às 14:54 helen disse: Sou eu que tou viajando ou é a mesma coisa?(acho que é...) edit: não, agora dei uma pesquisada e acho que é mesmo muito parecido (é tudo tubérculo)mas não exatamente o mesmo... é isso? não to sabendo de nada mais, acho que eu to viajando... edit do edit: agora que me toquei, viajei na maionese, tanto que o IG da mandioca é diferente, é 81; o que independente da minha loucura já deve responder a sua pergunta, né taz? foi mal colega... Puchalski disse: Inhame eh uma coisa, mandioca eh outra. Embora sejam tuberculos, são iguais SOMENTE na aparencia. Mandioca eh carbo puro. Famoso "engorda porco".
Akanux Postado Agosto 20, 2009 às 14:58 Postado Agosto 20, 2009 às 14:58 A batata doce tem outras caracteristicas que fazem dela melhor que o inhame? (nem que seja preço).. Porque sempre se ve falando da batata e do inhame é a primeira vez que vejo, e ele tem diversas qualidades além do carbo de baixo IG.
Puchalski Postado Agosto 20, 2009 às 15:05 Autor Postado Agosto 20, 2009 às 15:05 Conheça melhor os principais tubérculos: * Batata: Fonte de carboidratos, vitaminas C e B6, vitaminas do complexo B, potássio, ferro, magnésio e zinco. Quando comidas com casca, são ricas em fibras. * Batata-doce: Ela é uma excelente fonte de beta-caroteno, precursor da vitamina A. Apesar de seu gosto adocicado, as batatas-doces têm muito amido e fornecem quase a mesma quantidade de calorias que os outros tipos de batatas. * Inhame e Cará: Fontes de carboidratos, beta-caroteno (precursor da vitamina A), vitaminas C e do complexo B. Contêm cálcio, fósforo e ferro. * Mandioca: Conhecida também como macaxeira ou aipim, é fonte de carboidratos, cálcio, fósforo, e apresenta uma boa quantidade de vitamina C. Além disso, contém grandes quantidades de fibras, importante para o bom funcionamento do intestino. * Beterraba: Fonte de folato, vitaminas A, C e do complexo B. Suas folhas são ricas em potássio, cálcio, ferro, beta-caroteno e vitamina C. Possui pequena quantidade de carboidrato, presente principalmente na forma de sacarose (açúcar). Ainda assim, é considerada pobre em calorias. * Cenoura: Excelente fonte de beta caroteno (precursor da vitamina A). Fonte de fibras e potássio. Uma cenoura grande fornece 17 mg de beta-caroteno. Possuí também pouca quantidade de carboidratos e por isso fornece menos calorias que os demais tubérculos. * Nabo: Fonte de vitamina C, cálcio e potássio. Apresenta poucas calorias. Suas folhas são mais nutritivas, pois, ao contrário da raiz, são uma excelente fonte de beta-caroteno (precursor da vitamina A). * Rabanete: O rabanete é uma boa fonte de vitamina C, além de conterem pequenas quantidades de ferro, potássio e folato. Apresentam poucas calorias. OBS: NAO VAMOS ESKECER Q MUITOS DOS COMPONENTES DESSES TUBERCULOS NAO SE ENCONTRAM NESSA TABELA ACIMA. Exemplo: no inhame nao se sabe exatamente o "porque" desse efeito curativo, preventivo e regenerador q se encontra SOMENTE ELE.
filipesgbr Postado Agosto 21, 2009 às 02:10 Postado Agosto 21, 2009 às 02:10 inhame é mto bom e é uma otima opçao pra dar aquela variada na batata-doce so to com medo agora q o preço do inhame de uma subida dps da propaganda q usain bolt ta fazendo dela hauhauhauhauahuahuahau
Puchalski Postado Agosto 21, 2009 às 02:23 Autor Postado Agosto 21, 2009 às 02:23 filipesgbr disse: inhame é mto bom e é uma otima opçao pra dar aquela variada na batata-doce so to com medo agora q o preço do inhame de uma subida dps da propaganda q usain bolt ta fazendo dela hauhauhauhauahuahuahau Iah! Nem sabia q ele eh adepto tbm!
filipesgbr Postado Agosto 21, 2009 às 03:04 Postado Agosto 21, 2009 às 03:04 Puchalski disse: Iah! Nem sabia q ele eh adepto tbm! ele diz q o faz ele correr tanto foi pq ele comeu mto inhame qdo era mais novo hauahuahuahuahuahauhauha
Bizzo Postado Agosto 22, 2009 às 20:30 Postado Agosto 22, 2009 às 20:30 Nunca vi isso pra vender aqui no Sul! ._.
taz Postado Agosto 22, 2009 às 21:45 Postado Agosto 22, 2009 às 21:45 Bizzo disse: Nunca vi isso pra vender aqui no Sul! ._. A do nordeste e mais gostosa.
taz Postado Agosto 22, 2009 às 21:51 Postado Agosto 22, 2009 às 21:51 Puchalski disse: Mandioca eh carbo puro. Famoso "engorda porco". Descupa minha ignorancia mais um dos principais objetivo quando se come bata doce ,inhame,mandioca é porq são ricas em "carboidratos" como se come frango e porq e rico em proteina.Azeite o principal motivo e a gordura bom enfim.
Puchalski Postado Agosto 22, 2009 às 22:03 Autor Postado Agosto 22, 2009 às 22:03 taz disse: Descupa minha ignorancia mais um dos principais objetivo quando se come bata doce ,inhame,mandioca é porq são ricas em "carboidratos" como se come frango e porq e rico em proteina.Azeite o principal motivo e a gordura bom enfim. O principal da batata-doce eh ter bastante carboidrato com BAIXO indice glicemico, se fosse de alto IG seria "engorda porco". Bastante carbo com alto indice glicemico não presta, a nao ser no pos-treino mas pra isso jah temos a maltodex q cumpre esse papel como ninguem.
taz Postado Agosto 22, 2009 às 22:38 Postado Agosto 22, 2009 às 22:38 Puchalski disse: O principal da batata-doce eh ter bastante carboidrato com BAIXO indice glicemico, se fosse de alto IG seria "engorda porco". Bastante carbo com alto indice glicemico não presta, a nao ser no pos-treino mas pra isso jah temos a maltodex q cumpre esse papel como ninguem. Blz compreendi. Então falando de refeição sólida: E melhor a mandioca no pos o inhame no pre mais como gasta tempo e gas para fazer os dois menhor o inhame pelo os outros beneficios.(mais tambem e questão de gosto madioca,batata,inhame ).
Puchalski Postado Agosto 22, 2009 às 22:48 Autor Postado Agosto 22, 2009 às 22:48 inhame ou batata doce no dia todo... no pos maltodextrina jah ta valendo.
Kaled Postado Agosto 23, 2009 às 06:35 Postado Agosto 23, 2009 às 06:35 Inhame eu conheço graças a vovó! =D Boa dica. Não tem o mesmo gosto da batata-doce, mas é tranquilo de comer.
andre.div Postado Maio 2, 2013 às 01:23 Postado Maio 2, 2013 às 01:23 se eu fizer um suco de inhame (triturar o alimento / bater no liquidificador) cru, colocando apenas água, ele perde suas propriedades nutricionais? Desculpe a ignorância. : (
Galego Jailton Postado Maio 2, 2013 às 21:42 Postado Maio 2, 2013 às 21:42 ^interessante sua pergunta
Davi mooca Postado Junho 23, 2013 às 18:41 Postado Junho 23, 2013 às 18:41 O o preparo, o mais saudavel seria como a batata doce mesmo ? cozido
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora