Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Definitivo. Caloria Não É Tudo Igual. ( Video Explicativo )


ItalianMonster

Posts Recomendados

Levando em consideração o aumento ou a diminuição de peso, as calorias seriam iguais sim, pois o déficit ou excedente calórico seria o mesmo. No vídeo o Leandro Santos diz que, na pesquisa, tal grupo perdeu 400g, o outro 250g e o outro ganhou 100g, mas isso não quer dizer nada, cada pessoa da pesquisa tem um gasto calórico diário diferente, então essa pesquisa não vale de nada.

E se você pegar duas pessoas que tenham o mesmo gasto calórico diário e colocar uma dieta com 90% carboidratos e pra outra 90% proteínas com 3000 kcal exatas, a alteração de peso vai ser a mesma, porém daonde o peso vai vir? essa é a questão.

Quem consumir carboidratos vai usar o que precisa de carboidrato pra fazer as atividades diárias, o resto vai ser armazenado como glicogênio muscular/hepático e o resto se transformará em gordura. Não haverá ganho de massa magra, porque não terá as proteínas que precisa na dieta, o tecido muscular não irá ser reconstruído.

Quem consumir proteínas vai usar o que precisa de proteína pra reconstruir as microlesões nos músculos, e o resto vai ser transformado em glicose para as atividades diárias, e o resto que sobrar vai virar gordura.

Quem consumiu carboidratos: 500g à mais de peso (+ 500g de gordura)

Quem consumiu proteínas: 500g à mais de peso (+ 250g de gordura e + 250g de músculo)

A mesma alteração de peso, porém o que consumiu carboidratos vai ganhar mais gordura e manter a massa magra. O que consumiu proteínas vai ganhar mais massa magra e acumular gordura também, porém menos do que o que consumiu carboidratos. A "consistência" do resultado será diferente.

Claro, isso tudo falando "por cima", porque o peso não vai ser acumulado só nisso, tem outros fatores, como a retenção hídrica causada dependendo dos alimentos, quantidade de sal, e outras coisas que podem alterar o peso como por exemplo a funcionalidade do intestino (dependendo do alimento), ingestão de água, etc.

Muito bem colocado Eduardo,eu so queria acrescentar tambem que 500 kcal de aveia serao as mesmas 500 kcal de malto,um bom exemplo disso e a seguinte consome 500 kcal de malto antes do treino e ve o que acontece,no seu outro treino consome 500 kcal de batata doce e ve o que acontece,e isso que eu to tentando dizer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Muito bem colocado Eduardo,eu so queria acrescentar tambem que 500 kcal de aveia serao as mesmas 500 kcal de malto,um bom exemplo disso e a seguinte consome 500 kcal de malto antes do treino e ve o que acontece,no seu outro treino consome 500 kcal de batata doce e ve o que acontece,e isso que eu to tentando dizer

Sim, o ganho de peso será o mesmo, mas quem sabe você ganhe 1g à mais de músculo do que ganharia por ter se alimentado com aveia antes, o seu corpo vai utilizar aquilo melhor e o treino vai render melhor, nem que seja 1 repetição à mais. Tem gente que não se preocupa com detalhes, mas 1g de músculo à mais X 30 dias do mês são 30g à mais de músculo. Por isso que eu gosto de escolher bem os alimentos.

Um malto antes do treino poderia te deixar com menos rendimento (dependendo da pessoa).

Editado por Eduardo87
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

500kcal de frango são iguais a 500kcal de arroz, que são iguais a 500kcal de maionese que são iguais a 500kcal que saem da boca do fogão daqui de casa. Caloria é uma unidade de medida, assim como newtons, gramas, fahrenheit. 1kg de carne pesa tanto quanto 1kg de arroz ou 1kg de chumbo. São referências quantitativas iguais dentro de um sistema de medidas iguais. Logo, são iguais.

A diferença que as 500kcal de frango ou de arroz vão fazer no seu metabolismo e fisiologia, aí sim, são muito diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não sei se to afim de entrar nessa discussão

macros afetam onde as calorias vão se estocar... ??

SIM, se vc treina e fica comendo só carboidratos, não vai construir muito musculo, e vai ser estocado como gordura

se vc come em proteinas, vai pro musculo, será estocado como músculo

em termos de balança, peso, toda caloria é igual??

SIM

de resto já postei estudo onde para pessoas que treinam o corpo não eleva a dose de insulina comendo carbo de indice glicemico alto em compração com indice glicemico baixo, sem falar que carbo misturado com proteina e fibras e gorduras, por ter sua digestão retardada, não terá muito pico, mesmo pra pessoas nao treinadas....

um lanche de pao frances, com frango, alface, tomate e queijjo... não vai ter pico glicemico igual comendo pão frances puro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

não sei se to afim de entrar nessa discussão

macros afetam onde as calorias vão se estocar... ??

SIM, se vc treina e fica comendo só carboidratos, não vai construir muito musculo, e vai ser estocado como gordura

se vc come em proteinas, vai pro musculo, será estocado como músculo

Planeta, aproveitando o gancho,

não é bem assim. Carboidrato dificilmente é convertido em gordura. Seu corpo vai primeiro estocar a gordura da dieta. Para ter uma conversão significativa de carbo em gordura você teria que ingerir, apenas em carbo+proteína, mais do que o seu gasto calórico. Por exemplo, se você gasta 3000 kcal por dia, teria que ingerir mais de 3000 kcal em carbo+proteína para ter alguma conversão de carbo em gordura significativa (e ainda teria que estar com os estoques de glicogênio cheio). Só seria significativo se você fizesse um bulk praticamente sem gordura (o que infelizmente algumas pessoas fazem, por achar que ingerir gordura = ficar gordo).

Da mesma forma, comer proteína não significa ganhar músculos, como o Taels mostrou com este estudo: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/90571-mecanismo-de-hipertrofia-na-celula-muscular/page-6

Ou seja, não adianta ingerir 4 g/kg de proteína achando que vai ganhar mais massa muscular do que se ingerisse, digamos, 2 g/kg de proteína e o restante em carboidrato.

A questão fundamental é: não dá pra pensar em extremos. Ninguém faz uma dieta SÓ com carbos ou SÓ com proteína ou SÓ com gordura. Só se fosse louco :D

Acho muito mais relevante considerar uma dieta com ingestão mínima de cada macro, e raciocinar a partir daí.

Considerando uma ingestão mínima de proteína (1.5 g/kg de acordo com o estudo acima), de gordura (até onde eu sei não há valores bem determinados, mas imagino que acima de 0.8 g/kg esteja de bom tamanho) e de carboidrato (100g/dia para o cérebro e mais o suficiente para repor o glicogênio muscular) não vai fazer diferença significativa você consumir 500 kcal adicionais em proteína, carboidrato e gordura. O resultado final será provavelmente o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando uma ingestão mínima de proteína (1.5 g/kg de acordo com o estudo acima), de gordura (até onde eu sei não há valores bem determinados, mas imagino que acima de 0.8 g/kg esteja de bom tamanho) e de carboidrato (100g/dia para o cérebro e mais o suficiente para repor o glicogênio muscular) não vai fazer diferença significativa você consumir 500 kcal adicionais em proteína, carboidrato e gordura. O resultado final será provavelmente o mesmo.

mano nao entendi direito o que vc kiz dizer aki, que nao precisa consuimir 500kcal adicionais?? como assim? pode explicar melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão fundamental é: não dá pra pensar em extremos. Ninguém faz uma dieta SÓ com carbos ou SÓ com proteína ou SÓ com gordura. Só se fosse louco :D

Acho muito mais relevante considerar uma dieta com ingestão mínima de cada macro, e raciocinar a partir daí.

Considerando uma ingestão mínima de proteína (1.5 g/kg de acordo com o estudo acima), de gordura (até onde eu sei não há valores bem determinados, mas imagino que acima de 0.8 g/kg esteja de bom tamanho) e de carboidrato (100g/dia para o cérebro e mais o suficiente para repor o glicogênio muscular) não vai fazer diferença significativa você consumir 500 kcal adicionais em proteína, carboidrato e gordura. O resultado final será provavelmente o mesmo.

Resumiu bem meus pensamentos. Quantidade de macros e calorias são os fatores MAIS relevantes na dieta. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um metro = Um metro

Uma caloria = Uma caloria

A diferença é que essas calorias vão ser utilizadas pelo nosso corpo e nesse processo se gasta energia. A energia gasta para digerir 1g de proteina não é a mesma gasta para digerir 1g de carboidrato. A diferença pode estar aí.

Agora, a questão de divisão em macros é para otimizar os ganhos. Se você comer só carbos mas em deficit vai perder peso, pelo menos até o seu corpo ficar desregulado por essa cagada. O problema é que esse peso perdido vai ser muito musculo e pouca gordura e esse não é o objetivo de ninguém, por isso usa-se os macros para ter um resultado melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Um metro = Um metro

Uma caloria = Uma caloria

A diferença é que essas calorias vão ser utilizadas pelo nosso corpo e nesse processo se gasta energia. A energia gasta para digerir 1g de proteina não é a mesma gasta para digerir 1g de carboidrato. A diferença pode estar aí.

Realmente, a energia gasta para digerir 1g de proteína não é a mesma do que para digerir 1g de carboidrato. Mas ainda assim a diferença é pequena. Se bem me recordo o corpo gasta 20% da energia de 1g de proteína para digerí-lo, e uns 5% no caso do carboidrato. Em termos práticos, para cada 100g de proteína que você ingerir, o corpo vai gastar 80 kcal no processo de digestão; a cada 100g de carboidrato, 20 kcal.

Veja que a diferença é pequena - se você trocar 100g de carboidrato por 100g de proteína (o que aumentaria bastante a ingestão de proteína em qualquer dieta) a diferença é de apenas 60 kcal.

Agora, a questão de divisão em macros é para otimizar os ganhos. Se você comer só carbos mas em deficit vai perder peso, pelo menos até o seu corpo ficar desregulado por essa cagada. O problema é que esse peso perdido vai ser muito musculo e pouca gordura e esse não é o objetivo de ninguém, por isso usa-se os macros para ter um resultado melhor.

Não é bem assim, ninguém come só carboidrato (ou só gordura ou só proteína).

Ainda assim, não existe isso de perder muito músculo e pouca gordura. Você sempre vai perder mais gordura, a não ser que siga uma dieta totalmente sem proteína, e sem déficit calórico; ainda assim a perda de proteína não seria enorme (seu corpo necessita de algo em torno de 0.8 g/kg de proteína por dia, se você não consumir nada de proteína seria isso que você perderia, aproximadamente; para uma pessoa de 80 kg seriam 64g de proteína perdidas por dia. Isso considerando que o corpo não tenha algum mecanismo para retenção de proteína, provavelmente tem..... se o consumo for muito baixo ele deve reduzir o catabolismo).

Seguindo uma dieta com quantidade adequada de proteína, mesmo que o déficit calórico seja gigantesco, você vai perder mais gordura do que massa muscular, a não ser que tenha algum problema metabólico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...