amandarun Postado Março 25, 2013 às 22:57 Autor Postado Março 25, 2013 às 22:57 (editado) 12.03.2013 Aula prática Apostila: Enzimas I Questão-problema: Dona Anastácia decidiu preparar uma gelatina para os netos. Pensando na saúde dos seus pimpolhos, ela pensou em fazer uma gelatina o mais natural possível, sem corantes e aromatizantes artificiais. Ela resolveu utilizar suco de abacaxi natural e fresco, misturando-o com uma gelatina incolor que já estava fluida. Esse procedimento poderia interferir no processo de endurecimento da gelatina? Experiência: A gelatina da Dona Anastácia Para testar a sua hipótese desta aula, você fará a gelatina da dona Anastácia. Como controles do experimento, usaremos apenas gelatina e gelatina acrescida de água ao invés de suco. Materiais: 3 tubos de ensaio, estante para tubos de ensaio, suco de abacaxi fresco, gelatina no estado fluido (sol), geladeira de isopor com gelo, água destilada, pipetas. Procedimento: O tubo 1 receberá apenas 2mL da gelatina na situação sol (grupo controle I). O tubo 2 receberá 2mL de gelatina na situação sol e 1mL de água (grupo controle II). O tubo 3 receberá 2mL de gelatina na situação sol e 1mL do suco de abacaxi fresco (grupo experimental). Todos os tubos serão mantidos no interior da geladeira de isopor durante alguns minutos. Resultados Parte teórica As proteínas são substâncias orgânicas presentes em todos os seres vivos. Elas são constituídas por muitas unidades menores, conhecidas como aminoácidos. Os aminoácidos que formam as proteínas estão ligados entre si por meio de um tipo especial de ligação covalente (quando os átomos compartilham elétrons): a ligação peptídica. As proteínas são macromoléculas (moléculas muito grandes). As proteínas desempenham muitas funções nos seres vivos. Algumas atuam na construção das estruturas celulares e do material intercelular; outras, como os anticorpos, na defesa do organismo contra a invasão de agentes externos; e por fim, existem aquelas que atuam diretamente nas reações metabólicas, as enzimas. As enzimas atuam como catalisadores. Catalisadores são substâncias capazes de acelerar a velocidade das reações químicas. Ou seja, a grande maioria das reações químicas que acontecem dentro das nossas células não aconteceria em um intervalo de tempo adequado se não houvesse uma enzima acelerando a reação. As enzimas são produzidas dentro das células, a partir de uma "ordem" que vem do DNA. A gelatina é um alimento composto, basicamente, por moléculas de colágeno (proteína estrutural presente em todos os animais, nos tendões, cartilagens, ossos e pele) e água. O estado físico da gelatina (sol ou gel), conforme observado na aula de hoje, depende da temperatura. O esquema a seguir (figura 1) mostra como as moléculas de colágeno e água estão arranjadas em uma gelatina que está no estado sol ou gel. Fig. 1 - Modelo representativo do arranjo das moléculas de água e colágeno em uma gelatina no estado sol (fluida) ou gel. Observe que a mudança de temperatura provoca uma modificação no arranjo das moléculas que se reflete no seu estado físico. As enzimas estão presentes em todos os seres vivos. O abacaxi, sendo parte de um ser vivo, também possui enzimas. Dá-se o nome de bromelina a um conjunto de enzimas presentes em plantas da família Bromeliaceae, da qual o abacaxi faz parte. Sabe-se que elas são proteases, ou seja, enzimas capazes de acelerar as reações químicas que quebram moléculas de proteínas em pedaços menores. O suco que usamos para fazer a gelatina da Dona Anastácia está cheio de moléculas de bromelina... Você já consegue imaginar por que o método utilizado por Dona Anastácia não deu certo? Discussão dos resultados O que deve ter acontecido com as moléculas de colágeno da gelatina quando foi adicionado suco de abacaxi aos tubos do grupo experimental? Justifique. As moléculas de colágeno foram quebradas pela bromelina do suco, assim não se rearranjaram ao redor das moléculas de água, dado que a gelatina permaneceu no estado sol. Conclusão Dado que... a gelatina com suco de abacaxi não endureceu (estado gel) mesmo quando colocada na geladeira, então eu concluo que ao misturar suco de abacaxi à gelatina... ele interfere no processo de endurecimento, já que as moléculas de bromelina... devem ter quebrado as moléculas de colágeno, impedindo a formação de uma rede ao redor das moléculas de água, uma vez que a bromelina... é uma enzima que cataliza proteínas, ou seja, uma protease. Meus comentários Meu, fala sério, eu praticamente dei a aula pra vocês. Copiei a apostila inteirinha hahaha Seguinte... Essa foi uma das aulas que a gente usou o método científico (questão-problema, hipótese, metodologia, resultados, discussão dos resultados, conclusão). O assunto como vcs podem ver é bem importante pra gente: enzimas. A experiência foi feita mesmo, com 3 amostras (um grupo controle I, um grupo controle II e um grupo experimental) para cada trio da classe, sendo 6 trios e, assim, 6 amostras pra cada grupo (controle I, controle II e experimental). Houve dois grupos controles porque um deles era a gelatina fluida normal, e como no grupo experimental seria adicionado o suco de abacaxi, precisaria de um controle de que não era a quantidade a mais de líquido que impedia o endurecimento (todo mundo aqui já tentou botar mais água no pó da gelatina e ela ficou mole, né?) e sim o suco. Então no g.c.II foi adicionada uma quantidade a mais de água, o que não impediu o endurecimento. Enquanto as gelatinas estavam na geladeira (na verdade era na água com gelo) a gente leu esse texto que copiei inteirinho aí. É muito importante. Basicamente, as enzimas aceleram as reações químicas no corpo, ou seja, são catalizadoras (cata-lizadoras, cata-bolismo. É tudo destruição de coisas. Ahá.). E a bromelina é uma enzima do abacaxi que quebra as proteínas (tem outras enzimas, tipo lactase [quebra um monossacarídeo, a lactose], amilase etc etc). Na gelatina, há colágeno (uma proteína que NÃO é essencial, ou seja, nosso corpo produz ela naturalmente. Tradução: não comprem suplemento de colágeno nem tomem gelatina pensando que sua pele vai ahazar porque NÃO FAZ DIFERENÇA). Bom, o colágeno, quando em baixas temperaturas, forma na água uma "redinha" que prende ela. Ou seja, a gelatina endurece porque o colágeno prende as moléculas de água e não deixa elas escaparem. Quando você coloca suco de abacaxi na gelatina, a bromelina vai lá e BANG BANG quebra o colágeno, e assim já era a redinha. E a gelatina não endurece. Meigo, né?? É isso pessoal, essa aula foi bem útil pra tudo de nutrição e blablablá. Agora vou jantar que to com fome falando tanto de gelatina hahahah besus ps: amanhã vem outro post enorme desses, sobre a aula do dia 19.03.2013, enzimas II. Aguardem muhahaha Editado Março 25, 2013 às 22:57 por amandarun Aless reagiu a isso 1
lourensini Postado Março 26, 2013 às 03:28 Postado Março 26, 2013 às 03:28 Amanda. Invejo teu colégio. Não tive nada disso. Já viu qual a utilidade do abacaxi em uma dieta de hipertrofia? a Papayna do mamão também tem esse efeito. Eu gosto de comer após a refeição hiperproteica.
amandarun Postado Março 26, 2013 às 09:01 Autor Postado Março 26, 2013 às 09:01 (editado) Amanda. Invejo teu colégio. Não tive nada disso. Já viu qual a utilidade do abacaxi em uma dieta de hipertrofia? a Papayna do mamão também tem esse efeito. Eu gosto de comer após a refeição hiperproteica. eu amo aquele colégio, pensa numa segunda casa. sou grata infinitalmente por estudar lá, não só pelo aspecto das aulas, por tudo mesmo Nem sei a função do abacaxi na hipertrofia, e agora não dá pra pesquisar, rs. mas acredito que deva melhorar a absorção das proteínas? Só sei da laranja (vit.c) pro ferro e acho que só Editado Março 26, 2013 às 09:03 por amandarun
Saintgraal Postado Março 26, 2013 às 10:26 Postado Março 26, 2013 às 10:26 abacaxi eu sei que tem bastante fibras e é muito bom para digestão meu vovo sempre dizia isso também invejo o seu colégio, eu não tive isso ai, minhas aulas de biologia eram totalmente focadas em vegetais, e fotosintese fuck that shit
Brunobyof Postado Março 26, 2013 às 12:39 Postado Março 26, 2013 às 12:39 Amanda. Invejo teu colégio. Não tive nada disso. Já viu qual a utilidade do abacaxi em uma dieta de hipertrofia? a Papayna do mamão também tem esse efeito. Eu gosto de comer após a refeição hiperproteica. Fiquei curioso e encontrei esse site: http://www.frutasnobrasil.com/propriedades_abacaxi.html Parece interessante, porém parece passar uma idéia de que as frutas em geral são milagrosas, e não acho que seja tão benéfico assim o abaxi, quero dizer, qual o real impacto de consumir a fruta nesses aspectos citados pelo site? Tipo: dissolve coágulos . Tá , então quem toma atorvastatina pode parar de tomar e apenas consumir abacaxi que não vai ter problemas do coração relacionados à entupimento de veias, nem AVC etc?
amandarun Postado Março 26, 2013 às 16:53 Autor Postado Março 26, 2013 às 16:53 (editado) abacaxi eu sei que tem bastante fibras e é muito bom para digestão meu vovo sempre dizia isso também invejo o seu colégio, eu não tive isso ai, minhas aulas de biologia eram totalmente focadas em vegetais, e fotosintese fuck that shit E é gostoso também To adorando biologia, tá mais centrado em nutrição do que eu pensava que ia ser Fiquei curioso e encontrei esse site: http://www.frutasnobrasil.com/propriedades_abacaxi.html Parece interessante, porém parece passar uma idéia de que as frutas em geral são milagrosas, e não acho que seja tão benéfico assim o abaxi, quero dizer, qual o real impacto de consumir a fruta nesses aspectos citados pelo site? Tipo: dissolve coágulos . Tá , então quem toma atorvastatina pode parar de tomar e apenas consumir abacaxi que não vai ter problemas do coração relacionados à entupimento de veias, nem AVC etc? Eu também acho, pode até ajudar um pouco, mas não acho que abacaxi em quantidades plausíveis (do tipo, que uma pessoa geralmente come) faz muita diferença pra esse tipo de coisa, coágulos, colesterol, digestão etc etc. Mas de qualquer jeito é bom comer frutas e tal, todo mundo sabe disso. Editado Março 26, 2013 às 16:54 por amandarun
AlvinhoRJ Postado Março 28, 2013 às 21:35 Postado Março 28, 2013 às 21:35 Vou ler o tópico inteiro...
amandarun Postado Março 28, 2013 às 22:46 Autor Postado Março 28, 2013 às 22:46 Vou ler o tópico inteiro... yeeeeeey não liga pras datas que eu não cumpro eu tardo mas não falho e esse feriado vou postar mais 2 aulas, uma prática e uma teórica, só não sei que dia
AlvinhoRJ Postado Março 29, 2013 às 00:03 Postado Março 29, 2013 às 00:03 foi isso sim se os adipocitos das células vegetais continham a mesma proporção de água que a das animais Pelo que sei, células vegetais não tem adipócitos o.0 Bem dazoras essa musica, e o clipe é animal.... Fiquei orgulhosa de perceber que conheço a maioria dos negócios da história que apareceu, tipo Ku Klax Klan etc Só não saquei qualé a da mocinha de preto Acho que ela representa a morte, dançando conforme evoluímos em direção ao caos e sofrimento. O único órgão do corpo que pode ser modificado de acordo com o uso e desuso, durante a vida, é o músculo. Não apenas o músculo, mas a maioria dos órgãos se adaptam. Regiões da pele quando atritadas continuamente produzem mais queratina. Pessoas que perdem um rim (ou que doam um rim) apresentam crescimento no rim que sobrou. Coração (sim, é músculo) cresce de acordo com a demanda, dentro dos seus limites. Estômago cresce com dilatação crônica. Ossos ficam mais densos em resposta a estímulo crônico. Tecido conjuntivo denso fica mais resistente com estímulo de estiramento crônico. Traquéia modifica seu próprio tecido em resposta a agentes químicos agressores. Esôfago modifica o próprio tecido em resposta a acidez desregulada do estômago. Regiões do fígado crescem de tamanho com a demanda. Etc, etc, etc. Muitas vezes durante o processo acabam sendo selecionados caracteristicas que não conferem vantagem nenhuma ao indívíduo. Isso acontece muito com pássaros. Olha o pavão coitado com aquele rabão. Aquilo não serve pra nada, só para atrair as fêmeas que adoram um pavão exibido. Logo com o passar do tempo foram sendo selecionados os pavões mais apavonados. E hoje temos esses pavões com caudas enormes e exuberantes que na natureza não servem para nada. É apenas peso e atrativo para os predadores. Mas fazer o que né as fêmeas por algum motivo gostam daquilo e vão acasalar com o que tiver o rabão maior perpetuando que os pavões tenham cada vez um rabo de pavão maior e mais colorido. Seleção de caracteres "melhores" é relativo. Caractere vantajoso no ponto de vista reprodutivo é um caractere favorável. Não adianta ter todos os genes para sobrevivência no ambiente se vc não tiver também os genes que garantem atração sexual. Se os pavões bonitos não tivessem também os genes necessários para sobrevivência no ambiente, eles não existiriam. Agora, pássaros fêmeas não costumam ser tão bonitas. Isso não é apenas porque elas "não precisam". Machos têm toda razão para não escolher fêmeas muito coloridas, pois elas ficam muito tempo no ninho, e tem que possuir uma cor mais camuflável. Já os machos precisam defender seu território, além do que cores vibrantes e chamativas na natureza podem inclusive ter significado de dominância ou até mesmo "perigo" (animais venenosos). Nem uma e nem outra, acho que hoje a mais aceita é o neodarwinismo, mas no fundo é tudo teoria. Se Fernando Pessoa vivesse hoje ia mandar o mundo e a ciência para o diabo, inclusive eu e você... tudo besteira, futilidade, coisa mais chata rsrsr Teoria no meio científico não tem o mesmo significado de "teoria" no sentido popular. "Muitas vezes as pessoas se confundem sobre a definição de uma teoria. Nossos dicionários trazem o significado que corresponde a uma visão popular de uma teoria, o que seria equivalente a uma hipótese, ou definindo de uma forma ainda melhor, uma especulação, algo duvidoso, incerto. No entanto, na Ciência, uma hipótese não é o mesmo que teoria, apesar de integrá-la quando satisfaz a condição de ser testável e falseável frente aos fatos, e tão pouco teoria é algo duvidoso, apesar de necessariamente falsificável." https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria#Teoria_Cient.C3.ADfica Aless reagiu a isso 1
amandarun Postado Março 29, 2013 às 00:12 Autor Postado Março 29, 2013 às 00:12 Taels: já vou tirar essa frase do músculo. Juro que eu não tinha pensado nesses exemplos, erro meu... mas isso serve de prova pra uma coisa que a gente vê bastante com os personals também: diploma não é nada. Porque o professor que falou que o músculo era o único... valeu por ler de verdade fora isso gostou do tópico? haha
AlvinhoRJ Postado Março 29, 2013 às 00:18 Postado Março 29, 2013 às 00:18 Taels: já vou tirar essa frase do músculo. Juro que eu não tinha pensado nesses exemplos, erro meu... mas isso serve de prova pra uma coisa que a gente vê bastante com os personals também: diploma não é nada. Porque o professor que falou que o músculo era o único... valeu por ler de verdade fora isso gostou do tópico? haha Gostei do tópico sim! Vou acompanhar sempre =)
amandarun Postado Abril 21, 2013 às 15:20 Autor Postado Abril 21, 2013 às 15:20 (editado) 19.03.2013 Aula prática Enzimas II Questão-problema: Na aula passada você constatou que a proposta de Dona Anastácia para a produção de gelatina natural de abacaxi não foi adequada. Dona Anastácia decidiu pesquisar na internet e encontrou a seguinte informação: "acontece um fenômeno interessante no caso das gelatinas feitas com abacaxi - o suco deve ser fervido antes." Seria essa informação verdadeira? Justifique. Experiência: A gelatina da Dona Anastácia - parte II Para testar a sua hipótese desta aula, você fará a gelatina usando o novo método encontrado por dona Anastácia. Como controles do experimento, usaremos: I, apenas gelatina; II, gelatina acrescida apenas de água e III, gelatina acrescida de suco de abacaxi na temperatura ambiente. Como grupo experimental, será utilizada gelatina acrescida de suco de abacaxi pré-fervido, à temperatura ambiente. Materiais: gelatina no estado sol, água destilada, suco de abacaxi fresco, suco de abacaxi fervido, 4 tubos de ensaio, estante para tubos de ensaio, pipetas, geladeira de isopor e gelo. Procedimento: O tubo 1 receberá apenas 2mL da gelatina na situação sol (grupo controle I). O tubo 2 receberá 2mL de gelatina na situação sol e 1mL de água (grupo controle II). O tubo 3 receberá 2mL de gelatina na situação sol e 1mL do suco de abacaxi fresco (grupo controle III). O tubo 4 receberá 2mL de gelatina na situação sol e 1mL do suco de abacaxi pré-fervido (grupo experimental). Todos os tubos serão mantidos no interior da geladeira de isopor durante alguns minutos. Resultados Parte teórica Na aula passada, você viu que as enzimas são proteínas catalisadoras. Como qualquer proteína, a forma de uma enzima está diretamente relacionada à sua função. Uma boa analogia sobre a forma como as enzimas funcionam é a de uma chave e uma fechadura: os substratos (reagentes da reação que elas catalisam) se encaixam perfeitamente nas enzimas (Figura 1). Depois que a reação acontece, os produtos formados são liberados e a enzima continua intacta e pronta para catalisar outras reações. Figura 1- As enzimas são proteínas que catalisam reações químicas, sem sofrer modificações durante o processo. A enzima sacarase, por exemplo, catalisa a quebra da molécula de sacarose em duas moléculas menores: uma de frutose e uma de glicose. Dizemos, então, que a sacarose é o substrato da sacarase. O sítio ativo é o local da enzima onde o substrato se encaixa. Quando uma proteína é submetida a temperaturas superiores a 50°C, algumas ligações são rompidas, e ela perde a sua forma. Se uma enzima perde a forma, os substratos não conseguem mais se encaixar nela e assim, ela não consegue mais catalisar a reação. Dizemos, então, que a enzima está desnaturada. Discussão dos resultados O que podemos afirmar com relação à atuação das moléculas de bromelina na gelatina quando o suco de abacaxi foi fervido? Justifique utilizando dados da experiência. A bromelina não agiu, pois as amostras com suco de abacaxi pré-fervido ficou gel (endureceu). O que a pré-fervura deve ter feito com as moléculas de bromelina? Deve ter rompido as ligações entre os átomos que formam a molécula de bromelina, deixando-a desnaturada. Conclusão Dado que... as gelatinas com suco de abacaxi fervido endureceram, então eu concluo que a informação encontrada na internet... está correta, já que a fervura deve ter... quebrado as moléculas de bromelina, impedindo sua ação, uma vez que altas temperaturas provocam....desnaturação das enzimas (proteínas). Meus comentários Não tenho muito a falar. Basicamente, a desnaturação das proteínas ocorre quando elas são aquecidas, e isso pode ser bom ou ruim. Quando a proteína é uma enzima, ela perde sua função, que é de catalisar. Quando a proteína é estrutural, ela é "quebrada" e fica mais fácil do corpo absorver. Por exemplo, quando você cozinha um ovo, ele fica bem mais fácil de ser absorvido pelo corpo e há menos desperdício de proteína, a grosso modo. É isso Editado Abril 21, 2013 às 15:21 por amandarun
lourensini Postado Abril 28, 2013 às 16:01 Postado Abril 28, 2013 às 16:01 Amanda, responde essa: Por que ao cozinhar a clara do ovo ela fica opaca?
amandarun Postado Abril 28, 2013 às 16:38 Autor Postado Abril 28, 2013 às 16:38 Amanda, responde essa: Por que ao cozinhar a clara do ovo ela fica opaca? Eu sei que é porque a proteína desnatura... mas não sei o porque da cor... contae!! haha
amandarun Postado Abril 28, 2013 às 17:10 Autor Postado Abril 28, 2013 às 17:10 (editado) 11.03.2013 Especiação A Especiação nada mais é do que a formação de novas espécies, e ocorre por dois fatores principais: o isolamento geográfico e o isolamento reprodutivo. O primeiro, o isolamento geográfico, ocorre quando uma espécie é "dividida" de modo que uma parte não tenha contato com a outra. Pode ser por vários motivos, mas vou usar um exemplo meio sem noção: nasce um rio meio do nada, que separa a espécie em duas partes: a do lado direito do rio e a do lado esquerdo. Então essa espécie não tem asas nem nada, e os indivíduos do lado esquerdo não têm contato com os do lado direito, assim, não se reproduzem entre os dois lados, apenas entre indivíduos de um mesmo lado. E aí o tempo passa e passa, e cada parte daquela espécie vai sofrendo mutações diferentes e seleções naturais diferentes, até que uma hora, os indivíduos do lado direito estão bem diferentes dos indivíduos do lado esquerdo, geneticamente falando. E aí ocorre o isolamento reprodutivo: mesmo que eles um dia voltem a ter contato, os genes estão tão diferentes (e, consequentemente, a aparência também) que um indivíduo do lado esquerdo não consegue ter descendentes com um do lado direito, ou, se consegue, esses descendentes são estéreis (exemplo é o burro, que é o cruzamento de uma mula com um jumento. A mula e o jumento são espécies diferentes, mas o burro não é uma espécie, porque não consegue gerar descendentes.) Assim, pra saber se dois indivíduos são da mesma espécie, você cruza eles. Se gerarem descendentes férteis, bingo. Mas também existe variação dentro de uma mesma espécie. Cachorros podem ser de várias raças, e um poodle é bem diferente de um pinscher. Mas tenta cruzar os dois, rs. Vai nascer uma aberraçãozinha fértil. Lógico que não dá pra cruzar um pit bull com um salsichinha, mas aí não é a questão genética e sim anatômica, porque um é bem maior que o outro. Agora vamos à lousa... Especiação: formação de novas espécies. 1. Isolamento geográfico; 2. Isolamento reprodutivo Irradiação adaptativa: quando indivíduos de uma mesma espécie ocupam ambientes diferentes, sofrem seleções naturais diferentes e originam várias espécies. Convergência adaptativa: quando espécies diferentes ocupam o mesmo ambiente e sofrem seleção natural semelhante. [o golfinho e o tubarão, por exemplo. Os dois são anatomicamente parecidos, mas um é mamífero e o outro bota ovo, ou seja, geneticamente são bem distantes um do outro. Eles são parecidos quanto à anatomia externa, porque vivem num mesmo ambiente e, assim, as características favoráveis que "passam" na seleção natural são parecidas também. Sim, foi uma p* duma coincidência eles terem sofrido mutações tão semelhantes a ponto de ficarem parecidos. Mas foi.] Órgãos homólogos: mesma origem, mas podem desempenhar funções diferentes [exemplo: o braço humano e a asa do morcego. Eles têm anatomia bem parecida quanto a ossos, articulações, etc, o que indica que o humano teve um ancestral comum com o morcego, que é a origem dessa anatomia semelhante. Mas um braço tem função bem diferente de uma asa] Órgãos análogos: mesma função, mas origens diferentes [exemplo: a cauda do golfinho e do tubarão.] É isso. Acho que ficou bem explicadinho... agora as matérias seguintes tem tudo a ver com nutrição Editado Abril 28, 2013 às 17:12 por amandarun
amandarun Postado Abril 28, 2013 às 17:38 Autor Postado Abril 28, 2013 às 17:38 (editado) 25.03.2013 + 27.03.2013Composição química das células - substâncias inorgânicasSubstâncias podem ser:a) Inorgânicas (sem cadeia de carbono nas moléculas) - H2O, sais minerais Orgânicas (com cadeia de carbono nas moléculas) - carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas, ácidos nucleicos (DNA e RNA)Cadeia de carbono, simplificando bastante, são átomos de carbono ligados entre si que também se ligam a outros átomos, formando moléculas (me corrijam se eu estiver errada!!)Água (solvente universal): Dissolve todas as substâncias, menos lipídeos e algumas vitaminas*Funções:- Sede das reações químicas [Reações químicas = metabolismo = vida. Ou seja, sem água não tem vida. Lembra aquilo que sempre dizem, que beber bastante água acelera o metabolismo? Não é bem assim, mas se você para de beber água, todas as reações químicas no seu corpo entram em colapso.]- Transporte de substâncias [Todo tipo de substâncias. Qual é a principal função do sangue?? transportar o oxigênio e outras substâncias pelo corpo todo. Sangue é, na sua maioria, água...]- Regulação térmica (transpiração) [isso acontece nos organismos homeotermos, como mamíferos e aves, ou seja, organismos que precisam manter uma temperatura do corpo constante. Quando vc treina, seu corpo naturalmente aumentaria a temperatura, mas isso não acontece porque a água ajuda o corpo a manter uma temperatura saudável, de 36°. Por isso que você sua e sente sede no treino.]- Lubrificante [A pálpebra do seu olho é molhadinha, né??? É que é uma mucosa, ou seja, precisa de água pra ficar bem lubrificada. Imagina se fosse seca, seu olho ia grudar e não ia ser legal... aiiiii que afliçãummm!!! O mesmo acontece com o interior da boca, etc etc]Fatores que fazem variar a taxa % de água [aqui, taxa é igual à porcentagem de água no organismo. Pensa num copo de 200ml que esteja 50% cheio e um de 100ml que esteja 70% cheio. O de 100ml tem maior taxa de água, porque a porcentagem é maior, mas isso não significa que ele tenha maior quantidade total de água. Assim, não confunda taxa com valor absoluto.]1- Espécie (Animais ~60-65%; Vegetais ~70-75%; Água viva ~98%; Sementes ~25-30%) [uma curiosidade: sabe o que é uma semente? É um mini-organismo. Quando vc come pinhão, que é a semente de um certo tipo de árvore, vc come uma mini-arvorezinha. É, tem um embrião de árvore na semente, e ele nasce adivinha quando... quando absorve água o suficiente pra ocorrerem reações químicas e, assim, ele conseguir crescer!! Já plantou semente de feijão no algodão molhado? Então, o embrião de feijão brotou quando a semente absorveu água e, como a água é sede do metabolismo, esse embrião conseguiu crescer.]2- Metabolismo (quanto maior o metabolismo, maior a taxa de água) [A taxa de água é pequena nas sementes, assim elas não têm metabolismo o suficiente pra crescerem. Quando chega a água.... muda tudo.]3- Idade (quanto mais jovem, maior a taxa de água) [por isso que sua vó engorda mais facilmente que você. Ela é mais velha, tem taxa de água menor, e, assim, metabolismo menor também.] Sais mineraisPodem ser encontrados de 2 maneiras:1- Dissolvidos: estão na forma de íons em todos os líquidos corporais.EX: sódio Na+: retém água no organismo; cálcio Ca++: coagulação sanguínea [é esse o sódio que os BB's eliminam do corpo pra competir. Um íon, e não o átomo neutro de Na. Mas ele também é muito importante pra gente; sem o sódio, não teria como o corpo reter água e babau, vida]2- Imobilizados: encontrados na forma de saisEX: cálcio Ca: forma ossos, dentes, cascas de ovos, etc [O cálcio está em vários lugares no nosso corpo. Quando você não ingere cálcio, o seu corpo vai buscar o cálcio dos ossos pra jogar no sangue, porque é mais importante pra ele ter cálcio no sangue do que nos ossos. E aí com o tempo, seus ossos vão descalcificando, o que pode causar osteoporose. Bebam leite ))] Água (solvente universal): Dissolve todas as substâncias, menos lipídeos e algumas vitaminas ela tem algumas regras amandaÁcidos inorgânicos, Permanganatos, Nitritos e Nitratos, Cloratossão sem exceção nenhuma Sais de alcalinos e Amônio são, com exceção do carbonato de lítio Percloratos são, com exceção do potássio e mercuroso Acetatos são, com exceção do acetato de prata Tiocianatos e Tiossulfatos são, com exceção do de prata, chumbo e mercúrioFluoretos, com exceção do de magnésio. cálcio e estrôncioCloretos e Brometos, são solúveis, com exceção do de prata, chumo e mercurososIodetos, são solúveis, com exceção do de mercúrio, estânico e de bismuto Sulfatos são solúveis com exceção do de prata, de chumbo, de bário e estrôncio Óxido metálico e Hidróxidos são INSOLÚVEIS, com exceção: de alcalinos, amônio, cálcio, bário e estrôncioBoratos, Cianetos, Oxalatos, Carbonatos, Ferrocianetos, Ferricianetos, Silicatos, Arsenitos, Arseniatos, Fosfitos, Fosfatos, Sulfitos e Sulfetos são INSOLÚVEIS com exceção: de alcalinos e de amônio by agaboy o cara das regras Editado Abril 28, 2013 às 19:23 por amandarun
lourensini Postado Abril 29, 2013 às 11:02 Postado Abril 29, 2013 às 11:02 Quando a proteína desnatura, a conformação terciária e quaternária voltam a ser primária. Como não há mais pontes dissulfeto ligando os aminos, e eles nãof icam mais "enrolados". Aí os polipeptídeos se aproximam. Ex.: se vocÇe pegar vários palitos e jogar sobre a mesa, eles ficam mais próximos um do outro do que se você pudesse quebrá-lo ao meio (sem partí-lo) e colocar no mesmo lugar. Quando os palitos estão mais próximos você não consegue ver além deles. Se os palitos estão próximos, mas entortados, ficam lacunas que permitem passagem de luz, e aí você enchergar além. Com a clara é a mesma coisa. Crua, as proteínas estao ainda em suas formas terciárias e quaternária (mais espaçadas). Quando estão em forma primária, estão mais próximas, como os palitinhos, um ao lado do outro, e ai a luz não passa. Paulo jubilut sempre salvando alunos da biologia. gostei de mais das aulas. Mas não entendi essas excessões aí da química.
amandarun Postado Abril 29, 2013 às 13:26 Autor Postado Abril 29, 2013 às 13:26 (editado) Quando a proteína desnatura, a conformação terciária e quaternária voltam a ser primária. Como não há mais pontes dissulfeto ligando os aminos, e eles nãof icam mais "enrolados". Aí os polipeptídeos se aproximam. Ex.: se vocÇe pegar vários palitos e jogar sobre a mesa, eles ficam mais próximos um do outro do que se você pudesse quebrá-lo ao meio (sem partí-lo) e colocar no mesmo lugar. Quando os palitos estão mais próximos você não consegue ver além deles. Se os palitos estão próximos, mas entortados, ficam lacunas que permitem passagem de luz, e aí você enchergar além. Com a clara é a mesma coisa. Crua, as proteínas estao ainda em suas formas terciárias e quaternária (mais espaçadas). Quando estão em forma primária, estão mais próximas, como os palitinhos, um ao lado do outro, e ai a luz não passa. Paulo jubilut sempre salvando alunos da biologia. gostei de mais das aulas. Mas não entendi essas excessões aí da química. Animal essa explicação!!! Entendi bem Uma figura esse Jubilut, explica muito bem e é engraçado ao mesmo tempo As excessões, o agaboy que me disse... Editado Abril 29, 2013 às 13:27 por amandarun
Brunobyof Postado Abril 30, 2013 às 16:42 Postado Abril 30, 2013 às 16:42 Se o Oparin conseguiu chegar até a formação de aminoácidos em seu glorioso experimento, por que então não concluiu ou não concluiram depois dele o processo até a formação de vida a partir das condições ideais? o que não deu certo ou faltou para tal? Bota o aminoácido com CHO e lipídeos e RNA tudo junto e vê no que dá?! Se nã ome engano no Livro "Mostre-me Deus" ele menciona algo sobre isso, que para tal ocorrência se realizar, as probabilidades seriam tão ínfimas que reproduzir isso seria inviável mesmo se o experimento durasse milhares de anos.
amandarun Postado Abril 30, 2013 às 17:01 Autor Postado Abril 30, 2013 às 17:01 Se o Oparin conseguiu chegar até a formação de aminoácidos em seu glorioso experimento, por que então não concluiu ou não concluiram depois dele o processo até a formação de vida a partir das condições ideais? o que não deu certo ou faltou para tal? Bota o aminoácido com CHO e lipídeos e RNA tudo junto e vê no que dá?! Se nã ome engano no Livro "Mostre-me Deus" ele menciona algo sobre isso, que para tal ocorrência se realizar, as probabilidades seriam tão ínfimas que reproduzir isso seria inviável mesmo se o experimento durasse milhares de anos. É uma chance em um bilhão de tentativas... é que nem a evolução, dá pra ter uma ideia de como foi, mas provar que foi assim é impossível porque leva muito tempo Demorou um tempo absurdo pra formação da vida acontecer... mesmo se várias gerações seguidas tentassem, não teria uma chance ínfima de conseguir reproduzir isso em uma experiência
Brunobyof Postado Abril 30, 2013 às 17:18 Postado Abril 30, 2013 às 17:18 (editado) #xatiado em nome da ciência Deus nos trollou mesmo: Nem tudo sabereis Editado Abril 30, 2013 às 17:18 por Brunobyof
Visitante usuario_excluido22 Postado Abril 30, 2013 às 17:52 Postado Abril 30, 2013 às 17:52 Se o Oparin conseguiu chegar até a formação de aminoácidos em seu glorioso experimento, por que então não concluiu ou não concluiram depois dele o processo até a formação de vida a partir das condições ideais? o que não deu certo ou faltou para tal? Bota o aminoácido com CHO e lipídeos e RNA tudo junto e vê no que dá?! Se nã ome engano no Livro "Mostre-me Deus" ele menciona algo sobre isso, que para tal ocorrência se realizar, as probabilidades seriam tão ínfimas que reproduzir isso seria inviável mesmo se o experimento durasse milhares de anos. Só com glicidios, lipideos e protideos a vida nunca seria possível, pois são só compostos orgânicos. Na verdade, eu acredito que o homem nunca vai descobrir a origem da vida, até algum tempo se pensava nos átomos como o sendo o centro do universo, e isso é aceito pela teoria quântica. Mas esse campo da física quantica é incompreensível em muitas coisas, por exemplo, nós temos partículas que não possuem massa, um neutrino, um fóton. Eles existem mas não possuem massa... e como isso pode existir? Como um objeto tão ínfimo que não tem conteúdo pode ser real? seria ele um vácuo? um nada? Aí lá pelos anos 50 infundiram a teoria da partícula de deus e hoje tentam descobrir a resposta da origem da vida a partir dessa partícula. Dizem que nenhum átomo pode ser construído ou destruído, que eles se transformam. Isto ainda é muito superficial para buscar uma resposta, a pergunta que deve ser prezada é: o que vem antes de um quark e como eles se fundem? Acho que respondendo isso poderíamos chegar mais perto da pergunta 'origem da vida'. Outro assunto penoso é a que a filosofia prega, que é a separação da mente e cérebro. Há quem diga que é tudo uma só coisa, há quem acredita que são cousas diferentes. Bem, vou dar a minha opinião, a vida é um caso perdido e tudo caminha rumo a morte, até Deus se existisse negaria sua existência. amandarun reagiu a isso 1
Brunobyof Postado Abril 30, 2013 às 18:16 Postado Abril 30, 2013 às 18:16 (editado) Quanto à massa dos neutrinos etc eu acho que eles simplesmente não conseguiram medir isso, mas que eles devem ter massa sim...mas não sou expert nisso então não dá pra ter certeza. Mas realmente tem muita coisa estranha na mecânica quântica, e por isso que Einstein não quis aceitá-la. Como pode um elétron existir em mais de um lugar ao mesmo tempo, como podem estar aqui ou ali, e em nenhum outro lugar no meio? As partículas não obedecem às leis normais da física que valem para o resto do universo....Isso gerou outra questão, a de que existem outros universos, e que vivemos em um multiverso. Mas aí já caímos na viagem total....São tantas possibilidades que realmente fica difícil até mesmo abordá-las num só tema. Mas voltando à biologia, também concordo que uma simples mistura de substâncias e condições não é o suficiente pra gerar vida do nada. Como dizia Einstein: "Deus não joga dados com o universo" Tem um documentário do History Channel, chama "Além do Cosmos". Assistam quem se interessa por essa parte toda aí. É animal. Depois de ver esse documentario eu fiquei com uma outra e mais abrangente visão sobre tudo o que ocorre ao meu redor kkkk Mas já aviso, é bem nerd o negócio, bem desses papos quânticos mesmo e sua implicância no mundo em que vivemos. Teoria do multiverso, bandas de energia, teoria das cordas etc.... Editado Abril 30, 2013 às 18:16 por Brunobyof amandarun reagiu a isso 1
kiwi007 Postado Abril 30, 2013 às 22:57 Postado Abril 30, 2013 às 22:57 Quanto à massa dos neutrinos etc eu acho que eles simplesmente não conseguiram medir isso, mas que eles devem ter massa sim...mas não sou expert nisso então não dá pra ter certeza. Mas realmente tem muita coisa estranha na mecânica quântica, e por isso que Einstein não quis aceitá-la. Como pode um elétron existir em mais de um lugar ao mesmo tempo, como podem estar aqui ou ali, e em nenhum outro lugar no meio? As partículas não obedecem às leis normais da física que valem para o resto do universo....Isso gerou outra questão, a de que existem outros universos, e que vivemos em um multiverso. Mas aí já caímos na viagem total....São tantas possibilidades que realmente fica difícil até mesmo abordá-las num só tema. Mas voltando à biologia, também concordo que uma simples mistura de substâncias e condições não é o suficiente pra gerar vida do nada. Como dizia Einstein: "Deus não joga dados com o universo" Tem um documentário do History Channel, chama "Além do Cosmos". Assistam quem se interessa por essa parte toda aí. É animal. Depois de ver esse documentario eu fiquei com uma outra e mais abrangente visão sobre tudo o que ocorre ao meu redor kkkk Mas já aviso, é bem nerd o negócio, bem desses papos quânticos mesmo e sua implicância no mundo em que vivemos. Teoria do multiverso, bandas de energia, teoria das cordas etc.... nao sao soh os eletrons que existem em mais de um lugar ao mesmo tempo, eh assim com tudo e as particulas obedecem as leis normais da fisica sim, a gente eh q nao conhece as leis direito falando em documentarios sobre o history channel q tem a ve com biologia, alguem ai jah viu aqueles alienigenas do passado ou alguma coisa assim? oq q vcs acham dessas coisas? tem umas teorias bem plausiveis la
amandarun Postado Abril 30, 2013 às 23:50 Autor Postado Abril 30, 2013 às 23:50 Animal essa discussão, adoro essas coisas. Eu também acho que não foi assim do nada, junta aqui e acolá e pronto, vida. Acho que foi uma coisa que aconteceu devido a váaaarios fatores, tipo um em um milhão (na verdade é um em bem mais que um milhão, mas modo de falar) e ainda acho que o ser humano tá bem longe de descobrir como aconteceu Sobre os neutrinos eu acho o mesmo do bruno, eles devem ter uma massa sim, mas de modo que ela seja a coisa mais desprezível que chega a ser impossível de ser calculada.. não vejo também como matéria pode não ter massa. A única coisa que eu sei que não tem massa são ondas, energia, essas coisas, mas aí não é matéria, né. Há mais coisas entre o céu e a Terra do que supõe nossa vã filosofia
lourensini Postado Maio 1, 2013 às 12:25 Postado Maio 1, 2013 às 12:25 Through the Wormhole. O qui quiserem saber sobre ciência atual está lá. Além do cosmos é muito bom. E sobre partículas estarem em 2 lugar ao mesmo tempo, isso é de Niels Bohr. Isso é o princípio da física quântica. Isso originou tudo. Hoje, para falar bem a verdade, as ideias do mundo quântico estão começando a fazer sentido. A recém descoberta do Goddam Particle é só um início. Maaas, existe na física uma teoria da supersimetria, que diz que na realidade precisaríamos encontrar 5 dessas particulas diferentes... como se fossem 5 Isoenzimas (mesma função, cadeias diferentes), pois 1 só dessas particulas não pode sustentar a criação de matéria alguma.
IronAndDust Postado Maio 1, 2013 às 20:14 Postado Maio 1, 2013 às 20:14 E sobre partículas estarem em 2 lugar ao mesmo tempo, isso é de Niels Bohr. Isso é o princípio da física quântica. Isso originou tudo. Verifiquem o conceito básico de orbital e tracem um paralelo com os neutrinos... Velame
Brunobyof Postado Maio 2, 2013 às 17:03 Postado Maio 2, 2013 às 17:03 Aqui explica um pouco sobre o neutrino e que ele tem massa de cerca de centenas devezes menor do que um elétron: http://pt.wikipedia.org/wiki/Neutrino
Saintgraal Postado Maio 3, 2013 às 11:01 Postado Maio 3, 2013 às 11:01 Aqui explica um pouco sobre o neutrino e que ele tem massa de cerca de centenas devezes menor do que um elétron: http://pt.wikipedia.org/wiki/Neutrino que por sinal, é um artigo bem interessante
lourensini Postado Maio 3, 2013 às 22:17 Postado Maio 3, 2013 às 22:17 Verifiquem o conceito básico de orbital e tracem um paralelo com os neutrinos... Velame Cara se eu disse uma bobagem, pode me contradizer sem problemas. Não me importo e agradeço pela ajuda Só não me faz pesquisar MAIS coisas do que as 300 que estou pesquisando no momento.
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora