Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Matheta

Membro
  • Total de itens

    243
  • Registro em

  • Última visita

Histórico de Reputação

  1. Gostei
    Matheta recebeu reputação de RegParkizinho em Whey E Egg Growth ?   
    Sei la mas, ja tomei albumina no pós, e mandava com agua mesmo, umas 200ml, mas ai eu colocava nescau ou toddy, e não ficava ruim não!
  2. Gostei
    Matheta deu reputação a goFran em 10 Desculpas Esfarrapadas Para Vender Whey   
    ARTIGO - 10 desculpas esfarrapadas para vender Whey

    Whey Protein é o suplemento mais conhecido entre ospraticantes de musculação e um dos mais vendidos no mundo, qualquer frequentadorde academia já ouviu falar desse produto. Muitos acreditam que se trata de umpó mágico capaz de alavancar ganhos até para os mais hardgainers. As indústriasde suplementos, famosas por exagerar no marketing de seus produtos, foram umadas principais responsáveis por criar essa fama de que a proteína do soro deleite é de alguma forma, superior as demais. Quantos adolescentes já não foramlevados por maliciosos vendedores de suplementos a acreditar que essa era a soluçãopara sua magreza? Você foi um deles? Montamos uma lista com 10 desculpasesfarrapadas usadas por vendedores e indústrias de suplementos para teconvencer a comprar Whey. Não seja enganado novamente!

    #1 - Whey Protein tem valor biológico superior às outras proteínas.
    A grande verdade sobre o valor biológico é que ele étotalmente irrelevante para quem consome grandes quantidades de proteínasdiariamente (2g/kg ou mais). Se você for um refugiado uruguaio que mora em umacomunidade carente e consome 30g de proteína por dia, é até importante queestas 30g sejam de alto VB. Nesse caso o valor biológico faz diferença. Porém,se você for um marombeiro que consome facilmente 150-200g de proteína por diavocê já está no limite da retenção protéica, aumentar o valor biológico nãofará diferença alguma, pois como dito, você já está no limite. Existem atébodybuilders vegans que conseguem excelentes resultados consumindo apenasproteínas de fontes vegetais. Se você garante seus 2g ou 3g de proteína por kgde peso corporal, não é necessário se importar com valor biológico de nenhumaproteína.

    #2 - Whey Protein é uma proteína de rápida absorção.
    Shake pós-treino só é algo urgentemente necessário para quemtreina em jejum ou semi-jejum. Se você faz uma refeição pré-treino, você jágarante aminoácidos durante todo o período intra e pós-treino. O fato de o Wheyser de rápida absorção não faz qualquer diferença na prática, já que diversosestudos comparam o uso de 30g de Whey x 30g de Caseína x 30g de proteína sólidae todos tiveram a exatamente a mesma resposta na síntese protéica. Não temporque achar que só porque ela é absorvida mais rápida, significa maismúsculos.Exemplo prático: Se você quer encher um copo com 200ml de água,faz diferença se você coloca de 20ml em 20ml ou 200ml de uma vez só, no final ocopo não está com 200ml do mesmo jeito? A velocidade mais rápida fez o copoficar mais cheio? Da mesma forma que 200ml de água sempre serão 200ml de águaindependente da velocidade que se coloca no copo, 30g de proteína sempre serão30g de proteína independente da velocidade absorvida.

    #3 - Whey Protein tem maior quantidade de BCAA que as outras proteínas.
    Qualquer proteína completa tem pelo menos 15-20% de BCAA. Umadieta hiperprotéica comum tem 30-40g só de BCAA. Você acha que os 5,5g a maisque o Whey Optimum possui irão fazer qualquer diferença na prática? Comparadoao resto da dieta, essa quantidade chega a ser insignificante.

    #4 - Whey Protein possui maior quantidade de glutamina que as outras proteínas.
    Mesmo caso do item anterior. Adicionar 4g de glutamina em umadieta hiperprotéica é adicionar uma gota d’agua em uma piscina.

    #5 - Whey Protein eleva a síntese protéica, é anti-catabólico e ajuda na recuperação muscular.
    Assim como toda e qualquer proteína. Próximo!

    #6 - Whey Protein causa pico de insulina, portanto é anabólico.
    Se o seu interesse é apenas na insulina, faça uma refeiçãopré-treino que sua insulina ficará elevada durante todo o treino e por váriashoras após o mesmo.

    #7 - Whey Protein é antioxidante.
    Se o seu interesse é apenas na ação antioxidante, use um bommultivitamínico.

    #8 - Whey Isolado é melhor do que Whey Concentrado.
    Mito. Para quem é intolerante/sensível a lactose pode até serinteressante apenas pela ausência desse carboidrato específico. Já que emalguns pode causar desconforto, diarréias, flatulências, e acne. Para todo orestante da população, Whey Protein Isolado tem exatamente os mesmos efeitosque o Concentrado. Com a desvantagem que durante o processo de filtragem sãoperdidos muitos nutrientes importantes. Outro ponto negativo é que quanto maisrápida a velocidade de absorção da proteína, mais chances ela tem de ser oxidada(usada como energia) já que os receptores dos peptídeos são ocupados com maiorrapidez.

    #9 - Whey Hidrolisado é melhor que Whey Isolado.
    Usar quantidades maiores do que 30g de Whey Hidrolisado deuma única vez é o mesmo que rasgar dinheiro. Nosso intestino tem quantidadeslimitadas de receptores de aminoácidos e peptídeos (os monômeros das proteínas).Quando se coloca na corrente sanguínea, grandes quantidades de proteína hidrolisada,todos os receptores são ocupados de uma vez só. E os aminoácidos que nãoconseguem encontrar um receptor vazio para serem absorvidos, são usados comosubstrato para a gliconeogênese (transformados em energia). Uma proteína sólidaou de lenta digestão não corre esse risco, pois os aminoácidos são liberados namesma velocidade que são absorvidos, e não ocupam todos os receptores de umavez (não há “fila” para usar os receptores, pois sempre tem um vazio). Quantomais rápida a absorção da proteína, mais receptores são usados de uma vez só, emais chances ela tem de ser oxidada.

    #10 - Whey é uma proteína limpa de gorduras, colesterol e açúcares.
    Outro grande mito que surgiu nos anos 70 e que até hojeassusta os menos informados é que gordura é o vilão da alimentação e deve sereliminado a todo custo. Gorduras possuem uma enorme lista de benefícios para ocorpo humano, inclusive as saturadas que foram injustamente acusadas de seremcausadoras de problemas cardíacos. Muitos estudos comparam 300kcal de leitedesnatado com 300kcal de leite integral e mostram que a resposta anabólicadesse último é superior ao primeiro. Colesterol tem importantes funções noprocesso de hipertrofia, é usado como carregador de testosterona, precursor de vitaminaD3, regulador da membrana plasmática. Açúcar pode até ser um problema paradiabéticos, mas pra quem tem hábitos de vida saudáveis e pratica musculação eleé útil como fonte de calorias e estimulador de insulina.

    Afinal, existe vantagem em usar Whey Protein?
    Sim, existe. Os vendedores de suplementos conseguem usar de suacriatividade e listar 300 “vantagens” para te convencer a comprar seus produtos.Infelizmente apenas 1% delas são verdadeiras e estão citadas a seguir:

    #1 - Whey Protein émais prático que uma proteína sólida.
    Uma das reais vantagens de usar uma proteína em pó é apraticidade. Basta misturar com leite/água e que já está pronto. Rápido e sembagunça.

    #2 - Whey Protein émais fácil de ser ingerido.Para os ectomorfos que não conseguem comer o suficiente, ouso de proteína em pó pode ser interessante. Já que é mais fácil consumir200kcal de um shake líquido do que de carne.Conclusão Talvez você esteja se perguntando: Devo tirar o Whey Protein da minha alimentação? A resposta é NÃO. Você não deve eliminar o Whey simplesmente porque remover 30g de qualquer fonte protéica (e conseqüentemente 120 kcal) da dieta não faz nada além de atrasar seu crescimento. O grande ponto desse artigo é mostrar que o Whey Protein tem exatamente o mesmo potencial anabólico que 30g de proteína de carne ou 30g de proteína de ovo. Retirar qualquer uma destas da dieta não traz benefício algum. Entretanto você está completamente livre para trocá-las entre si. Em vez de tomar um scoop de Whey de R$259,00, apenas adicione duas ou três porções de frango ao seu jantar.Não substitua qualquer parte de sua dieta por suplementos, em vez disso, apenas adicione-os a sua dieta original. Não cometa o mesmo erro de muitos iniciantes em pensarem que estarão crescendo mais porque trocaram 30g de carne por 30g de Whey. Você cresceria mais se tomasse os 60g juntos.

    #3 - Uso de proteínas hidrolisadas intra-treino:
    Muitos praticantes de musculação notam uma significativa melhora na recuperação muscular quando usam uma pequena dosagem (15 a 20g) de proteínas hidrolisadas ou BCAAs ao longo do treino. O que permite treinar o mesmo músculo várias vezes na semana.

    REFERÊNCIAS
    Lyle McDonald - The Protein Book
    Brad Pilon - How Much Protein
    http://www.ncbi.nlm....pubmed/10658002
    http://www.ncbi.nlm....pubmed/15570142
    http://ajpendo.physi...1/E231.abstract
    http://www.bodyrecom...rch-review.html
    http://www.bodyrecom...e-recovery.html
    http://www.bodyrecom...troduction.html
    http://www.bodyrecom...estion-pt1.html
    http://www.bodyrecom...ion-part-2.htmlhttp://www.bodyrecom...ion-part-3.html

    Artigo feito por: http://www.orkut.com...263334210120929
  3. Gostei
    Matheta deu reputação a Arthur C em Scarpelly Vendendo Tudo   
    Este tópico foi fechado por tamanha inutilidade...

    não pera, não tenho esse poder :/
  4. Gostei
    Matheta recebeu reputação de strongerman em Scarpelly Vendendo Tudo   
    KKKKKKKKKKKKKKK

    ESSE POST CONCORRE AOS TOP10+ LIXO DO FORUM!

    Foda-se, quem que fica observando oque os outros faz com os filhote do cachorro?
  5. Gostei
    Matheta deu reputação a joabexd17 em As Maiores Asneiras Que Ja Ouviram/viram   
    Essa semana foi foda, vi muitas asneira na gym. Eu e meu amigo estavamos indo pra academia a pé, chegando na academia ele pisou numa bosta de cachorro, até aí td bem. Fui ajudar ele no supino, e senti a carniça de bosta. Eu falei "pow mano, essa porra ta fedendo". Ele foi no banheiro, demorou uns 10min. Aí ele voltou e falou: "nao usa a sabonete nao" . Eu disse pq. Ai ele:" nao vei, enfiei o pé no vaso msm assim a merda nao saiu toda, peguei akela escova de limpar privada e esfreguei, msm assim nao saiu, tive que passa o sabonete pra vê se disfarça esse cheiro. nao usa ele. Kkkkkkkkkk eu nunk ri tanto igual esse dia
  6. Gostei
    Matheta deu reputação a amandarun em 75Kg 6% Bf Natural , Objetivo 80Kg   
    Siga meu raciocinio
    Uma pessoa que tenha 50kg e 10% de bf tem 5kg de gordura corporal, certo?
    Então ela treina por 10 anos e consegue chegar natural aos 100kg ainda com 10% de bf, o que significa que ela não ganhou gordura, né? Errado... porque agora com 100kg e 10%, a porcentagem de gordura continua a mesma, mas ela tem mais peso, ou seja, a gordura total vai ser maior... ela tem 10kg de gordura corporal
    Só um toque, porque não é porque o BF não aumentou que vc não ganhou gordura, a porcentagem não significa o peso total de gordura

    Mas parabéns pelos ganhos e desculpa se pareci chata, é só pra esclarecer rs
  7. Gostei
    Matheta deu reputação a danilorf em Reúna Aqui As Melhores Dicas Para Naturais!   
    Tô fazendo 70 reps de agacho por treino. Por enquanto geralmente as séries começam com 9 reps e vão descendo até quatro em uma zona de intensidade de 50 a 75% de uma RM estipulada... Não é treino de força? O que determina um treino um força, 3 reps pra baixo? Passou disso não é treino de força? E a velocidade da execução? E a estrutura do macro? E o período de overreaching? E o período de peaking?

    HMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM................

    O povo aqui gosta de masturbação mental. Tudo bem, é legal vir e trocar uma idéia sobre treinos e etc. Mas chega num ponto que o cara sabe de tanta coisa que acaba não aplicando nada corretamente. Tenta misturar 300 milhões de conceitos, montar o hiper mega treino super revolucionário com as últimas teorias das esternets, pra ficar 2 meses nele, ler um artigo e montar o novo super hiper mega treino revolucionário.

    Isso aliado ao fato que parece que hoje em dia há uma espécie de cultura da lesão em cima do treino com pesos. "Hmmmmmmmmm, tenho que checar minha execução, se meu joelho for um pouquinho pra dentro no agacho, não vou progredir carga, na verdade vou reduzí-la, pois não quero me machucar", "Nossa, senti uma dorzinha aqui no ombro, vou parar de fazer supino durante 4 meses até me recuperar"... Eu fico me perguntando, que caralha é essa? Porque ninguém fica super analisando suas caminhadas? Corridas? Andadas de bicicleta?

    Essa parece que é a mentalidade atual de 97.4675% das pessoas que treinam com pesos. Não me surpreende acharem que 1,5BW no supino, 2BW no agacho (low bar ainda, que se suporta mais peso) e 2,5BW no terra seja um feito extraordinário. Esse tópico poderia ter morrido quando falaram disciplina e consistência. Agora, passem na área dos diários e chequem o que eu disse. Quem tem mais resultados, o cara que a cada mês está trocando de treino ou o cara que segue um treino pré-estabelecido por um tempo razoável (leia-se anos)? Quem tem mais resultados, o cara que entra na onda do "tudo é lesão" e acaba não progredindo por medo ou por buscar a forma perfeita do manual de um exercício ou o cara que não fica se masturbando mentalmente por causa de uma dorzinha diferente que ele sentiu no treino?
  8. Gostei
    Matheta deu reputação a danilorf em Livre Discussão Sobre Powerbuilding   
    Na verdade você pode fazer repetições máximas indefinidamente. Depois de um tempo sua performance cairá devido a fatores hormonais. Esses fatores são um período adaptativo que acontece quimicamente no cérebro e não nos músculos. Isso não tem nada a ver com fadiga muscular.

    Quimicamente, isso é idêntico ao 'crash' que acontece depois do abuso de substâncias. Os agentes químicos do 'prazer', ficam desregulados no cérebro até que o período adaptativo termine. Por isso ninguém quer treinar, todos sentem-se debilitados, como se fossem ficar doentes, etc.

    A maioria das pessoas acham que a única parte do corpo que se adapta para levantar pesos são os músculos, tendões, ligamentos, etc. De fato, o cérebro também se adapta a qualquer stress que você impõem ao corpo. Ele muda fisicamente suas estruturas e a habilidade de lidar com os agentes químicos que estão relacionados diretamente com a sua atividade física. Se você é um corredor, vai ficar melhor em produzir e utilizar os agentes químicos relacionados com a corrida. Você também vai desenvolver afinidade com shorts extremamente curtos, política, Fox news, granola, etc.

    Uma das coisas que me deixam puto sobre o IA é a sua insistência sobre a fadiga do sistema nervoso central (SNC). As pessoas ainda são ensinadas que o sistema nervoso corta os impulsos elétricos como um cabo de energia. Isso não acontece. Os impulsos nervosos (sinapses) cortam os agentes químicos (neurotransmissores). Se esses agentes não estão presentes, não há sinal entre o cérebro e o músculo. A razão pela qual você pode quantificar os impulsos elétricos no sistema nervoso é porque o impulso elétrico é um subproduto dessa reação química, que é chamada de reação eletroquímica.

    Uma grande parte do quão fortes somos, é a habilidade que temos de criar e lidar com uma grande concentração desses neurotransmissores. Os neurônios desenvolvem mais locais receptores para se conectarem, e as glândulas aprendem a fazer mais neurotransmissores elas mesmas. Apenas depois disso você consegue um impulso mais forte.

    Quando você começa impor demandas ao cérebro para levantar pesos máximos todos os dias, ele diz: 'eita porra, preciso aprender como fazer e usar esses agentes químicos ou então o ele vai nos matar'. Então ele passa por um período adaptativo, no qual ele desliga algumas funções e tenta se otimizar. Não seria isso o 'overtraining'?

    O principal agente químico na contração muscular é a serotonina. Ela regula o quão forte o músculo contrai, o motivo pelo qual apenas os pesos máximos parecem afetar nosso humor, a razão pela qual as pessoas ficam longe de levantar pesos máximos e se curvam aos sintomas imaginários do overtraining.

    A serotonina é o principal hormônio do prazer no corpo. Ela afeta diretamente nosso humor e a perspectiva mental, seu cometimento e vontade de treinar. Seu sono, apetite, e também afeta o sistema cardiovascular (sua taxa de batimentos cardíacos aumenta quando você está supostamente em overtraining). O ciclo da serotonina no cérebro também fica desregulado quando viciados em drogas estão em abstinência (a maioria das drogas recreacionais influenciam artificialmente os padrões da serotonina, o motivo pelo qual elas são tão divertidas). Há outros neurotransmissores que também são afetados por isso (acetilcolina por exemplo, mas a serotonina é o principal).

    Então, quando o corpo recebe a ordem de levantar coisas pesadas diariamente, o cérebro desliga os recptores de serotonina para melhorá-los. As mudanças na estrutura cerebral levam de alguns dias para algumas semanas. Mudanças em nervos individuais acontecem rapidamente, em poucos dias no mais tardar. Esse é o motivo do 'overtraining' acontecer. É o período adaptativo necessário para que o cérebro e o corpo consigam ir para o próximo nível. É uma piada da natureza, que faz com que nos sintamos mal enquanto, na verdade, estamos ficando mais fortes.

    Nosso corpo está tentando fazer com que cessemos de impor-lhe o stress para que ele não seja forçado a se remodelar inteiramente, mas isso é exatamente o que nós queremos. Por isso é tão importante continuar martelando nisso até que esse período passe. Você quer que a melhor adaptação aconteça.

    As pessoas que tem medo dessa resposta são pessoas que levantam pesos porque elas gostam do jeito que isso as faz sentir. Se você faz treinos leves, essa serotonina é aumentada, mas não há sinal para adaptação. Você se sente 'alto'. Basicamente levantar pesos se torna uma droga. As pessoas se sentem melhor fazendo treinos leves que não servem para nada, assim como se sentem melhor por usar um pouco de crack. Acho que é por isso que ninguém quer usar a filosofia de treino Búlgara. Eles são viciados.

    Você me perguntou sobre o cortisol. Não existem hormônios bons ou maus. Eles são apenas hormônios específicos para sua atividade física. Você sabe o motivo do cortisol ser liberado no levantamento de peso? O cortisol controla a pressão sanguínea e a concentração de açucar no sangue.

    Com impulsos curtos de levantamentos intensos (repetições únicas e duplas), o açucar do sangue não é o combustível primário. Ele apenas se torna um problema quando você trabalha com repetições mais altas. Esse é um dos motivos pelo qual os fisiculturistas o abominam. O cortisol é tratado como a serotonina. O corpo tenta se adaptar ao seu uso, e todos os fisiculturistas correm e gritam. Se eles permanecessem e passassem por esse périodos, eles seriam capazes de lidar com mais séries de repetições mais altas depois.

    Nesse caso, o cortisol é específico da atividade dos fisiculturistas, e não levantadores básicos ou olímpicos. Mantenha suas repetições baixas e você não terá que se preocupar com isso (isso não tem nada ver com o volume total, apenas com a faixa de repetições).

    É engraçado o que você comentou sobre os Búlgaros possuírem grandes supra-renais. Faz sentido. Elas se adaptam ficando maiores e mais fortes assim como qualquer outra coisa. Esse também um bom argumento contra a genética ser um fator limitante. Qualquer um poderia olhar para supra-renais de tamanho normal e dizer que elas seriam obviamente sobrecarregadas pelo stress. O organismo inteiro dos Búlgaros mudou em resposta ao seu estilo de treino. A forma segue a função. Isso é demais.

    As supra-renais não liberam apenas o cortisol, também a adrenalina. Ela age como um dos desencadeadores desse período adaptativo. Vocês deveriam ler esse material do Ivan Abajiev aqui:

    - weightliftingexchange.com/index.php?option=com_content&task=view&id=74&Itemi d=75

    Ele explica todo esse périodo e como ele afeta mais do que a musculatura. Leia o parágrafo que começa com:

    "Então esse é nosso objetivo enquanto treinamos os atletas, que nós deveríamos construir todos esses órgãos e músculos necessários para uma certa performance, não apenas os músculos, mas todo o sistema cardiovascular e outros que suportam o trabalho muscular para uma melhor performance. O processo adaptativo no entanto, não inclui só pulmão e o coração e sim todos os outros órgãos que eu mencionei."

    * O texto não é de minha autoria, eu achei caçando informação por aí e traduzi por conta própria. Mas é fantátisca a informação contida nele.

    E mais uma vez eu repito: overtraining não existe, o que existe é undertraining.

    Ah, infelizmente o link postado não funciona mais.

    Mas tem esse link - http://evolutionarya...raining-system/ que tem a cópia dessa transcrição de uma palestra que o Abadjiev fez.

    Estudos relacionados a serotonina:


    - ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC492609/?page=1
    - jpet.aspetjournals.org/content/267/2/1002.abstract
    - jap.physiology.org/cgi/content/abstract/77/1/277
  9. Gostei
    Matheta deu reputação a mpcosta82 em Como Ter Sucesso Com Uma Dieta   
    O Guia de Seth Godin para Dietas

    Seth Godin é uma lenda.
    Ele é provavelmente o profissional de marketing da internet mais bem sucedido da história.
    Seus conselhos simples, diretos e sensíveis ajudaram milhares de companhias a crescer e prosperar. Basicamente todo mundo que já vendeu ou quer vender algo conhece Seth Godin (ou pelo menos deveria).
    Seth escreve sobre empreendedorismo, networking, mídias sociais, desenvolvimento de produtos, propagandas, e tudo o mais sobre negócios. No entanto, ele também fala sobre como projetar sua vida para ajudar a fazer suas ideias crescerem – para que seja mais fácil ser bem sucedido.
    Uma das crenças de Seth Godin é que você deveria apreciar o seu trabalho.
    Como ele fala: “Ao invés de ficar imaginando quando serão suas próximas férias, talvez você deva montar uma vida da qual não precise escapar.”

    A seguir você entenderá por que a mesma ideia se aplica a dietas.

    Dois tipos de trabalho – dois tipos de dieta

    Imagine que você tivesse que escolher entre dois cenários:

    Trabalho 1: Você ganha R$30.000 por mês. Trabalha sentado em um escritório, 14 horas por dia, seis dias por semana.
    Você tem que continuar neste trabalho, sem férias, fazendo exatamente a mesma coisa por cinco anos.
    Após cinco anos você pode pedir demissão e ir trabalhar em outro lugar.
    Se você desistir antes dos cinco anos, perde tudo o que ganhou.
    Você odeia este trabalho. Precisa acordar às 5 da manhã. Não atura seus colegas. Você odeia não ter tempo para se exercitar ou fazer refeições saudáveis. Você raramente tem tempo para sair com amigos ou ficar com sua família.
    Mas você diz a si mesmo que você vai aguentar o trabalho, porque no final irá valer a pena.

    Trabalho 2: Digamos que você trabalhe como fotógrafo (todos adoram tirar fotos, certo?). Você ganha R$3.000 por mês.
    Talvez fotografia não fosse a sua primeira opção, mas ainda assim você aprecia. E aprecia os benefícios ainda mais.
    Você pode viajar para onde quiser.
    Você pode fazer seus próprios horários de trabalho. Você pode dividir os benefícios do trabalho com seus colegas.
    Você pode parar a qualquer momento e manter o dinheiro que ganhou.

    Qual trabalho você escolheria?

    Provavelmente você escolheria o trabalho número 2, porque, como Godin diz, “transferir a sua paixão para um trabalho é muito mais fácil do que achar um trabalho que seja compatível com a sua paixão”.

    No entanto, quando se pensa em dieta, as pessoas normalmente escolhem o trabalho 1. Elas fazem uma dieta que não tem nada a ver com suas preferências, paixões e estilo de vida. Aqui está o motivo.

    O Principal Motivo pelo Qual as Dietas Falham

    Falta de paciência.
    Qualquer um pode perder peso. Você pode criar um déficit calórico ao comer menos e se movimentar mais, e você perde gordura. Simples.

    A principal razão pela qual as pessoas não conseguem perder peso não é por estarem comendo as comidas erradas, fazendo os exercícios errados, ou até mesmo falharem em criar um déficit calórico. A principal razão para a falha é que eles não mantêm um déficit calórico.

    Quando a maior parte das pessoas faz uma dieta, elas fazem muitas mudanças grandes de uma vez só. Modificam completamente o que elas comem e eliminam muitos alimentos. Não comem sobremesas. Começam a fazer exercícios físicos o tempo todo, mesmo que elas odeiem isso.
    Quando elas estão de dieta, elas estão de DIETA, como diria Lyle McDonald.

    Não há nada errado com isso, a princípio. As pessoas perdem peso, se tornam mais motivadas, e dizem a si mesmas que o sofrimento vale a pena porque os resultados estão vindo rápido. O problema é que eles não continuarão vindo rápido. As pessoas criam um cenário para falha porque elas esperam conseguir manter esse estilo de vida até alcançarem suas metas, e depois voltar aos velhos hábitos. Isso não é possível.

    “Uma mudança quase nunca falha por ser acontecer muito cedo. Ela quase sempre falha por acontecer muito tarde”.

    Quando a maioria das pessoas faz uma dieta, elas já estão em um ponto em que acham que não tem mais tempo a perder. Se elas não perderem exatamente o que elas querem em certo período, elas desistem. Isso tudo poderia ter sido prevenido se elas tivessem começado antes, tido mais tempo para alcançar suas metas, e feito isso de uma forma que não as deixassem infelizes.

    Por que esforçar-se demais não funciona para você

    “Como foi seu dia? É uma pergunta que importa muito mais do que parece.”

    Você é uma pessoa motivada.

    É mais fácil para você seguir uma dieta muito restritiva. É mais fácil você esforçar-se bastante agora, passando fome o dia inteiro, e ver resultados rápidos. Você é esforçado, e quase compensa o sofrimento com progresso na dieta. Você pensa que, se não estiver passando fome, a dieta não está boa o bastante.

    O problema é que esforçar-se demais no curto prazo geralmente não dá resultados a longo prazo.

    É muito fácil desfazer oito semanas de progresso com uma semana de comilança, de farra. Em outras ocasiões não há uma farra tão significativa – você apenas se cansa de ser tão restrito. Você lentamente come mais e mais, e recupera a gordura perdida. Você não suporta mais ficar cansado, fraco, faminto, e socialmente isolado, e começa a comer tudo aquilo que você negou-se a comer por semanas.

    Quando a dieta termina, você se sente exausto e derrotado. Você sente que foi tudo por nada, e não vale a pena fazer de novo. Você sente tanto temor e ansiedade a respeito de dietas que se torna praticamente impossível.

    Aqui está uma solução simples para você evitar esse problema.

    Crie uma dieta da qual você não precise escapar

    “Eu defino ansiedade como experimentar a falha antecipadamente”.

    Se você tem medo de fazer dieta e falhar, você não terá sucesso.

    Ao invés de criar uma dieta que dê bons resultados a curto prazo e falhe a longo prazo, adote uma dieta que você consiga manter.
    Você deveria aproveitar a sua dieta. Deveria poder mantê-la sem se sentir mal. Sua dieta deveria encaixar no seu estilo de vida e passar praticamente despercebida.

    Você deveria poder continuar aproveitando as suas comidas favoritas durante a dieta, com moderação.
    Você deveria continuar saindo com seus amigos.

    Você não deveria sentir-se terrível o tempo todo.
    Você não deveria precisar de ‘férias’ da sua dieta.

    Você ainda tem que se esforçar

    Mas o esforço deve ser agradável.
    Você ainda precisa criar um déficit calórico.

    Talvez você precise comer menos sobremesas do que gostaria.
    Talvez você precise fazer mais exercícios do que gostaria.

    Haverá momentos em que você provavelmente gostaria de comer duas bolas de sorvete e só comerá uma. No entanto, isso é muito mais fácil do que não comer nada, ou comer um pote inteiro no domingo porque a vontade foi muito grande.

    O quanto você precisa mudar no seu estilo de vida para alcançar suas metas depende de onde você está começando e onde quer chegar. Se você viveu de fast-food e passou o dia inteiro sentado no escritório nos últimos cinco anos, e agora quer ficar trincado, você terá que fazer mudanças drásticas.

    Mesmo em casos extremos como este, no entanto, uma mudança lenta é geralmente melhor. “A realidade é que, se você está acostumado a comer uma pizza inteira de cada vez, um bom ponto de partida para perder a pança é simplesmente comer metade, dizer “bom trabalho” e parar por aí”, diz Muata Kamdibe, um homem que perdeu 60 kg e manteve a perda.

    Se você já é bastante definido, mas quer ficar ainda mais, é melhor fazer mudanças pequenas. Se você quer manter um BF bastante baixo, você talvez precise ser bastante estrito ao contar calorias, escolher alimentos de forma correta, se exercitar, etc, mas você ainda deveria ter uma perspectiva minimalista. Faça o mínimo possível para ter resultados.

    Pegue leve consigo, e atenha-se a métodos que você sabe que irão funcionar, mesmo que demorem mais. Este é outro dos métodos de Godin. “Eu intencionalmente abandono a parte pesada no início porque não apenas eu penso que é inútil, eu acho que é uma distração.”
    O foco dele é nas coisas que importam para atingir as suas metas de longo prazo, não necessariamente o que pode dar resultado a curto prazo.

    Contente-se com um progresso mais lento

    É melhor ter um progresso lento e consistente do que um grande que desaparece rapidamente.
    É muito melhor perder 10 kg ao longo de dois anos do que perder 20 kg no primeiro ano e ganhar tudo de volta no segundo.

    Em geral, perder peso mais lentamente significa que você terá de fazer menos mudanças. Você não terá tanto estresse e ansiedade. Mesmo as adaptações fisiológicas à dieta são menos severas quando o processo é mais gradual.

    Em algumas ocasiões você irá precisar de resultados mais rápidos. Se você está se preparando para uma competição ou uma sessão de fotos, ou se você simplesmente não suporta ganhos lentos, então tudo bem em seguir uma dieta mais restrita. No entanto, na maioria dos casos compensa mais começar a dieta mais cedo, levando mais tempo para atingir seus objetivos, e podendo manter os resultados pelo tempo que você quiser.

    A melhor dieta é aquela que você não sabe que está fazendo

    Para perder peso, você precisa ingerir menos calorias do que gasta.
    Você precisa manter um déficit calórico ao longo do tempo para atingir seu objetivo de peso (embora isso não signifique que você precise ter um déficit calórico todos os dias).

    Você precisa montar uma dieta que permita isso. Negar todas as suas comidas favoritas, forçar-se a fazer horas de exercício que você não gosta e não conseguirá manter, e fazer mudanças invasivas no seu estilo de vida não irá funcionar a longo prazo.

    Parafraseando Seth Godin:
    “Ao invés de se perguntar quando você poderá terminar a dieta, talvez você deva montar uma dieta que não precise terminar.”

    Você precisa criar uma dieta da qual não precise escapar – uma que você aproveite.

    Fonte: http://impruvism.com/seth-godin-dieting/
  10. Gostei
    Matheta deu reputação a duduhaluch em Bulk E Cutting Para Naturais E Hormonizados (Dudu)   
    Muitos se perguntam quanto tempo deve durar uma dieta para ganho de volume (Bulk) ou para definição (cutting, contest). A resposta mais sensata seria, ¨até que você alcance o seu objetivo¨. No entanto existem bons números que a maioria de nós entende como uma média satisfatória a ser alcançada. Estou querendo dizer que a duração de uma dieta deve ter como principal parâmetro o percentual de gordura (BF).

    Uma observação fundamental também é como será todo o processo de ganho de massa muscular ou perda de gordura, uma vez que além da dieta outros recursos importantes, como o exercício aeróbico, suplementos, termogênicos e esteróides androgênicos podem ser incluídos para potencializar o protocolo (bulk ou cutting).

    Vamos aos números, considerando dois casos: naturais e hormonizados. Os naturais podem considerar o uso de drogas termogênicas (T3, EC, clembuterol, etc) como uma opção.

    Naturais devem ter metas mais modestas, e considero que um bom percentual de gordura para começar um bulk estaria na faixa de 4-12%, sendo que o bulk deve durar uma média de 8-12 semanas, e um bom BF para cesar o protocolo de ganho de massa estaria em ~15-18%. Passar disso pode trazer grandes dificuldades num futuro cutting. Hormonizados podem considerar ~10-12% de BF um bom valor para se atingir no bulk, sendo que se você não cicla tão frequentemente ficar em ~15% não seria um grande problema (o que importa mesmo é você se sentir bem com o seu corpo e de quanto sacrifício está disposto).

    Em cutting o melhor para os naturais seria começar a dieta com ~15-18% de BF (considerando que você já tem uma boa quantidade de massa muscular). Acima disso você terá mais tempo e trabalho - para fazer as coisas de maneira eficiente - do que o normal, mas não tem escolha. Uma boa média inferior a ser atingida para os naturais seria um BF de 8-12%, lembrando que quanto menor seu BF mais o corpo irá depredar sua preciosa massa muscular, então ficar abaixo de ~8% natural com grande quantidade de MM está fora da realidade (a tendência a ficar frango cresce exponencialmente com o BF abaixo desse limiar,rs). Para os hormonizados a realidade é muito diferente, você poderá perder ou até mesmo ganhar MM em cutting (que nesse caso pode se confundir com clean bulk), tudo dependerá do seu objetivo, dieta, tempo de ciclo, doses, drogas, etc. O BF mais baixo para um atleta de alto nível está em ~3-4%.

    Ganho e Perda de peso:

    - Naturais: peso deve variar entre 0,5-1 kg por semana, lembrando que quanto mais peso ganho rapidamente maior o ganho de gordura, e quanto mais peso perdido rapidamente maior a perda de MM.

    - Hormonizados: peso deve variar entre 1-2 kg por semana, e mesmo nessa média é possível ganhos limpos (sem gordura, embora que sem retenção um ganho de ~1kg é mais realista, e isso nas primeiras semanas, 1-6). No cutting a variação de peso tende a ser menor, dependendo vários ajustes, mesmo porque os esteróides atuam como drogas anti-catabólicas e anabólicas.

    Mulheres:

    Para mulheres, que tem uma produção de testosterona ~20x menor que o homem todo processo tende a ser mais lento, ainda mais sem o uso de esteróides anabolizantes. Variações no peso corporal devem ser menores (~0.5kg para naturais e ~1kg para hormonizadas), mas de qualquer forma as mulheres mantém a linha feminina com BF´s maiores que o dos homens. Então uma média superior para bulk estaria entre 20-22% de BF e para cutting uma boa média inferior estaria em ~12-15% de BF. Hormonizadas podem ficar abaixo desses valores tranquilamente.


    abraços, DUDU HALUCH
  11. Gostei
    Matheta deu reputação a gaspar em Reúna Aqui As Melhores Dicas Para Naturais!   
    Me explica como os caras da CF tem esses braços sem fazer nenhum isolador?





    "Procuramos responder essa pergunta em um estudo realizado na Universidade de Brasília, com homens jovens e sem experiência em treinamento resistido. O estudo durou 10 semanas e os participantes foram divididos em dois grupos. Um deles realizou apenas puxadas e supinos e o outro realizou puxadas, supinos e exercícios de isolamento para bíceps e tríceps. A espessura muscular dos flexores de cotovelo foi medida por ultrassom e o pico de torque por um dinamômetro isocinético. Ao final do estudo, não houve diferença nos ganhos de massa muscular e força entre os grupos, ou seja, a adição dos exercícios de isolamento não trouxe benefícios (Gentil et al., 2013). "

    http://www.hipertrofia.org/forum/topic/128008-exercicios-de-isolamento-qual-a-utilidade/


    Eu mesmo já postei esse artigo nesse mesmo tópico onde estamos.
  12. Gostei
    Matheta deu reputação a duduhaluch em Ciclos Sem Testosterona E Low Doses (Dudu)   
    Blz galera, voltando a escrever sobre ciclos aqui p vcs, p coclocar algumas ideias novas, já q parei de escrever pq estavam denunciando meu perfil.

    Vamos lá, esse texto serve principalmente p galera que cicla e faz TPC. O erro da galera está em achar que um ciclo como deca e testosterona (principalmente as de meia-vida longa) é um bom ciclo pq gera ganhos de ~8-12kg, mas a verdade é que esses ganhos são a maior parte ilusórios, pq são ganhos mto rápidos e de qualidade bem duvidosa (mta água em geral). E isso é feita às custas de uma grande supressão do eixo HPT, e tb com o risco de colaterais mais agressivos devido a forte variação hormonal causa da por esse tipo de ciclo pq, além de inibir LH e FSH, os níveis muito altos de hormônio tb afetam outros hormônios como estradiol, prolactina, DHT, além de seus efeitos no sistema nervoso central (efeitos a longo prazo sobre os sistemas serotoninérgicos e dopaminérgicos do cérebro), que acabam por te deixar fadigado após o ciclo, seu psico fica na merda.

    Infelizmente a maioria da galera q quer ciclar subestima esses colaterais, e muitos mesmo desistem de treinar, ficam depressivos após o ciclo, e acabam ficando pior do que antes. Não tenho dúvidas que a depressão pós-ciclo é dos piores colaterais de um ciclo de esteroides. Acredito que os novatos e usuários recreativos devem sempre ter na dieta a base de sua evolução, pq sabem que após o ciclo vc volta a ser natural, e se vc faz um ciclo mto supressivo pode levar meses para ter potencial para evoluir novamente, mesmo fazendo uma boa TPC, pq a agressão que um ciclo desses faz no organismo é algo que não tem uma recuperação rápida.

    Uma evolução lenta usando low doses é muito mais proveitosa pq torna a adaptação do organismo mais fácil, levando a uma recuperação do eixo mais rápida e tb não causando uma variação hormonal tão agressiva, ne um crash hormonal tão forte após o ciclo. Quando alguém diz: “se for ciclar, cicla direito”; ela está totalmente enganada em acreditar que qualquer droga ou dose usada vai causar o mesmo efeito deletério no organismo. Nem os ganhos serão tão grandes, mas os colaterais e supressão do eixo muito menos. É muito diferente vc usar drogas que causam uma forte supressão do eixo (como deca, trembolona, testosterona) ou drogas que ficam um longo tempo no corpo causando feedback negativo (durateston, boldenona, deca, cipionato, enantato), e usar drogas que causem uma supressão do eixo mais suave (sem zerar LH e FSH em doses baixas: oxandrolona, primobolan, dianabol), e que deixam o organismo rapidamente deixando de causar feedback, e propiciando um rápido ambiente hormonal para recuperação do eixo, drogas essas que tb causam variações hormonais menos agressivas. Então vc pode fazer um ciclo só com oxandrolona ou só dianabol, ou mesmo apenas stanozolol (parece ser mais supressivo e mtos reclamam de queda na libido com ele), usando doses moderadas, esperando ganhos de ~4-8kg em ~6-8 semanas, mas com uma recuperação pós-ciclo mto mais rápida, e consequentemente ganhos mais sólidos.

    Aí vc pode falar que testosterona é sempre a base de um ciclo por causa da libido e blabla, então eu te pergunto, “e depois do ciclo de um ciclo usando testo, como fica sua libido?”. Vc fica na merda, pq um ciclo com drogas como testosterona influenciam violentamente a libido, e toda excitação que vc teve durante o ciclo te deixa na merda depois do ciclo (quanto maior sua libido durante um ciclo, maior a chance de uma queda agressiva após o ciclo), então não se empolgue. Testosterona passou a ser base de ciclos justamente na época que os atletas passaram a se manter constantemente hormonizados, e quando os anti-estrogênicos se tornaram mais populares, parece que final dos anos 80 e anos 90. Antes disso os ciclos mais comuns eram com deca e dianabol, mas sem uma consciência e entendimento sobre recuperação do eixo HPT. Não estou falando mal da testosterona, estou querendo apenas tirar essa ilusão da necessidade de ciclar com testo, sendo que sua libido tende a cair de forma mais violenta após um ciclo usando testosterona (pela suapoderosa influência no LH, FSH, e tb em outros hormônios responsáveis pela libido, como estradiol, DHT e prolactina). Claro que vc pode ter uma queda na libido ciclando sem testosterona, usando oxandrolona, dianabol, primobolan, stanozolol ou turinabol, mas a tendência é não sofrer com isso após o ciclo e nem ter uma queda violenta durante o ciclo, e se isso for um incômodo mto grande basta usar uma testosterona de ação rápida apenas para melhorar sua libido.

    A mensagem que quero deixar aqui é que “grandes ganhos levam a problemas maiores”, e para um cara que pretende se manter natural após um ciclo, o mais eficiente no longo prazo para sua evolução e bem-estar é usar o esteroide como um aliado à sua dieta e treinamento, e não a única arma para sua evolução. Tenha certeza que é mto mais fácil para seu corpo lidar com uma variação hormonal suave que aumenta 5kg, do que uma variação hormonal que aumente 10kg e cause uma zona nos seus hormônios endógenos. A evolução mais lenta e consistente é a mais eficiente para seu corpo.

    EXEMPLOS DE LOW DOSES (sem fazer combinações):
    Diana: 20 a 30mg dia
    Oxandrolona ou Turinabol: 20 a 40mg dia
    Primobolan: oral ~30mg dia, injetável~200-300mg semana
    boldenona: 200-300mg semana
    Stano: 0ral~20-40mg dia, injetável~50 a 75mg dsdn
    Dessas opções o stano parece ser o q mais suprime o eixo e provoca queda na libido, mas é mto usado pelos ratos de academia, e mtos ñ tem problemas com ele
    masteron ñ acho boa opção pelo fraco poder anabólico, mto menos proviron
    testosterona, deca e trembolona pela forte supressão do eixo, estão fora de cogitação nesse estilo de ciclo
    hemogenin pelos colaterais e ganhos de baixa qualidade, mas já vi caras secos terem bom resultado com ele


    dudu haluch
  13. Gostei
    Matheta deu reputação a coronha em Preparação De Fisiculturistas Para Competição Usando A Ciência!   
    a pedidos do André postei este artigo que tinha arquivado...
    só não sei quem traduziu e nem de onde retirei, pq faz tempo que ele ta arquivado aqui...



    Preparação de Fisiculturistas para Competição usando a ciência!

    Por: Francesco Casillo Campeão Mundial em 2002 de SuperBody.

    A preparação para Pré-Competição é a última fase antes de uma competição de fisiculturismo. É onde um fisiculturista mais prepara seu visual para a competição. A fase final da pré-competição é um período de aproximadamente 10 dias antes da competição! 10 dias para fazer aqueles ajustes pequenos que se, feitos corretamente podem mudá-lo radicalmente! Você pode mudar para pior ou para o melhor e neste artigo eu estou escrevendo sobre os segredos científicos fisiológicos escondidos atrás disso.

    Antes que eu comece quero me certificar de que ninguém entenda mal o que eu escrevi. Em tese, dez dias de preparação não poderão operar milagres! Neste curto período de tempo você não ficará rasgado como nunca em termos de gordura corporal subcutânea e em termos ganho de massa magra; estas duas adaptações morfológicas necessitam de um período longo de tempo suficiente para ajudar o corpo a fazer seus ajustes (crescimento muscular, perda de gordura) com o estímulo certo. Estes ajustes pertencem a um artigo completamente diferente!


    O conteúdo deste artigo é sobre como trazer para fora sua densidade muscular e evitar uma aparência murcha sob as luzes poderosas da competição.

    Este artigo fala sobre como se livrar do líquido subcutâneo corporal e ter músculos mais cheios durante a mostra.

    Falando sinceramente, escrever um artigo sobre este é uma tarefa dura de ser realizada por qualquer um, incluindo eu mesmo. Isto porque envolve muitos conhecimentos científicos de um ponto de vista endócrino e inclui também vários ajustes pessoais. Eu tentarei ser o mais detalhado possível em dar-lhes as ferramentas, para compreender como atingir o objetivo e eu falarei também sobre minha programação pessoal para a pré-competição.

    Este artigo contém cinco partes:
    • Depleção (esgotamento) e Reposição total do Glicogênio;
    • Ingestão de Sódio;
    • Ficando retido de água;
    • Como aliar tudo para a preparação da competição;
    • Um exemplo - minha preparação atual da competição!
    Este não será o artigo mais fácil que você leu na sua vida, mas CONFIE EM MIM, você ficará contente em ler a coisa inteira!

    Vamos começar!

    PRIMEIRA PARTE: Depleção e Reposição total dos Depósitos de Glicogênio.

    Esta é a primeira etapa que os fisiculturistas fazem durante o período de pré-competição. O glicogênio (como você já deve ter lido no artigo anterior) é um polímero de glicose que é armazenado nos músculos esqueletais ou no fígado. Serve como o combustível para a energia, mas sua liberação dos músculos esqueletais ocorre sob um estímulo diferente comparado a sua liberação dos depósitos do fígado.

    A glicogênese do fígado (processo de quebra do glicogênio) ocorre a fim manter um nível adequado de glicose no sangue para satisfazer as exigências do cérebro; ao contrário, a glicogênese do músculo ocorre somente durante esforços emocionais e/ou físicos a fim de satisfazer as necessidades para liberar energia.

    A glicose é uma molécula que consiste em carboidratoono, hidrogênio e o oxigênio… na verdade sua estrutura química é: C6 H12 O6. Contem a água!

    Vamos ver porque isso é tão importante!

    Em uma condição normal a concentração do glicogênio do músculo esquelético varia de 1.5 gramas a 2 gramas por 100 gramas do tecido do músculo esquelético. Um pesquisador sueco BERGSTROM (1969) mostrou que após uma dieta de baixo consumo de carboidrato que durasse um período de 3 dias acompanhada de exercícios/esforços físicos prolongados, os depósitos de glicogênio do músculo esquelético cairiam a uma concentração de aproximadamente 0.6 gramas! Após este período limitou um período de 3 dias de Depleção (esgotamento) do carboidrato, uma dieta rica em carboidratos foi seguida causando um nível mais elevado de glicogênio no músculo.




    Como você pode ver na figura número 1 acima, os participantes da maratona usam também o método de baixar e de recarregar o glicogênio com a manipulação da dieta antes da maratona. Como mostrado na figura, a intensidade dos exercícios é reduzida gradualmente durante a semana e a entrada do carboidrato na dieta é aumentada nos últimos três dias. (De Sherman, W.M., e outros.: O efeito da manipulação da dieta e do exercício no glicogênio muscular e sua utilização subseqüente durante o desempenho. Interno. J. Esportes Med., 2:114, 1981). As conseqüências deste estudo foram de grande utilidade para aqueles atletas de resistência cujo o desempenho é elevado e que necessitam das quantidades maiores de energias armazenadas como o glicogênio. Além disso, estes resultados aplicam-se muito bem aos fisiculturistas. Você pode perguntar porque um aumento dos depósitos de glicogênio pode ser desejado (dispositivo automático de entrada) para um fisiculturista durante a competição.

    Está aqui a razão:

    Se o “esgotamento da fase de glicogênio” for feito corretamente, induzindo a baixar dramaticamente os depósitos de glicogênio, isto criará um “estado de fome” para seus músculos de modo que durante “a fase seguinte da super compensação” armazenem mais glicogênio do que em circunstâncias normais. Ou seja, antes podiam armazenar de 3.5 gramas de glicogênio, passando agora para 4 gramas por 100 gramas do tecido do músculo esquelético. Não se esqueçam de que 1 grama do glicogênio está ligado com os 2.7 gramas da água. Isto significa que se um fisiculturista tiver 45 quilogramas (99 libras) de Tecido Muscular Magro, (não confunda Tecido Muscular Magro com Massa Livre de Gordura; O tecido muscular magro é em outras palavras “MÚSCULO”, ao invés da massa livre de gordura que consiste em massa magra + ossos + água) que pode aumentar seu peso corporal em aproximadamente 4.86 quilogramas (10.69 libras) com glicogênio e água durante a fase do carregamento de carboidrato. O cálculo é feito desta forma:

    1) 45 Kg x 10 = 450 hg (hectograma)
    (Kg de músculo esquelético convertido em hectograma; 1 kg é igual a 1000 gramas, 1 hectograma é igual a 100 gramas)


    2) 450 hg x 4 = 1800 gramas (total de glicogênio contido no músculo)
    (O número 4 está para número máximo de glicogênio contido por 100 gramas de tecido muscular)

    3) 1800 gramas x 2.7 = 4860 gramas (peso final corporal alcançado)
    (2.7 são as gramas de água linkadas a 1 grama de glicogênio)

    Todo este peso ganho vem do glicogênio e da água. Não é retenção de líquido! A retenção hídrica significa que a água está sendo mantida entre as células (neste caso entre as células do músculo) que dão aos músculos a aparência inchada, não lhe dando a aparência rasgada (definida) tão difícil de alcançar, após todos os sacrifícios que você fez ao se preparar para a competição. A água ganha é toda carregada pra dentro das células do músculo porque os depósitos do glicogênio estão localizados dentro e não fora das células do músculo e do fígado. É por isso que esta fase do carregamento faz os músculos parecerem maiores e mais densos!

    Fazer esta “supercompensação” é muito importante para recarregar a quantidade correta de carboidratos. O consumo de menos carboidrato do que o necessário não conduzirá ao efeito desejado e você verá que seus músculos ficarão vazios e se tornarão menores. Isto às vezes acontece com fisiculturistas de renome! Seria melhor nem ter feito o “esgotamento da fase do carboidrato”. Se o consumo dos carboidratos exceder a quantidade necessária, preenchendo completamente todos seus depósitos do glicogênio, esse excesso será convertido em gordura corporal subcutânea!. ISSO NÃO É BOM.

    Agora você provavelmente quer saber quanto carboidrato você deve comer a fim de preencher todos seus depósitos de glicogênio e evitar o risco de reduzir o tamanho dos seus músculos ou de ganhar gordura corporal. O consumo recomendado dos carboidratos foi estimado em 400 a 600 gramas por o dia por um período de 3 dias após a fase de esgotamento.

    Há também outros experts muito confiáveis no fisiculturismo que em vez de sugerir a fórmula de esgotamento com 3 dias de duração, optam por 2 dias para esgotar e 2 dias pra recarregar. Minha opinião nisto, é que a diferença entre o número dos dias para esgotar e recarregar é estritamente pessoal e não aplicável a todos; e isto se dá por muitas razões diferentes. Mesmo os resultados bons obtidos com programações diferentes em indivíduos diferentes não podem simplesmente ser aplicados diretamente a todos.

    Os fatores que contribuem para diferentes resultados que as pessoas conseguem são principalmente devido ou não a fatores genéticos e/ou a seu método de treinamento pessoal durante a fase de esgotamento.

    Fatores Genéticos

    Taxa Pessoal de FTF (Fast Twitch Fibers – Fibras de Contração Rápida) para STF (Slow Twitch Fibers – Fibras de Contração Lenta)

    Durante a evolução, o ser humano desenvolveu sua estrutura muscular assim como as suas funções musculares para adaptar-se ao ambiente. Na verdade, a relação de músculo- esquelética de FTF (FCR) para STF (FCL) foi ajustada para satisfazer um único propósito: SOBREVIVER!

    Desde que as fibras do músculo de STF são caracterizadas por dar “resistência” e baixa fadigabilidade, elas se desenvolveram dentro de áreas que requerem movimentos contínuos (tais como andar, percorrer longas distâncias etc.) e nos esforços que requerem (naturalmente) a resistência: membros inferiores, a parede abdominal, e assim por diante!

    Os membros superiores são compostos na maior parte por FTF para combinar finalidades diferentes das outras fibras, como movimentos rápidos (tais como lançar e golpear), e de força etc., mas não de resistência. Mesmo que esta distribuição seja geral, cada um de nós tem uma relação diferente destas fibras em nossos corpos. Este é um fator importante, porque a capacidade de usar o glicogênio varia enormemente nestes dois tipos de fibras.

    FTF são as fibras glicolíticas, ou seja, usam primeiramente o glicogênio para a produção de energia. STF são as fibras oxidativas, significando que necessitam de oxigênio para produzir a energia, e precisam de oxigênio para oxidar substratos orgânicos.

    FTF geram energia mesmo quando o oxigênio não está disponível a eles, durante esforços anaeróbicos puros como quando treinamos com pesos com 12 repetições máximas (ao usar um peso que seja suficientemente pesado para permitir somente 12 repetições).

    STF são recrutados na maior parte durante os esforços aeróbicos, como correr, caminhar, etc., mas também durante o treinamento com pesos aonde o número de repetições vai além de 12.

    Retornando a nossa finalidade, nossa meta será esgotar tanto quanto possível nossos depósitos de glicogênio, e este depende de sua predisposição genética em relação a distribuição das fibras assim como do tipo de trabalho que você executar.

    Se você tivesse uma relação favorável de FTF para STF em seus músculos, você iria reter mais depósitos do glicogênio do que se você tivesse o contrário, e isto se traduz por sua vez, em mais glicogênio que pode ser armazenado durante a fase do reposição.

    Programação de treinamento durante a fase de Depleção (esgotamento) do carboidrato.

    A programação de treinamento que deve ser seguida durante a fase do Depleção (esgotamento) do carboidrato tem que conseguir causar a Depleção (esgotamento) drástica de glicogênio do músculo esquelético.

    Tipo de treinamento

    Durante os 3 dias de “de Depleção (esgotamento) de Carboidrato”, o treinamento com pesos deve ser executado em cada um destes dias. Todo o grupo muscular deve ser treinado. Geralmente se usa o método FULLBODDY (corpo inteiro), consistindo em uma série por o grupo muscular. Depois que o corpo inteiro foi treinado, um novo circuito é iniciado e assim por diante, até que a exaustão não permita que você continue. O circuito é geralmente repetido 3 a 4 vezes em cada treino.

    Exemplo:

    Peito 1 x 8-12

    Costas 1 x 8-12

    Deltoides 1 x 8-12

    Biceps 1 x 8-12

    Triceps 1 x 8-12

    Abdominais 1 x 12

    Para ser repetido mais 2 ou 3 vezes.

    Como você pode observar não há nenhum exercício para as pernas! Isto é porque o quadríceps necessita de pelo menos 7 dias para começar a dar resultados e ficar com a aparência bem definida após o último treino.

    Outros experts trabalham cada grupo muscular com 3 a 4 séries em cada grupo de uma só vez, ao invés de fazer uma série de cada grupo e ir para o grupo seguinte. Mesmo que esta prática permitisse que você sentisse muito mais pumps, poderia esgotá-lo antes que você treinasse todos os seus grupos musculares.

    Número de Repetições por série

    As fibras musculares que necessitam ser estimuladas são naturalmente os FTF, por serem Glicolíticos, visto que estas são as únicas fibras que mostram uma afinidade elevada para o catabolismo anaeróbico da glicose (glicólise anaeróbica) e podem então quebrar o glicogênio em glicose para a produção de energia durante um treinamento anaeróbico lactácido de alta intensidade.



    Foi mostrado porque a enzima FFK (fosfo fruto kinase), é altamente ativa quando estes tipos de fibras são estimuladas. Esta enzima tem um papel importante na regulação do processo glicolítico. De fato esta enzima opera no processo de isomerização de catálise de Glicose-6-fosfato em Frutose-6-fosfato.

    Este é um processo que ocorre no citosol somente quando a glicose tem que ser usada para a produção de energia. Isto mostra que o estímulo de FTF está altamente ligado ao catabolismo da glicose. A maioria desta glicose deriva-se diretamente da quebra de glicogênio do músculo que conseqüentemente causa sua depleção.

    Os STFs tem ao contrário dos outros, propriedades metabólicas oxidativas e muito pouco glicolíticas. Isto foi mostrado pela observação da atividade da enzima “desidrogenase succínica” (SDH) esta desempenha um papel crucial no matabolismo oxidativo.

    Abaixo segue figura com Ciclo de Krebs:



    Esta enzima permite a converção de ácido succínico em ácido fumárico (isto acontece no ciclo de Krebs dentro dos mitocôndrias) que é importante para continuar o ciclo de Krebs e a redução da Co-Enzima FADH2 que está envolvida por sua vez na produção do ATP dentro da “corrente de transporte dos elétrons” na membrana interna dos mitocôndrias. Mesmo que esta reação química seja muito importante no processo de produção de energia, não tem nenhum impacto em depósitos de glicogênio tanto quanto PFK quando os FTF são estimulados corretamente.

    Tudo isso mostra que um estímulo de STF é inútil para promover a depleção do glicogênio no músculo da melhor maneira possível.

    Lembre-se que seu objetivo é criar um “estado de fome no músculo” que permitirá que você aumente os depósitos do glicogênio à 4 gramas por 100 gramas do tecido do músculo durante “a fase de Reposição de Carboidrato”.

    Para causar isso, o melhor tipo do treinamento deve consistir de “um trabalho hipertrófico lactácido” na faixa de 8 a 12 repetições por o série. Esta faixa de repetições estimula o FTF em seu máximo, É fato que a produção elevada de ácido láctico que este trabalho causa são as provas naturais de que foram estimulados, porque o lactato é a última etapa da glicólise anaeróbica quando o Piruvato é reduzido por causa da ausência de oxigênio.



    Neste caso o ácido láctico é derivado do catabolismo da glicose (glicólise), e a glicose é derivada (neste caso durante o treinamento com pesos) do catabolismo do glicogênio (glicogenólise).

    Um número mais baixo de repetições (com carga maior de peso) envolve o muito mais FTF do que um peso moderado levantado 12 vezes, mas os substratos de energia que os FTF usam para produzir a energia não é glicose derivada da glicogenólise, mas da ATP PC. Uma faixa de repetições que vá além de 12, começa a estimular mais STF do que FTF.

    Para obter melhores resultado, permaneça em uma faixa de 8 a 12 repetições durante a fase de esgotamento de carboidrato a fim assegurar tanto quanto possível a glicogenólise para a produção de energia.

    Tempo de Descanso entre as Séries

    Durante as primeiras repetições da primeira série, não há cansaço nem ardência no músculo porque o Lactato ainda não foi produzido. É fato, que nas primeiras repetições a molécula usada para produzir energia é a ATP que é armazenada nos músculos. A degradação de moléculas de ATP e de PC (Fosfato de Creatina) que é armazenado nos músculos é chamada “Metabolismo Anaeróbico Não-Lactácido” porque não produz nenhum lactato.

    É importante que você saiba disso para compreender o momento certo de descanço entre as séries.

    Uma vez que a série excede a ATP, começa o reabastecido através dos mecanismos diferentes e leva aproximadamente de 3 a 5 minutos. Se a série for reiniciada antes que as moléculas de ATP serem ressintetizadas e estiverem prontas para ser usado, o ATP para a produção de energia necessária para a série seguinte virá da glicólise que vem por sua vez do glicogenólise. Quanto menos você descansa entre as séries mais glicogênio você usa para a produção de energia e quanto mais glicogênio você usa mais elevado será a depleção em seu corpo. Tente não exceder de 1 minuto a 1 minuto e 1/2 de descanso entre as séries.

    PARTE DOIS: Ingestão de Sódio (sal):

    Um dos hormônios que é responsável pela retenção de água é a Aldosterona.

    A Aldosterona é secretada no final da liberação hormonal ativada primeiramente pela diminuição do sódio que alcança “o Túbulo Distal” dos rins. Há também outros fatores que contribuem para ativação desta liberação mas o nível do sódio é o mais importante.

    O estímulo simpático (que age através dos adrenoreceptores de B1), a hipotensão renal da artéria, e a baixa concentração de sódio (em nosso caso), no túbulo distal dos rins, causam a produção de Renina.

    A Renina é uma enzima que aje sobre um substrato circulante, Angiotensinogênio, que se submete à segmentação proteolítica para formar o decapeptídeo Angiotensinogênio I. O endotélio dos pulmões tem uma enzima particular chamada de Enzima Conversora da Angiotensina (ECA) que se converte em 2 aminoácidos para dar forma ao octapeptídio Angiotensinogênio II que estimula por sua vez o cortex adrenal a secretar a Aldosterona.



    A Aldosterona é um hormônio esteróide que pertence à categoria dos Mineralocorticóides produzidos pelo córtex adrenal. Como o nome sugere, os mineralocorticóides regulam os sais minerais, o sódio e o potássio nos fluidos corpóreos extracelulares do corpo. Embora haja três mineralocorticóides, a Aldosterona é a mais importante fisiologicamente e compreende quase 95% de todos os mineralocorticóides. A Aldosterona age regulando a reabsorção de sódio nos túbulos distais dos rins. Quando grandes quantidades de Aldosterona são secretadas os íons de sódio que entram na filtragem renal, são reabsorvidos de volta aumentando os fluidos. Conseqüentemente, pouco sódio vai para a urina. Esta reabsorção de sódio promove conseqüentemente a reabsorção de água devido à osmose. Isto explica porque a retenção da água ocorre quando os níveis muito baixos do sódio são introduzidos com a dieta.

    PARTE TRÊS: Ingestão de água em abundância

    Soa hipócrita e controverso quando ouvimos que para nos livrármos do líquido corporal subcutâneo você necessita beber MAIS água do que o normal. Há ainda assim muitos fisiculturistas de nível que se recusam a acreditar nisto, e param de beber água alguns dias antes da mostra. Entenda que consumir água em ambundância é o único e melhor meio “natural” de começar a se livrar dela, você precisa examinar isso do ponto de vista endocrinológico em seu corpo quando o estímulo de “baixo consumo de água” ou de “alto consumo de água” ocorre. Seu corpo secreta dois tipos principais de hormônios:

    •Hormônios Esteroidais

    •Hormônios Peptídicos

    Os hormônios Esteroidais são produzidos somente quando necessitam ser secretados (através de determinados tipos de e estímulo) porque não podem ser armazenados no interior da mesma glândula que os produzem. Os hormônios Peptídicos, ao contrário, são produzidos mesmo quando o corpo não necessita destes e então armazenados no interior da mesma glândula endócrina que os secretam. Eles são liberados imediatamente após o estímulo chegar às glândulas para produzi-los.

    Assim, será introduzido um dos dois principais hormônios que controlam o balanço de água no corpo: HAD (Hormônio Anti Diurético também conhecido como Vasopressina). Quando começa a ser secretado, inibe a excreção de água devido ao fato da sua ação aumentar a reabsorção de água das ações pelo distal ou túbulos coletores renais e este promove a reabsorção da água de volta a circulação. Este Hormônio é produzido pelos núcleos Hipotalâmicos e liberado então na corrente sanguínea pelo lóbulo Posterior da glândula Pituitária (conhecida também como o Neurohipófise). A Neurohipófise pode ser secretado ou armazenado. Depende das necessidades do corpo. Controle do estímulo de dois estímulos principais controlam sua secreção ou inibição:

    •Osmolaridade do plasma (concentração dos solutos no sangue)

    •Volume e Pressão sanguínea

    A Osmolaridade do plasma é a variável a mais importante envolvida em regular a secreção de HAD. Quando a Osmolaridade do plasma aumenta (Significa que quando eletrólitos extra-celulares aumentam acima de um determinado ponto) os osmoreceptores Hipotalâmicos que são sensíveis a tal estímulo, reconhecerão e estimularão os neurônios a secretar HAD. No lado oposto, quando a Osmolaridade do plasma diminui, a secreção de HAD é inibida.

    Assim como o volume e a pressão sanguínea contribuem para sua secreção ou inibição através do estímulo dos receptores de estiramento localizados nas paredes dos vasos. Quando o volume de sangue é baixo mandam um estímulo para sua secreção. Em contra partida, quando o volume sanguíneo estiver mais elevado do que o normal sua secreção é inibida.

    Um outro hormônio importante que é ignorado por muitos fisiculturistas desempenha um papel muito importante para o equilíbrio de água no corpo. É o Hormônio Atrial Natriurético (HAN). Nos átrios do coração há glândulas que contêm este hormônio, e estudos demonstraram que o coração desempenha seu papel mantendo a circulação sanguínea não somente por bombear sangue mas também pela ação biológica deste hormônio.

    HAN induz os rins a excretar o sódio na urina (natriurese).

    Interage também com outros hormônios a fim de regular sua secreção. As glândulas adrenais são procuradas para ser seu primeiro tecido endócrino alvo inibindo a síntese do minearlocorticóide (inibição da Aldosterona) assim como a síntese de Glucocorticóide (inibição do Cortisol). HAN afeta também o eixo central hipotálamo-hipófise inibindo a secreção dos ACTH e da HAD; além disso antagoniza também o sódio assim como a retenção de água devido a Aldosterona. Este hormônio é liberado quando o volume extra de sangue é detectado pelo estiramento das paredes dos Átrios.

    Esta explicação é útil para que você compreenda porque é importante aumentar o volume de líquido corpóreo bebendo mais e não menos antes do evento.

    Para resumir os últimos dois pontos, a melhor maneira de se livrar do líquido subcutâneo corpóreo é inibindo a secreção da HAD e da Aldosterona, e para alcançar isto você deve beber mais água e aumentar sua entrada do sódio com a dieta.

    Este procedimento afeta diretamente a inibição de HAD e da Aldosterona, mas beber mais afeta muito indiretamente sua inibição por causa da ação lenta de HAN em sua secreção. Além disso, se a carga extra de fluidos for detectada pelos Átrios por um período de tempo relativamente haverá um aumento na liberação de HAN não somente no local, mas uniformemente pelo corpo e sua taxa de produção aumentará também.

    Este último ponto deve esclarecer a necessidade de carregar seu corpo com água no mínimo 8 dias antes da mostra, e não apenas alguns dias.

    Lembre-se que seu corpo sempre procura manter sua própria homeostase, e não gosta de mudanças drásticas de nenhum ponto de vista. (Homeostase: A abilidade ou a tendência de um organismo de manter o equilíbrio interno ajustando seus processos fsiológicos. O corpo tenta não ter muito ou pouco dos fluídos importantes, hormônios, etc.) assim se você cortar drasticamente a sua entrada da água e/ou entrada de sódio, o sistema age prontamente para encontrar a condição normal aumentando a reabsorção de água e de sódio. Isto acontece porque o fluído corpóreo é a área a mais importante onde as reações químicas ocorrem e o balanço adequado do volume sanguíneo é vital para esta finalidade. O balanço mineral (absorção de sódio) é importante para a transmissão nervosa e a função muscular - a atividade neuromuscular seria impossível sem a regulação do sódio e do potássio.

    Neste caso seu corpo tenta manter os níveis sanguíneos e homeastase mineral mesmo quando você tenta os cortar drasticamente!

    A homeostase é mantida também para todos sistemas restantes do corpo. Por exemplo: quando a testosterona exógenas é injetada, o corpo responde imediatamente abaixando ou inibindo toda sua produção endógena (natural) na tentativa de reestabelecer as condições normais/fisiológicas.

    PARTE QUATRO: Como unir tudo para a preparação da competição

    Agora vamos prestar atenção em pôr passo a passo toda esta informação em prática antes do evento da competição.

    Vamos supor que a competição será num sábado.

    Supor que sua gordura corpórea subcutânea está muito baixa deixando seu físico com aquele aspecto intenso uma vez que eliminou sua retenção subcutânea de água, é assim que deverá agir: (naturalmente, ajustes pessoais são necessários).

    De qualquer forma, se você necessitar de ajuda para baixar sua gordura corporal durante os meses antes da mostra, leia meu artigo anterior aqui.

    Depleção e Reposição de de depósitos de glicogênio.

    Domingo é o primeiro dia da fase de esgotando dos depósitos de glicogênio. Há alguns atletas que cortam totalmente o consumo de carboidrato e outros que não.

    Segunda-feira é o segundo dia da fase de esgotamento.

    Terça-feira é o terceiro e último dia da fase de esgotamento.

    Quarta-feira é onde você começará a reposição dos depósitos de glicogênio.

    Quinta-feira é o segundo dia da reposição dos depósitos de glicogênio.

    Sexta-feira é o terceiro e último dia desta fase.

    Como eu mencionei antes, no começo deste artigo, se você esgotar todos os seus depósitos de glicogênio você deverá então armazenar de 35 a 40 gramas de glicogênio para cada 1000 gramas (1 quilograma) do tecido muscular esqueletal. Isto se traduz em aproximadamente 1800 gramas de carboidratos a serem consumidos durante os 3 dias da fase de carregamento (reposição) do carboidrato para um sujeito que tenha 45 quilogramas de tecido Muscular magro.

    Após 3 dias de carboidratos baixos ou de nenhuns carboidrato, a enzima (Glicogênio Sintetase) armazena os carboidratos que você consome em seus músculos porque o glicogênio é muito rápido em fazer essa tarefa. Isso é porque no campo do fisiculturismo nós dizemos que depois da “fase de depleção de carboidratos”, nossos músculos estão com fome.

    Tipos de Carboidratos

    É importante saber os tipos, para fazer as escolhas corretas das fontes de carboidrato a serem consumidas. Neste momento, durante a fase de reposição, nem todos os carboidratos são iguais. Nas primeiras 24 horas após aqueles 3 dias de depleção de carboidrato, a Glicogênio Sintetase age em uma taxa muito rápida. Assim, neste momento você deve comer os carboidratos que armazenem glicogênio de forma rápida.

    Os melhores carboidratos a serem consumidos nas primeiras 24 horas são os de alto valor glicêmico . Por exemplo: a glicose, pão branco, arroz branco, as batatas, as bananas, etc. Logo após as primeiras 24 horas da reposição de glicogênio, carboidratos de baixo valor glícemico são recomendados para suprir os depósitos restantes de glicogênio. Isto vem da observação que Glicogênio Sintetase faz seu trabalho armazenando em uma taxa mais lenta. A fim evitar assim um pico muito elevado de glicose no sangue dos carboidratos de alto valor glicêmico pois estes poderiam ser desviados para o tecido adiposo (gordura corporal), os carboidratos de baixo valor glicêmico são ideais! Naturalmente somente as experiências pessoais nesta matéria podem dizer-lhe se você deve prolongar o consumo de carboidratos de alto valor glicêmico após 24 horas ou não.

    Você pode encontrar uma lista dos valores glicêmicos de diferentes carboidratos aqui

    Treinando durante a fase de carregamento (Reposição) de Carboidrato

    Não fazer nenhun treinamento com pesos e atividade aeróbica quando estiver em sua “fase de Reposição de carboidrato”

    há também muitos atletas que preferem manter o treinamento com pesos e aeróbicos mesmo durante “a fase de Reposição” eles argumentam que aqueles treinos permitiriam que armazenassem mais glicogênio quando estivessem repondo carboidratos e alegam que os exercícios aeróbicos os ajudam a excretar o líquido subcutâneo corporal. A minha opinião, é que enquanto a individualidade desempenhar um papel importante quando se cuida de um físico, algumas técnicas usadas por atletas ainda não têm nenhuma aplicação científica e vão na mão oposta da fisiologia humana.

    Deixe-me explicar cientificamente:

    Há duas razões fisiológicas principais que suportam a necessidade descansar completamente quando se está na fase de reposição de carboidratos.

    Se a fase de Depleção for feita corretamente tanto com uma dieta quanto com o treinamento com pesos, não há nenhuma necessidade de se esgotar mais os músculos. :Eles precisam de um período de descanso para se recuperar inteiramente dos dias precedentes sem os carboidratos. Não obstante, muitos fisiculturistas continuam ainda em treinar após a fase de esgotamento. Eles argumentam que seus músculos ficam muito mais cheios e firmes 1 ou 2 APÓS a competição! Isto é porque continuaram no treinamento mesmo na fase de reposição e assim continuaram conseqüentemente a esgotar o glicogênio em vez de promover sua reposição.

    Exercitar-se com pesos e/ou aeróbicos durante os 2 dias antes da mostra não permite que você se livre totalmente do líquido subcutâneo corporal:

    •Ao treinar, uma perda sensível de sódio e a água ocorrem durante a transpiração; isto conduz a uma diminuição no volume de líquidos extra-celular e assim a um Hipoperfusão dos rins; quando se exercita, “um deslocamento de sangue” ocorre nos músculos porque necessitam de mais perfusão. Conseqüentemente isto se traduz em menos sangue no fluxo que chega aos rins, que significa por sua vez menos sódio que chega ao “MACULA DENSA” dos rins, que constitui o estímulo direto para a síntese de Renina. (Como um lembrete, a Renina é a enzima que estimula a secreção de Aldosterona).

    •O exercício físico induz a ativação simpática das terminações nervosas Renais que estão situadas ao lado das células do aparelho Juxtaglomerular; este estímulo é sentido por Beta-receptores nas membranas destas células e conduz à liberação de Renina.

    •Como o sangue flui pelo corpo, é desviado para os músculos ao exercitar, induzindo uma diminuição no fluxo sanguíneo no fígado e conseqüentemente uma natural diminuição na metabolização de Renina. Isto significa que a Renina é metabolizada pelo fígado, e desde que o fluxo sanguíneo ao fígado diminua, a Renina continuará sua estimulação de Aldosterona.

    Em um estudo (Wade e outros., 1987) o uso de um “inibidor de ECA” (capaz de reduzir os níveis de Angiotensina II) não inibiu a secreção de Aldosterona induzida pelo exercício; Supôs-se que a Aldosterona é sensível também a estimulação de ACTH, inevitável ao exercitar.

    Ingestão de Sódio

    Que vai de domingo até quarta-feira, qualquer um aumenta seu consumo de sódio comendo alimentos ricos em sódio (como clara de ovo e atum como fontes de proteína) e adicionando o sal a suas refeições. Parar de fazer isto é uma medida drástica, tanto quanto possível o sódio de sua dieta, que começa na quinta-feira substituindo seu alimento rico em sódio por alimentos sem sódio (por exemplo: substituir as claras de ovo e atum por peito de frango, de peru e outra fonte proteína biológica de valor elevado que contenham pouco sódio. Naturalmente, suas fontes de carboidratos também devem conter pouco sódio).

    Quando o consumo de sódio começa a ser cortado 2 dias antes da mostra, o sistema continuará em excretando sódio, assim como água. Lembra da homeostase? Neste caso, quando o sódio foi sobrecarregado nos dias precedentes, o sistema se concentra em restabelecer a homeastase, que é restabelecer os níveis normais de sódio, e faz isto excretando sódio e conseqüentemente água em uma taxa muito rápida. Você fêz uma sobrecarga drástica dele e o corpo responde de forma drástica. Esta circunstância é mantida até que o sistema detecte através de seu mecanismo de feedback que os níveis normais de sódio se normalizaram.

    Quando o sódio não é consumido mais, o sistema normalmente leva aproximadamente 2 a 2 dias e 1/2 para descobrir a diminuição de sódio e conseqüentemente dentro deste tempo o excesso de excreção de sódio e de água não conduzirá a nenhum mecanismo de feedback negativo.

    Por isso o período de diminuição de Sódio é crucial.

    Ingestão de Água

    De sexta-feira até quarta-feira ingerir 8 litros de água por dia sem importar-se com seu índice mineral.

    Diminuir o consumo de água para 6 litros na quinta-feira.

    Diminuir o consumo de água para 4 litros na sexta-feira.

    Parar de beber água durante as 8 a 10 horas que precedem sua mostra.

    A interrupção do consumo de água, de 8 a 10 horas antes da mostra, permitirá ao corpo manter-se excretando a água por causa do mesmo mecanismo que ocorre para o sódio.

    Diuréticos

    No mundo competitivo do fisiculturismo, alguns atletas usam Diuréticos na tentativa de se livrar do excesso de líquido celular corporal a fim de alcançar a definição extrema.

    Os Diuréticos realmente podem criar o efeito desejado mas seu uso é muito arriscado a menos que você esteja supervisionado por um médico.

    Os diuréticos ajudam a eliminar o potássio e o sódio assim como o cloreto e conseqüentemente a água. Estes tipos de diuréticos têm um impacto dramático sobre o fluido corporal. Tão dramático, que um dos diversos problemas que você pode enfrentar (de um ponto de vista estético) é a perda de seus músculos ganhos arduamente. Sim, uma vez que você manipula seus níveis do potássio e excreta estes, tanto com uso de um “loop diurético” você corre o risco de perder sua fluido intracelular corporal, o líquido que faz o volume de seus músculos. Do ponto de vista de saúde, a perda de níveis elevados de potássio pode conduzir à complicações no coração.

    Outros Diuréticos sabido como “Diuréticos poupadores de Potássio” como a Espironolactona, inibe a perda de íons intracelulares de potássio de modo que o risco de aparecer com músculos diminuídos seja evitado.

    Esta classe de Diuréticos age somente inibindo o secreção de Aldosterona de modo que toda a reabsorção de sódio pelo túbulo distal dos rins seja parado e conseqüentemente também a reabsorção de água, permitindo a excreção somente do líquido extracelular.

    Infelizmente não é tão simples como parece.

    A possibilidade de aparecer no palco com músculos lisos ou com músculos vazios não parece ser frequente com o uso de “Diuréticos poupadores de Potássio” mas pode acontecer. Eu vi muitos atletas que murcharam com o uso de tal diurético!

    O fato de que a inibição de Aldosterona permitir que a água seja excretada pela inibição da reabsorção de sódio causa uma uma diminuição na osmolariade plasmática e/ou no volume de sangue. Como mencionado acima a diminuição do volume sanguíneo é um do estímulo para o secreção de HAD que induz conseqüentemente a reabsorção de água pelo duto de coleta dos rins. HOMEOSTASE!

    Eu também já ouvi sobre os atletas que usaram inibidores de ECA e também bloqueadores do receptor de AII. Isto é porque a HAD é também estimulado com a liberação da Angiotensina II (AII). Infelizmente o secreção de HAD não depende somente da Angiotensina II, mas como eu já escrevi antes, a Neurohipófise regula a secreção tanto do HAD pelo estímulo de Osmolaridade plasmática realizado pelo osmoreceptores e do volume do sangue pelos receptores de estiramento.

    Em poucas palavras, o uso de Diuréticos e também dos Diuréticso poupadores de potássio tem uma duração curta. Eu não estou dizendo que eles não funcionam, somente que seu uso é muito complexo e de alto risco, além disso, em 2 dias você pode literalmente destruir todo um trabalho físico duro que você fêz para participar da competição.

    PARTE CINCO: Um exemplo - Minha preparação atual para a competição!

    Aqui estão o treinamento completo e a programação da dieta que eu segui durante a preparação de minha última competição: “O Mundial de 2002” Musclemania.

    Data da competição: Novembro 16o, 2002.

    CARBOIDRATO

    Apenas para exclarecimento, meu consumo diário de carboidrato, gira em torno de 350gramas por dia com algumas variações que ocorrem por causa de minha refeição pós treino. Com essa quantidade eu não fico com aspecto rasgado dos competidores mas, isto permite que eu treine de forma muito dura, para ganhar massa (e a maioria dela é magra), para ter um estado alerta apropriado do SNC (sistema nervoso central), e você não pode não acreditar, mas eu continuo com os músculos definidos.

    Fase de Depleção de Carboidrato

    Á partir do dia 9 de outubro eu reduzi meu consumo de carboidrato a 300 gramas por o dia, divididas uniformemente em 5 refeições (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar). Minha 6ª “REFEIÇÃO DEPOIS DO JANTAR” consiste em proteína a fim de não inibir minha secreção noturna de GH.

    São 300 gramas por dia quando que eu não treino, porque nos dias de treinamento eu adiciono mais carboidrato de valor glicêmico elevado no meu Shake pós treino, isto é uma boa idéia pois a alteração metabólica e muscular induzida pelo treinamento lactácido com pesos. Para saber qual o consumo apropriado de carboidrato e de proteína para o pós treino, leia meu último artigo “como fazer dieta por todo ano se passar fome”.

    No dia 14 de outubro eu reduzi o consumo de carboidratos a 280 gramas por o dia.

    No dia 21 de outubro eu diminui mais ainda, indo para 250 gramas por o dia.

    5 de Novembro: 180 grama.

    6 de Novembro: 150 gramas.

    7 de Novembro: 90 gramas.

    8 de Novembro: 90 gramas.

    9 de Novembro: 70 gramas.

    10 de Novembro: 40 gramas.

    11 de Novembro: 0 gramas.

    Como você pade ver, eu preferi não seguir os princípios gerais da “fase de Depleção de carboidrato”. Esta variação vem de minha experiência pessoal, profundamente enraizada!

    O corte drástico total de carboidrato por 3 dias acompanhados com aqueles treinos longos com pesos sem glicogênio abaixaram meus gastos de energia (durante meu preparo antes da competição) e criou um estado de muita fome!

    Então eu tentei ir baixando gradualmente o consumo de carboidrato como mostrado acima, e mantive a mesma programação de treinamento com pesos (o mesmo treinamento seguido previamente à preparação para a competição) ambos com a mesma freqüência e estrutura. Isto permitiu que eu alcançasse uma fase muito boa do depleção de glicogênio e não abaixasse os processos de queima de energia. Se nós olharmos a queima de energia de um ponto de vista científico, e não de minha experiência pessoal, estudos mostram que:

    De jejuns prolongados induzem a mudanças nos parâmetros da Tiróide.

    O consumo reduzido de calorias induz a uma redução na conversão periférica de T4 ao T3 por causa da atividade reduzida do tipo I da enzima “5 ' - Deiodinase” no fígado e nos rins. Esta atividade enzimática suprem a maioria dos valores de “T3” no sangue que por sua vez é imobilizado e utilizado nos tecidos periféricos.

    Obviamente um fisiculturista competitivo não fará um de jejum enquanto corta os carboidratos (mesmo totalmente), por causa da presença de outros macronutrientes na dieta: proteínas e lipídios (gorduras)! Mas o efeito proeminente na alteração do metabolismo periférico da tiróide parece ocorrer devido a redução de absorção de carboidratos!

    As causas fisiológicas destas modificações refletem simplesmente a adaptação do eixo central do Hipotálamo-Pituitária-Tiróide (HPT) à diminuição do consumo de energia. As observações científicas revelam também que não é propriamente uma redução de calorias e/ou de carboidratos mas particularmente a alteração do balanço energético que desempenha um papel importante nas modificações das funções da tiróide.

    Em resumo, é melhor não deixar seu corpo ficar sem uma redução de carboidratos/calorias para ter certeza de que isto não encerrará a conversão de T4 em T3. A mais melhor maneira de fazer isso é diminuindo as calorias (neste caso em carboidratos) gradualmente. Tenha em mente que o T3 é mais ativo do que o hormônio T4 e que ambos são vitais para manter sua taxa de metabolismo alta o bastante para assegurar os processos do lipólise que ocorrem dentro dos mitocôndrias continuem, e para manter também o processo da síntese da proteína ativo.

    Os níveis apropriados de T3 no sangue permitirão que você queime gordura subcutânea e impeça também a perda de tecido Muscular magro tanto quanto possível ao fazer dieta!

    Fase de Reposição de Carboidrato

    Eu estimei através de vários meios diferentes e um destes é naturalmente minha experiência, que essa minha fase do reposição de carboidrato deve consistir em aproximadamente 2100 gramas no total. Isto se traduz em 700 gramas por o dia por 3 dias.

    Primeiro dia (terça-feira, 12 de novembro): Eu comecei a reposição de carboidrato logo após meu treino que foi realizada de manhã. Eu consumi os carboidratos de alto valor glicêmico que escolhi na maioria entre os alimentos que eu mencionei acima. Para o primeiro dia eu consumi 900 gramas de carboidratos distribuídos uniformemente durante todo o dia. Eu fiz assim porque julguei a oportunidade de usar a rápida ação ativa da Glicogênio sintase da melhor forma possível. Pense nela como uma alteração metabólica que você criou depois que seu treino intenso que justifica o consumo de carboidratos de alto valor glicêmico, mas desta vez multiplique essa alteração 10 vezes.

    Quarta-feira, 13 de novembro: Eu não consumi nenhum carboidrato porque eu peguei um vôo muito longo até o destino do campeonato. De Roma a Los Angeles! O próximo consumo de carboidratos foi somente para suprir o stress de uma viagem longa. Você devem saber que o stress provoca diferentes reações hormonais negativas para nós fisiculturistas: CRH, ACTH, Cortisol, Aldosterona etc.…

    Segundo dia (quinta-feira, 13 de novembro): Eu consumi 700 gramas de carboidrato de fontes de baixo valor glicêmico tais como maçãs, alperces secos, pão integral de centeio sem nenhum sódio, e o outros.

    Terceiro dia (sexta-feira, 14 de novembro): Eu consumi 500 gramas de carboidrato de fontes de baixo valor glicêmico.

    Suplementação na fase do Reposição de Glicogênio.

    Suplementos: Creatine alemã, Glycerol, BCAA, proteína Hydrolisada de Whey (Whey Protein), Potássio.

    Primeiro dia (terça-feira, 12 de novembro): Minha primeira refeição de “hydrolisados consistiu de proteína de glicose + whey na fase de Reposição de Carboidrato” + 20gramas de creatina + 50ml de glycerol + 10 gramas de BCAA.

    10 gramas de creatina na segunda refeição

    10 gramas de creatina na terceira refeição.

    A Creatina traz a água diretamente nos músculos a menos que queira jogar dinheiro fora comprando uma creatina que contenha quantidades elevadas de produtos químicos tóxicos como Diciandiamida, dihidrotriazina, e também creatinina tem quantidades elevadas de sódio. Bodybuilding.com tem somente creatinas de qualidade disponíveis. Eu não estou afirmando os primeiros dois produtos químicos criam a retenção hídrica. Eu não estou afirmando também, que a creatinina cria a retenção hídrica, mas pode ser possível. O que é certo é que você não estará obtendo o benefício desejado de um produto de creatina de qualidade, e que uma quantidade elevada de sódio em sua creatina não ajudará, especialmente quando você cessar o consumo de sódio durante aqueles 2 dias antes da mostra.

    O Glicerol foi usado para combater patologias como o edema desviando o líquido extra celular extra dentro das células.

    Após os 3 dias sem nenhum Carboidrato (ou pouco consumo de carboidrato) acompanhado com os 3 dias de treinos glicogêniolíticos árduos, o consumo de glicose + proteína de rápida absorção causam um pico muito dramático de secreção de insulina que estimula muito a Glicogênio sintase para promover um processo eficiente de reposição de glicogênio. O suplemento de Creatina faz realmente um bom trabalho sinergisticamente com o glicerol trazendo mais água pra dentro das células.

    Segundo dia (quinta-feira, 13 de novembro): 30 gramas de creatina distribuidos uniformemente durante todo o dia e consumidos junto com as refeições.

    Terceiro dia (sexta-feira, 14 de novembro): 20 gramas de creatina distribuídos uniformemente durante todo o dia e consumidos junto com as refeições.

    Ingestão de Sódio

    Eu fiz como mencionado no artigo acima. Eu aumentei meu consumo de sódio (adicionando sódio às minhas refeições e também escolhendo entre fontes de proteína e carboidrato ricas em sódio) que começa no domingo, 10 de novembro e vai até quarta-feira, 13 de novembro. No café da manhã de quinta-feira, 14 de novembro até a data da competição eu consumi somente fontes de proteína e carboidrato com baixa quantidade de sódio.

    Ingestão de Potássio

    Para conseguir uma aparência mais firme, eu é conhecido na Itália no compo de fisiculturismo como “interrupção dos sais”. Potássio é um íon intracelular de eletrólito que retem a água dentro da célula e não fora como o sódio. Eu introduzi o suplemento de Potássio com o suplemento “LENTO KALIUM” começando na noite da quarta-feira antes da competição.

    O balanço de eletrólitos entre o sódio e o potássio está sob o controle do sistema da homeostase. Assim é importante nem começar muito antes da competição com suplemento do potássio e não exagerar no uso dele, porque os excessos de potássio adicionais podem também provocar a liberação de Aldosterona na tentativa de restabelecer o balanço.

    Ingestão de Água

    O mesmo que recomendado no artigo acima.

    Conclusão

    Como você pode ver, chegar a um nível competitivo no fisiculturismo é muito mais complexo do que parece. Ser um fisiculturista requer conhecimento profundo de anatomia, de fisiologia, de Cinesiologia, de endocrinologia, de nutrição, e de psicologia.

    Tudo o isso é requerido na tentativa de levar um físico aos resultados máximos e, sobretudo, preservar e assegurar a saúde!

    Além disso quando se começa a entrar em forma para uma competição, todas estas noções sobre assuntos científicos são necessárias… de outra maneira você nunca saberia o quão distante seu corpo pode ir. É como sair de sua casa sem saber aonde ir. Você perde tempo e acaba não chegando a lugar algum.

    Seja grande, seja rasgado, seja forte, SEJA ESPERTO!

    Obrigado,

    Francesco Casillo
  14. Gostei
    Matheta deu reputação a marc01 em Tudo Sobre Cutting - Bodyrecomposition.com (Traduções)   
    Ae galera,

    Resolvi me apronfundar sobre cutting, pois daqui um tempo irei fazer o meu primeiro. Como não gosto de salvar links e ler no pc eu tento sempre imprimir os artigos que julgo importante e os coloko em uma pasta. Ando imprimindo muitos artigos em ingles, o que na hora de ler da aquele trabalho/dor de cabeça, entao resolvi traduzir todos antes. Então como nao custa nada vou postar no forum para ajudar mais gente.

    Obs: - Meu ingles NAO é fluente, portanto não sera uma tradução 'perfeita", mas garanto ser melhor que o Google.
    - Pode demorar bastante para eu tradudir (pelas dificuldades no ingles), então nao se apressem
    - Quem quiser traduzir algum da lista (nao esquece de avisar) ou adicionar algum artigo de relevancia sobre o tema fique a vontade
    - Pretendo colocar todos nesse topico mesmo, para melhor organização, mas se começar a ter muita discussao em cima dos artigos eu os coloco em topicos separados
    - Vou ter ajuda do mpcosta82 (Revisão)

    Lista (em ordem):


    All Diets Work: The Importance of Calories – aqui
    Weight Training for Fat Loss Part 1 – aqui
    Weight Training for Fat Loss Part 2 – aqui
    The Fundamentals of Fat Loss Part 1 – aqui
    The Fundamentals of Fat Loss Diets Part 2 – aqui
    Exercise and Weight/Fat Loss: Part 1 – aqui
    Exercise and Weight/Fat Loss: Part 2 – aqui
    How We Get Fat - aqui
    Initial Body Fat and Body Composition Changes – aqui
    What is Body Fat? – aqui
    Insulin Sensitivity and Fat Loss – aqui
    Nutrient Intake, Nutrient Storage and
    Nutrient Oxidation – aqui
    Metabolic Rate Overview – aqui
    Problems with Measuring Body Composition ??
    What Does Body Composition Mean? – aqui
    Setting the Deficit - Small, Moderate or Large - aqui

    Links editados por Aless.


    Abraços
  15. Gostei
    Matheta deu reputação a Aless em Tipos De Aveia   
    Eu estava na dúvida quanto aos diferentes tipos de aveia que temos à disposição no supermercado e resolvi fazer uma pesquisa. Achei interessante e segue:


    Os diferentes tipos de aveia




    A aveia é um cereal rico em diversos nutrientes e seu consumo diário pode, comprovadamente, trazer diversos benefícios à saúde. Para aproveitar ao máximo todos esses benefícios, QUAKER® possui diferentes versões da tradicional aveia para facilitar sua vida e entregar muito mais conveniência e versatilidade em suas refeições. As principais versões são:


    - aveia flocos regulares QUAKER®

    - aveia flocos finos QUAKER®

    - Oat Bran QUAKER®

    - farinha de aveia QUAKER®


    Elas diferem entre si principalmente pelo processo de produção e por isso também apresentam concentrações diferentes de fibras. As aveias em flocos finos e regulares são obtidas a partir do grão de aveia integral, mantendo todas as suas partes e sem acréscimo de outros ingredientes.


    O farelo de aveia Oat Bran possui uma quantidade de fibras maior que as versões em flocos por ser extraído da parte mais externa do grão, onde há uma maior concentração de fibras, por isso sua coloração e textura são diferenciadas.


    Já a farinha de aveia tem uma quantidade um pouco menor de fibras que as aveias em flocos e o farelo de aveia, pois é obtida através da parte mais interna do grão.


    A diferença entre os tipos de aveia permite sua utilização em diversos tipos de preparação, de modo a não interferir na textura, rendimento e sabor das receitas e ao mesmo tempo ser capaz de enriquecê-la tornando-a muito mais nutritiva.


    Além das versões tradicionais, QUAKER® oferece uma linha completa de produtos que agregam toda nutrição da aveia em barrinhas, cookies e granolas que proporcionam muito mais conveniência ao seu dia a dia de maneira saudável e gostosa.

    Referências Bibliográficas


    Gray J. Fibra Alimentar. Definição e análise, fisiologia e saúde. ILSI Europe, 2006.
    Vários autores. Fibras, Prebióticos e Probióticos. ILSI Brasil. São Paulo, 2005.



    Fonte: http://www.quaker.com.br/artigo.php?id=18
  16. Gostei
    Matheta deu reputação a rodrigo.rst em Pós Treino - Uma Nova Abordagem [Com Vídeo Explicativo]   
    Galera, como a maioria de vocês já sabem, o Ney Felipe (nutricionista que participa aqui do fórum), começou a defender uma teoria nova sobre o pós-treino, que muitas pessoas aqui no fórum já estão utilizando e gostando!

    Como as idéias dele no tópico 'O qui comer no pós?' estão dispersas, e são muitas páginas, o Leandro, perguntou quem poderia criar um tópico explicando tudo, eu me ofereci, e aqui estou fazendo-o!

    Como são muitas páginas, vou deixar claro que não vou fazer tudo de uma vez só, vou reunir o máximo de informações que eu conseguir e vou colocando aqui, até que tudo esteja completo. Caso alguém queira me ajudar, me manda um comentário ou uma MP.

    Vamos lá...



    A teoria do pós-treino que o Ney defende, é a seguinte:
    O pós treino deve ser dividido em 2:

    Pós-treino imediato (logo ao acabar o treino): 0,8~1g/Kg de carboidrato de Alto índice glicemico (Dextrose/Malto/Açúcar Mascavo) e 0,2g/kg de proteína de rápida absorção/alto VB (Whey, Aminoácidos)

    Pós-treino tardio (depois de 30~45 min. depois do 1º shake): 0,4~0,6g/Kg de carboidrato de Alto índice glicemico (Dextrose/Malto/Açúcar Mascavo) e 0,4g/kg de proteína de rápida absorção/alto VB (Whey/ Aminoácidos)

    E o pós-treino sólido, que só deve ser feito após 1 hora após o segundo shake. Independente do horário,deve ter carboidratos de baixo índice glicêmico! Mas pq??? Pq as calorias e carboidratos que você tem que regular são do contraturno e não do pós-treino!

    Observações:
    → Os pós-treinos devem ser tomados com pouca quantidade de água ou 'comer' os suplementos.
    → Considere, no pós-treino tardio, 30 minutos como o tempo mínimo e 45 min como o tempo máximo.



    Ele só pode estar louco, meu shake antigo tinha 1 kg de Whey! No pós tem que ter mais proteína e aminoácidos, que são tão importantes quanto o carboidrato.
    Exato. Proteína e aminoácidos também são importantes.
    Mas a propósito, após o treino você acha que teu sangue vai estar cheio de que?
    De aminoácidos (tantos vindos de gliconeogenese quanto da refeição pré treino que você consumiu). Você só precisa "redirecioná-los",ou seja, avisá-los pra que eles voltem para a célula. E quem faz isso? A insulina. E qual a melhor maneira de estimular a insulina?
    Carboidratos de alto IG.
    Após o treino, o sangue já está saturado de aminoácidos! Você ingerindo ou não proteína no pós-treino você já tem aminoácidos no sangue, pois foram jogados da célula para o sangue. O carbo no pós-treino só inverte essa direção do sangue para célula. Sem falar que quando você ingere proteína ou aminoácidos após o treino eles nao sao simplesmente despejados na circulação. Nada, mas NADA passa sem o "aval" do fígado. E se o fígado nessa hora estiver cheio de enzimas gliconeogênicas ou seja, que transformam tudo que vê pela frente em glicose, o que você acha que vai acontecer com o whey?
    Os aminoácidos dele terão o esqueleto de carbono utilizado como glicose e o grupamento amina, através da uréia vai virar urina!

    Nossa, mas essa quantidade de carboidrato vai fazer com que eu fique com 99% de BF!
    Após o treino nao tem como carbo de alto IG "causar" "gordurinhas indesejáveis"
    1 ) Você criou demanda prévia (treinando) e o corpo é muito inteligente. Cheio de carbo pra repor ele vai desviar isso pra rota da lipogênese? Não!
    2 ) Nem todo carbo de alto IG vira deposito de gordura.
    3 ) Não é uma refeição que 'engorda', e sim a quantidade total de carboidratos e de kcal da sua dieta.

    Tá, e aonde eu mando a creatina?
    No primeiro shake

    Pq tenho que mandar os shakes com pouca água?
    Vamos supor que você faça um shake 50g carbo + 500 ml de água, temos uma concentração de 10% de carbo na solução, e com essa concentração, vê não terá picos na insulina.

    O que faço com o BCAA e a Glutamina?
    A melhor maneira de toma-los é antes do treino de aerobico.

    Mas em um treino normal de 1 hra, não detonamos o glicogênio, logo essa quantidade de carbo não é excessiva?
    Em alguns esportes (como atletismo) a ingestao deve ser de até 2g/ carbo por quilo de peso, o que NÃO É NECESSARIO na musculacao. Na musculação voce só precisa do "sinalzinho" . Nao precisa se intupir de carbo. A quantidade de carbo no pós treino imediato e o tardio já é o suficiente. Então não pense que se comer 5 kg de malto, doces, ou qualquer outro alimento rico em carbo de alto IG não vai te engordar!

    To em cutting, devo fazer um shake diferente?
    NÃO! Apesar de ser cutting, vc precisa do mesmo shake! Você só precisa saber quais carboidratos colocar fora dos pós-treino (IG baixo) e em quais refeições eles vão ser distribuidos (Desjejum/Café da manhã/Pré-treino).

    O que eu mando no pós-sólido?
    Carboidrato de baixo índice glicêmico+proteína. Máximo de gordura na refeição: 7g

    Se o whey tomado no pós treino imediato será transformado em glicose, pra q toma-lo?
    O whey no pós treino amplia a resposta insulinêmica da malto, ou seja, se você tem X pico de insulina só com carboidrato, carboidrato mais (pouca) proteina voce tem X + Y.
    Temos que lembrar que quanto maior o aporte energético de uma refeição (mesmo que seja líquida) menor é sua taxa de esvaziamento gástrico. Devemos concentrar o máximo de glicose com o mínimo de calorias desnecessárias em um pós-treinos. Ou seja, o máximo de carbo, sem gordura, com o mínimo de proteína (pra uma pessoa entre 70 e 80kg mais que 15g é desnecessário!

    Treino de noite, devo ingerir menos carbo?
    Não, independente de estar em cutting ou em bulking. O carbo deve ser controlado nos horários longe do treino, caso sua intenção for secar!
    Caso treine a noite, e não tenha tempo para fazer os 2 shakes, faça um imediato com 1g/kg de Carbo de alto IG+ 0,3g/kg de proteína de rápida absorção/alto VB (Whey/ Aminoácidos). Após 30~45 min do shake, faça uma refeição sólida contendo carbo+proteína.

    Sou obeso, quero só ficar magro. Tenho que fazer este shake?
    Não, daí já é outra história!

    Lembrando que NÃO fui eu que criei a teoria. Todos os créditos deste pós é do Ney Felipe. Eu apenas juntei as idéias e coloquei em um tópico para facilitar!
    Topico com a discussão completa: http://www.hipertrof...i-comer-no-pos/



    Como podem ver, eu coloquei o principal, no decorrer dos dias irei atualizar a cada informação que eu conseguir!
    Abraços!

  17. Gostei
    Matheta deu reputação a LeandroTwin em Outras Dietas   
    Dieta Cetônica ou Cetogênica

    Essa sem duvida é muito discutida, os amantes do bodybuilding sabem o real valor dessa dieta! Claro que alguns estudiosos acham isso um grande absurdo e vão te recomendar comer biscoitinhos com geleias… mas enfim a informação ta para todos!!

    Nos mais variados programas de dieta cetônica, alimentos contendo carboidratos (como açúcares, grãos e amido) são limitados ou substituídos por outros contendo mais proteína e gordura. Programas como o de Atkins e dieta de South Beach dizem funcionar por reduzir os níveis de insulina, o que faria o corpo queimar mais gordura como energia.

    Embora exista forte evidência que sugira que a dieta de pouco carboidrato, ou cetônica, ajude a emagrecer, ela é polêmica entre nutricionistas e sua segurança tem sido questionada.


    Considerações:

    Não pode comer nenhuma espécie de carboidrato (hidrato de carbono ou sacarídeo), para que dentro de 48 horas entre em ação o CETÔNICO do seu corpo, que é uma glândula que fica sem funcionar caso haja a ingestão de carboidrato.


    Após 48 horas sem ingerir carboidrato, ela começa a usar as energias armazenadas (gordura).
    Se houver a ingestão de alimentos que contenha carboidrato, deverá começar tudo de novo.
    Você poderá comer bastante gordura pois será transformada em glicose para que não cause hipoglicemia (falta de açúcar no sangue).


    CETÔNICO é dietético, energético, laxante, relaxante e tira o apetite.
    É encontrado no organismo e só se manifesta se você não comer carboidratos. Para medir o CETÔNICO, pode comprar na farmácia ( mas náo há necessidade) ( Gluketur-test da Roche, vem 50 bastões e custa em média uns R$ 50,00) .
    No início, até formar o CETÔNICO (antes de completar 48 horas), você irá sentir fome, não podendo deixar de comer.
    Não passe fome.

    Coma quanto e quando quiser, desde que não seja carboidrato.
    A necessidade diária de carboidrato, para o adulto, varia entre 300 a 800 g, conforme o peso da pessoa, por isso quando suprimimos o carboidrato o organismo precisa compensar.

    :: OUTRAS CONSIDERAÇÕES ::

    1 – O tempo limite da dieta é 30 dias, são duas quinzenas com espaço de 3 dias entre elas. Você poderá continua-la posteriormente mas é recomendável para a maioria das pessoas que dê um espaço de tempo de uma semana.

    2 – Alimente-se constantemente(3h em 3hrs ou 2:30 em 2:30h) e tome bastante líquido.

    3 – Algumas pessoas durante as primeiras semanas poderão sentir algum tipo de fraqueza.

    4 – Coma bastante verduras, carnes, peixes, etc…

    5 – Em hipótese nenhuma deixe de se alimentar, seu corpo necessitará de calorias, por isso pode comer à vontade para suprir a falta de carboidrato.

    OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: CADA ORGANISMO REAGE DE UMA MANEIRA DIFERENTE DO OUTRO , POR ISSO , SE COMEÇAR A PASSAR MAL, SENTIR TONTURAS, PARE A DIETA IMEDIATAMENTE.

    A única coisa importante ressaltar, é que essa dieta não é milagrosa e não adianta fazer e não se cuidar porque da terceira ou quarta vez que você fizer essa dieta , ela não vai funcionar nada,

    :: LISTA DE ALIMENTOS QUE PODE COMER A VONTADE NÃO CONTÉM CARBOIDRATOS ::

    - Abobrinha verde – Acelga – Agrião – Água com gás – Água Natural – Água Tônica Diet – Alface – Aspargos – Atum – Aves – Azeite – Azeitona com tempero – Bacalhau – Bacon – Berinjela – Brócolis – Café – Camarão – Caranguejo – Carne em geral – Caviar – Cebola como tempero – Cenoura (1 por dia) – Chá (cidreira, mate,etc…) – Chicória – Chuchu – Club-Soda – Coca Light – Cogumelo – Couve – Couve-flor – Espinafre – Frango – Gelatina Diet – Geléia Diet de morango – Gin – Guaraná diet – Jiló – Lagosta – Limão – Lingüiça – Manteiga – Margarina – Mexilhões – Nabo – Omelete – Ostra – Ovos (fritos, cozidos, mexidos) – Ovos cozidos – Peixe – Pepino – Pepsi Light – Pimenta – Pimentão – Presunto – Queijos (só industrializados) – Quiabo – Rabanete – Repolho – Sal – Salada verde – Salaminho – Salpicão (maionese caseira, salada, pimentão), – Salsa – Sashimi – Soda Diet – Sopa de legumes – Suco Clight (Maçã verde, TEA Maça) – Sukiaki sem macarrão – Tomate (até 3 por dia) – Trident – Vagem.

    :: BEBIDAS PERMITIDAS ::

    Bebidas permitidas em qualquer quantidade ou com uso de adoçantes, que não contenha Sorbitol:
    Chá, Chá-Mate, Chá Clight (Macã), Chá de Ervas com adoçante, Refrigerante Dietético (Coca Light, Pepsi Light, Guaraná Diet), Café (com adoçante), Água Tônica Diet.
    Obs.: O Chá-Mate pode ser batido no liquidificador com gelo e limão (só não use limão rosa) (após 15 dias de dieta).

    Observações:

    Depois de 15 dias acrescente uma fruta, de preferência as que contenham pouco carboidrato ,mas que tenha muita caloria.O leite não pode, mas o queijo sim, porque só tem gordura. Lembre-se: não passe fome, pois quando o CETÔNICO começar a agir, não sentirá mais fome.

    Alimentos permitidos em qualquer quantidade:

    (nos produtos industrializados ,o ideal é verificar no rótulo o percentual de carboidrato que deve ser 0(zero) ou menor que 1%)
    Carne de Porco, Carne de Aves, Carne de Vaca, Peixe, Nata, Presunto & Presunto Cozido, Bacon, Lingüiça de Porco, Salaminho, Cópa, Ovos, Queijos (somente os queijos industrializados – queijo fresco e mineiro não pode comer).

    Verduras e Legumes:

    Repolho, Alface, Tomate, Vagem, Couve-Flor, Brócolis, Pimenta, Cebola, Pepino, Abobrinha, Quiabo, Nabo, Rabanete, Acelga, Jiló, Salsa, Chicória, Escarola, Palmito, Berinjela, Azeitonas, Pimentão, Espinafre, Couve, Agrião, Rúcula e Tomate (máximo 3 por dia).

    Sobremesa que pode a vontade:

    Gelatina Diet (OBSERVE SEMPRE NO RÓTULO , POIS TEM PRODUTOSMARCAS QUE TEM CARBOIDRATO)

    Frutas Permitidas, após 15 dias:

    Depois de 15 dias de dieta você pode acrescentar frutas…

    - Melão, Melancia, Abacate, Manga, Mamão e Limão.
    · relação de algumas frutas com menos de 10% do peso em carboidrato – (atenção a quantidade.. sempre com moderação!!)

    Abacate[5,63%], abacaxi(polpa)[5,80%], abricó do Pará [3,92%], abiu [9,90%], caju(polpa)[8,40%], caju(suco)[10,00%], carambola[3,40%], castanha do Pará[7,00%], coco(leite)[7,00%], figo da índia[5,02%], goiaba [7,98%], groselha preta[7,30%], groselha vermelha[5,75%], jaca(polpa)[10,00%], limão[8,50%], maracujá [9,60%], melancia [6,90%], melão [6,35%], morango [7,40%], pêssego[9,40%], .

    Na 2ª quinzena pode acrescentar:
    - 2 Colheres de Creme de Leite; – 2 Colheres de Requeijão; – 2 Polenguinhos; – Chocolate Adocyl Premium; – Sorvete Kibon Light (Morango e Flocos) – Suco de Limão (com adoçante) .

    :: ALIMENTOS PROIBIDOS – CONTÉM CARBOIDRATOS ::

    LISTA DE ALIMENTOS QUE "NÃO" PODE COMER
    - Abóbora – Açúcar – Adoçantes com Frutose – Adoçantes com Lactose – Água Tônica – Almôndegas – Amendoim – Amidos – Arroz – Balas – Balas diet – Banana – Batata – Beterraba – Biscoito – Bolachas – Bolos – Caju – Cará – Carboidratos – Catchup – Catupiry – Cereais – Chiclets – Doces – Ervilhas – Fanta Diet – Farinha – Feijão – Figos – Frutas – Frutas Secas – - Geléia – Leite – Leite Desnatado – Macarrão – Mandioca – Massas em Geral – Mel – Milho – Mortadela – Panquecas – Pão – Passas – Petiscos – Pomarola – Pomodoro – Queijo Fresco e Mineiro – Salsarette – Salsicha – Seven'up Diet – Soja – Sorvetes – Sprite Diet – Suco de Frutas – Tâmaras – Trigo – Yogurt .

    BEBIDAS PROIBIDAS
    Leite, Iogurte, Whisky, Achocolatados (Toddynho, Nescau, etc…), Refrigerantes (Coca-Cola, Fanta & Fanta Diet, Guaraná, Sprite & Sprite Diet, etc…), Vinho, Água de Coco, Água Tônica, Sucos em Caixinha e Caseiros (Laranja, Limão, Pêssego, etc…)

    TODOS OS TIPOS DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
    Observação Importante: – Adoçantes com Frutose e Lactose não podem ser consumidos.

    Alimentos proibidos de comer porque contém carboidrato:
    CEREAIS: arroz, trigo, milho etc.
    LEGUMES: feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha, amendoim(torrado),
    FRUTAS: (algumas – com mais de 20% de carboidrato ), banana, uva, figo(seco), ameixa, caqui, castanha, coco(polpa), jaca(semente), marmelo, nêspera, tâmara, amêndoa, tamarindo,
    TUBÉRCULOS: batatinha, batata-doce, batata salsa, mandioca,
    AÇÚCARES: sacarose (açúcar de cana ou beterraba), glicose (açúcar de uva), lactose (açúcar de leite), maltose (açúcar de malte), frutose ou levulose (açúcar de frutas).
    OUTROS: Leite, bolacha, farinha e seus derivados, mel, melado, geléia real, cerveja, lêvedo de cerveja, apresuntado, cenoura, beterraba, maisena, macarrão, doce, iogurte, pudim, tudo que contenha açúcar e frutas, achocolatados (Nescau, Toddy, etc.). Evitar enlatados por causa dos conservantes, salsicha , conservas, sagu, coxinha, torta, etc.
    Alimentos proibidos em qualquer quantidade:
    Açucares, Arroz, Feijão, Bolachas, Farinhas e Derivados, Mandioca, Achocolatados (Nescau, Toddy, etc…), Sagu, Batatas, Apresuntados, Beterrabas, Ervilhas, Quibe, Queijo (Fresco e Mineiro – Somente os Industrializados), Milho-Verde, Maizena, Macarrão (massas em geral), Coxinhas, Batata Doce, Frutas, Conservas, Bolos e Tortas.
    E todo o alimento que contenha carboidratos em sua composição.

    SEMPRE QUE VOCÊ TIVER DUVIDA NA HORA DE CONSUMIR ALGUM ALIMENTO , LEIA NO RÓTULO SE ESTIVER 0% DE CARBOIDRATO OU MENOR QUE 1 % , PODE CONSUMIR SEM PROBLEMAS.





    Anabolic Burst Cycling Of Diet And Exercise

    Varios relatos de bodybuilders que usaram essa técnica, apontam efetividade similar ao uso de anabolizantes, tanto para aumento da massa magra quanto para redução de percentual de gordura corporal. Essa teoria foi desenvolvida pelo sueco Torbjorn Akerfeldt, da Universidade de Uppsala e corrobora com alguns pontos em que eu acredito, sendo o principal deles seria o princípio da adaptação orgânica, ou seja, para resultados mais contundentes no treinamento físico devemos evitar que o corpo acostume com o tipo do treino e com a carga proposta, pois isso reduziria os ganhos drasticamente e ao meu ver isso é o grande erro de quem busca grande resultados sem recorrer a anabolizantes esteróides.

    O objetivo dessa teoria seria fazer exatamente isso, mas não em relação ao treinamento mas sim à dieta. Quando consumimos mais calorias o corpo tende a armazenar esses excedentes independente do tipo de nutriente ingerido (CHIANG,1988).

    A partir destas duas bases, superalimentação e adaptação metabólica, Torbjorn montou sua teoria ABCDE, a qual consiste em alternar duas semanas de alta ingestão calórica com duas de baixa ingestão. O período de duas semanas foi encontrado a partir de resultados do estudo de FORBES et al (1989) onde um aumento de 1.200 a 1.600 calorias ocasionou elevação de IGF-1, testosterona e insulina, sendo que a última dobrou em 14 dias, porém após o 14° dia de superalimentação as taxas destes hormônios voltaram a cair. Ao final da pesquisa - que não incluiu musculação em sua metodologia e foi realizada em mulheres - os indivíduos ganharam em média entre 1,5 e 3 quilos de massa magra, além é claro de alguns gramas de gordura.

    JEBB et al (1996) realizou em estudo em homens e verificou ganhos médios de 2 quilos de massa magra e 0,9 de gordura em apenas 12 dias quando submetidos a dietas hipercalóricas (3.600 kcal). Após estes doze dias, os indivíduos foram submetidos a restrição calórica (consumindo somente 1.000 kcal por dia) e perderam em média 2 quilos de gordura e apenas 1 de massa muscular. Calculando: gordura = 0,9 – 2 = -1,1 Kg; massa magra = 2 – 1 = 1 Kg. Ou seja, ao final havia 1 quilo a mais de massa magra e 1,1 a menos de gordura que no início (sem atividades físicas incluídas na metodologia)!! A sobrealimentação se mostrou mais anabólica do que o treinamento com pesos propriamente dito. O que passa na cabeça de muitos nesse momento é: imagina se eles praticassem musculação!! Podemos supor que o aumento na massa magra durante a superalimentação não é necessariamente devido ao aumento na massa muscular porém um estudo de DÉRIAZ et al (1992), comprovou o contrário.

    Um dos mecanismos fisiológicos destes ganhos seria respondido pela teoria do bag stretching. Durante a fase de saturação do método ABCDE as células ficam cheias com glicogênio, água, aminoácidos e gorduras. De acordo com HÄUSSINGER (1990 e 1993) e MILLWARD (1995) neste estado as células se "esticam", aumentando de tamanho, o que causa um remodelamento do tecido conectivo e favorecendo o crescimento da fibra muscular. Após a célula estar "cheia" e as condições hormonais forem favoráveis, podem, segundo Torbjorn Akerfeldt, acontecer duas coisas: aumento das proteínas contráteis (actina e miosina); e a ativação de células satélites e conseqüente aumento do número de núcleos celulares. Considerando que o DNA está presente no núcleo celular e que é a partir dele que se forma o RNAm, o qual , por sua vez, comanda a síntese protéica, então ...

    A recomendação de Torbjorn Akerfeldt para encontrar o total de calorias no período de supercompensação é que se multiplique o peso corporal por 27 e some o total com 1.500 (por exemplo se você pesa 90 quilos, 90 x 27 + 1.500 = 2430 + 1500 @ 4.000 kcal). Na fase hipocalórica a ingestão de calorias é igual ao produto do seu peso por 18 (90 x 18 = 1.600 kcal). Estes números são médias e podem variar muito, dependendo do metabolismo e do tipo de atividades diárias, caso não ocorra ganho de peso na fase hipercalórica Torbjorn Akerfeldt recomenda acrescentar 500 calorias diárias a dieta, se não ocorrer a redução ponderal na outra fase, a recomendação é reduzir a ingestão calórica em 300 calorias. Durante a fase hipocalórica deve-se tomar cuidado com a hipoglicemia, a recomendação é: distribuir bem suas refeições em pequenas e numerosas porções ao longo do dia. Outra indicação do sueco é a ciclagem de proteína durante a fase hipocalórica, alternando três dias de baixa ingestão (1 a 1,2 g/Kg) com três de alta ingestão (2 a 2,5 g/Kg).

    Para Torbjorn Akerfeldt deve-se ajustar o treino de acordo com a dieta, ou seja, treinar pesado na fase hipercalórica e diminuir a intensidade na hipocalórica. O cientista não recomenda esta dieta para obesos, usuários de drogas que afetem o sistema endócrino ou portadores de disfunções endócrinas ou metabólicas que possa ser agravadas pelo sistema ABCDE.

    A teoria de Akerfeldt é muito interessante e eficiente na maioria dos casos, mas existem pontos que eu não concordo como a necessidade de exercícios aeróbios, realizados preferencialmente em jejum pela manhã, recomendando inclusive a ingestão de cafeína.

    Na fase hipercalórica o sueco recomenda alongamentos intensos durante o treino, esta aí mais um ponto de discórdia, pois tais alongamentos, podem teoricamente levar a lesões. O alongamento é comprovadamente útil no processo de hipertrofia, porém deve ser feito racionalmente (ver matérias no site).

    A dieta ABCDE parece ser muito boa para pessoas predominantemente ectomorfas (magras) e, em alguns casos, mesomorfas, mas deve ser evitada por endomorfas. Estou apresentando uma teoria relativamente nova e que pode parecer absurda para alguns e ao mesmo tempo atraente para outros. Não pretendo que teorias mostradas por mim sejam tidas como verdade absoluta ou a solução de todos os problemas. Só conhecendo o nosso corpo e as diversas maneiras de estimulá-lo é que teremos nossos resultados otimizados.






    Timed Carb Diet (TCD)

    Grande parte das pessoas vem a mim procurar algum conselho sobre perder gordura. E quando eu digo a maioria, eu digo 75-80% das pessoas. A parte triste é que a maior porcentagem é daquelas pessoas que começaram a treinar e não eram gordas. Sim, eles tentaram a velha forma de Bulking. Eu acho que você pode considerar que foi bem sucedido no bulking se você considerar acúmulo de gordura a ser bulking. O que eles deveriam ter feito era ganhar massa magra. Isso é raramente feito, só quando a pessoa tem mais experiência. Esse tipo de bulking pode ser considerado bom se você tem um ótimo metabolismo...porém poucos são abençoados com isso. Se tivessem feito isso corretamente, não teriam ficado assim. Mas, erros do passado devem ser esquecidos.
    Este artigo é como deixar esses erros no passado a qual pertence, e te dar algumas orientações sobre a timed-carb dieting, a qual eu acredito, com certeza, que seja a melhor opção para perder gordura corporal, enquanto mantém músculos, e muitas vezes ganhando força e mais músculo, enquanto elimina essa gordura.
    Antes de explica a TCD, eu vou explicar as outras dietas para aqueles que buscam seu abdômen, falando pontos a favor e contra de cada técnica. Vamos começar!

    Dieta de baixa caloria e baixo teor de gorduras
    Essa é, provavelmente, a opção número 1 tomada pelas pessoas que começaram a fazer uma dieta, e também é a razão número 1 por muitos terem medo de fazer a dieta. Por que o medo? Porque com experiências passadas, eles aprenderam que com dieta você perde músculo. E com esse tipo de dieta você pode esperar 100% perda de músculo para 100% perda de gordura. Você perde peso, mas metade disso, geralmente é músculo. Por quê? Primeiro você precisa entender um pouco sobre o metabolismo da gordura corporal. Seu corpo armazena gordura corporal como um "combustível reserva" em caso de fome. Que não é um problema nos países industrializados. Ok, você é gordo e decide seguir essa abordagem. O problema é que quando carbos estão presentes, o processo de queima de gordura, que é causado por um processo enzimático é desligado, porque carbos liberam a insulina em seu sistema, e essa insulina para o processo de queima de gordura.
    Mas calma! Calorias são muito baixas para suprir a TMB, e se o seu corpo não queima mais gordura, o que sobra? Sim, das proteínas, e de onde elas vêm? Bom, primeiro seu corpo irá converter a proteína ingerida em glicose, mas isso ainda não supre as necessidades calóricas. Ta, e daí? Sim, seu corpo começa a catabolizar seu próprio músculo para suprir essas necessidades, e você PERDE!

    Dieta ISO-Calórica
    Esta é a dieta que ficou famosa por Barry Sears do "Zone Diet fama". A idéia aqui é fazer a dieta mais equilibrada entre proteína / carboidratos / gorduras possível e reduzir a secreção de insulina, tanto quanto possível. Esse tipo de dieta ajuda mais a não perder músculo, mas no geral não deixam de fazer um papel igual à dieta de baixa caloria, você acaba ganhando músculo, mas não perde a gordura necessária. Acontece o mesmo problema citado na dieta acima, em relação aos carbos e a insulina.

    Dietas Keto
    Essas diedas são baseadas no fato de que quando você reduz carbos à ZERO, e mantêm por um período de 12 até 48 horas (isso depende de vários fatores) seu corpo vai trocar a queima de carbos por queima de gorduras, e por ultimo transformando as gorduras em cetonas, para usar como fonte de combustível primária. O nome dado ao processo é Cetose, daí vem o nome da dieta. Dietas Keto são poupadoras de proteínas, o que significa que seu corpo segura proteínas, que é o que nós queremos quando estamos com essa dieta.
    Essas dietas muito bem para eliminar a gordura corporal e manter músculo. Tudo que um fisiculturista novato quer. E qual é o truque? Bem... Problema é que para alcançar e ficar no processo de Cetose, você tem que ficar sem carbos por 2 dias. Essas dietas são tipicamente feitas para ficar sem carbo por 5, até 6 dias, E então 1 ou 2 dias com carbos, e assim continua o ciclo. Soa simples? Experimente e me diga como é fácil. Se você superar esse obstáculo, você chega ao segundo problema. Sem carboidratos por muitos dias o seu desempenho vai diminuir. Sendo assim você não terá força o suficiente para malhar, resultando em uma perda de força. A terceira razão que muitos falham é por causa de zerar carbos, e manter baixo teor de gorduras, seu metabolismo fica lento. Nada bom! Mesmo com esssas desvantagens, essa não é uma dieta ruim para perder gordura, e está acima das dietas citadas anteriormente. Mas há uma coisa melhor, a TCD!

    TCD
    A TCD trabalha com o mesmo princípio da Keto. Tirar uma porcentagem de carbos e fornecer uma quantidade razoável de gordura, para que o corpo continue queimando gordura. Mas ao invés de ficar 5-6 dias sem qualquer carboidrato, essa dieta permite que você use algumas vezes carboidratos, quando mais precisamos,sendo mais possível evitar o armazenamento de gordura. Além disso, não estamos preocupados em atingir a Cetose, que caso você precise repor seus estoques de glicogênio, você não precisará ficar mais dias sem carbos para alcançar a Cetose.
    E o que essa dieta cumpre?
    A gordura é queimada como fonte primária de combustível, e proteína (o músculo) é poupado.
    O desempenho não cai. Seu metabolismo fica algo por um longo período. E você não tem que ficar esperando 5 dias para comer malditos carboidratos.

    Ok, agora como fazer a TCD. Novamente, nós estamos tentando conseguir que o corpo deixe deixe de ser uma máquina de queimar carboidratos ou proteínas e vire um queimador de gorduras.Lembre-se que se os níveis de calorias são baixos, e carboidratos, então a insulina é alta, seu corpo vai converter proteína em carbo via glucogenesis, que deve ser evitado a todo custo.Enfim, para entrar no caminho de queimar gordura como fonte de energia, nós devemos remover carbos da equação, e mandar gorduras na dieta em, pelo menos, 40-50%. Isso permite que o corpo saiba que ainda existe outro combustível, que é a gordura e permita que seja queimadam, enquanto reserva proteína.
    Então, decidimos iniciar uma TCD na segunda. Domingo a noite você vai cortar qualquer tipo de carboidrato até 3 horas antes de dormir. Quando você acordar pela manhã, seus níveis de açúcar estarão muito baixos, e seu corpo vai precisar de carbos, isso é ruim! Mas você não vai dar. Você vai comer só gordura e proteína. Garantir a gordura em pelo menos 40-50% do consumo calórico. Você pode ter uma salada de folhas verdes com molho à base de óleo ou alguns grãos, ou outro carboidrato vegetal, mas não mais de 6-8 gramas por refeição. Você continua assim até o pré-treino, onde uma maçã é permitida, SE você sentir a necessidade de colocar carbos para aumentar a energia. A maioria das pessoas não acha necessária e não isso também não é uma grande vantagem, portando NÃO faça isso! Se os carbos não ajudarem, tenha uma bebida à base de proteína e continue malhando.
    Pós-treino, é a hora de repor carboidratos nos músculos que você trabalhou. Como a grande maioria já sabe, imediatamente depois de um treino existe uma "janela de oportunidades" na célula muscular, quando a sensibilidade é muito alta e o corpo é mais receptivo à recepção de nutrientes. Então.... Você utiliza de 65-100 g ou carbos de Alto IG (malto, dextrose, e sim, até sacarose funciona). Cerca de 10 minutos depois você consome uma bebida de proteína de 65-100g de whey.Assim que estiver com fome, você pode comer uma refeição regular ou seja 40% proteína/30% carboidrato / 30% gordura para repor ao máximo os estoques de glicogênio no músculo. Então você está de volta a qualquer traço de carboidratos até o próximo treino.

    Você deve repetir esse formato no máximo 5 dias, e ter 1 ou 2 dias de altos carboidratos. Nos dias em que você não treinar você não deve comer nenhum carboidratos, salvo saladas. Você não tem que executar essa ordem de 5 dias, e em seguida abaixar carbos, muitas vezes é vantajoso zerar carbos. Além disso, você não deve fazer os dias de carbo seguidos, você pode optar em fazer 2 dias sem carbo, seguidos por 1 ou mais dias de carboidratos.Isso é determinado por você, SEU metabolismo que vai definir como, e quanto de gordura vai eliminar.
    Simples não? Bem, eu não te dei TODOS detalhes, mas dei o suficiente para montar seu próprio plano de dieta, e se você quer ter TUDO, considere na possibilidade de eu treina-lo.
    Fazer e não fazer:
    Se você não mantiver uma quantidade de gordura PELO MENOS 40% seu corpo vai continuar usando carboidratos como combustíveis. Como isso acontece, se você só come peitos de frango, como um exemplo? Bem seu corpo não tem problemas de converter proteínas em carboidratos, e SEMPRE vai fazer isso se não detectar fonte de combustível alternativa. Esse tipo de dieta tende a funcionar melhor com menos dias de treino em geral, então se você é um cara que treina 6 dias por semana(bom, má idéia em qualquer caso), você verá os resultados diminuindo uma vez que cada dia será um dia de carbo. Porém vai funcionar ainda.
    Enumere sua ingestão de alimentos PELO MENOS for uma semana, só para garantir que você esteja alcançando a quandidade de macro-nutrientes, e kcal. Você pode até descobrir o quão longe você está de onde pensou que estava.
    Seu dia de alta ingestão de carbos é projetado para reabastecer as reservas de glicogênio no músculo, e elevar o número de calorias para manter o metabolismo. Não são todos dias baseados em dia do lixo. MUITOS cometem o erro e cancelam toda perda de gordura que conseguiram até o dia de alta ingestão de carbo.
    Fazer aeróbicos quando está nessa dieta não é obrigatório, mas fazer uma grande diferença, pois economiza tempo e esforço, que ajuda na perda de gordura.
    O importante é não ter pressa em eliminar a gordura corporal. Você não engordar da noite para o dia (bem, alguns fazem) então não espere eliminar gordura da mesma forma. Você deve trabalhar corretamente, assim perderá em até uma semana
    68-90 Kg, 0,68 kg por semana
    90 -110 kg, 0,9 kg por semana
    110 para mais, mais 1 kg por semana

    Se você está começando com um volume reduzido (ou um treinamento realista) a escala pode parecer inútil à primeira vista. Muitas pessoas são capazes de ganhar uma quantidade de músculos significativa em dietas como essa.
    Você VAI acabar parecendo flácido pelo 3-4 dia, isto NÃO representa que está gordo. Lembre-se que cada grama de glicogênio no músculo traz 3 gramas de água com ele.Quando os estoques de glicogênio estão baixos( e eles estarão) ao fazer baixo teor de carbos você vai parecer menor.É só água, não se preucupe.
    Este tipo de dieta funciona bem com proteínas em pó e EFA(ácidos graxos essenciais), o que torna conveniente.
    Eu, em momento algum disse que você ganhará músculos demais, apenas citei a perda de gordura, ganhar músculos é variável.






    Carb Cycling Codex

    A vida é engraçada às vezes. Através do curso da minha carreira no T-Nation eu fui de um cara gordo, mas forte, para um musculoso e magro, mesmo tendo a pior "genética para perder gordura" do mundo. No passado, eu fiz a maioria das minhas transformações corporais por uma abordagem "low-carb", e o resultado é que de algum modo eu me tornei um "carbofóbico" e verdadeiramente acreditava que consumir carboidratos me tornaria um gordo imundo.
    O engraçado é que, como um treinador de força, eu tenho acesso aos melhores nutricionistas esportivos do mundo. Eu li tudo de todo mundo. O trabalho do Dr.Berardi e do Lowery não conseguiam me convencer de re-introduzir carboidratos na minha dieta. Até o trabalho do treinador de Bodybuilding Chris Aceto (que usa relativamente bastante carboidratos mesmo no período pré-contest) não me ajudou. Quando o assunto era carboidratos eu perdia toda a capacidade racional.
    Mas agora, os carboidratos estão de volta na minha dieta e na dos meus atletas e bodybuilders. O que aconteceu? Uma garota de 60 kg fez com que eu mudasse minha visão em construir músculos e perder gordura. Ela teve sucesso onde todos os experts falharam.
    Essa é minha namorada, Christiane, que é uma excelente natural bodybuilder e treinadora. Ela sempre manteve carboidratos em sua dieta; nós inclusive tivemos varias discussões por isso. Como eu tinha certeza que carboidratos era sinônimo de ficar gordo, eu não ouviria nada do que ela diria. Até que um dia eu a vi definida, forte, e mais musculosa simultaneamente, semana após semana.
    Foi quando eu percebi que ela devia estar fazendo alguma coisa certa. Então juntos nós desenvolvemos um modelo de dieta que iria se tornar o único que eu usaria com todos os meus bodybuilders e comigo mesmo. Essa abordagem permite que o atleta ou ganhe o máximo de massa muscular sem acumular muita gordura (ás vezes até uma pequena perda de gordura é possível) ou chegar ao shape de pré-contest enquanto mantém (ou até mesmo ganha) a massa muscular. A estratégia na verdade não é muito complicada e é a dieta mais efetiva que já utilizei... E eu usei todas as dietas imagináveis! A abordagem é o chamado carb cycling.

    A lógica por trás do sistema.

    Há duas verdades inevitáveis quando o assunto é construir músculos e perder gordura:

    1) Para ganhar massa muscular você precisa mais calorias do que de costume.

    2) Para perder gordura você precisa consumir menos calorias do que de costume.

    Obviamente, o tipo de comida que você ingere vai ter um importante impacto no resultado final. Se a maioria das suas calorias vem de junk food, provavelmente você vai ganhar mais gordura do que músculos. De modo similar, se a qualidade da sua comida é baixa enquanto você está em dieta, provavelmente você vai acabar perdendo muito tecido muscular.
    Então, é verdade que o que você come é tão importante quanto o quanto você come. Entretanto, o total da comida ingerida vai continuar sendo de maior importância quando você quiser ganhar músculos ou perder gordura.
    Outra coisa a ser considerada é o efeito dos nutrientes nos hormônios e o efeito dos hormônios no ganho de massa muscular e na perda de gordura. Por exemplo, a insulina é um dos hormônios anabólicos mais importantes no organismo. Ela influência diretamente na quantidade de aminoácidos e glicose transportada para as células musculares. Essa é uma coisa boa, e quanto mais você tem mais você vai crescer.
    Basicamente a insulina é responsável por transportar tijolos para a construção. A insulina também previne a mobilização dos nutrientes estocados no músculo, ou como glicogênio intramuscular ou tecido muscular. Considerando isso, a insulina favorece o ganho muscular e diminui o desperdício (perda) muscular. Essa é a razão pela qual a insulina é amplamente utilizada por bodybuilders profissionais.
    Entretanto, como utilizar insulina exógena é fora de questão para qualquer indivíduo natural remotamente preocupado em evitar diabetes e morte prematura, nós devemos estimular o corpo a produzir a insulina endógena. A insulina é liberada pelo pâncreas como uma resposta ao aumento do nível de glicose no sangue (o que ocorre quando consumimos carboidratos e certos aminoácidos). Então, se nós quisermos aumentar a produção de insulina endógena, é necessário consumirmos uma mistura de carboidratos e aminoácidos.
    Por outro lado, o glucágon, que é o hormônio antagonista da insulina, promove a mobilização e a utilização dos nutrientes estocados, incluindo o glicogênio e aminoácidos. Quando a dieta é baixa em carboidratos, seu nível de glucágon sobe a proporções estratosféricas, te colocando no modo de mobilização/quebra ao invés do modo de construção/anabólico.
    Nós também temos que mencionar que sem consumir carboidratos, é mais difícil ter intensas sessões de treino de força. È verdade que alguns aminoácidos podem ser transformados em glicose pelo processo de glicogênese, e que os corpos cetônicos podem ser usados como combustível após haver uma adaptação apropriada. Mas verdade seja dita: uma dieta "low/no-carb" faz você perder sua capacidade de treinar pesado na academia.
    Também há o risco de você perder massa muscular porque o seu corpo pode muito bem decidir quebrar tecido muscular em aminoácidos para criar nova glicose! Você pode literalmente queimar as paredes para aquecer a casa!
    Por último a conversão do T4/Tiroxina (um hormônio da tireóide relativamente inativo) para T3/triiodotironina (o hormônio da tireóide ativo) é altamente danificado quando se consome carboidratos insuficientes. Um nível baixo de T3 leva a queda do metabolismo e isso faz com que perder gordura seja muito mais difícil.
    Por essas razões nós podemos ver que consumir carboidratos é necessário se quisermos desenvolver um corpo musculoso. Entretanto, a insulina também tem um lado feio: ela pode promover um acúmulo de gordura assim como reduzir a mobilização e uso desta.
    Um nível de insulina cronicamente elevado têm um profundo impacto na capacidade do corpo em aumentar a gordura corporal. Nesse sujeito o excesso de carboidrato pode ser estocado em células de gordura. Então sempre consumir grandes quantias de carboidratos pode levar ao físico do boneco da Michelin.

    Então o que podemos fazer?

    Para estimular o máximo de crescimento muscular você precisa de carboidratos, e uma quantia relativamente alta. Sem amplas calorias e carboidratos vai ser difícil de acumular tecido muscular, mesmo com elevado consumo de proteínas. Entretanto, comer demais também pode te tornar gordo. Quebra a cabeça né?
    O primeiro método utilizado por fisiculturistas era dividir o ano de treino em fases de bulking e fases de cutting: consumindo toneladas de calorias e carboidratos no bulking, e abaixando as calorias a um nível de sub-manutenção quando entram na fase de cutting.
    Isso permitiu que muitas pessoas ganhassem muito tamanho, mas a maioria delas perdiam um pouco deste novo músculo durante o intenso período de dieta. Para não mencionar aqueles que eram amaldiçoados por má sensibilidade a insulina e ganhavam mais gordura do que músculos na temporada de bulking. Também, ganhando e depois perdendo 10-15 kg não é exatamente saudável. Coloca muito stress no corpo e pode conduzir a problemas de saúde.
    Finalmente. De uma perspectiva estética, engordar 7-10 kg de gordura para o sacrifício de ganhar 4 kg de músculo não é a melhor coisa a fazer. Idealmente, nós queremos ficar bem pelados o ano inteiro, não em alguns selecionados meses. "Desculpa amor, sem a luz acessa neste mês, estou bulkando".
    Então as dietas cetogênicas cíclicas começaram a aparecer. Elas eram baseadas relativamente em longos períodos de (de-)privação de carboidratos (normalmente cinco dias seguidos) onde menos de 50 gramas de carboidratos eram permitidos, seguidas por um ou dois dias de carregamento de carboidratos.
    Enquanto eram muito efetivas para perder gordura, o longo período sem carboidratos não conduzia à máxima acumulação de músculos. De fato, pelo segundo ou terceiro dia, você já estava em um severo estado catabólico. Com certeza há um rebote anabólico no período de carregamento de carboidratos. Mas não tenho certeza se é suficiente para compensar o resto da semana. O que eu acredito é que é suficiente para prevenir a perda muscular semanalmente, mas não suficiente para promover o máximo de ganho muscular.
    Finalmente uma terceira abordagem liderada por caras como o Dr.John Berardi começou a ganhar popularidade. A abordagem da dieta era baseada em não consumir muitos carboidratos e gorduras juntos e em consumir carboidratos principalmente durante períodos de elevada sensibilidade à insulina (durante a manhã e após o treino). Então basicamente você tem três refeições com carboidratos e três refeições sem eles todos os dias.
    Essa abordagem está muito próxima da perfeição para ganhar massa muscular com o mínimo de acumulação de gordura. Entretanto, eu acredito que isso ainda poderia ser melhorado para ter o melhor resultado em termos de composição corporal.

    A solução

    A solução que eu (finalmente) vou explicar para você é chamada de carb cycling, mas também poderia ser chamada de calorie cycling. Ela permanece na teoria básica de só ingerir carboidratos pela manhã e depois do treino. A única diferença é que a quantidade de calorias e carboidratos ingeridos irá variar todos os dias. O que isso vai realizar?

    - Vai permitir que você inclua o máximo de dias queimando gordura e de dias maximizando a acumulação de tecido muscular cada semana.

    - Vai prevenir a desaceleração do metabolismo dando freqüentes picos de calorias.

    - Vai favorecer o sucesso a longo-termo porque é relativamente fácil de seguir, especialmente comparada com outras dietas cetogênicas mais restritivas.

    Carb Cycling: A estrutura básica.

    Ciclar carboidratos é baseado em ter três dias diferentes em nível de consumo de carboidratos por semana: Alto carboidrato, moderado e baixo. Idealmente esses três dias são divididos de acordo com sue plano de treino.

    Se você treina 4 vezes por semana:

    - Selecione dois dias de prioridade nos treinos. Esses são dias em que você vai treinar grupos musculares que você mais precisa melhorar. Nesses dias você vai consumir altas quantias de carboidrato

    - Nos outros dois dias de treino consuma moderadas quantias de carboidrato.

    - Nos outros três dias consuma baixas quantias de carboidratos.

    Se você treina 3 dias por semana:

    - Selecione dois dias de prioridade nos treinos. Esses são dias em que você vai treinar grupos musculares que você mais precisa melhorar. Nesses dias você vai consumir altas quantias de carboidrato

    - No outro dia de treino consuma carboidratos moderadamente

    - Quanto aos outros quatro dias da semana, você tem um dia de consumo moderado de carboidratos e 3 de consumo baixo.

    Se você treina 5 vezes na semana:

    - Selecione dois dias de prioridade nos treinos. Esses são dias em que você vai treinar grupos musculares que você mais precisa melhorar. Nesses dias você vai consumir altas quantias de carboidrato

    - Nos outros dias de "treino secundário" consuma carboidratos moderadamente.

    - Em um dia de treino e os outros dias da semana consuma uma baixa quantia de carboidratos.

    Basicamente, esta sentença pode resumir a filosofia do carb cycling: "Coma para o que você fizer e precisar fazer".

    Níveis de calorias e carboidratos

    Quando você já tiver estabelecido a sua estrutura básica, você precisara acertar seu consumo de comida apropriadamente, A primeira coisa a fazer é calcular seu gasto calórico diário: o quanto de energia (em calorias) você usa em cada dia. Essa figura de base será usada para acertar seu consumo de calorias e nutrientes durante os vários tipos de dias.

    Primeiro Passo: Calculando sua taxa metabólica basal

    Sua taxa metabólica basal (BMR) simplesmente significa o quanto de energia seu corpo gasta durante um período de 24h sem nenhuma atividade ser realizada. Em outras palavras, se você ficar inativo por 24h seguidas, você ainda vai queimar as calorias equivalentes ao seu BMR.

    Para Homens
    BMR = 66 + (13.7 x peso em kg) + (5 x altura em cm) - (6.8 x idade em anos)
    Então para um bodybuilder de 30 anos com 100kg e 178cm será:
    BMR = 66 + (13.7 x 100kg) + (5 x 178cm) – (6.8 x 30)
    BMR = 2122 calorias por dia

    Para mulheres
    BMR = 655 + (9.6 x peso em kg) + (1.7 altura em cm) - (4.7 x idade em anos)
    Então para uma garota de 28 anos 60 kg e 165 cm será:
    BMR = 655 + (9.6 x 60kg) + (1.7 x 165cm) – (4.7 x 28)
    BMR = 1380 calorias por dia

    Segundo passo: calcular seu nível de atividade:

    A quantidade de calorias encontrada usando a formula de Harris-Benedict é o que seu corpo queima todo o dia, mesmo que você não faça nada o dia todo. Obviamente quanto mais atividades você realiza mais você queima combustível. Então o gasto energético será aumentado quando seu nível de atividade aumenta.
    Para conseguir uma estimativa adequada você precisa multiplicar seu BMR por seu fator de atividade:
    Fator de nível de atividade

    Nível de atividade
    1.0
    Sedentário
    1.2
    Super levemente ativo
    1.4
    Levemente ativo
    1.6
    Moderadamente ativo
    1.8
    Altamente ativo
    2.0
    Extremamente ativo

    Ser sedentário significa que você não faz nada o dia todo (assiste TV e dorme o dia inteiro)

    Ser super levemente ativo significa que você não faz nenhuma atividade física. Você trabalha no
    escritório, no computador, e não faz nenhum tipo de atividade física durante o dia.

    Ser levemente ativo significa que você tem um trabalho que não necessita de esforço físico (escritório, escrivaninha, etc.) mas faz algum tipo de atividade física durante o dia, por exemplo, caminhada, mas nada pesado.

    Por moderadamente ativo nós queremos dizer que você tem um trabalho que não necessita de esforço físico (escritório, escrivaninha, etc.), faz uma atividade física durante o dia e um treino diário na sua rotina. Aqui é onde a maioria de vocês está.

    Por altamente ativo nós queremos dizer que ou você treina e faz um trabalho que exige esforço físico, ou tem um trabalho sem esforço físico e treina duas vezes por dia.

    Por extremamente ativo nós queremos dizer que você tem um trabalho bem duro que exige bastante esforço físico e ainda treina.

    Então se você é um bodybuilder de 100 kg com um BMR= 2122 e moderadamente ativo, seu gasto energético diário sobe para: 2122 x 1.6 = 3395 calorias por dia. Esta é a quantidade de comida que você deve consumir para manter seu peso.

    Terceiro passo: Ajustando seu consumo de calorias para o seu objetivo

    Para ganhar músculos você deve ingerir mais calorias do que você está acostumado por dia. Para perder gordura você tem que fazer o oposto. 20% de aumento ou diminuição parece ser o ideal para a maioria dos indivíduos. Não é um drástico aumento/queda, então isso não deve te levar a uma excessiva perda muscular ou não requerido ganho de gordura.
    O bodybuilder do nosso exemplo tem um gasto calórico diário de 3395kcal/dia. Se ele quer ganhar massa muscular ele deveria aumentar seu consumo calórico para 4074kcal/dia. Se ele quiser perder gordura ele deve abaixar para 2716kcal/dia.
    Note que dependendo do seu tipo de metabolismo e biótipo, você pode precisar ajustar isso. Ectomorfos vão precisar de um aumento calórico maior que 20% para ganhar o máximo de massa muscular (cerca de 30% é o melhor para eles) e eles deveriam abaixar menos para perder gordura (por 10% ao invés de 20%). Endomorfos deveriam aumentar apenas 10% para ganhar tamanho e abaixar 20% á adequado para eles tentarem perder gordura.
    Por exemplo, se nosso Bodybuilder for um endomorfo seu consumo calórico deve ser de cerca de 3734 kcal/dia para tentar ganhar massa.

    Quarto passo: Acertando o consumo de nutrientes pra dias moderados

    O consumo de proteína deve ser o mesmo para os três tipos de dias. Pelo menos um grama por pound de peso corporal é necessário, mas eu recomendo 1.5 por pound de peso corporal para melhores resultados (o que dá 330 gramas de proteína para nosso bodybuilder de 100 kg, ou 220 pounds).
    Quando estiver tentando ganhar massa o nível de carboidrato nos dias moderados deve ser equivalente ao de proteína. Nesse caso 330 gramas.
    Então agora ele está consumindo 2640 kcal/dia (1320 de proteína e 1320 de carboidrato). Vamos supor que ele é um endomorfo. Se ele quer ganhar massa muscular, seu consumo calórico diário deve ser cerca de 3734 kcal/dia. Então ele tem 1094 kcal/dia para consumir de gordura, preferencialmente de boas gorduras. Tendo em vista que um grama de gordura tem 9kcal, ele tem 121g de gordura para consumir diariamente.

    330g se proteína
    330g de carboidrato
    121g de gordura

    Se ele deseja perder gordura, o consumo de carboidrato deve ser de 1.25g por pound de peso corporal. Para o cara do nosso exemplo seria 275g de carboidratos por dia.
    O consumo de proteína deve permanecer o mesmo, 1.5g de proteína por pound de peso corporal. E o resto das calorias deve ser preenchido com gordura.
    No caso do nosso bodybuilder endomorfo que deveria consumir 2716kcal/dia para ficar definido, ele terá 2420kcal de proteína e carboidratos então ele terá somente cerca de 300kcal pra consumir de gordura, o que resultará em apenas 33g de gordura.
    Recapitulando, nosso bodybuilder endomorfo de 220 pounds querendo ficar definido terá que consumir nos dias moderados:

    330g de proteína
    275g de carboidrato
    33g de gordura

    Quinto passo: Acertando o consumo de nutrientes pra os outros dias

    O consumo de proteínas e gorduras deve se manter constante durante a semana. Apenas os carboidratos flutuam pra cima ou para baixo. Durante os dias de (mais) alto carboidrato o consumo deve ser de 125% em relação ao consumo dos dias moderados, Durante os dias de baixo carboidrato, o consumo deve ser de 75% em relação aos dias moderados.
    Continuando o nosso exemplo:

    1) Para ganhar massa:
    Dia de carbo alto = 330g proteína, 412g carboidrato, 121g gordura.
    Dia de carbo moderado = 330g proteína, 330g carboidrato, 121g gordura.
    Dia de carbo baixo. = 330g proteína, 247g carboidrato, 121g gordura.

    2) Para perder gordura:
    Dia de carbo alto = 330g proteína, 344g carbos, 33g gordura.
    Dia de carbo moderado = 330g proteína, 275g carbos, 33g gordura.
    Dia de carbo baixo. = 330g proteína, 206g carbos, 33g gordura.

    Sexto Passo: Ajustando o seu consumo enquanto a dieta avança

    Atenção: Na minha honesta opinião ninguém que está tentando ficar mais musculoso deveria seguir uma dieta restritiva para queimar gordura por mais de 16 semanas seguidas. A maioria das pessoas se dá melhor usando 8-12 semanas de dieta
    Mas do que isso e você estará na fronteira para perder massa muscular ou limitar sua capacidade de ganhar massa muscular. Se você não atingiu o grau de definição desejado depois de 12 semanas de dieta, tire 4 semanas de folga (continue a comer comida boa, limpa, mas aumente o consumo de calorias) e depois retome a dieta.
    Quando estiver tentando perder gordura você precisará eventualmente de menos calorias do que seu corpo está acostumado para o seu nível de consumo de comida. Com o carb cycling isso é um problema menor pelo fato de que carboidratos e calorias oscilam. Mesmo assim, a cada 3-4 semanas você vai precisar abaixar seu consumo de carboidratos e calorias para continuar perdendo gordura em um bom nível.
    Entretanto, você não deve fazer drásticos cortes, essa é a principal razão para as pessoas perderem massa muscular durante uma dieta para perder gordura. Abaixar cerca de 20g dos carbos diários a cada 3-4 semanas. Por exemplo, se você está consumindo 344g, 275g e 206, você reduziria para 324, 255g e 186g. Se a perda de gordura não abaixar o ritmo não há razão para reduzir alguma coisa.
    Quando estiver tentando ganhar massa não há modelo estabelecido para aumentar o consumo calórico. Se depois de 2-3 semanas você não estiver ganhando tamanho aumente a proteína e o carboidrato em 25g cada. A princípio este acrescente este aumento a refeição pós-treino, se depois de outras 2-3 semanas não haver mudanças, faça este aumento no café da manha também. Caso você ainda não ganhe massa aumente seu shake pós-treino, etc.

    Divisão de refeições

    Para maximizar a absorção de comida e favorecer o ganho de músculo sobre o ganho de gordura (ou preservar massa muscular enquanto estiver tentando perder gordura) você deve ingerir 6-7 refeições por dia. Três dessas refeições devem conter carboidratos e proteínas (café da manha, pós-treino imediato e refeição pós-treino). As outras refeições devem ser de proteínas, boas gorduras e vegetais verdes.

    O horário ideal para treinar é por volta das 10:00AM. Isso te da a seguinte programação:

    Refeição 1 (logo que acordar) carboidratos mais proteínas
    Refeição 2 (pós-treino imediato 11:00) carboidratos mais drink de proteínas de recuperação Surge
    Refeição 3 (12:30) carboidratos + proteínas
    Refeição 4 (15:30) proteína + gordura e vegetais verdes
    Refeição 5 (18:00) proteína + gordura e vegetais verdes
    Refeição 6 (21:00) proteína + gordura e vegetais verdes

    Obviamente nem todo mundo pode treinar nesse horário. Para aqueles que têm que treinar à tarde (entre 17, 18h) essa programação deve ser apropriada:

    Refeição 1 (logo que acordar) carboidratos + proteínas
    Refeição 2 (10:00) carboidratos + proteínas e vegetais verdes
    Refeição 3 (12:30) proteína + gordura e vegetais verdes
    Refeição 4 (15:30) proteína + gordura e vegetais verdes
    Refeição 5 (pós-treino imediato 18:00) carboidratos + drink de proteínas de recuperação Surge
    Refeição 6 (21:00) carboidratos + proteínas

    Finalmente para aqueles que devem treinar de manha (08:00AM) deve seguir a seguinte programação

    Refeição 1 (logo que acordar) shake de carboidratos + proteínas
    Refeição 2 (pós-treino imediato 11:00) carboidratos + drink de proteínas de recuperação Surge
    Refeição 3 (12:30) carboidratos + proteínas
    Refeição 4 (15:30) proteína + gordura e vegetais verdes
    Refeição 5 (18:00) proteína + gordura e vegetais verdes
    Refeição 6 (21:00) proteína + gordura e vegetais verdes

    *perceba que na última situação nós usamos um shake de proteína e carboidrato de manha. Isso é porque você precisa que os nutrientes sejam absorvidos o mais rápido possível para que a digestão não interfira na intensidade do treino.

    Nutrientes por refeição

    Como proteínas são ingeridas em todas as refeições, você deve dividir igualmente pelas refeições. Por exemplo, se você consome 300g de proteína por dia, você deve colocar em 6 refeições 55g de proteína.
    Gorduras são ingeridas em 3 das 6 refeições e você deve dividi-las igualmente entre elas. Então se você consume 100g de gordura, você irá consumir 33g em 3 refeições.
    Carboidratos também são ingeridos em três refeições. Cerca de 50% de seu consumo de carboidratos por dia devem ser consumidos imediatamente no pós-treino, e mais 25% na refeição pós-treino, e mais 25% de manha. Então se você ingere 250g de carboidratos por dia, será 125g de carboidrato no pós-treino imediato, 75g de manha, e 75g na refeição pós-treino.

    A escolha dos alimentos

    Nós estamos falando em quantidades por enquanto, agora é hora de falar em qualidade! Uma caloria não é uma caloria; nem todas as comidas são criadas igualmente. Para maximizar seus resultados você precisa colocar as coisas certas no seu corpo. Aqui vai uma pequena lista de alimentos apropriados para cada tipo de refeição:

    Café da manha (carboidrato e proteína)

    Fontes de proteína: clara de ovo, Low-Carb Grow!, atum e frango.

    Fontes de carboidrato: fruta (1-2 pedaços para preencher o glicogênio do fígado), farinha de aveia, batata-doce, cereal integral (all-bran), e panqueca (de) "buckwheat", sem xarope (syrup).

    Pós-treino

    Surge e arroz para atingir a quantia de carboidratos

    Pós-treino 60-90 minutos depois do treino.

    Fontes de proteína: Frango, peixe, camarão, cortes magros de carne vermelha, Low-Carb Grow!

    Fontes de carboidratos: batata-doce, arroz marrom (integral), tomate, cenoura, cogumelo, grãos de aveia.

    Refeições de proteína e gordura

    Fontes de proteína: todos os cortes de carne vermelha, peixe, frango, peru, atum, Low-Carb Grow!, ovos, presunto, queijo cottage.

    Fontes de gordura: as fontes de proteína acima, óleo de peixe, semente de linhaça.

    Vegetais verdes: 100-200g

    Conclusão

    Se este artigo foi de algum modo mais complexo do que meus trabalhos anteriores, eu peço desculpa. Entretanto, para retirar o máximo da sua dieta, não podemos simplesmente dizer "voe". Prestar atenção aos detalhes é importante e com certeza é recompensador num futuro próximo.
    Este tipo de dieta tem se mostrado efetiva na maioria dos indivíduos. Na longa estrada, isso te conduzirá à um corpo mais musculoso e definido. Dá trabalho, mas vai recompensar seus esforços.





    Paleo Diet

    A dieta se baseia em um principio básico da biologia evolutiva, a raça humana vem de um processo evolutivo baseado na escasses alimentar e no predação há 2 milhões de ano. A 10 mil anos ocorreu a revolução neolítica, que universalizou a cultura a fartura de alimentos acabando com a seleção natural pelo menos nos quesitos físicos e de saúde, se antes você tinha que ser forte para caçar e proteger sua familia agora você tem uma casa e comida a rodo, então como a evolução parou nosso corpo não se adaptou aos novos alimentos e ainda continua mais receptivo ao que comíamos no período paleolítico. Em linhas gerais, dieta paleozóica é comer que nem um homem das cavernas.

    E o que eles comiam?
    Carne, ovos, vegetais, frutas e nozes.

    E o que eles não comiam?
    Todo o resto! simples assim, grãos, massas, tubérculos, açúcar, sal, álcool e qualquer outra porcaria moderna que você inventar.

    Seguindo essas regras e tendo um pouco de noção da pirâmide q tem em baixo carnes, depois vegetais e frutas e por último nozes você pode comer o quanto quiser.

    Sim como já deu pra reparar é uma dieta que se baseia principalmente na ingestão de uma quantia muito reduzida de carboidratos (principalmente porque as frutas tem q ser ingeridas com parcimônia, em um ótimo equilíbrio entre a quantidade de de omega 3 e omega 6 e em muita proteína.

    Os benefícios anunciados são:
    -Redução da ACNE
    -Melhora da performance atlética
    -Diminuição da velocidade do avanço de doenças auto-imunes
    -Vida mais longa, saudavel e ativa
    -Perda de gordura acentuada
    -Diminuição do risco de diabetes, câncer,infartos e muitas outras
    agora um FAQ para esclarecer a maioria das duvidas:
    Não vou ter problemas de saúde ingerindo tanta gordura?
    Seu corpo produz mais da metade do colesterol dele, uma dieta rica em gordura não é perigosa, o problema mora nas gorduras ruins que desequilibram a taxa de HDL e LDL

    Sem laticínios como obterei cálcio:
    Há uma infinidade de verduras e e nozes com cálcio, além do que como a dieta paleo é muito mais básica do que as dietas pós agricultura, o que faz como que a eliminação de cálcio pelo corpo seja muito menor evitando a necessidade de um alto consumo desse mineral.

    Porque não comer grãos e tubérculos, se muitos deles tem IG menor do que as frutas?
    Primeiro, apesar de um IG maior eles apresentam uma concentração de carbos muito grande, o que desequilibra a resposta endócrina do corpo de uma maneira muito pior, segundo são carboidratos vazios, compare a quantidade de vitaminas, minerais e anti-oxidantes em uma laranja e uma porção de arroz e tire suas próprias conclusões, terceiro são ácidos, o que nos retorna ao problema do cálcio e por fim contem substâncias inflamatórias que prejudicam o funcionamento do nosso corpo

    Porque não beber leite e comer laticínios?
    O corpo humano não foi feito para consumir leite em idade adulta, a grande maioria da população em maior ou menor grau apresenta uma certa intolerância a lactose

    E o sal?
    Primeiro porque ele é ácido, nas dietas contemporâneas o desequilíbrio entre Na e K é grande o que leva uma deficiência muscular devido a problemas na bomba de sódio-potássio, como potassio não é lá muito abundante reduzir o sódio é muito sensato.



    CASO CONHEÇAM MAIS DIETAS BOAS E FUNCIONAIS, FAVOR POSTAR PARA EU PODER ADCIONAR NO TÓPICO
  18. Gostei
    Matheta deu reputação a daniell7 em [Ajuda] Treino De Adaptação Ab/fb [Avaliem] (Voltando Para Academia)   
    Seu treino ta bem montado pra voltar, mas seu treino parece que dura menos de meia hora, as series que vc faz 2 aumenta pra 3 e as que faz 1 aumenta pra 2. Pelo jeito vc treina assim 2 semanas e depois disso pode aumentar a frequência. O tempo de treino depende porque quando se ja treinou mais demora um pouquinho mais para voltar todo músculo, eu voltei a treinar faz pouco tempo peguei 9 quilos no primeiro mês de volta aos treinos.
  19. Gostei
    Matheta recebeu reputação de saulodefreitas em Diário Do Saulo   
    Caraleo, da hora essa citação ai!

    Acompanhando! Vai mandar foto?
  20. Gostei
    Matheta deu reputação a gaspar em If Fit Your Macros Funciona? Deem Uma Olhada.   
    Professor de ciência resolve fazer uma dieta onde todo dia comeria produtos do Mc Donalds, mas balancearia a dieta com uma quantidade pre-estabelecida de calorias e quantidade de macros equilibradas.

    Bem, o resultado vocês já sabem não é?


    https://www.youtube.com/watch?v=m-FBV3-pwDk

  21. Gostei
    Matheta deu reputação a Darknesss em [Falta de Pesquisa]Qual Whey Tomar Para Afinar A Cintura E Ganhar Bumbum ?   
    Whey de morango pra definir e de chocolate pra crescer...

    Abrss!!
  22. Gostei
    Matheta recebeu reputação de Caçarato em Oque Dizer De Um Cara Deste?   
    Nem precisa falar, é algo batido ... mas mesmo assim, ser fã de zyzz é uma merda porque se alega ignorancia ...
    1 - modinha
    2 - não atleta
    3- há tantos atletas pro e amador, principalmente nacional com história de vida muito foda e nego vem dizer zyzz isso e aquilo
    4 - morreu por nada
    5 - esses zyzete por ai não tem coragem nem irá fazer e talvez nem tenha condição de usar oque ele usou, fazer oque ele fez e ser como o cara foi ...
  23. Gostei
    Matheta deu reputação a danielc em Oque Dizer De Um Cara Deste?   
    kkkkk normal, tem gente até que é fã do zyzz nesse mundo...
  24. Gostei
    Matheta deu reputação a DOJAS em Treino Para Naturais!   
    ANEXO-1: exercícios:
    1- O AGACHAMENTO -
    http://g1.globo.com/platb/files/2083/2012/03/agachamento1.jpg
    2-O MILITAR -
    http://200.219.251.20/saudeja/media/wysiwyg/ombros21.jpg
    3- A REMADA -BARBELL ROW-
    http://lyonsfitnessandstrength.com/wp-content/uploads/2012/06/barbell-row.jpg
    4-REMADA ALTA -
    http://1.bp.blogspot.com/_fuq4J1OOVqc/SxBlAAJeZhI/AAAAAAAAAHA/jWphxUHFiWM/s320/TRAPEZIO2.jpg
    5-SUPINO -
    http://treinamentofisico.files.wordpress.com/2011/03/supino-reto1.jpg?w=300&h=246
    6-LEVANTAMENTO TERRA -
    http://treinodeforca.files.wordpress.com/2011/02/terra-musculos2.jpg
    http://200.219.251.20/saudeja/media/wysiwyg/costas142.jpg
    ..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
    ranzo159, on 01 Dec 2013 - 22:47, said:
    sim ai esta o treino do Reg Park ! e sim descobri que depois do powerlifiting , alguns dizem que para o olímpia(campeonato de fisiculturismo) ele usou drogas bom ele nunca confirmou o fato !! e mesmo usando drogas ele continuava com o treino 5x5 ! Esse treino 5x5 tem origem nao com reg park mas sim com os atletas do final do seculo 19 (18??) que usavam o treinamento para poder fazer apresentações de forca física no circo, dai vem a origem do strongman e do powerlifiting ! ,e' interessante que o Reg Park também copiou o proprio treino de outro que copiou de outro e ninguém sabe a origem exata desse treinamento de força !
    .............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
    Bom pessoal agora vou falar sobre o meu treino , que fiz inspirado no do Reg Park e no stronglifit 5x5!!!
    antigamente( a 4 semanas) eu treinava 5 vezes por semana num estilo ABCDE
    Meu treino eu vou citar só como exemplo ;
    bom meu treino tem os 6 exercícios básicos ! O AGACHAMENTO - O MILITAR - A REMADA -BARBELL ROW ( remada em supinação) REMADA ALTA -SUPINO( supino reto ) - LEVANTAMENTO TERRA (tradicional ou no estilo sumo ). Junto com outros 2 exercícios o para biceps com a barra ( exercício 8)e o para os trapézios ( exercício 9 ) com a barra :
    8- Exercício para biceps com barra -

    http://1.bp.blogspot...s com barra.jpg
    9 Exercícios para Trapézio com barra-
    http://4.bp.blogspot...s com Barra.jpg
    ................................................................................................................................................................................................................................................................
    Eu treino de segunda quarta e sexta ou de terça quarta e quinta :
    Domingo 'e sagrado não se treina de domingo!!!
    Meu tipo de treino 'e A folga( 1 dia sem treinar) B folga C dupla folga( 2 dias sem treinar ) -
    Treino A:
    (de segunda ou terça) :
    1- Remada alta (5x5)
    2-Agachamento(5x5)
    3- Supino(5x5)
    4- Bíceps com barra (5x5)
    Treino B :
    (de quarta ou quinta feira ):
    1-Militar (5x5)
    2-Agachamento (5x5)
    3-Remada(supinada ou barbel row)-(5x5)
    4-Trapézios com barra (5x5)
    Treino C:
    ( de sexta ou sábado):
    1- militar (5x5)
    2- Levantamento terra (5x5)
    3- supino (5x5)
    4- biceps com barra (5x5)
    ................................................................................................................................................................................................................................................................
    Como vocês viram eu trabalho o corpo todo 3 vezes na semana, bom com esse treino( a mais de 3 semanas) me sinto mais forte mais definido mais disposto e por incrível que pareça me sinto mais ágil também!
    sobre os resultados perdi 3 kg de massa gorda( vulgo banha) em 3 semanas!
    Como progressão de carga eu sugiro que aumente de 2 a 4 kg(ou 5kg você aguenta?) a carga de cada exercício por semana! vou fazer esse treino, ate chegar aos 110kg depois, mostrarei os resultados para vocês hoje tenho 142 kg já perdi 10kg( logo tinha 152 kg) somente fazendo musculação ( e mantendo uma dieta saudável logicamente! ).
    Bom pra min o exercício que exige mais atenção 'e a remada alta ( cuidado na descida senão sua coluna já era !) o mais difícil pra min e' o agachamento, e o que e' o mais hardcore( que exige mais força do corpo como um todo- e traz mais resultados!) de se fazer e' o levantamento terra ! A remada ( supinada) exige um trabalho árduo e muita atenção ....o resto e' fácil!
    o que mais gosto de fazer 'e o terra e depois o militar !
    Ps; podem me copiar se quiserem!
    ...............................................................................................................................................................................................................................
    - Um bom treino pra vocês ! _
  25. Gostei
    Matheta deu reputação a DOJAS em Treino Para Naturais!   
    Traduzido do texto :
    Hard Work On
    Basic Exercises by Bradley J. Steiner
    link: http://www.oldtimestrongman.com/strength-articles/hard-work-basic-exercises-bradley-j-steiner
    - em inglês!
    ..............................................................................................................................................................................
    TRADUÇÃO :
    Treino árduo
    Exercícios Básicos escrito por : Bradley J. Steiner ................................................................................................................................................................................................................................................................................................... Eu acredito que Reg Park é o melhor exemplo e único representante do que uma formação adequada com pesos pode fazer para um homem. Ele tem tudo: grandes, músculos quase sobre-humanos, a força dos mais poderosos levantador competitivo, e o físico perfeito, bem equilibrado, que igual só se vê em estátuas gregas em museus.

    Se você concorda ou não dele ser o Maior - bom, se você viu ele, então você tem que admitir que ele é bom, para dizer o mínimo. OK. Então, quem se importa com a minha opinião de qualquer forma, e que em diabos isso tem a ver com como você, sera que tu pode começar a construir uma massa muscular hercúlea como a dele ?

    Os melhores físicos (e Parque é um deles), foram todos construídos pelo trabalho duro, nos exercícios básicos pesados. Não há exceções a esta declaração. Mesmo ganhadores de massa muscular por genética que (como Park) se acumulam com muita facilidade, nunca chegaram à fase de Hércules, sem a última palavra o esforço. Parque trabalhou até o agachamento com 275 quilos, remada com 140 quilos, e supino com 225 quilos! Tudo isso pesando 98 kg com seus 188 cm de altura !
    ~ 3 vezes Mr. Universo Reg Park ~ Vantagens hereditárias ou não, Parque suou sangue para ganhar o maciço excelente físico que ele tem. E assim fizeram todos os outros Super humanos cujos músculos não são apenas inchados,seus tecidos estarão bombeados de testosterona e força . O problema do que estes exercícios básicos tem , e' o quão difícil( a dificuldade de trabalhar com a carga máxima suportada) deve-se trabalhar com eles para obter resultados satisfatórios, ou até mesmo surpreendentes, é aquele que todo fisiculturista, em um momento ou outro durante a sua carreira, é confrontado em pratica-lo ! Este mês vamos resolver o problema ...
    Para começar, vamos filtrar as milhares de exercícios possíveis, e as variações de exercícios que confrontam cada homem barra, e estabelecido um princípio pelo qual o candidato pode determinar o melhor entre eles, aqueles sobre os quais ele deve se concentrar seus esforços. Aqui está o princípio: um exercício vale a pena se ele permite que você use pesos muito pesados ​​- põe em jogo os grupos musculares GRANDES - e faz com que você saia muitas vezes cheio de força ,bufando e ofegante.

    A partir da fórmula simples dito acima, é muito fácil ver que totalmente oitenta ou noventa por cento dos exercícios seguidos pela maioria dos fisiculturistas não naturais( os bombados!!!) ,não se vê os padrões necessários para o seu desenvolvimento físico máximo. Treinamento de triceps biceps ( isoladores)agachamento na Hack, elevações laterais do deltoide extensões da coxa, tríceps movimentos "propina"( movimentos roubados), etc, todos seguiram servilmente esses exercícios por esses mesmos serem feitos por milhares de fisiculturistas mal informados, todos esses são uma perda de tempo.

    Minhas desculpas muito amargas para os homens fisiculturistas capa de revistas inchadões , e os autores de todos os cursos de fisiculturismo prescritores de seringas , mas seu material é de formar estritamente sujeitos que usem esteroides . Se você tiver sido sugado para dentro de tais rotinas de exercícios, esqueça-as !!!Com toda honestidade, companheiros, esses lixo não vai fazer você crescer,não vai adiantar para você( um natural!),além de lhe trazer desânimo e desilusão e ate mesmo lesões.

    Economize seu tempo e dinheiro, e colocar o seu esforço para estes exercícios( que fisiculturistas não naturais executam):
    Em essência, esses são os exercícios que para executá-los corretamente você deve estar muito concentrado .Estamos preocupados aqui com o desenvolvimento de tamanho, e força para ti dar um BULK SHAPELY,( fotos logo abaixo) então nós eliminamos todo o trabalho abdominal de panturrilha e trabalho isolador de biceps triceps e deltoide . Isso( treino isolador) você pode fazer ate mesmo no seu tempo livre, ou você pode omiti-lo totalmente, sem consequências para o seu desenvolvimento global. O material que já enumerados acima é o que você precisa para se transformar em um Hércules Humano. E, para que não acreditam que este escritor tem interesse nisso, deixe-me dizer que ele só pensa nisso.
    BULK SHAPELY:

    http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSrLwp4H59TjyDYdsDDClFe0NOBp5qvcJTV5NqLGYbqvGfIpcAu

    http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQRsiUeCImCJwnr1GwpDjcTcZL5aOhffUkoecVY5TQaAfIvWnOdgg

    http://leanhybridmuscle.com/access/wp-content/uploads/2009/08/kroc1.jpg

    http://www.powersportsclub.com.au/sites/default/files/images/mattkr.jpg

    http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTT33sq7IduxXfwi5UmKxcCcy7J1SMkNtpN9p413jyQ3FcYkAvR

    http://www.t-nation.com/img/photos/2008/08-226-training/image002.jpg
    exercícios básicos :

    O AGACHAMENTO -, em paralelo, o estilo de respiração, ou frente estilo regular. O MILITAR - sentado ou em pé, barra ou com halteres pesados. A REMADA -BARBELL ROW- ( remada baixa partindo do chão) - curvado, reto,com barra ou halteres. REMADA ALTA - com halteres ou barra.. SUPINO - com barra ou com halteres pesados . LEVANTAMENTO TERRA - levantamento terra levantamento terra estilo sumo, com barra ou halteres. Eu tenho, uma privada satisfação egoísta pessoal empurrar a verdade sobre o treinamento com barra halterofilismo e sus benefícios , e vendo aqueles caras que estão dispostos a trabalhar por seus objetivos, conseguindo sem compilações aquilo que desejam. As cabeças musculares, os "spinners-musculares"( definição Total); Agora os tomadores de drogas, etc, não são da minha conta. Eles podem seguir seu próprio caminho, eu estou preocupado com o resto de vocês( naturais).
    Músculos honestos, como homens honestos, são raros hoje em dia . Mas eles podem ser atingidos!, encontrados! serem produzidos e a única maneira de fazer isso é através de trabalho duro e árduo, e uma abordagem honesta para programas de treinamento. Então, se você estiver disposto, você pode obter o corpo que você sempre sonhou , se você treinar como eu tenho dito: com os os movimentos básicos.
    Existem razões pelas quais esses exercícios básicos são os melhores. Vamos falar sobre essas razões.

    Não é geralmente entendido, mas a maneira mais fácil de construir os pequenos grupos musculares é de um árduo exercício sobre os grandes! Por exemplo, é impossível construir um biceps triceps e deltoides gigantes poderosos , e peitorais e dorso espessos( minúsculos), junto com maravilhosos ombros,trabalhando os grandes grupos musculares eu defendo, que e' impossível não construir braços gigantes!!!alem a construção de grande tamanho e força dos braços, haverá também o ganho de peso ( massa muscular magra). Com o exercício dos grandes grupos musculares( peito perna abdômen e dorso) Os braços gigantes viriam naturalmente.
    .


    ~ 2-Time Mr. America John Grimek ~ John Grimek teve uma vez que os braços colados perto de 19 polegadas ( 50 cm ) . Eles eram tão grandes e poderosos que não parecia real! Grimek na época era um candidato de levantamento de peso olímpico, e ele tinha treinado por um longo período sem fazer uma única serie de exercícios isoladores de triceps ou biceps.

    Seus braços grandes foram forjados pelo Treinamento pesado dos grandes grupos musculares . Você pode fazer o mesmo, trabalhando duro e pesado. E você não precisa ( mais poderá perfeitamente) objetivar um competição olímpica!

    Os músculos trapézio e pescoço são impressionantes e muitas vezes negligenciada por muitos bodybuilders .Mas seus trapézios vão crescer como um louco se você fizer exercícios de remada , e você também pode começar a alavancar suas prensas até padrões de tamanhos realmente impressionantes
    E CONTINUA ...

    Como Executar Corretamente Os Exercícios Básicos:
    http://www.hipertrofia.org/forum/topic/56868-como-executar-corretamente-os-exercicios-basicos/

    treinamento muito parecido ao do Reg Park: o 5x5:
    http://www.hipertrofia.org/forum/topic/58395-traducao-do-e-book-stronglifts-5x5-report/
×
×
  • Criar Novo...