3 Erros Fatais no Treino de Peito

Veja quais são os erros mais comuns no treinamento do peitoral, saiba porque eles podem reduzir muito os seus ganhos e como evitá-los para maximizar a força e construção muscular!

peitao 3 Erros Fatais no Treino de Peito

1 – Excesso de Exercícios

Não é necessário mais do que 4 exercícios para trabalhar todo o peitoral, o ideal é fazer um exercício para dar ênfase em cada área do peito e terminar com um isolador. Fazer mais do que 4 exercícios pode sobrecarregar o seu treino, além de deixá-lo muito longo. Isto não é uma regra a ser seguida, mas é um ponto de referência para qualquer pessoa que tenha dúvidas em relação ao volume do seu treino atual. Não há segredo, deixe o seu treino com os exercícios mais simples, treine com o máximo de intensidade, no menor tempo possível e vá direto para casa se alimentar.

2 – Escolha errada de exercícios

O peitoral é um grupo muscular grande e apesar da maioria dos exercícios para peito recrutar a maior porção deste músculo, alguns acabam por dar ênfase à uma parte em específico. O supino inclinado por exemplo: fazemos este exercício para trabalhar a parte superior do peito. Seria um erro fatal colocar vários exercícios que recrutassem apenas a parte superior do peito e esquecer do resto. O seu treino deve conter um equilíbrio de exercícios que recrutem o grupo muscular inteiro.

Com 4 exercícios no treino, você consegue fazer todos os exercícios essenciais para cada parte do peitoral e ainda um isolador.

Exemplo de treino, simples e funcional para peito:

Supino Reto – Recruta a maior parte do peitoral
Supino Inclinado – Recruta a parte superior do peitoral
Supino Declinado – Recruta a parte inferior do peitoral
Voador – Exercício isolador, recruta a maior parte do peitoral, sem ajuda de músculos sinergistas.

3 – Má execução de exercícios

É muito triste ver pessoas colocando cargas colossais na barra do supino e fazendo o exercício de forma totalmente incorreta. O erro mais comum é a falta de amplitude no exercício, quanto maior a amplitude, maior é o recrutamento das fibras e conseqüentemente maiores resultados. Não adianta colocar uma carga que você não aguenta e descer a barra até a metade, coloque uma carga decente e faça o exercício com amplitude máxima e de forma concentrada, mas também não adianta fazer o exercício com amplitude máxima, só que com ajuda de outra pessoa. A ajuda de um parceiro no supino, só é bem vinda nas últimas repetições para realizar a técnica de “repetições forçadas”. Vejo algumas pessoas fazendo supino com ajuda desde a primeira repetição até a última e depois tem a petulância de reclamar dos resultados do seu treino. Um parceiro de treino observando e cuidando da sua execução é sempre bem vindo, mas ser ajudado só vai prejudicar os seus resultados. Treine para você e não para os outros!

Conclusão

Você pode pesquisar, assistir filmes de fisiculturistas famosos treinando, buscar pela internet. Não existe segredo para desenvolver o peitoral, mantenha a sua rotina simples, treine com o máximo de intensidade, não roube e tenha paciência para ver os resultados.

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

76 Respostas

  1. Rodrigo disse:

    gostei do novo layout do site, esta otimo
    e quanto a essa questao, na minha academia esta cheia
    de adeptos do chamado supino guilhotina.
    quando notam que estao sendo observados é que eles exageram mesmo , nao descem nem a metade do peito, praticamente so tiram a barra do lugar, triste isso.

  2. valter disse:

    ola pessoal curti muito a materia sobre erros fatais no supino valeu a todos e parabens pelo trabalho

  3. Antonio Carlos disse:

    Valeu pela dica!!!

  4. Hamilton Antinori disse:

    Queria pedir, por favor, para esclarecerem uma dúvida minha e talvez de muitos. Já escutei falar de muitas pessoas, até de personais que é errado realizar a execução do Supino com muita amplitude na descida, pois isto força os ombros e pode causar lesões. Gostaria de saber mais sobre isso, porque eu e acredito que muitas pessoas gostam de malhar fazendo Supino com uma amplitude quase máxima, até a barra praticamente tocar o peitoral.

    • Pedro Lima disse:

      Também gostaria de saber o mesmo, eu baixo muito próximo ao peito, as vezes até toca, mas também ouvi falar que pode ocasionar lesões no ombro ou cotovelos. É mito?

      • Breno Barbieri disse:

        Cara não sou nenhum especialista, mas eu acho que descer mais ou menos até 4 dedos do peito ta bom, se encostar no peito você vai estar descansando o exercício.

      • jeilson sales disse:

        para crescer peito não é preciso tocar a barra no peito 4 dedos distante já é bastante

        • David disse:

          no minimo dois dedos de distancia, não existe nenhum estudo dizendo que causa lesões nos ombros, 4 dedos de distancia não estará pondo o peitoral em estresse suficiente para ele crescer

        • Guilherme disse:

          Deve-se ter amplitude total. 2 dedos no mínimo. Pode lesionar somente se você tiver com o ombro fraco e a articulação debilitada. Lembrando de não descansar a barra no alto. A cadência do movimento deverá ser constante e controlada.

  5. flavio silva disse:

    valeu pelas dicas

  6. hamilton disse:

    Muito bom as dicas para um bom treinamento de peitoral, só pediria para que revessem o exercicio de supino declinado, pois ja ouvi falar de testes feitos na usb do qual constataram que o supino declindao não recruta mais fibras musculares do que outros exercicios, ele apenas aumenta a pressão intracraniana… que tal incluirmos umas flexões de braços ou um crossover ao invés deste?

  7. Albert disse:

    Meu treino é
    Supino reto+cricifixo
    supino inclinado
    Apoio de frente+voador
    Cross Over

    =)

    • gostei do seu treino.
      O meu começa co o supino 80kl 10 rep.descança um minuto e paço para o crucifixo mas 10 rep. descanço um minuto e passo para o supino decrinado mas 10 rep. 4 serie e depois termino com o treino piramide no supino sentado. obrigado um abraço

  8. José disse:

    Qual a fonte? qual a formação de quem escreve o texto? qual o embasamento? moh receita de bolo esse texto, alem de pretensioso.

  9. romario ribeiro disse:

    olha eu so bombado mesmo

  10. eu tomei um veis achei bom bomito mais e ai
    que onde o cara ser em gama ade munca tome tome coiza bom
    duratestom e bom

  11. anilton disse:

    ola qual e esse exercicio voado- que e um exercicio isolado.

  12. Flávio disse:

    Aí galera, eu gostaria muito de fazer supino declinado mas na academia que eu malho não possui. Eu queria saber se tem como fazer algum outro exercicio que faça a mesma função do supino declinado.

    • Leandro disse:

      Paralela alta trabalha bem a parte inferior.

    • XANDÃO disse:

      TROCA DE ACADEMIA , ISTO É O BASICO

    • Wemerson disse:

      Ou vc pode fazer no voador,só que ao invés de fazer apoiando o antebraço,como todo mundo faz, coloque só as mãos de forma que os seus braços fiquem em linha reta lateral com o ombro !

    • Rafael Gomes disse:

      Na academia que eu malhava anteriormente também não tinha o declinado, eu fazia no cross over para baixo com o corpo ereto, não possibilita pegar grandes cargas mas da pra aplicar uma amplitude monstra no exercício recrutando assim um número significativo de fibras musculares.
      E claro, a melhor opção é trocar de academia e da um tapa na cara do dono dessa academia atual que vc malha.

  13. douglas disse:

    aí rapa vamos ver o resultado!!!

  14. dudu disse:

    1° parabns pelo sit acompanho a muito tempo e tenho varias duvidas esclarecidas 2° pq o blog nõa ta funcionando la eu postava treinos e tinha duvidas retiradas por pessoas experints..mas de boa..em relação a mu treino de peito eu faço 4 xercicio sendo supino reto,supino 45,sup 45 crussifixo..etodos os 3 exercicio faço 3 repetição aumentando carga e o ultimo exercicio e voador eu faço 10 srie de 10 com intervalo de 30 seg..com um peso moderado o que vc acha desse treino com atenção no voador pela quantidade?

  15. Mackson disse:

    gostei muito das dicas o site esta de parabens

  16. joão disse:

    gostei abeça des dicas,o sit ta shom

  17. marcelo disse:

    que voador é esse meu n inventa moda c nomes estranhos n existe isso leia manula do halterofilista minha serie de peito supino reto,supino inclinado, fly c halteres e pullover adicional supino declinado esse ta bom beijinho tb pega tb beijinho e flexao com dois pesos no chão bem fechado sorte a todos

  18. marcelo disse:

    eu estou fortão tenho 1.86m peso 102kg musculação é demais eu passo a mulherada baba sou alemao de olhos verdes bonitão mas olha tem uns monstros ai muito fortes mesmo parabens to chegando la sorte a todos ok..

  19. Pedro Nunes disse:

    eu treino desse jeito: SUPINO RETO(PIRÂMIDE)4 SÉRIES CRESCENTES SUPINO INCLINADO 3X8 SÉRIES CRUCIFIXO RETO 4 SÉRIESX10 E CRUCIFIXO INCLINADO 4 SÉRIESX10

  20. Em minha academia vejo vários enchendo de peso no supino, kkk, mas não descem nem a metade. Eu sou realista to pegando 20 de cada lado com amplitude correta e já tenho otimos resultados. Bons treinos.

  21. rafael santos disse:

    muito bom o site estao de parabens

  22. O treino de peito na academia ou em casa pode ser feito com flexões também, mas executando corretamente o exercício você concerteza terá mais ganhos (claro se você forçar até quando não conseguir levantar o corpo mais de 1 centímetro), ok?
    Vamos lá pessoal e vamos treinar, pois o resto é bobagem!!!
    “NO PAIN< NO GAIN".

  23. LUCIANO disse:

    oi gostei muito valeu mesmo ai tava precisando disso brigadao.

  24. Jonatas disse:

    muito interessante. ja vou diminuir meu peso em 10kg e tentar fazer certo para obter melhores resultados.

  25. Murilo disse:

    Bom Eu treino em Casa Comecei a 2 meses sempre pensei assim descer ate encostar no peito e ir mais de vagar na descida eh mto bom ver os resultados nao ligo pq to pegando 19kg de cada lado me sinto bem assim e espero ate julho pegar pelo menos 35 de cada lado :)

  26. jussier disse:

    estou sem insentivo para malhar depois de pegar alergia

    • luiz carlos faria de alcantara disse:

      Não desista meu caro ,músculo tem memória ,vá a um bom alergista ,tome uma vacina indicada pelo médico e volte a malhar …

  27. luiz carlos faria de alcantara disse:

    Treino há varios anos ,mas nunca me liguei em certas coisas ,e agora com o site de vcs tenho esta oportunidade ,parabens pelas informações que são valiosas tanto para quem está começando ,como para quem já é cascudo como eu.

  28. Léo disse:

    alguem sabe me dizer se da diferença entre treinar com halteres ou com barra?

    • Vinicius disse:

      então eu acho q a única diferença eh os efeitos pq pra uns os feitos são melhores com as barras e com outros apenas com os alteres… mas vai chegar uma hora qe vc vai precisa utilizar a barra pq os alteres a maioria vai só até 36kg, qndo passar esse peso ai vai ter q mudar pra barra…

  29. Vinicius disse:

    cara o jeito certo de fazer o supino reto eh pegar a barra e decer na linha do peito e encostar no peito… se naum fizer isso está concerteza fazendo errado… tem q descer até em baixo… acho q esse eh o único segredo do supino reto e o do supino inclinado é descer na linha do peito só qe só até a altura da boca… e já era.

  30. diego disse:

    por qual exercicio eu posso trocar o supino declimado? pois na academia não tem

  31. Boa noite! já estou fazendo esse treino e estou tendo um otimo ressultado…Obrigado valeu…

  32. Junior disse:

    muito delicia

  33. jr disse:

    Tenho visto vários posts assim, nao adianta falar que sao quatro exercícios e nao explicar direito, o leitor fica tentando adivinhar o que o escritor disse.. na academia faço 3 exercicios diferentes cada um repetindo 3 vezes com 10 repetições ou seja, 3x3x10 no texto nao da pra saber direito o que ele sugere se é 4x4x10 4x3x10 etc.. por favor, notem.

  34. sandro cabral disse:

    valeu pela as dicas

  35. Maike Sousa disse:

    mas o principal tbm faltou… kd o cross over? o pullover?? e o crucifixo??

  36. benedito jose batista disse:

    queria saber se presiza tomar alguma massa para acompanhar o m drol para crecer a musculatura desenvolver, quamto tempo o m drol da resultado

  37. Mariano disse:

    Está comprovado por testes eletromiográficos, que não há efeitos significativos no supino declinado, ou canadense, pelo contrário, há um aumento de pressão intracraniana e intraocular e não sendo eficiente para parte inferior do peitoral.

  38. Ahiran disse:

    Muito bom cara, cansei de ver nas academias pessoas botarem um peso absurdo e “pecar” na execução do exercício…

  39. rose disse:

    eu nunca tinha feito academia comecei ta com seis meses mais ou menos cara to ficando paranoica de tanto ler sobre o sunto comprei suplementos faço todo dia academia pelo menos duas horas por dia to ficando doida eu acho…rsrsrrs

  40. rose disse:

    so que uma coisa eu poço falar exercicio e otimo p saude hoje sou outra pessoa meu corpo ta bem definido tenho 43 anos peso 60 kilos so que antes eu tinha as pernas mais grossas e tbm o meu bumbum era maior agora to tomando suplementos p ve se consigo engrossa minhas pernas e tbm aumentar bumbum ta vendo to ficando paranoica bjs a todos

  41. rose disse:

    me ajudem ai pessoal com algum comentario vcs que ja sao ratos de academia….rsrsrs

  42. rose disse:

    eu faço segunda terça e quarta localisada e tbm 40 minutos esteira terça e quinta musculaçao e esteira minha perssonal mandou eu para com a musculaçao todo dia que vcs acham ela falou que e por isso que to ficando magra e isso eu nao quero eu quero fica gostosa valeu abraço a todos eu amo ler os comentarios

  43. Bruno disse:

    3 exercícios não bastam não?? tenho +- 1 ano de treino.No momento estou fazer supino reto , crucifixo no cross e supino sentado.

  44. Albert Mauricio disse:

    posso fazer DROP SET malhando peito ?
    ]

  45. welton disse:

    site muito legal varias dicas importantes para um treino perfeito

  46. Leonardo disse:

    pois é pior que nas academias não existem professores para te dizer O Cabaço se tá fazendo errado!!tbm vejo muita gente fazendo exercícios errados,na maioria dos casos são iniciantes todos empolgados que estão puxando akele peso hahaha,é dose pior que muita gente se lesiona feio por fazer um exercício com muita carga e de forma errada.

  47. Diogo Moraes disse:

    legal, mas acho que pelo musculo do peitoral ser grande, daria pra colocar 6 exercicios, de nada adianta acabar rapido e ir embora se o musculo nao estressou o bastante pra ele crescer no menor tempo possivel

  48. Zyzz disse:

    pow eu lí tudo q tava escrito nesse site aki, muito bom parabens a todos.. me ajudaram bastante, pow eu tbm tô ficando obscecado por isso, eu pesquiso muuiitoo sobre esses assuntos, eu ñ tô fikando mais doido, eu jà tô doido, eu comecei malhar na academia faz 1 mês, e ainda ñ vi resutado, tô tomando creatina e malho com um parceiro, eu só ganhei 3kg mais ñ vejo nada de diferente, tenho 1,77 cm de altura e peso 58kg, minha meta chegar nos 75kg ^^

  49. Shielded, bitch! disse:

    não roube e tenha paciência!

  50. Jeisson disse:

    Muito bom mesmo, o que mais vejo na academia são pessoas com um peso extremo e fazendo o exercicio de maneira errada, sou iniciante e tenho a humildade de perguntar mesmo para o professor, agora os caras fazem errado e acham ruim que falam.

  51. Ricardo Fernandes disse:

    Mt obrigado pelas dicas… Não e arranja para os outros grupos musculares dicas de crescimento…

  52. wesley disse:

    muito bom esse site! O melhor que ja encontrei até agora sobra musculação e dieta, muito bom Parabéns a quem mantem esse site, muito bom mesmo

  1. 29/04/2009

    3 Erros Fatais no Treino de Peito » Hipertrofia Blog…

    Veja quais são os erros mais comuns no treinamento do peitoral, saiba porque eles podem reduzir muito os seus ganhos e como evitá-los para maximizar a força e construção muscular!…

  2. 29/04/2009

    3 Erros Fatais no Treino de Peito » Hipertrofia Blog…

    Veja quais são os erros mais comuns no treinamento do peitoral, saiba porque eles podem reduzir muito os seus ganhos e como evitá-los para maximizar a força e construção muscular!…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>