Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Postura Correta

Aless

Posts Recomendados

• Supermoderador
Postado

Opa,

Acredito que muitos de nos trabalhamos ou estudamos e consequentemente ficamos sentados o dia todo. Isso causa problemas... tipo arredondar a lombar durante o agachamento.

Em um dos videos do MWods, o Kelly comenda sobre como nao sentar... alguem teria uma indicacao da forma correta, a postura que deveriamos manter quando sentados?

Seria algo diferente daquilo que vemos nas aulas de qualidade de vida e seguranca do trabalho? Alem daquilo ser dificil, eh muito ruim ficar na mesma posicao, mesmo que seja a 'correta', por mais de 1h...

• Supermoderador
Postado

Olá Aless,

Acho que o mais importante é não ficar muito tempo sentado. Movimentar-se constantemente, levantar a cada 5 ou 10 minutos, etc.

Em um dos livros do Stuart McGill (Low Back Disorders, se não me engano) ele fala que não necessariamente existe uma posição melhor do que a outra; o importante é não ficar na mesma posição por muito tempo. A análise dele é com relação a dores na lombar, problemas de hérnia, etc, mas acho que serve para casos de mobilidade também.

Postado

O meu problema por ficar muito tempo sentado chega a ser mais a rotação interna do quadril, é muito difícil mesmo tentar se reeducar ficando sentado direto.

Postado

É bem complicado mesmo, acho que depois de anos sentando errado e ficando com uma má postura, o mais difícil é a reeducação, eu mesmo senti até algumas dores nos primeiros dias que fiquei me policiando pra ficar com uma postura melhor.

Se alguém ai tiver um vídeo CONFIÁVEL explicativo ajuda bem. Já vi vários, mas é difícil saber se foi baseado em estudos e coisas do tipo.

Mas creio que o correto seja ficar numa posição o mais natural possível, sem forçar nem pra frente e nem relaxar demais... e como já foi dito, não parar na mesma posição por muito tempo, o que pra mim é bem difícil, já que trabalho o dia inteiro sentado e no computador! Além do tempo que fico na moto e depois ainda na faculdade.... o dia inteiro sentado!

• Supermoderador
Postado

OK, mas entao e quanto a posturas/posicoes que nao deveriamos ficar?

Eu tenho feito uma coisa esses dias que notei estar me dando uma leve dor na lombar... estou over extendendo a lombar, jogando a barriga para frente, o que causa um leve giro no quadril, e eu notei que isso nao eh bom, ja que esta causando dor e desconforto...

Postado

OK, mas entao e quanto a posturas/posicoes que nao deveriamos ficar?

Eu tenho feito uma coisa esses dias que notei estar me dando uma leve dor na lombar... estou over extendendo a lombar, jogando a barriga para frente, o que causa um leve giro no quadril, e eu notei que isso nao eh bom, ja que esta causando dor e desconforto...

Não entendi a pergunta, mas no seu caso é que vc está acentuando o grau da lordose lombar.... o que não é o natural e muito menos bom pra postura.... uma certa curvatura é normal, mas nem muito acentuada nem reta. Um meio termo ai é que seria bom par ser mantido.

Eu também, na tentativa de corrigir a postura "largada", ficava forçando para frente, assim como vc estava fazendo e também senti algum desconforto com isso. Agora já melhorei a postura e fico me policiando pra não ficar jogado na cadeira.

Postado

Não entendi a pergunta, mas no seu caso é que vc está acentuando o grau da lordose lombar.... o que não é o natural e muito menos bom pra postura.... uma certa curvatura é normal, mas nem muito acentuada nem reta. Um meio termo ai é que seria bom par ser mantido.

Eu também, na tentativa de corrigir a postura "largada", ficava forçando para frente, assim como vc estava fazendo e também senti algum desconforto com isso. Agora já melhorei a postura e fico me policiando pra não ficar jogado na cadeira.

somos dois

eu tenho um certo grau de hiperlordose, consequência de obesidade e má postura de muito tempo.

com o passar do tempo, venho me policiando na cadeira, trabalho 8hrs por dia sentado, isso é um fator que complica bastante

Postado

Tente manter a coluna ereta, mas sem deixar de apoiá-la no encosto, pra economizar energia e não forçar a coluna. Uma coisa que ajuda muito a se sentir confortável enquanto mantém uma postura legal sentado é trabalhar bem os músculos eretores das costas, com barra fixa aberta por exemplo. Supino reto também abre os ombros ajuda nesse sentido. Se vc senta daquele jeito escorrido que as vezes algumas pessoas senta, quase caindo da cadeira, isso vai ser muito prejudicial a longo prazo...

Arrume uma cadeira que não seja inclidada nem pra frente nem pra trás. Tente manter a mesma postura que vc mantém quando está em pé, na parte superior do corpo. Os cotovelos devem ficar a 90 graus, quase encostados no corpo de forma confortável e de modo que seu antebraço fique paralelo ao chão. Pernas também a 90 graus, com a coxa paralela ao chão. Os olhos ficam de frente à extremidade superior do monitor para evitar hiperexposição à luz. (se possível, mas se não for possível dê preferência à postura do corpo do que na exposição dos olhos.)

AAcho que fazendo isso já deve ser mais seguro. É normal sentir desconforto no começo, principalmente se vc tiver algum problema relacionado com a postura, mas a persistência e o acompanhamento médico são o caminho certo para mudar a postura.

Postado (editado)

E aí? Tamos todos condenados? Devemos abolir os carros e passar a usar o estilo flintstones com tração humana? Tem certeza de que vai falar pro seu chefe que vai trazer uma mesa pra poder agachar e usar o computador sem comprometer a coluna? E pra sua mulher, como explicar que, de repente, o vaso sanitário foi pro lixo?

Oi à todos,

Em casa coloquei o desktop de modo a usar em pé; tela (19") na altura do rosto, olhando um pouco acima da linha do horizonte like a boss, mouse/teclado na altura dos cotovelos (escápulas retraídas). Não sinto saudades de usá-lo sentado.

Editado por Wylde
Postado

Oi à todos,

Em casa coloquei o desktop de modo a usar em pé; tela (19") na altura do rosto, olhando um pouco acima da linha do horizonte like a boss, mouse/teclado na altura dos cotovelos (escápulas retraídas). Não sinto saudades de usá-lo sentado.

Fazer isso por alguns minutos pode até ser, porém, quero ver fazer isso no serviço que tem que ficar 9h de cara com um computador! Totalmente inviável! :(

Postado (editado)

Oi,

se você usa bastante o desk em casa (comum trabalhar o dia inteiro e quando chegar em casa sentar na frente do pc), é uma opção

No trabalho depende muito da atuação/empresa/cargo de cada um; 9hs seguidas em pé é complicado, mas pelo menos você irá sentar pra descansar, não o contrário

É normal eu usar o comp por +3hs em sequencia em casa, aí acho válido pra não comprometer tanto o quadril, musculos inferiores, espinha dorsal, aquilo tudo que o Quiso mencionou , etc.

Em um dos videos do MWods, o Kelly comenda sobre como nao sentar... alguem teria uma indicacao da forma correta, a postura que deveriamos manter quando sentados?

Da uma olhada

(3:30) pra ver uma posição neutra e ereta de ficar sentado Editado por Wylde
Postado

Eu fico sentada oito horas por dia, não tem como ficar na posição certa o dia todo, às vezes descuido e já percebo que estou toda torta, mais uma coisa eu tento manter que é o abdômen contraído, tenho a sensação que já ajuda bastante na postura da coluna.

Postado

Eu fico sentada oito horas por dia, não tem como ficar na posição certa o dia todo, às vezes descuido e já percebo que estou toda torta, mais uma coisa eu tento manter que é o abdômen contraído, tenho a sensação que já ajuda bastante na postura da coluna.

Tanto o abdome quanto a lombar são estabilizadores, não sei se a contração dos mesmos enquanto sentado causa algum efeito, seja ele positivo ou negativo. Porém, eu pelo menos não consigo ficar com eles contraídos o tempo todo, acho mais válido ter um bom encosto numa posição confortável num ângulo próximo dos 90°

@Wylde

Então, eu pelo menos acho que não conseguiria me adaptar a usar o computador em pé, porém vejo em lojas, geralmente vendedores ficam o tempo todo em pé, e quando usam o computador também permanecem nessa mesma posição. No meu caso não dá.... o jeito é aprender a ficar sentado numa posição menos degradante, já que fico sentado o dia inteiro :/

Postado

Tanto o abdome quanto a lombar são estabilizadores, não sei se a contração dos mesmos enquanto sentado causa algum efeito, seja ele positivo ou negativo. Porém, eu pelo menos não consigo ficar com eles contraídos o tempo todo, acho mais válido ter um bom encosto numa posição confortável num ângulo próximo dos 90°

@Wylde

Então, eu pelo menos acho que não conseguiria me adaptar a usar o computador em pé, porém vejo em lojas, geralmente vendedores ficam o tempo todo em pé, e quando usam o computador também permanecem nessa mesma posição. No meu caso não dá.... o jeito é aprender a ficar sentado numa posição menos degradante, já que fico sentado o dia inteiro :/

Li um artigo já algum tempo sobre dicas para não aumentar barriga e uma delas dizia que manter o abdômen contraído quando estiver sentado ajuda a firmar a parede abdominal e diminui o aspecto de barriga frouxa...

Visitante deletado____
Postado

Olá,

Oi à todos,

Pior que eu faço o mesmo =x

Jogar SC2 de pé FTW. E o note eu uso agachado, com ele apoiado em cadeiras, na maior parte das vezes.

Não faz diferença.

@Wylde

Não há posição sentado que seja menos degradante.

Postado

Aproveitando o tópico para estuprar mentalmente perguntar rapidamente ao Quisso (e a quem mais quiser responder): sua opinião sobre o "butt wink"/"tuck under"? É o capeta que alguns pregam, é algo natural como outros dizem ou é um meio termo? Condenável ou aceitável?

PS: pode responder o mais resumidamente possível, quero apenas sua opinião mesmo :P ia mandar MP mas acho que é algo que todos podem aproveitar.

:*

Postado

Aproveitando para aprender mais sobre o assunto , pesquisei e achei este site sobre o butt wink : https://70sbig.com/blog/2010/10/the-butt-wink/ :jerry:

Acredito que tire suas dúvidas.

Em relação ao tuck under , eu pesquisei e não consegui entender do que se trata ( :crying_anim: ) , poderia explicar ?

Postado

Aproveitando para aprender mais sobre o assunto , pesquisei e achei este site sobre o butt wink : https://70sbig.com/bl.../the-butt-wink/ :jerry:

Acredito que tire suas dúvidas.

Em relação ao tuck under , eu pesquisei e não consegui entender do que se trata ( :crying_anim: ) , poderia explicar ?

Já tinha lido esse artigo do 70Big, mas como eu disse, queria ver a opinião do Quisso/resto para tentar chegar a um "consenso", já que já vi tanto artigos sendo - muito - contra quanto artigos minimizando o problema (inclusive chegando a afirmar que era algo natural). Como tem gente muito mais manjadora do que eu nesse aspecto, vou aproveitar pra sugar conhecimento :P

Abraço

Visitante deletado____
Postado (editado)

Olá,

Tuck under/butt wink é o que acontece

essa "pseudo-bimbada" (retroversão pélvica) na parte mais baixa do agacho.

Aproveitando o tópico para estuprar mentalmente perguntar rapidamente ao Quisso (e a quem mais quiser responder): sua opinião sobre o "butt wink"/"tuck under"? É o capeta que alguns pregam, é algo natural como outros dizem ou é um meio termo? Condenável ou aceitável?

PS: pode responder o mais resumidamente possível, quero apenas sua opinião mesmo :P ia mandar MP mas acho que é algo que todos podem aproveitar.

:*

Eu preciso dizer que é condenável. Preciso pela minha posição com relação a promoção a saúde. Apesar de saber que um agacho profundo perfeito é uma utopia pra qualquer um que não queira ser nível elite em algum levantamento de peso (porque são praticamente as únicas modalidades que usam essa amplitude de movimento), como toda utopia, essa serve bem como um norte.

Como você pediu pra resumir bem: na minha opinião no mínimo o standard low-bar (agacho, barra-baixa, "linha de cima" da coxa ficando levemente abaixo do joelho, pra quem não acompanhou) deveria ser feito sem a tal da retroversão. Assim você mantém tudas-coisa-boa do agacho sem comprometer 1) rendimento/recuperação e 2) sem cisalhar nenhum disco vertebral que vai provavelmente custar alguma coisa mais pra frente.

Editado por Quisso
Postado

Bom, como não conheço sobre esse assunto vou dar uma pesquisada, mas só pra me esclarecer Tuck under/butt wink é sobre aquela leve curvada na lombar no final do movimento ? (desculpem se falei asneira, mas não deu tempo de pesquisar ainda :P )

• 12 anos depois...
Postado
Em 19/11/2024 em 00:03, vitoriacampeao2 disse:

Até me ajeitei aqui na cadeira. Trabalho sentado o dia todo praticamente e volta e meia me pego numa postura largada.

O Sr estava parecendo um "C" sentado kkkkk

Postado
Em 19/11/2024 em 09:58, vitoriacampeao2 disse:

"É raro, mas acontece muito".

Ou isso ou "deitado" na cadeira. Acho que tou me policiando mais ao menos. Nos tempos do sedentarismo era mais frequente.

Pior que é foda mesmo. Para quem trabalha na frente de um computador o dia inteiro, tem horas que nem se percebe que está penso para um lado ou que está quase deitado na cadeira.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...