Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

(Dica/treino) Especialização Para Abdômen


carlos alexandre

Posts Recomendados

Publicidade

Legal brother, dessa experiência sua vc acha que recruta menos pq?? Pelos resultados obtidos, a sensação realizando o exercício...??

Na verdade, os dois.

Inicialmente para os abdominais, talvez pela falta de força, o aluno/cliente faça um movimento menos completo e a sensação de trabalho se localize na parte superior do abdome...

Deve ser por isso que segregaram entre supra e infra. Sendo que todos nós sabemos que a coisa não é bem assim...

No exemplo que gerou a discussão (bíceps), eu nunca testei.

O que posso exemplificar, relativo a angulação seriam o agachamento e o Leg press.

Senti MUITA diferença de trabalho na parte distal do quadríceps fazendo o agachamento completo...

E meus glúteos e posterior de coxa, no leg press levando o joelho ao peito.

Ah, e ambos jogando o vetor força para os calcanhares...

Foi absurda a diferença no desenvolvimento dos MMII.

Podemos discutir sobre cadência/tempo de contração x angulação, mas acho que essa diferença de angulação deu uma baita diferença no resultado, isso pensando em simetria/qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso dos abdominais a sensação de trabalho maior na porção supra-umbilical do abdome se dá exatamente pela pouca amplitude que o exercício é feito.

Por exemplo, um trabalho otimizado no solo para abdome, teria que flexionar o tronco em mais ou menos 30° sem tirar muito a lombar do solo.

Trabalha-se o reto abdominal por um todo.

Com pouca amplitude, o empirismo me mostrou que a porção infra-umbilical realmente é menos recrutada... (abdominal "supra")

Na vdd essa "pouca amplitude" eu acho (digo acho por não ter uma análise mais profunda) que é uma das coisas que dificultam um bom desenvolvimento para algumas pessoas. A mecânica dos exercícios abdominais normalmente não favorecem associar boa amplitude com altas cargas. Com a bola vc consegue uma boa amplitude mas a instablidade não torna prudente segurar um dumbell de 40kg no peito.

É mais ou menos o que estou querendo dizer. Tb sinto isso, alias acho que todo mundo sente.

Talvez a diferença seja no tipo de contração, quando fazemos o classico abd supra onde apenas desencostamos a costas do chão e volta, com certeza contraimos todo o reto como o everton disse, mas o supra faz uma contração concentrica e o infra faz uma contração isometrica.

Nao tenho certeza absoluta disso, nem nunca vi trabalho cientifico especificamente sobre isso. Mas creio que acontece desse jeito( se estiver errado me digam).

Dá tua opiniao aí everton sobre isso!

Então cara, eu queria achar um vídeo que ilustrasse a contração abdominal, imagina os "gomos" "rolando" um sobre o outro, quase se sobrepondo... difícil explicar, mas a contração é realmente no reto abdominal por inteiro.

Esse negócio de sentir mais supra, se assemelha a quando fazemos uma rosca direta, por exemplo, normalmente sentimos mto mais a porção distal do que a proximal (lá em cima, no ombro) e isto não quer dizer que uma região seja mais solicitada que outra.

Na verdade, os dois.

Inicialmente para os abdominais, talvez pela falta de força, o aluno/cliente faça um movimento menos completo e a sensação de trabalho se localize na parte superior do abdome...

Deve ser por isso que segregaram entre supra e infra. Sendo que todos nós sabemos que a coisa não é bem assim...

No exemplo que gerou a discussão (bíceps), eu nunca testei.

O que posso exemplificar, relativo a angulação seriam o agachamento e o Leg press.

Senti MUITA diferença de trabalho na parte distal do quadríceps fazendo o agachamento completo...

E meus glúteos e posterior de coxa, no leg press levando o joelho ao peito.

Ah, e ambos jogando o vetor força para os calcanhares...

Foi absurda a diferença no desenvolvimento dos MMII.

Podemos discutir sobre cadência/tempo de contração x angulação, mas acho que essa diferença de angulação deu uma baita diferença no resultado, isso pensando em simetria/qualidade.

Cara, boa amplitude e cadência é uma das formas mais seguras e eficientes para um bom desenvolvimento, principalmente se o aluno já tem um bom controle muscular e um certo nível de força já desenvolvido.

Normalmente o pessoal se apega muito à quantidade de pesos e esquece da amplitude. Isso é mais visível no Leg Press, onde o aluno coloca 400 e tantos quilos, faz meio movimento, não faz nenhum outro exercício produtivo de forma produtiva e reclama que as pernas não crescem...

Agachamento completo é do mal!!! ahahaahaha

Show de bola a discussão, quem dera todas as discussões fossem iguais ás que estão rolando nesse tópico. :D

E sem dúvida esse é o tópico mais produtivo ou um dos mais, desta página do fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente acho que ou falta algum estudo mais conclusivo ou os atuais podem estar equivocados, porque, quem treina a algum tempo e já tem uma boa conexão mente-músculo, sente nitidamente, não só durante a execução do exercício, mais também como resultado final, a diferença entre realizar somente exercícios para a parte superior ou para a parte inferior abdominal.

OBS. realmente a elevação de pernas na barra fixa ou no aparelho próprio é um dos exercícios mais completos para o conjunto abdominal em si, porém, tenho sentido um trabalho muito melhor para a região superior/medial do abdominal quando realizo o exercício na bola suiça, ou com halteres ou na polia baixa do cross over. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Então cara, eu queria achar um vídeo que ilustrasse a contração abdominal, imagina os "gomos" "rolando" um sobre o outro, quase se sobrepondo... difícil explicar, mas a contração é realmente no reto abdominal por inteiro.

Esse negócio de sentir mais supra, se assemelha a quando fazemos uma rosca direta, por exemplo, normalmente sentimos mto mais a porção distal do que a proximal (lá em cima, no ombro) e isto não quer dizer que uma região seja mais solicitada que outra."

Eu faço um teste simples, empírico... me deito, coloco a mão sobre o abdome e executo o exercício. Com certeza, mais curto, vai recrutar o reto inteiro, mas aumentando a amplitude, como você mesmo disse, dá pra sentir os "gomos" "rolando" e bem na região infra umbilical.

Por isso bato sempre nessa tecla da amplitude.

E no "Infra" também sinto a parte "supra" sendo mais trabalhada que a "infra", o que faz cair por terra a segregação ro reto abdominal entre supra e infra.

É válido fazer os dois? Juntos, talvez não. Mas trocar semanalmente esse estímulo, eu acho muito legal...

Agora, o oblíquo eu tenho que fazer...

Editado por Darth
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente acho que ou falta algum estudo mais conclusivo ou os atuais podem estar equivocados, porque, quem treina a algum tempo e já tem uma boa conexão mente-músculo, sente nitidamente, não só durante a execução do exercício, mais também como resultado final, a diferença entre realizar somente exercícios para a parte superior ou para a parte inferior abdominal.

OBS. realmente a elevação de pernas na barra fixa ou no aparelho próprio é um dos exercícios mais completos para o conjunto abdominal em si, porém, tenho sentido um trabalho muito melhor para a região superior/medial do abdominal quando realizo o exercício na bola suiça, ou com halteres ou na polia baixa do cross over. :D

Isso mostra o quanto nossa área é ampla, quem só pratica tem uma visão diferente de quem estuda e pratica que por sua vez tem uma visão diferente de quem só estuda.

Na vdd tem bastante estudo sobre a nossa área, mas eu mesmo ainda não vi nenhum explorando esse ponto mais afundo.

Tem um estudo inclusive (momento polêmica!!! :lol: ) que mostra a ocorrência de perda de gordura localizada por meio da contração muscular, vide Stallknecht et al. 2007 numa publicação no American Journal Physiology Endocrinology Metabolism.

"Então cara, eu queria achar um vídeo que ilustrasse a contração abdominal, imagina os "gomos" "rolando" um sobre o outro, quase se sobrepondo... difícil explicar, mas a contração é realmente no reto abdominal por inteiro.

Esse negócio de sentir mais supra, se assemelha a quando fazemos uma rosca direta, por exemplo, normalmente sentimos mto mais a porção distal do que a proximal (lá em cima, no ombro) e isto não quer dizer que uma região seja mais solicitada que outra."

Eu faço um teste simples, empírico... me deito, coloco a mão sobre o abdome e executo o exercício. Com certeza, mais curto, vai recrutar o reto inteiro, mas aumentando a amplitude, como você mesmo disse, dá pra sentir os "gomos" "rolando" e bem na região infra umbilical.

Por isso bato sempre nessa tecla da amplitude.

E no "Infra" também sinto a parte "supra" sendo mais trabalhada que a "infra", o que faz cair por terra a segregação ro reto abdominal entre supra e infra.

É válido fazer os dois? Juntos, talvez não. Mas trocar semanalmente esse estímulo, eu acho muito legal...

Agora, o oblíquo eu tenho que fazer...

Acho muito válido fazer o Crunch e a Elevação de pernas no mesmo treino. É preciso estímulos diferentes para a musculatura abdominal também, não fazemos 3 exercícios para músculos que envolvem grande massa muscular? Algumas pessoas até 4? Veja o tamanho da musculatura abdominal!!

Os oblíquos são muito bem trabalhados no Crunch mesmo! Muito melhor que aquelas rotações de tronco levando o cotovelo ao joelho oposto que algumas pessoas costumam fazer, possível afirmar inclusive que tem o dobro da eficiência.

Maaaas, eu não vejo necessidade de trabalhar os oblíquos com mta frequência, uma vez a cada 2 semanas já acho mais do que suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ei tem um topico aqui discutindo esse lance de perder gordura localizada, eu nao defendo essa possibilidade, mas levanto alguns fatos que observamos no dia-a-dia que nao batem com a teoria. Hauhuahuahua maior polemica...

Dei uma procurada e nao achei, depois eu procuro com calma e posto.

Valeu a dicussão deu pra aprender algumas coisas, quer dizer deu pra mim aprender, hauhauahu!! E sempre bom discutir pontos de vistas diferentes, agregar conhecimento e estar aberto a modificar o seu proprio conceito!!!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Discussão bonita de ler, nem parece aqueles caras que vem no fórum começam uma discussão, sabem que não tem como debater e somem. :handlebars:

Fiquei até com vontade de entrar, mas nego tá massacrando nos comentários, e como nunca pesquisei afundo sobre o assunto só posso tornar as palavras do Carlos Alexandre, como minhas.

Minhas teorias estão baseadas em experiências pessoais, mas continua aí, tô gostando muito da dicussão! :nerd:

"quem treina a algum tempo e já tem uma boa conexão mente-músculo, sente nitidamente, não só durante a execução do exercício, mais também como resultado final, a diferença entre realizar somente exercícios para a parte superior ou para a parte inferior abdominal."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

" no seu exemplo se vc trabalhar a rosca direta com pouca amplitude não vai trabalhar mais uma porção que outra,"

Vc está me dizendo que uma rosca direta com pouca amplitude vai trabalhar o musculo todo por igual? Entao pra que fazer amplitude completa?

"simplesmente vai dar um estímulo provavelmente insuficiente para desenvolver algo."

Sim insuficiente para desenvolver a porção proximal do musculo.

Isso nao é uma questao de anatomia, é uma questão de fisiologia, de fechamento das miofibrilas de actina e miosina e tipo de contração na porção do musculo...

Deixa pra lá num vou explicar nao, tenho muito o que fazer. Fica com os seus conceitos que eu fico com os meus e todo mundo fica feliz!!!

Abraço irmão!!!

fechamento de miofibrilas vai acontecer na fibra por inteiro

se vc contrair o bíceps pela metade, vc contrai TODAS as fibras pela metade

não dá pra fechar as miofibrilas da parte proximal ou distal da fibra

repetições parciais são feitas por outros motivos, aí já entra em contrações estáticas e uma série de coisas que não tem relação com dar ênfase em determinada parte de músculo nenhum

mas tenho dúvidas a respeito do reto do abdômen, pense bem everton, se vc fizer abdominais apoiando partes do corpo diferentes (elevando as pernas ou elevando o tronco), vc tem a possibilidade de recrutar partes específicas, porque são fibras diferentes entre as porções tendíneas, ou não?

vc poderia então contrair somente as fibras entre as porções tendíneas craniais e aproximar só as porções tendíneas craniais, enquanto as fibras inferiores permanecem relaxadas, isso seria possível porque são fibras diferentes (apesar da disposição), e não as mesmas como no caso do bíceps

abdomenintermedio.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...