Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treinamento Funcional


LeandroTwin

Posts Recomendados

O treinamento funcional não é uma novidade, afinal a funcionalidade do ser humano já foi uma questão de sobrevivência. Seguindo a linha histórica, na mitologia grega é observada a importância de uma plena funcionalidade para sucesso de desafios propostos, como Os doze trabalhos de Hércules. Na Grécia Antiga encontramos os Jogos Olímpicos. Para melhoria da performance os atletas gregos desenvolveram equipamentos e métodos de treinamento específicos para superação de resultados. Esta prática, também foi aplicada na Roma Antiga, entre os gladiadores.

Na atualidade o treinamento funcional, mantém a sua essência como um método de treinamento físico, com a premissa básica de melhoria da aptidão física relacionada à saúde ou melhoria da aptidão física relacionada a performance e prevenção de lesão músculo esquelético. Tem como característica realizar a convergência das habilidades biomotoras fundamentais do ser humano, para produção de movimentos mais eficientes. A vantagem deste método de treinamento é a de atender tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando um ambiente dinâmico de treino.

Paul Chek desenvolveu um sistema de treinamento funcional focado nos movimentos fundamentais do homem primitivo e que são executados também no cotidiano do homem moderno, são eles os movimentos de: agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar.

Valências físicas do treinamento funcional

O treinamento funcional visa trabalhar as valências físicas de forma equilibrada, entre as valências físicas abordadas pelo método estão:

Treinamento Funcional Aplicado ao Desporto

Futebol: Identificando os alvos do atleta de futebol para melhor treiná-lo

Do ponto de vista biomecânico voltado ao futebol, todo gesto motor apresenta instabilidade articular, principalmente dos membros inferiores. A corrida, o chute, o salto para um cabeceio, uma disputa de bola, todos esses movimentos dentre os milhares que existem neste esporte apresentam uma complexidade de sistemas corporais interagindo para que o organismo possa melhor executá-lo sem grandes perturbações e com extrema precisão.

De acordo com BERG (1989) citado por GOLDENBERG & TWIST, o equilíbrio pode ser entendido por três caminhos: a capacidade de manter uma posição, a capacidade para voluntariamente mover-se e a capacidade para reagir a uma perturbação.

Os músculos do corpo apresentam continuamente uma corrente para corrigir os distúrbios no centro de gravidade. Vale ressaltar que, quando o atleta está em pé, o centro de gravidade passa proximalmente e anteriormente à segunda vértebra sacral da coluna e esse ponto se modifica conforme os movimentos do jogo. Sendo assim, posso citar como exemplo o desafio do equilíbrio que força o corpo para frente, quando a base de suporte está nos pés e a cadeia de sistemas que contrapõe esse movimento começa com o tornozelo. Os músculos posteriores do tornozelo e das pernas contrairão para contrapor-se ao movimento, puxando o corpo e conseguindo promover o equilíbrio de modo a levar o ponto gravitacional ao lugar específico do corpo. Se o equilíbrio está forçando para trás, os músculos anteriores da perna serão contraídos e o trabalho para puxar as costas para o centro de gravidade se realizará.

Outro exemplo disto é quando o atleta realiza o chute. Nesse momento o peso do corpo é suportado somente por uma perna. Há um incremento do desafio do equilíbrio lado a lado do pé que está apoiado, no qual seguirá de pronação e supinação desta articulação neste membro. Em alguns instantes, o equilíbrio do corpo será muito forte nesta região para reagir contra o desafio do equilíbrio. Quando isso acontece, o atleta passa a usar não só os músculos que envolvem a articulação do tornozelo, mas também os músculos das pernas, quadris e costas para contrapor-se ao movimento.

Para treinar o equilíbrio sem perturbações e até aumentar sua performance, é necessário observar um conjunto de sistemas complexos motores e sensoriais. É importante enfatizar que antes do início deste treinamento, o atleta deve estar com força e flexibilidade bastante desenvolvidas. Desta maneira, as capacidades funcionais corporais podem ter muitos benefícios para um melhor desempenho atlético. Dentre os sistemas motores estão presentes: as qualidades físicas corporais (força, potência, resistência ) e o tônus da base. Em relação aos sistemas sensoriais temos: o sistema proprioceptivo, o sistema visual, o sistema vestibular e o sistema de controle motor. Este último pode ser entendido também como um sistema motor.

Portanto, ao treinar nosso corpo, devemos pensar que ele é um sistema interligado. Cada músculo tem receptores para avaliar as posições relativas ao espaço e a todo o equilíbrio corporal. Eles estarão em comunicação, interligando informações para tentar produzir um dado movimento. Isso acontece desde que todos os sistemas funcionem em harmonia para as exigências corporais desse esporte, podendo o atleta, estar livre de incômodos (dores articulares, ligamentar etc.). Para isso é necessária uma alta treinabilidade.

Bibliografia

GOLDENBERG, L. & TWIST, P. Strength ball training: 69 exercises using Swiss balls and medicine balls. United States of America. Human Kinetics. 2002.

Treinamento funcional e equilíbrio corporal Escrito por Equipe Cidade do Futebol segunda, 21 de abril de 2008

Texto: Equipe Cidade do Futebol.

O que é Treinamento Funcional?

Thiago Carneiro

O corpo humano é projetado para funcionar como uma unidade, com os músculos sendo ativados em seqüências especifica para produzir um movimento desejado. Em cada movimento, vários músculos estão envolvidos e todos eles realizam uma função diferente. O sistema nervoso central ( SNC ), além de diferentes funções motora, é responsável pela ativação muscular e programado para organizar esses movimentos. Através de diferentes sinais enviados ao SNC, partindo da pele, das articulações e dos músculos, são detectados detalhes sobre a posição de cada parte do corpo em relação ao ambiente proposto e as outras partes corporais, a velocidade do movimento e o ângulo articular.

Com esse propósito, o Treinamento Funcional foi criado nos Estados Unidos por diferentes autores desconhecidos e, vem sendo muito bem difundido no Brasil, ganhando inúmeros praticantes. Tem como princípio preparar o organismo de maneira íntegra, segura e eficiente através do centro corporal, chamado nesse método por CORE.

Vários dos objetivos desse método de exercício representam uma volta à utilização dos padrões fundamentais do movimento humano ( como empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, dentre outros ), envolvendo a integração do corpo todo para gerar um gesto motor específico em diferentes planos de movimento. Um exemplo contrário a esse método, é o trabalho isolado do corpo para gerar um gesto motor específico, como visto na musculação tradicional.

Essa visão abrangente permite que o Treinamento Funcional atinja o objetivo de controlar o sistema músculo-esquelético, sem abrir mão do aperfeiçoamento do sistema sensório-motor e proprioceptivo, geralmente esquecido pelos treinamentos convencionais. Além disso, a postura do corpo humano é controlada diretamente através destes órgãos sensitivo, que tem entre suas principais funções, a regulação do equilíbrio e a orientação do corpo no ambiente. No entanto, esse treinamento visa aprimorar ou resgatar a eficiência do movimento humano para atividades do cotidiano.

Utilizando a periodização proposta pelo NASM ( National American Sports Medicine ) e respeitando a individualidade biológica e a especificidade objetivada de cada um dentro dos princípios do treinamento desportivo, os movimentos que compõem o Treinamento Funcional, realizados sobre uma biomecânica corporal correta, claramente poderão trazer os benefícios desejados pelo praticante, seja este um atleta, um indivíduo fisicamente ativo ou uma pessoa sedentária que deseja ingressar na atividade física.

Utilizando aparelhos alternativos ou acoplados aos aparelhos de musculação, exigirão de maneira mais significativa dos proprioceptores corporais para a execução das atividades. Contudo, os exercícios podem ser realizados com o peso do próprio corpo, cabos, elásticos, pesos livres, base de suporte instável e reduzida, medicine balls, bolas suíças, trazendo benefícios mais significativos à capacidade funcional do corpo. São exercícios bastante motivacionais e desafiadores, onde o indivíduo que segue esse método, acompanhado de um instrutor capacitado, graduado em Educação Física, tem a possibilidade de alcançar a funcionalidade corporal natural de seu organismo, além de “gerar” um corpo saudável e bem condicionado. Porém, para o efetivo resultado do Treinamento Funcional é indispensável o empenho e a dedicação do indivíduo.

O programa de exercícios funcionais traz vários benefícios tanto ao corpo como também à mente. Pensando nisso, elucidamos alguns dos muitos benefícios do método:

  • Desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal;
  • Melhoria da postura;
  • Melhoria do equilíbrio muscular;
  • Diminuição da incidência de lesão;
  • Melhora do desempenho atlético;
  • Estabilidade articular, principalmente da coluna vertebral;
  • Aumento da eficiência dos movimentos;
  • Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
  • Melhora da força, coordenação motora;
  • Melhora da resistência central ( cardiovascular ) e periférica ( muscular );
  • Melhora da lateralidade corporal;
  • Melhora da flexibilidade e propriocepçao;
  • Dentre outras qualidades necessárias e indispensáveis para a eficiência diária e esportiva.

Vale a pena lembrar que uma avaliação prévia deve ser realizada para que se possam saber quais destas qualidades e quais os padrões de movimentos necessitarão de mais atenção na prescrição dos programas de exercícios, e assim, serem estimuladas corretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Adooro o TF, gostei de terem criado essa área específica para treinamentos não convencionais, eu vou colar uma resposta minha com algumas dicas sobre o treinamento funcional..

"Sempre fiz questão de falar bem do TF, comentei em mais de um tópico aqui no fórum, simplesmente porque tive uma época que só tinha exercícios funcionais no meu treino, eu eu adorei.. Vale salientar que existem sim exercícios fáceis, mas quando se visa a hipertrofia obviamente não são os exercícios de fácil execução e sem intensidade que vamos fazer, sempre falo isso porque muita gente vê uns vídeos e acha que treinamento funcional é muito fraco e que é para "saltitar" sobre lugares, disseram até que TF é treinamento para circo (na intenção de ridicularizar o treino)...

Vamos à algumas qualidades:

* Fortalece os músculos, articulações e etc para evitar futuras lesões.

* Melhora o condicionamento do corpo inteiro para o dia a dia.

* Hipertrofia os músculos (se o treino for bem feito).

* Trabalha o corpo como um todo, ou seja, não isola apenas "aquele" músculo como as máquinas fazem.

* Pode ser feito por qualquer pessoa (idoso, atleta, "marombeiro", mulheres, homens, enfim..)

com certeza existem muito mais qualidades, elas só não estão na minha memória no momento :P

Dicas:

* Não ache que porque os exercícios PARECEM fáceis que você vai chegar colocando 20~40kg.

* Não desanime quando você vê que os exercícios não começam com carga (não é pq não tem carga que o exercício não funciona, é só lembrar que: não importa o PESO que vc consegue carregar e sim se o músculo está trabalhando com devida intensidade).

* Lembre-se: não exclua os exercícios convencionais da academia, assim como, não exclua o TF, os dois se completam.

* NUNCA subestime alguém que tem o Treino Funcional, essa pessoa pode não ter o mesmo tamanho do seu músculo, mas é provável que ela tenha mais força e mais provável ainda que ela tenha mais condicionamento.

* Se você não gosta de exercício funcional, não zombe de quem faz, porque você vai ser o palhaço da vez...

* Não venha logo dizendo que: "Fisiculturistas não fazem TF", procure vídeos no youtube antes de falar asneiras.

* E o mais importante: Se você nunca fez e quer fazer, corra atrás, você vai se apaixonar! Se você já fez e gostou, nunca pare!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa belo tópico curti muito.

Agora queria uma opnião sua e também quem tiver interessado a responder sinta-se livre.

Estou preocupado com meu braço esquerdo.

Tipo ele ta consideravelmente menor que o direito.

Não sei se a linguagem correta é esta peço que me desculpem. Mas o meu braço direito está quase TRAÇADO <- DIVIDO com linhas e Músculo bem exibido.

Já o esquerdo está grande realmente, mas sem nenhum traço, e quando eu MEÇO <- utilizo a fita lá, da o seguinte braço direito (dentro da academia) 40 e esquerdo 37~38.

Pessoal sei que alguém vai dizer cara meu braço é maior que o seu, outros vão dizer cara ta mentindo mas o meu braço é deste medida mesmo, MEDI nesta semana.

E estou super preocupado porque imagino ficar com um braço bem dividido e grande ao mesmo tempo e o outro apenas grande mas sem tranços de definição.

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pergunta só eu, ou todo mundo acha treinamento funcional um saco muito grande, onde cabem coisas completamentamente diferentes

Acho complicado falar de um negócio que pode ser WS Barbell/ evento de strongman/aula de TRx/ treinamento para quem vai correr o ironman

Outra coisa que me incomoda muito é que vejo que o treinamento funcional esta totalmente deturpado, colocou uma bola ou um cara levantando um peso do chão até a cabecá virou funcional, os mesmos professores despreparados que davam treinos de hipertrofia agora dão treinos funcionais sem ter a minima noção da mecanica dos movimento ou ao menos para que eles servem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa belo tópico curti muito.

Agora queria uma opnião sua e também quem tiver interessado a responder sinta-se livre.

Estou preocupado com meu braço esquerdo.

Tipo ele ta consideravelmente menor que o direito.

Não sei se a linguagem correta é esta peço que me desculpem. Mas o meu braço direito está quase TRAÇADO <- DIVIDO com linhas e Músculo bem exibido.

Já o esquerdo está grande realmente, mas sem nenhum traço, e quando eu MEÇO <- utilizo a fita lá, da o seguinte braço direito (dentro da academia) 40 e esquerdo 37~38.

Pessoal sei que alguém vai dizer cara meu braço é maior que o seu, outros vão dizer cara ta mentindo mas o meu braço é deste medida mesmo, MEDI nesta semana.

E estou super preocupado porque imagino ficar com um braço bem dividido e grande ao mesmo tempo e o outro apenas grande mas sem tranços de definição.

Um abraço a todos!

Até 1cm de diferença é normal, mais que isso tem algo errado.. procura fazer exercícios com halteres em vez de usar barras.. Com meu bíceps acontece que um é bem mais dividido do que o outro, mas são do mesmo tamanho..

Outra coisa que me incomoda muito é que vejo que o treinamento funcional esta totalmente deturpado, colocou uma bola ou um cara levantando um peso do chão até a cabecá virou funcional, os mesmos professores despreparados que davam treinos de hipertrofia agora dão treinos funcionais sem ter a minima noção da mecanica dos movimento ou ao menos para que eles servem

Concordo plenamente, pode ver até que muitos desses "professores" acham o TF quase que inútil comparado às máquinas

Editado por Gutinha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Fala galera! A primeira vez que fiz um cutting aderi aos funcionais. Confesso que fora muito cansativo nos primeiros meses, mas é um tipo de atividade que achei excelente para quem quer perder,

ganha resistência, melhorar a respiração enfim...

Baixei essas vídeo-aulas:

http://www.youtube.com/watch?v=okRghf_nX5c

confesso que achei meio estranho, mas depois vi que realmente com uma disciplima boa, é muito válido.

Abraço e bons treinos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

tem alguma lista de exercicios funcionais gerais e / ou pra esportes ?

Agachamento livre, saltos - tanto verticais como horizontais-, Levantamento Terra, Arranco, Arremesso, Desenvolvimentos, tiros, Barra fixa, Paralelas, Argolas, Swings. A lista vai longe.

Entenda: não tem como montar uma lista de exercícios para treino funcional, sem saber primeiro qual a função que se quer condicionar. Good Mornings pesados são excelentes para quem joga rugby como pilar, mas tem menor importância para outros esportes, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...