Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mitos E Verdades A Respeito Do Índice Glicêmico Dos Alimentos


AugustoO

Posts Recomendados

  • 2 meses depois...

Publicidade

Só uma coisa bem importante que eu nao comentei ontem pq estava indo dormir.

A galera aqui é bacana participa tudo, é entusiasta e pesquisa. Isso é otimo.

No entanto não se empolguem assim.

"Ah agora tem um artigo e um nutricionista dizendo que essa historia de IG nao é tao importante entao dane-se"

Nao se empolguei, apenas aqui foram pinceladas algumas provocações..nada demais. Nao parem suas dietas de baixo IG nem WD nem nao sei o que porque leram um topico postando alguns artigos. Artigos sao faceis de manipular (nao estou dizendo esse, mas artigos sao apenas um estudo em uma determinada ocasiao) entao nao tomem nada como verdade absoluta. Isso aprendi na prática.

Eu finalizaria dizendo que voce pode alterar sua composição corporal modulando a insulina SIM através da manipulação do IG dos alimentos, MAS NAO DIRETAMENTE. Nao sei se o Quenca abordou isso, mas queria que voces enxergassem a coisa de uma maneira mais ampla.

Voce comer 100g de carbo de IG baixo ou IG alto, tanto faz realmente , o que conta é o saldo final do dia.No entanto, se eu comer 100g de carbo da aveia eu vou levar 4 a 5 horas pra sentir fome por ex, e se eu comer 100g de sacarose, em 30 minutos estou tremendo com uma hipoglicemia de rebote, e assim ,caso eu queira , posso mandar mais 100g de sacarose pra parar isso...e a cada 1 hora mando 100 g de malto , sacarose ssei la ..e no final do dia comi 1 kg de carbo, eqnuanto que se acada 4 horas eu mandar 100g de carboidrato da aveia eu terei comido menos no final do dia, entendem?

Nao foi o IG do açúcar branco que me engordou, foi a quantia maior de carbo no final do dia que eu comi, portanto o ig faz diferenca na composição corporal ? SIM. mas INDIRETAMENTE.

E complementando: Nao sei se li certo , mas um dos artigos ou o quenca (eu estava semi-dormindo) comenta que o que da a fome nao é a insulina e sim a redução dos niveis desta (certo? ) Que a insulina promove saciedade etc.

Eu conversando aqui com o Mateus, diria que podemos ir mais longe. O que causa fome é a redução da glicemia e nao da insulina. A sua fome está direteamente ligada com a glicemia circulante e é claro com as secreções do tecido adiposo enquanto órgão endócrino, do que os níveis de insulina. A insulina alta ou baixa ao meu ver nao promove saciedade ou fome.. o que interessa é o seu nivel glicemico. Glicemia baixa os receptores de glicose do hipotálamo ja começam a fumegar e como o hipotalamo comanda o centro da fome, ja era!

Abraços

Era um post desss que eu estava procurando!

Quando eu comecei a postar aqui em busca de informações sobre IG, insulina etc., pelo que acabei lendo é que o alto IG é causador indireto do aumento da gordura corporal, pois o sujeito vai ficar com fome com mais frequência e, consequentemente irá comer mais e assim ingerir mais calorias e engordar.

Se o sujeito quiser comer só açúcar como fonte de carbo, abrindo uma exceção pra incluir somente o necessário de fibras e tomar um polivitamínico para os micronutrientes, e conseguir se segurar pra não ficar comendo a toda hora, os resultado vai dar no mesmo do que ficar comendo só carbo "limpo" (baixo IG).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas agora eu pergunto, como voce explica alguém em cetose consumindo 4000 kcal por dia emagrecer?

Atkins chamava isso de vantagem meatabólica, que hoje nada mais é do que a elevação da temperatura pós prandial após o consumo de x ou y nutrientes (e isso ta cheio de estudo no pub).

Galera, dizem que excedente calórico faz o sujeito ganhar peso (músculo ou gordura) independente de dieta, de macros etc. Isso que o Ney postou acontece mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom não li tudo não sei se alguém falou isso, mas qualquer tipo de pão que é integral leva farinha branca, para "dar liga" senão a massa fica muito pesada, eu já comi um pão integral na composição dele estava farinha integral e no lugar na farinha branca estava a de linhaça!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Galera, dizem que excedente calórico faz o sujeito ganhar peso (músculo ou gordura) independente de dieta, de macros etc. Isso que o Ney postou acontece mesmo?

Atkins estava errado. Não existe essa vantagem metabólica. Seu corpo gasta, sim, mais calorias para digerir proteína do que carboidrato e gordura, então se você trocar carboidratos por proteína seu gasto calórico será maior, mas a diferença não é tão grande assim.

Seu corpo gasta em torno de 20% das calorias das proteínas para digerí-las; para carbo e gordura o valor é bem menor, coisa de 1%. Digamos que fosse zero. Trocar 100g de carboidrato por 100g de proteína aumentaria o gasto calórico diário em apenas 80 kcal (100g = 400 kcal x 20% = 80 kcal). 100g de proteína a mais por dia é muita coisa; 80 kcal não é quase nada.

Atkins 'criou' uma dieta na qual uma quantidade enorme de alimentos é proibida. Restringindo os alimentos possíveis e liberando alimentos que são mais saciantes a tendência é perder peso apenas pelo fato de que você tenderá a comer menos, mas isso não necessariamente acontece. A termodinâmica continua valendo, se você se entupir de bacon, ovos e linguiça você irá ganhar peso, mesmo não ingerindo carboidratos. Por sinal, essa história de que o carboidrato é vilão eu nunca consegui entender - é muito mais simples para o seu corpo armazenar diretamente a gordura da dieta do que converter carboidrato em gordura, porque este processo requer energia. Por que seu corpo gastaria energia para fazer algo que consegue fazer praticamente sem gastar energia? Não faz sentido. Justamente por isso que, em uma dieta hipercalórica, seu corpo tenderá primeiramente a armazenar a gordura da dieta, e só irá converter carboidrato em gordura se a ingestão desse for muito elevada: http://ajcn.nutrition.org/content/48/2/240.full.pdf

Com relação ao IG que o Ney falou, resumidamente ele disse que IG menor = maior saciedade = provável menor consumo de calorias. Consumindo menos calorias, obviamente, você estará em uma situação melhor para criar um déficit calórico.

Isso em geral ocorre (embora há anos atrás tenham feito um estudo para avaliar IG e saciedade, e o alimento que apresentou maior saciedade foi batata inglesa, mesmo tendo IG maior do que muitos outros alimentos do estudo), mas não é uma certeza... vai de cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atkins estava errado. Não existe essa vantagem metabólica. Seu corpo gasta, sim, mais calorias para digerir proteína do que carboidrato e gordura, então se você trocar carboidratos por proteína seu gasto calórico será maior, mas a diferença não é tão grande assim.

Seu corpo gasta em torno de 20% das calorias das proteínas para digerí-las; para carbo e gordura o valor é bem menor, coisa de 1%. Digamos que fosse zero. Trocar 100g de carboidrato por 100g de proteína aumentaria o gasto calórico diário em apenas 80 kcal (100g = 400 kcal x 20% = 80 kcal). 100g de proteína a mais por dia é muita coisa; 80 kcal não é quase nada.

Atkins 'criou' uma dieta na qual uma quantidade enorme de alimentos é proibida. Restringindo os alimentos possíveis e liberando alimentos que são mais saciantes a tendência é perder peso apenas pelo fato de que você tenderá a comer menos, mas isso não necessariamente acontece. A termodinâmica continua valendo, se você se entupir de bacon, ovos e linguiça você irá ganhar peso, mesmo não ingerindo carboidratos. Por sinal, essa história de que o carboidrato é vilão eu nunca consegui entender - é muito mais simples para o seu corpo armazenar diretamente a gordura da dieta do que converter carboidrato em gordura, porque este processo requer energia. Por que seu corpo gastaria energia para fazer algo que consegue fazer praticamente sem gastar energia? Não faz sentido. Justamente por isso que, em uma dieta hipercalórica, seu corpo tenderá primeiramente a armazenar a gordura da dieta, e só irá converter carboidrato em gordura se a ingestão desse for muito elevada: http://ajcn.nutrition.org/content/48/2/240.full.pdf

Com relação ao IG que o Ney falou, resumidamente ele disse que IG menor = maior saciedade = provável menor consumo de calorias. Consumindo menos calorias, obviamente, você estará em uma situação melhor para criar um déficit calórico.

Isso em geral ocorre (embora há anos atrás tenham feito um estudo para avaliar IG e saciedade, e o alimento que apresentou maior saciedade foi batata inglesa, mesmo tendo IG maior do que muitos outros alimentos do estudo), mas não é uma certeza... vai de cada um.

Muito bom este tópico, tirei inúmeras dúvidas.

Vi que a insulina é uma coisa indireta no ganho de gordura e que se o sujeito comer muito carbo de alto IG e conseguir se segurar para manter uma dieta hipocalórica, ele irá emagrecer da mesma forma como se tivesse apenas comido carbo de baixo IG.

Eu imaginava que a insulina em si era responsável pelo acúmulo da gordura, sei lá, como se ela se convertesse em gordura ou coisa do tipo, como se ela liberasse alguma substância...

Bom, minha dieta agora vai ser sem neura, vou comer bastante "porcaria", mas respeitando o total calórico, a distribuição de macros e ingerindo micros (nem que seja em comprimidos).

Dá pra emagrecer comendo Big Mac com batata frita e refri comum todo dia. rsrsrsrsrs

E valeu pela resposta, mpcosta82.

Mpcosta82, abusando da sua boa vontade [rsrsrsrs], sempre leio por aí sobre a insulina ser responsável pelo acúmulo de gordura abdominal. Isso tá certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atkins estava errado. Não existe essa vantagem metabólica. Seu corpo gasta, sim, mais calorias para digerir proteína do que carboidrato e gordura, então se você trocar carboidratos por proteína seu gasto calórico será maior, mas a diferença não é tão grande assim.

Seu corpo gasta em torno de 20% das calorias das proteínas para digerí-las; para carbo e gordura o valor é bem menor, coisa de 1%. Digamos que fosse zero. Trocar 100g de carboidrato por 100g de proteína aumentaria o gasto calórico diário em apenas 80 kcal (100g = 400 kcal x 20% = 80 kcal). 100g de proteína a mais por dia é muita coisa; 80 kcal não é quase nada.

Atkins 'criou' uma dieta na qual uma quantidade enorme de alimentos é proibida. Restringindo os alimentos possíveis e liberando alimentos que são mais saciantes a tendência é perder peso apenas pelo fato de que você tenderá a comer menos, mas isso não necessariamente acontece. A termodinâmica continua valendo, se você se entupir de bacon, ovos e linguiça você irá ganhar peso, mesmo não ingerindo carboidratos. Por sinal, essa história de que o carboidrato é vilão eu nunca consegui entender - é muito mais simples para o seu corpo armazenar diretamente a gordura da dieta do que converter carboidrato em gordura, porque este processo requer energia. Por que seu corpo gastaria energia para fazer algo que consegue fazer praticamente sem gastar energia? Não faz sentido. Justamente por isso que, em uma dieta hipercalórica, seu corpo tenderá primeiramente a armazenar a gordura da dieta, e só irá converter carboidrato em gordura se a ingestão desse for muito elevada: http://ajcn.nutrition.org/content/48/2/240.full.pdf

Com relação ao IG que o Ney falou, resumidamente ele disse que IG menor = maior saciedade = provável menor consumo de calorias. Consumindo menos calorias, obviamente, você estará em uma situação melhor para criar um déficit calórico.

Isso em geral ocorre (embora há anos atrás tenham feito um estudo para avaliar IG e saciedade, e o alimento que apresentou maior saciedade foi batata inglesa, mesmo tendo IG maior do que muitos outros alimentos do estudo), mas não é uma certeza... vai de cada um.

Bela aula, parabéns! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ta..entao deixa eu tentar entender: Minha dieta é a base de Aveia, Mandioca e Batata Doce, caso eu troque esses alimentos por Batata Inglesa(alimento predileto) e manter as kcal da dieta terei o mesmo resultado tanto em cutting quanto em bulking? o IG do alimento so é importante para saciedade?

Editado por Sandro-Louzada
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Bela aula, parabéns! ;)
opa, valeu :D

Muito bom este tópico, tirei inúmeras dúvidas.
Vi que a insulina é uma coisa indireta no ganho de gordura e que se o sujeito comer muito carbo de alto IG e conseguir se segurar para manter uma dieta hipocalórica, ele irá emagrecer da mesma forma como se tivesse apenas comido carbo de baixo IG.
Eu imaginava que a insulina em si era responsável pelo acúmulo da gordura, sei lá, como se ela se convertesse em gordura ou coisa do tipo, como se ela liberasse alguma substância...
Bom, minha dieta agora vai ser sem neura, vou comer bastante "porcaria", mas respeitando o total calórico, a distribuição de macros e ingerindo micros (nem que seja em comprimidos).
Dá pra emagrecer comendo Big Mac com batata frita e refri comum todo dia. rsrsrsrsrs
E valeu pela resposta, mpcosta82.
Mpcosta82, abusando da sua boa vontade [rsrsrsrs], sempre leio por aí sobre a insulina ser responsável pelo acúmulo de gordura abdominal. Isso tá certo?
Citizen, não se culpe por achar isso. Somos bombardeados pela mídia com esse tipo de informação. Insulina é vilã, insulina faz mal, açúcar engorda. A verdade é sempre um pouco mais complexa....
Sim, mesmo que você só se alimente de besteiras, se a dieta for hipocalórica você irá perder peso. Foi o que aconteceu com este nutricionista: http://edition.cnn.com/2010/HEALTH/11/08/twinkie.diet.professor/
ele fez um experimento, uma dieta à base de besteiras (salgadinhos, docinhos), mas hipocalórica (1800 kcal/dia). Perdeu 13 kg em 2 meses.
provavelmente todas as suas dúvidas estão respondidas lá. E não, insulina não causa aumento de gordura abdominal. Onde a gordura será armazenada depende basicamente da sua genética, algumas pessoas armazenam mais na região abdominal, outras no quadril, coxas, tríceps, etc.
Com relação a sua dieta, cuide para não exagerar. Micronutrientes também são importantes, e sua dieta será pobre neles se você consumir a maior parte das calorias da dieta a partir de fontes de alimentos processados.
abraços

ta..entao deixa eu tentar entender: Minha dieta é a base de Aveia, Mandioca e Batata Doce, caso eu troque esses alimentos por Batata Inglesa(alimento predileto) e manter as kcal da dieta terei o mesmo resultado tanto em cutting quanto em bulking? o IG do alimento so é importante para saciedade?

O IG é importante para quem é diabético e/ou precisa controlar a glicemia. Se não for o seu caso, então a resposta para a sua dúvida é: de maneira geral, sim. Em bulking talvez seja até melhor trocar por alimentos de maior IG (ou melhor, de menor saciedade), pois você terá de comer mais.

Experimente, dificilmente você terá resultados diferentes - e você terá uma dieta mais fácil de ser seguida, mais 'agradável'. 99% das pessoas pode seguir uma dieta com um certo grau de liberdade sem ter nenhum prejuízo.... sendo assim, por que comer só batata doce, peito de frango e azeite?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...