Ir para conteúdo

Execução exercícios

bnmarthins

Posts Recomendados

Postado

Pessoal, até que ponto a execução do exercício realmente afeta a hipertrofia muscular? Sei que é um agravante claro para lesões uma execução mal feita, mas lembro que antigamente o recomendado era não deixar o músculo que está sendo trabalhado chegar ao ponto de relaxamento (descanso) que ele deveria se manter sempre sob tensão durante o exercício, o que na época no voador por exemplo eu entendia não abrir demais os braços até certo ponto que ele permaneça "segurando o peso" (exemplo mal dado mas acho que deu pra entender) Hoje a recomendação é de que a amplitude deve ser máxima, tipo esgaça tudo que dá kk e sinceramente, sinto menos o músculo quando chego a minha amplitude máxima em alguns exercícios, hoje parece que até meu pump é menor do que quando não tinha essa coisa de máxima amplitude e o músculo doía pra cacete. O que vocês acham sobre isso? me refiro até a questão de cadência também, sei que tem que ter um controle sobre fase concêntrica e excêntrica e tal, mas isso também contribui para a tensão muscular. O que é o ideal? Para alguém que não faz grandes técnicas e é considerada iniciante? (tenho treinado com constância há 6 meses mas frequento a academia desde os 16 anos, hoje tenho 31)

Postado
Em 13/06/2025 em 09:19, bnmarthins disse:

Pessoal, até que ponto a execução do exercício realmente afeta a hipertrofia muscular? Sei que é um agravante claro para lesões uma execução mal feita, mas lembro que antigamente o recomendado era não deixar o músculo que está sendo trabalhado chegar ao ponto de relaxamento (descanso) que ele deveria se manter sempre sob tensão durante o exercício, o que na época no voador por exemplo eu entendia não abrir demais os braços até certo ponto que ele permaneça "segurando o peso" (exemplo mal dado mas acho que deu pra entender) Hoje a recomendação é de que a amplitude deve ser máxima, tipo esgaça tudo que dá kk e sinceramente, sinto menos o músculo quando chego a minha amplitude máxima em alguns exercícios, hoje parece que até meu pump é menor do que quando não tinha essa coisa de máxima amplitude e o músculo doía pra cacete. O que vocês acham sobre isso? me refiro até a questão de cadência também, sei que tem que ter um controle sobre fase concêntrica e excêntrica e tal, mas isso também contribui para a tensão muscular. O que é o ideal? Para alguém que não faz grandes técnicas e é considerada iniciante? (tenho treinado com constância há 6 meses mas frequento a academia desde os 16 anos, hoje tenho 31)

Pelo menos pra mim afeta muito, exemplo meu, eu treinava com uma carga considerada alta pro meu nível e achava a parte inferior do meu peito, principalmente a lateral muito encurtada, muita gente falava que era genética, eu por curiosidade fui ver vídeos, ler algumas coisas e em uma dessas encontrei algo falando sobre alongar mais e controlar mais a negativa, pelo menos pra mim, 1, 2 meses fazendo isso com menos carga, porém com maior controle do exercício, melhorou demais meu peitoral, demais mesmo.

Postado

Afeta completamente, afinal de contas, a execução de um halterofilista, de um strongman, um crossfiteiro e de um fisiculturista são completamente diferentes ( exemplo estranho eu sei, mas todos esses esportes trabalham alguns exercícios que se repetem em outras modalidades). A forma como a execução é feita vai direcionar o tipo de estimulo que você quer dar. Pensa assim, a dieta é seu combustivel, são os tijolos que você vai colocar no seu musculo, porém o que vai direcionar o local que esses tijolos vão ser alocados e a velocidade que esse trabalho vai ser feito é diretamente relacionado ao pedreiro ( treino ) que está levando os tijolos ao local, então a execução vai dizer a qualidade dessa obra e a velocidade dela.

Sobre amplitude, isso depende do exercício, pois em alguns casos, amplitude exacerbada pode ser passível de lesão. Tem exercício que o foco é amplitude, tem outros que não. O que realmente importa é a conexão MENTE-MUSCULO, o que isso quer dizer, você sentir de fato o musculo ativando, por isso existe todas essas técnicas de segurar o peso na descida, fazer devagar, colocar bastante carga, trabalhar várias repetições. Pois isso vai ativar todas suas fibras e possibilitar seu corpo desenvolver a parte motora em todos os aspectos. Mas veja bem, é importante você prestar atenção em toda a execução, em todos os movimentos, em todas as séries, pode parecer que você ja faz isso, mas provavelmente não faz, pq é muito chato, principalmente no inicio. Pq qualquer desfoco que você tem, você já tira um pouco do musculo-alvo e muitas vezes você nem percebe, só vai perceber depois quando fizer novamente da forma "correta" e do nada você sente que ta ativando mais o musculo.

Sobre pump, isso ta relacionado a tempo de treino e sangue no musculo, por mais que você seja "iniciante" mas chega um ponto que o corpo vai acostumando mais com os estímulos, além de um treino com mais carga e menos execução, muitas vezes acaba trazendo bastante sangue pra região do musculo, fazendo aquele inchaço na hora do treino aparecer, mas isso não ta totalmente relacionado a qualidade do treino e sim ao fato de você ter exigido tanto sua musculatura que ela precisa de mais sangue, gera mais calor, gera mais tensão mecânica. O pump é um bom medidor do tanto que você está ativando o musculo, mas não se engane, exercícios multiarticulares costumam gerar bastante pump e nem sempre quer dizer que você esta ativando de forma efetiva a região que você deseja.

Em suma, precisa prestar atenção e ver os resultados, não é so dor no treino, dor após o treino, pump ou execução no espelho. É uma junção de fatores que vc precisa levar em conta e principalmente o resultado, se ta tendo resultado então ta no caminho certo. Cada corpo é unico e alguns vão reagir melhor a certos estimulos. Via de regra foca na execução sempre, em seguida nas cargas, se aguenta fazer muita rep com execução boa, então aumenta carga. Amplitude maximo que der dentro do confortável para seu corpo ( risco de lesão ) e muito foco na ativação muscular, tenta deixar o musculo "duro" durante toda execução que você vai entendendo com o tempo.

Obs: o fato de você não sentir o musculo na amplitude máxima, pode ser pq você passou da máxima, as vezes a gente abre demais o musculo e sai dele e começa ativar outro, tipo peito, se você abre demais começa exigir mais das costas e triceps, tem que saber dosar o máximo pelo seu corpo e pelo seu musculo.

Postado

Cara, a discussão vai muito além disso, mas alguns pontos básicos:

- amplitude máxima, via de regra, é melhor (maior quantidade de fibras usadas, maior hipertrofia)

- cadência: fase concêntrica (quando contrai o músculo/aplica a força) em máxima velocidade intencional, fase excêntrica (quando relaxa/alonga) controlada, mas sem exagerar nesse controle

- chegar próximo à falha em todas as séries válidas

"Conexão mente e músculo" é bobagem.

Pump, idem. 

Postado
Em 13/06/2025 em 09:52, natalliacarv disse:

Pump não significa nada para hipertrofia. 

Dor não significa nada para hipertrofia.

É igual as pessoas fazendo meia repetição no legpresss, feião. 

Então no leg por exemplo, se eu sentir mais a bunda do que as pernas tudo bem? kk o leg da minha academia a placa é muito pra cima e mesmo eu tentando ajustar os pés, sinto muito a bunda, muito mais que o quadriceps, principalmente se desço muito e como meu foco é perna, fico em dúvida se tá certo. Antigamente fazia um treino com menos carga e tinha um pump ótimoo, tinha o corpo bem mais cheio do que hoje que é o que estou tentando, mas não sei até que ponto era massa ou era só inchaço mesmo, mas era mais bonito kk hoje treino, vejo o quadriceps querer sair, mas aquele inchaço nas pernas que dá uma sensação de volume não tenho mais, mt triste kkk

Postado

Tem como saber mais ou menos quando o treino não está sendo efetivo? Ou essa percepção deve vir de outras pessoas (personal, instrutor etc etc)?

As vezes eu penso que estou "estagnado", mesmo sendo iniciante

Postado
Em 13/06/2025 em 10:40, bnmarthins disse:

Então no leg por exemplo, se eu sentir mais a bunda do que as pernas tudo bem? kk o leg da minha academia a placa é muito pra cima e mesmo eu tentando ajustar os pés, sinto muito a bunda, muito mais que o quadriceps, principalmente se desço muito e como meu foco é perna, fico em dúvida se tá certo. Antigamente fazia um treino com menos carga e tinha um pump ótimoo, tinha o corpo bem mais cheio do que hoje que é o que estou tentando, mas não sei até que ponto era massa ou era só inchaço mesmo, mas era mais bonito kk hoje treino, vejo o quadriceps querer sair, mas aquele inchaço nas pernas que dá uma sensação de volume não tenho mais, mt triste kkk

Dependendo da máquina, os glúteos vão de fato trabalhar mais que os quadríceps, normal. Basta fazer uma extensora depois pra dar um foco maior nas coxas.

Se um exercício é bem executado, os músculos alvos estão trabalhando como devem, independente de "sentir" eles.

Postado (editado)
Em 13/06/2025 em 10:40, ACnovre disse:

Tem como saber mais ou menos quando o treino não está sendo efetivo? Ou essa percepção deve vir de outras pessoas (personal, instrutor etc etc)?

As vezes eu penso que estou "estagnado", mesmo sendo iniciante

Treino tem que estar planejado e você seguir o planejado, não se troca exercícios a todo momento, troca quando realmente não cabe mais evolução nele, então você vai tornar esse treino efetivo progredido carga, melhorando o movimento, amplitude, e pra isso você precisa anotar suas cargas, repetições pra saber se de fato está evoluindo, fazer uma maratona de exercícios e séries só vai gerar fadiga e atrapalhar a sua recuperação e evolução.

Está progredindo? Ótimo, mantém e tenha paciência, o resultado vem da constância.

Editado por tmz
Postado (editado)
Em 13/06/2025 em 10:40, bnmarthins disse:

O Lorenzo já te respondeu corretamente. Aliás, leg que pega bastante glúteo é ótimo pq fica um exercício 2 em 1. 

Quer isolar quadriceps? Extensora 2x na semana.

Sim, provavelmente tu tava inchada e não com massa.

Editado por natalliacarv

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...