Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

VELOCITY-BASED TRAINING (VBT)

Lucas

Posts Recomendados

Postado

Abordagem top, assunto extrememante interessante, poucos conhecem e aplicam até mesmo em salas grandes de musculação.

Unico ponto negativo do vbt é ter que gravar, armazenar e depois carregar no app, pra mim que tenho celular basico1 e treino em horarios de chifrudo, é dificil as vezes.

Postado

Na base do feeling, sem ter lido mto sobre o tema eu já tava usando alguns conceitos, na base do empirismo:

Em 07/05/2025 em 11:57, Lucas disse:

O búlgaro tem me ensinado a confiar na velocidade da barra mto mais q no feeling.

Em alguns dias lixo, eu vou lá e faço um agacho q não acho tão fácil, percepção de esforço não tão baixa, e qd olho a velocidade e o vídeo o lift foi mto bom. Daí vou pro seguinte, com base na velocidade. Essa estratégia rendeu 100% de sucesso até aqui (falhei na única vez que não confiei na velocidade e fui pelo feeling).

Já no supino eu tenho mais confiança e mtas vezes confio mais no feeling do que na velocidade. Resultado: algumas falhas, q poderiam ser evitadas se eu fosse mais objetivo.

Em termos de parâmetros, basicamente qq agacho acima de 0,30m/s permite mais uma máxima. Já pro supino esse corte pode ficar um pouco mais baixo, na casa de 0,25m/s.

Sigo medindo a velocidade com o app Quik VBT e recomendo pra melhorar a avaliação de nível de esforço.

Pra múltiplas reps tem uma tabelinha de referência que funciona mto bem:

INTENSIDADE

70%

75%

80%

85%

90%

Perda de Velocidade

RPE

RPE

RPE

RPE

RPE

10%

4

5,5

6,5

7,5

8,5

20%

4,5

6

7

8

9

30%

6,5

7,5

8,5

9

9,5

40%

8

9

9,5

10

10

Interessante ter visto que realmente no supino a velocidade da barra é bem menor que no agachamento. E a faixa de corte de 0,30m/s no agachamento e 0,25m/s no supino é praticamente a mesma sugerida pelos caras que treinam usando VBT (0,30m/s e 0,15m/s).

Postado

Eu achei massa ver essa contagem de velocidade nos seus relatos e agora entendo melhor como funciona a lógica. Mais uma vez, baita tópico, men.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...