Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dieta baixou muito HDL, é normal?


peixequevoa

Posts Recomendados

Publicidade

Bom vamos em partes:

 

Em 12/01/2023 em 14:13, peixequevoa disse:

A nutricionista começou com um déficit menor e foi aumentando esse déficit aos poucos. Atualmente, a dieta é bem baixa em gordura: entre 0,35 a 0,4g por kg. As calorias vêm mais de carbo e proteínas (pra não gerar muita perda de massa magra).

Não existe necessidade de estar sempre reduzindo o défict, isso é o famoso "inventar trabalho" pra se valorizar.

Tem 2 motivos para alguns Nutricionistas fazerem isso: não confia que o paciente está seguindo 100% o plano ou é falta de conhecimento mesmo

Para a perda de peso reduzir gasto energético basal ao ponto de anular um déficit diário de 500kcal é preciso perder aproximadamente 50kg, considerando total adesão na dieta e treino.

 

baixíssimas essas quantidades de gordura da dieta, isso é praticamente a gordura residual dos alimentos, valores baixos assim de gordura prejudicam metabolismo hepático, produção hormonal (principalmente sexual), reduz saciedade e sabor dos alimentos, gera carência de vitaminas lipossolúveis tanto pela baixa oferta como pela absorção prejudicada e também a baixa ingestão de ácidos graxos mono e poli insaturados (gorduras boas)

Massa muscular se mantém com estímulo (treino) e dieta (calorias adequadas)

 

 

Em 12/01/2023 em 14:13, peixequevoa disse:

Ele refez os exames hoje e descobriu que não tem mais colesterol alto. Está no nível ótimo. Quase tudo melhorou. Triglicerídeos tb reduziu muito.

 

porém… o HDL (colesterol bom), que deveria ser acima de 40, e antes era 46, baixou para 33. 

 

Qual o total e as frações?
tem pessoas onde o HDL naturalmente é abaixo de 50 e tá tudo bem, desde que os valores totais e principalmente de LDL estejam proporcionais, de nada vale um HDL de 80 se o LDL tá sempre acima de 120 por exemplo.

tem medicações que reduzem o HDL, anti hipertensivos e ansioliticos por exemplo

 

consumo de gordura saturada, frituras, excesso de açucar e farinha também contribuem para reduzir o HDL

e principalmente a baixa ingestão de gorduras mono e poli insaturadas, volto no baixo consumo de gordura da dieta.

Cardio de intensidade moderada a alta tem um enorme potencial para aumento do HDL, consumo de azeite, peixes gordos como salmão, atum, sardinha, cavalinha, nozes, castanhas, amendoim, amêndoas e abacate.

 

 

Não sei nenhuma informação básica de vcs como idade, peso, altura

a perda de peso nesse período, ganho ou evolução de massa magra e o défici inicial, mas acho que consegui dar uma opinião razoável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/01/2023 em 18:16, cadumonteiro disse:

Bom vamos em partes:

 

Não existe necessidade de estar sempre reduzindo o défict, isso é o famoso "inventar trabalho" pra se valorizar.

Tem 2 motivos para alguns Nutricionistas fazerem isso: não confia que o paciente está seguindo 100% o plano ou é falta de conhecimento mesmo

Para a perda de peso reduzir gasto energético basal ao ponto de anular um déficit diário de 500kcal é preciso perder aproximadamente 50kg, considerando total adesão na dieta e treino.

 

baixíssimas essas quantidades de gordura da dieta, isso é praticamente a gordura residual dos alimentos, valores baixos assim de gordura prejudicam metabolismo hepático, produção hormonal (principalmente sexual), reduz saciedade e sabor dos alimentos, gera carência de vitaminas lipossolúveis tanto pela baixa oferta como pela absorção prejudicada e também a baixa ingestão de ácidos graxos mono e poli insaturados (gorduras boas)

Massa muscular se mantém com estímulo (treino) e dieta (calorias adequadas)

 

 

 

Qual o total e as frações?
tem pessoas onde o HDL naturalmente é abaixo de 50 e tá tudo bem, desde que os valores totais e principalmente de LDL estejam proporcionais, de nada vale um HDL de 80 se o LDL tá sempre acima de 120 por exemplo.

tem medicações que reduzem o HDL, anti hipertensivos e ansioliticos por exemplo

 

consumo de gordura saturada, frituras, excesso de açucar e farinha também contribuem para reduzir o HDL

e principalmente a baixa ingestão de gorduras mono e poli insaturadas, volto no baixo consumo de gordura da dieta.

Cardio de intensidade moderada a alta tem um enorme potencial para aumento do HDL, consumo de azeite, peixes gordos como salmão, atum, sardinha, cavalinha, nozes, castanhas, amendoim, amêndoas e abacate.

 

 

Não sei nenhuma informação básica de vcs como idade, peso, altura

a perda de peso nesse período, ganho ou evolução de massa magra e o défici inicial, mas acho que consegui dar uma opinião razoável.


Muito obrigada pela resposta completa. 
 

Bom, sobre essa questão de ir aumentando déficit aos poucos, sempre vi algumas pessoas defendendo isso, o Leandro Twin (desculpa a referência, sei que ele não é nutricionista kkk) fala em diversos vídeos. Mas tudo bem, creio que seja a metodologia que muitos defendem. Minha nutricionista é aderente à ideia pelo visto.

 

Sobre a gordura estar muito baixa, realmente ficamos preocupados com o quão isso pode ou não ser prejudicial. Conversamos com a nutri e ela não pretende mudar. 
 

Meus exames são bons, até vou expor aqui os números do exame que fiz em setembro/22: 

HDL 71, LDL 63, NAO-HDL 76 e Colesterol total 147. Também fiz de VLDL e deu 13.
Não refiz, mas se já estava bem bom no começo da dieta/treino, hj deve estar melhor ainda (espero).

 

Já os do meu noivo deram os seguintes números (feito agora neste mês): HDL 33, LDL 100, NAO-HDL 123 e Colesterol Total 156. Não fez VLDL

 

Testosterona do meu noivo total deu 485, porém GH deu quase 0 (=0,05), mas dizem que esse exame oscila mesmo. Meu receio é que HDL baixo afete essa parte hormonal tb.

 

O cardio ele faz todo dia quase, colocando, inclusive, bastante HIIT na esteira. 
 

Estou pesquisando para tentar ajudar ele…

 

Ele tem menos de 30 anos e está pesado e com BF alto (bf 25% na última consulta com adipometro, método 7 dobras).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/01/2023 em 15:26, peixequevoa disse:

Já os do meu noivo deram os seguintes números (feito agora neste mês): HDL 33, LDL 100, NAO-HDL 123 e Colesterol Total 156. Não fez VLDL

É um total excelente, mas essa relação HDL/LDL tá bem fora mesmo, mas nada pra se preocupar, seria mais preocupante se fosse uma colesterol total de 300/400 e sedentário. Só de estar perdendo peso e se exercitando os riscos despencam.

Bem provável ser apenas uma resposta natural do corpo se adaptando e a dieta restrita. Colesterol é um exame bem barato, dá pra fazer tranquilo fora do plano, se puder faz 1x por mês.

 

Em 15/01/2023 em 15:26, peixequevoa disse:

Bom, sobre essa questão de ir aumentando déficit aos poucos, sempre vi algumas pessoas defendendo isso, o Leandro Twin (desculpa a referência, sei que ele não é nutricionista kkk) fala em diversos vídeos. Mas tudo bem, creio que seja a metodologia que muitos defendem. Minha nutricionista é aderente à ideia pelo visto.

O Twin sabe mais de nutrição que muito Nutricionista por aí, rsrsrs o irmão é Nutricionista e a namorada tbm e ele estuda muito o assunto.

Mas ele defende muito esse método de redução gradual pra quando vc trabalha com um período determinado de dieta de cuting/definição, pra vc não queimar todas as cartas de uma vez e tbm considerando que a pessoa não tá 100% seguindo a dieta.

Muitos nutricionistas acabam fazendo isso de ir reduzindo as calorias achando que o paciente está em platô, platô não chega em menos de 6 meses, na maioria nem em 1 ano, o que acontece é aumento da fome e redução de gasto calórico com a pessoa mais lenta e preguiçosa.

 

Em 15/01/2023 em 15:26, peixequevoa disse:

Testosterona do meu noivo total deu 485, porém GH deu quase 0 (=0,05), mas dizem que esse exame oscila mesmo

Valor a princípio bem normal de testosterona, mas é sempre bom ter a referência anterior e tbm valores de LH e FSH (estimulantes do testículo e produção de testosterona) Estradiol e DHT ( pra acompanhar a aromatização e redução da testosterona), Testo live, total e biodisponivel (adianta nada 1000 de testo e 5 de livre) e SHBG (testo presa em proteína transportadora, praticamente inútil).

Esquece exame de GH, só de sair do corpo e ir pro laboratório ele já deteriorou, o tempo de vida livre é de horas, extremamente sensível a luz e temperatura, além do fato de ele ser liberado em pulsos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...