Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Agredido por não querer revezar


Vecchio

Posts Recomendados

Em 28/10/2022 em 09:37, Vecchio disse:

O UOL trouxe a manchete "Jovem é agredido por não querer revezar o aparelho".

 

O link para a matéria do UOL é: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2022/10/27/jovem-e-agredido-em-academia-na-ba-por-se-recusar-a-revezar-aparelho.htm

 

E o vídeo da treta é:

 

 

 

Independentemente do encaminhamento que a justiça deva dar ao evento e que o rapaz se recupere, o motivo que eu trouxe o link deste incidente foi um detalhe: o jovem agredido estava fazendo uma espécie de bi-set. Pareceu algo como crucifixo inclinado ou crucifixo supinado inclinado combinado com supino inclinado.

 

E o que eu tenho visto bastante é gente torcendo o nariz pra quem faz bi-sets "espaçosos", principalmente ocupando dois aparelhos ao mesmo tempo. Algo como, por exemplo, a gente ir em direção a um pulley tríceps e alguém, de outro aparelho gritar "ei... não mexe que eu tô fazendo...". Se não é a própria pessoa é o personal dela quem dá o aviso.

 

Pessoalmente eu não me incomodo, pois uso mais pesos livres. Só a máquina de pulley frente que realmente eu dependo da máquina, pois não dou conta de fazer barra fixa por causa do peso. No pior dos casos eu salto aquele exercício, parto para o próximo e faço depois que o multi-homem termine seu bi-set. Mas, já vi treta várias vezes envolvendo pessoas utilizarem mais de um recurso da academia, principalmente quando está cheia.

 

Dava pra esticar a treta pra alguns tipos de drop set, onde o praticante espalha ao seu redor uns quatro, até cinco pares de halteres, ocupando-os todos. Mas, neste caso, pelo menos é uma série só kkk.

 

Mas ainda assim, há bi-sets e bi-sets. A pessoa pode fazer um bi-set:

  • com um par de halteres somente;
  • com uma barra e um par de halteres;
  • com uma barra ou um par de halteres e um aparelho;
  • com um aparelho;
  • e, finalmente, o mais exótico ou polêmico de todos, com dois aparelhos distintos

 

Mas, só para eu ter uma ideia, vocês fazem bi-sets "espaçosos" em suas academias quando elas estão cheias? Ou ainda: não se importam em revezar?

 

 

 

 

A regra que sigo é do bom senso. Dessa forma, para montar meu treino levo em conta exatamente fatores como: horário do treino, duração do treino, exercícios e a realidade da academia no momento. Afinal de contas, é preciso saber que tem diferença entre treinar em horário comercial, onde a maioria está fora da academia ou após esse horário, onde concentra o maior número de pessoas.

 

A melhor saída que encontrei (levando em conta que treino em uma academia que raramente enche entre as 9h e às 17h) é treinar entre 11h e 12h, porque assim consigo encaixar melhor a rotina e treino, sem atrapalhar a rotina dos demais (principalmente treino de quadríceps que não tem uma quantidade grande de anilhas de 25kg, por exemplo).

 

Entretanto, já treinei em horário de pico e o treino era completamente diferente e tinha que revezar diversas vezes. O que não vejo problema nenhum e muitas vezes é até bom para mim, porque tendo a descansar "pouco" treinando sozinho.

 

Porém, em alguns casos é "impossível" revezar e nesse caso vale a pena explicar o motivo e nunca ser um "animal" com a pessoa (claro que muitas vezes a outra pessoa claramente age de má fá, e não me sinto 100% contra algumas reações, mas é sempre bom tentar evitar a violência).

 

Por exemplo: você não vai revezar um Leg 45º com 500 - 600kg ou um agachamento com 110 - 120kg com alguém que faça com menos de 50% da carga, é contraproducente montar e desmontar e atrapalha o rendimento.

 

Por isso sempre dizia: "- Podemos revezar, mas veja se consegue fazer com uma carga semelhante, porquê se não, vai ficar ruim para nós dois". Na maioria dos casos a pessoa ia fazer um outro exercício e fazia esse outro na sequência.

 

Agora, cabos, bancos e aparelhos que não precise montar é até uma questão de lógica revezar.

 

Mas né, como sabemos existem pessoas que claramente não se baseiam em lógica e querem fazer um "infinit-set" em horário de pico e fazem cara feia para quem quer revezar. Fora os treinos em "equipes" e os aparelhos que funcionam como bancos da praça para o povo conversar. E isso sempre vai ter, infelizmente. Mas o que podemos fazer é agir com prudência e fazer a nossa parte. 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Publicidade

Em 28/10/2022 em 11:06, t2ds disse:

Fazia na academia e já aconteceu isso daí, tirando a parte da agressão pq deixei pra lá. Um grupo de 3 caras viram que estava fazendo e foram lá desmontar tudo.

 

Acho que na mesma época de agora, era um grupo que nunca tinha visto na academia e apareceu pro projeto verão.

Aconteceu comigo há umas semanas. 

 

Eu tava fazendo tríceps corda, aí ouvi um gordão cosplay de castanha e caju, que eu nunca vi antes, xingando já com o instrutor "aquele filho da puta lá acha que é o dono da academia". aí fui ver, e ele tava só fazendo crossover. 

Aí eu tava descansando, e ele já chegou em mim falando "vou fazer aqui", e foi tirando o negócio, aí só falei "blz". 

 

quando olho, chega mais 2 amigos do gordão e tenho que revezar com os 3. comecei a enrolar só de raiva tbm.

 

gordão nunca treinou e chega cheio de pompa junto com os amigos frangos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/11/2022 em 11:44, Zyzzfodase disse:

Aconteceu comigo há umas semanas. 

 

Eu tava fazendo tríceps corda, aí ouvi um gordão cosplay de castanha e caju, que eu nunca vi antes, xingando já com o instrutor "aquele filho da puta lá acha que é o dono da academia". aí fui ver, e ele tava só fazendo crossover. 

Aí eu tava descansando, e ele já chegou em mim falando "vou fazer aqui", e foi tirando o negócio, aí só falei "blz". 

 

quando olho, chega mais 2 amigos do gordão e tenho que revezar com os 3. comecei a enrolar só de raiva tbm.

 

gordão nunca treinou e chega cheio de pompa junto com os amigos frangos.

 

Eu acho que descobri a solução.

 

Os exercícios basicões estão entrando em desuso, pois não dá pra ostentar muita carga por serem - adivinha só - básicões kkk

 

Galera tá se apegando demais nos aparelhos envolvendo máquinas, leg press, exercícios pra perna em planos inclinados (onde a força é decomposta e dá pra usar as mãos pra ajudar o movimento das pernas e postar dizendo que tá fazendo leg com 300).

 

Hoje, por exemplo, com dois bancos de supino livres, eu fiz meu teste de carga máxima de supino e, durante todos os 25 minutos que duraram o evento, os bancos não foram usados.

 

Assim sendo, eu acho, repito que é achismo, que talvez optando por movimentos básicos, jamais haja disputa ou tretas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...