Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ectomorfo cutting?


BrunoSCosta

Posts Recomendados

Boa tarde a todos eu sei que ja existem tópicos deste género mas eu realmente preciso de ajuda para o meu caso. 

 

Comecei a treinar em Setembro de 2020 na altura eu estava com depressão e precisava de algo para me ocupar o tempo e me motivar. 

 

Sempre fui mal nutrido eu comia mal mesmo portanto sempre fui muito magro. Comia muita besteira e pouca comida saudável isto durante largos anos. 

 

Quando comecei na musculação eu tava com:

1,85m

52kg

6%bf

 

Como podemos ver acima eu estava muito magro mesmo mas tinha uma certa gordura na barriga. 

 

Comecei a treinar e na altura por conta da pressa eu cheguei a comer 4000 calorias em alguns dias, o peso despenhou e eu em 5 meses ganhei uns 15 quilos, mas obviamente que uma grande parte foi gordura. Em Fevereiro de 2021 entrou a quarentena e na altura como so podia treinar em casa baixei a dieta para 2500 calorias para evitar gangar muita gordura. 

O peso manteve um pouco e dps baixou 1kg até que em abril ja voltei a treinar e assim foi ate Agosto. Uma vez a cada 2 semanas eu bebia um pouco de álcool ao sabado mas nada de muito exagerado ate que em Agosto quando tinha 70kg infelizmente peguei covid e perdi 6kg. Voltei a treinar com alguns cuidados e a meio de Setembro ja conseguia treinar bem outra vez. 

 

Consegui recuperar o meu peso ate Novembro e ja estava com 70kg outra vez. Em Novembro mais uma vez fiquei doente, presumo que o covid mexeu bastante com o meu sistema imune e apanhei uma amigdalite bem complicada que me durou mais de um mês e entao ate meio de Dezembro falhei muitos treinos e infelizmente a dieta nao foi tao limpa, porque havia dias que a dor era tanta que eu nao conseguia comer muito entao por receio de perder todo o meu trabalho me alimente um pouco mais sujo. Nao eram todas as refeições mas pelo menos uma refeição calórica eu fazia. 

 

Em Janeiro eu estava então com os meus 70kg de novo e comecei a comer mais e mais. Comi limpo mas acredito que coloquei demasiado excedente calórico, a minha tmb com treino etc sao 2769 calorias e eu estava a consumir 3700 por dia. 

 

Acontece que desde o início de tudo eu ja acumulei gordura mas como nao tinha muita massa mantive o bulking este tempo todo ou seja eu estou à mais de um ano em bulking e acumulei gordura abdominal que me causa um certo desconforto e sei que com 75kg muitos vao dizer que nao tenho massa magra suficiente para um cutting e eu ate concordo. O problema é que eu sei que a minha insulina está muito desregulada e a sensibilidade esta totalmente descontrolada. Estou muito retido. Faço treinos bem volumosos e pesados mas por conta da rotina pouco tempo tinha pra fazer cardio e tambem vou mudar isso e acrescentar todos os dias pelo menos 30 minutos de cardio de preferência em jejum. 

 

Dado estes erros todos e um ano e meia maioritariamente em superavit o que me aconselham fazer neste momento? Estou assim:

 

1,85m

75kg

Bf: estimo que uns 15/16%

 

Ultima dieta estava com os seguintes macros:

 

530G CARB

180G PROT

84G GORD

 

Posso fazer um minucutt para eliminar um pouco de gordura, retenção estabilizar a sensibilidade à insulina ou faço um bulking limpo com excedente de 500 calorias?

 

Eu peço desculpa se ja existe mais tópicos mas eu preciso mesmo de ajuda. Nao cheguei ao físico que eu pretendo mas tenho dificuldade em ganhar peso e em ano e meio ganhei 23kg com muita dificuldade. Eu sei que sou frango mas eu preciso da vossa opiniao para mudar. 

 

Obrigado a todos! 

 

Editado por BrunoSCosta
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Pode fazer um mini cutting, mas você ainda é muito leve pra altura, eu seguiria em bulking limpo ou mesmo maingain por algum tempo. Pelo relato dá pra notar que teve indas e vindas, tenta ser mais consistente e montar os pratos sempre na balança. A quantidade de exercício necessária pra não perder massa é bem menor que a pra ganhar, então faz o máximo pra não pular treinos, mesmo que tenha que treinar mais rápido ou leve alguns dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/03/2022 em 17:43, Super Ogro disse:

Pode fazer um mini cutting, mas você ainda é muito leve pra altura, eu seguiria em bulking limpo ou mesmo maingain por algum tempo. Pelo relato dá pra notar que teve indas e vindas, tenta ser mais consistente e montar os pratos sempre na balança. A quantidade de exercício necessária pra não perder massa é bem menor que a pra ganhar, então faz o máximo pra não pular treinos, mesmo que tenha que treinar mais rápido ou leve alguns dias.

 

MUITO OBRIGADO MESMO! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...