Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estradiol alto em inicio de TRT


Posts Recomendados

Publicidade

Em 01/11/2021 em 15:45, chapz disse:

Boa tarde a todos, 

 

De forma a resumir a minha história - tenho 28 anos, 27% bf (calma), 1,75m e 86kg. Na minha vida tive muitas flutuações de peso, desde pesar 66kg a pesar 110kg.

Sou ex militar, e fui durante 5 anos. Após a saída do exército onde pesava 75kg, baixei o peso até aos 66kg. A partir daí um acidente grave de mota atirou-me para o hospital durante 1 ano. O peso subiu aos 90kg, comecei a treinar até ter baixado até aos 80 e assim me mantive alguns anos.

Após algumas situações mais complicadas com a vida, uma depressão (sem utilização de medicação) e com a pandemia cheguei aos 110kg e 44% bf.

Isso foi em Janeiro deste ano e decidi mudar a minha vida - através de exercício e dieta em 4 meses perdi 30kg - apesar disso continuava a sentir-me cansado, deprimido e sempre sem energia. A libido ia e voltava, mas passei de ser um cara que a cada semana, mulher nova para um cara que a cada ano uma mulher nova. Era um sofrimento treinar, e há um par de anos atrás treinar era o melhor momento do meu dia!

 

Decidi fazer algumas análises, inclusivamente à testosterona livre que acusou 584ng/dl - os números batiam certo, mas acusava todos os outros sintomas de testosterona baixa. Na altura por falta de informação não pedi análises à testo livre nem ao estradiol.

 

Falei com alguns médicos cá em portugal mas sem chance de me receitarem qualquer tipo de testosterona de forma a descobrir se realmente a testosterona era a culpada. Não duvido que há alguns anos atrás a minha testosterona teria um número bem superior.

 

Decidi então, sozinho, aplicar um tratamento trt que consiste em uma injeção de cipionato de testosterona da West-Ward (200mg/ml) de 0.5ml a cada 5 dias.

 

Após a primeira injeção decidi fazer exames ao sangue no dia seguinte e o resultado foi o seguinte:

 

 

SANGUE
01-02-2021
HEMOGRAMA
Espectrofotometria, Impedância, Citometria de fluxo, Citometria de imagem, Microscopia
ERITROGRAMA
Hemoglobina 15.9 g/dL 13.2-16.6 15.1
Eritrócitos 5.07 x10^12/L 4.35-5.65 4.85
Volume Globular 43.6 % 38.3-48.6 41.9
Volume Globular Médio 86.0 fl 78.2-97.9 86.4
Hemoglobina Globular Media 31.4 pg 26.5-32.6 31.1
Conc.Hemoglobínica Glob.Med. 36.5 g/dL 32.0-36.5 36.0
R.D.W. 11.5 % 11.8-14.5 11.9
LEUCOGRAMA
Leucócitos 6.190 x10^9/L 3.400-9.600 5.900
% x10^9/L
Neutrófilos 44.7 = 2.770 % 1.560-6.450 3.750
Eosinófilos 2.6 = 0.160 % 0.030-0.480 0.050
Basófilos 0.3 = 0.020 % 0.010-0.080 0.020
Linfócitos 43.3 = 2.680 % 0.950-3.070 1.470
Monócitos 9.0 = 0.560 % 0.260-0.810 0.610
PLAQUETAS
Número 240 x10^9/L 135-317 248
†Volume Plaquetário Médio 10.9 fl 9.3-12.1 10.6
01-02-2021 30-05-2016
Glicose 81 mg/dL 60-110 83 75 ( )
Enzimático espectofotométrico - Enzimático (hexocínase)
Ureia 24 mg/dL 17-51
Espectrofotometria - Enzimático (Urease GLDH)
Creatinina 1.08 mg/dL 0.60-1.20 0.88
Espectrofotometria - enzimático
Calibração baseada no método de referência GC-IDMS.
Proteínas Totais 6.7 g/dL 5.7-8.2
Sódio 140 mmol/L 136-145
Potássio 3.7 mmol/L 3.5-5.1
Cloretos 104 mmol/L 98-107
Aspartato Aminotransferase (TGO) 39 U/L <34 40
Espectrofotometria - Enzimático (IFCC modificado)
Alanina Aminotransferase (TGP) 22 U/L 10-49 35

Gama Glutamil-Transferase 15 U/L <73 23
Espectrofotometria - Enzimático (IFCC modificado)
† Insulina 5.0 μU/ml 3.0-25.0
† Índice de HOMA - IR 1.0 <3.0
TSH 3.778 mUI/L 0.550-4.780 0.746
T3 total 1.02 ng/mL 0.60-1.81
T4 Livre 1.32 ng/dL 0.70-1.58
Prolactina ng/mL 27.9 2.1-17.7
Estradiol 46.9 pg/mL 0.0-40.0
† SHBG 40.9 nmol/L 10.0-57.0
Testosterona Total 778.9 ng/dL 72.0-853.0 584.6
† Testosterona Livre 16.10 pg/mL 4.81-22.42

 

Em relação à testosterona, tendo em conta estar em níveis fisiológicos, recomendam que mantenha os 0.5ml a cada 5 dias?

 

A preocupação neste momento é o estradiol, que como seria de esperar está em níveis bastante altos devida à minha BF alta também. Recomendam iniciar já um IA em doses baixas e ir controlando com os exames ou aguardar até ao próximo exame e ver se o nível se mantém? O TSH também teve uma subida abrupta desde o último exame (passou de 0.746 para 3.778)

 

Para já penso que ainda não senti efeito da testo. Poderia dizer que talvez mais energético, mas pode ser o efeito placebo. Hoje foi o dia da segunda aplicação.

 

Agradeço desde já qualquer resposta. Toda a ajuda é bem-vinda.

A informação é muita e às vezes é fácil ficar perdido!

 

Acredito que seu problema não esteja relacionado à testosterona, porque tanto sua testo total quanto a livre estavam em níveis bons. Não está no limite superior, mas está em um número bom que permite viver uma vida saudável. Eu treinava com 400 e pouco há uns anos atrás e tinha bastante disposição.

 

De 500 para 700 é pouco provável que você sinta algum benefício. Talvez, quando as doses do cipionato começarem a empilhar e somarem com a sua produção natural (que ainda não foi inibida), você ultrapasse o limite fisiológico por um tempo e sinta um "up". Mas assim que seu corpo reduzir a produção endógena isso passa.

 

Comecei a fazer TRT há pouco tempo, tem uns dois meses talvez. Notei algumas melhoras, mas tenho que confessar que o principal não obtive: disposição. Continuo cansado igual antes. Isso me faz pensar se continuo com a TRT ou não, é uma questão que vou ter que decidir mais para a frente. Só estou dando um tempo para ver o que a TRT pode fazer por mim.

 

Os sintomas da testo baixa são muito vagos: canseira, perda de libido, etc. Pode ser outras coisas que estejam causando isso. Tem a tal da fadiga crônica pós viral, acontece com muitas viroses, mas agora nesse tempo de pandemia muita gente está reclamando. Tem o fator psicológico, ansiedade, etc.

 

Você comentou que emagreceu 30kg em 4 meses e continuava cansado. No meu ver, 30kg em 4 meses é um déficit calórico brabo (quase 2kg/semana) e é normal a gente se sentir mais cansado quando está comendo menos do que gasta, ainda mais quando isso se arrasta por vários meses seguidos. E também é normal a testo cair em déficit calórico, depois que termina a dieta ela sobe um pouco outra vez.

 

Se eu fosse você, não continuaria com a TRT, porque seus níveis já eram bons e mesmo que você recupere depois, às vezes não recupera 100% não. E os problemas podem se agravar durante o período de TPC. Você tem bastante estradiol, talvez só o IA, sem cipionato, em doses leves, já ajudassem a subir seu LH/testo. Mas não sei te falar que dosagem de IA seria segura para esse fim.

 

Você está procurando descobrir a raiz do problema e resolver, não posso te ajudar muito, mas torço pela sua melhora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/11/2021 em 18:37, Paulo08 disse:

Eu sei o que vc passa, acredite.

 

De uma olhada na prolactina, se tem algo que te deixa parado é ela.

Sim! Uma amiga, médica, já enviou pedido para fazer uma TAC e descobrir qual será a causa da prolactina alta. Depois da TAC iniciamos medicação!

 

Em 06/11/2021 em 00:59, emerson36 disse:

 

Acredito que seu problema não esteja relacionado à testosterona, porque tanto sua testo total quanto a livre estavam em níveis bons. Não está no limite superior, mas está em um número bom que permite viver uma vida saudável. Eu treinava com 400 e pouco há uns anos atrás e tinha bastante disposição.

 

De 500 para 700 é pouco provável que você sinta algum benefício. Talvez, quando as doses do cipionato começarem a empilhar e somarem com a sua produção natural (que ainda não foi inibida), você ultrapasse o limite fisiológico por um tempo e sinta um "up". Mas assim que seu corpo reduzir a produção endógena isso passa.

 

Comecei a fazer TRT há pouco tempo, tem uns dois meses talvez. Notei algumas melhoras, mas tenho que confessar que o principal não obtive: disposição. Continuo cansado igual antes. Isso me faz pensar se continuo com a TRT ou não, é uma questão que vou ter que decidir mais para a frente. Só estou dando um tempo para ver o que a TRT pode fazer por mim.

 

Os sintomas da testo baixa são muito vagos: canseira, perda de libido, etc. Pode ser outras coisas que estejam causando isso. Tem a tal da fadiga crônica pós viral, acontece com muitas viroses, mas agora nesse tempo de pandemia muita gente está reclamando. Tem o fator psicológico, ansiedade, etc.

 

Você comentou que emagreceu 30kg em 4 meses e continuava cansado. No meu ver, 30kg em 4 meses é um déficit calórico brabo (quase 2kg/semana) e é normal a gente se sentir mais cansado quando está comendo menos do que gasta, ainda mais quando isso se arrasta por vários meses seguidos. E também é normal a testo cair em déficit calórico, depois que termina a dieta ela sobe um pouco outra vez.

 

Se eu fosse você, não continuaria com a TRT, porque seus níveis já eram bons e mesmo que você recupere depois, às vezes não recupera 100% não. E os problemas podem se agravar durante o período de TPC. Você tem bastante estradiol, talvez só o IA, sem cipionato, em doses leves, já ajudassem a subir seu LH/testo. Mas não sei te falar que dosagem de IA seria segura para esse fim.

 

Você está procurando descobrir a raiz do problema e resolver, não posso te ajudar muito, mas torço pela sua melhora.

 

 

Estou efetivamente a fazer uma dieta com um défice calórico grande e acredito também que poderá ter alguma influência no sintoma do cansaço. Mas mesmo quando comia muito ou regrado acontecia o mesmo.  A realidade é que já procurei soluções noutros lugares, mas sem sucesso.

 

O TRT talvez seja mais um procedimento tentativa-erro, ou talvez seja a solução. Saberei a tentar ciente dos riscos que corro.

 

Vou aguardar mais 4 semanas, fazer novos exames e ajustar a medicação consoante o resultado. Até lá ficando atento a todo e qualquer sinal que o meu corpo mostre.

 

Obrigado por terem tirado um tempo para dar o vosso conhecimento e partilha de experiência

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...