Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas de saúde ocasionados por uma dieta hipercalórica?!


Gabriel Prazeres

Posts Recomendados

Bom, comecemos do inicio. Há 6 meses comecei a treinar em casa, eu estava absurdamente magro, praticamente raquítico (48 quilos e 1.79), isso com 17 anos. Enfim, comecei fazendo barras e flexões e melhorando minha alimentação aos poucos, e assim fui ganhando peso. Nesse meio período parei de treinar em casa e comecei a treinar em academia, nesse período de 2 meses e pouco que estou treinando em academia, fui de 63 para 71 quilos (avaliação feita em nutricionista, com adipômetro, etc, foi constatado pela profissional que ganhei 7 quilos de massa magra e 1 de gordura, sendo 12% de bf) ou seja, uma puta evolução, apesar de que ainda continuo mais magro do que desejo, tudo isso com uma dieta que eu mesmo montei (mais de 4k de calorias em alimentos limpos, sou vegetariano também) Acontece que recentemente, coisa de uma semana atrás, durante um treino de perna num legpress, eu estava terminando uma serie quando de repente uma dor de cabeça absurda inicia-se instantaneamente, juntamente com fortes pulsos na cabeça (o susto foi grande, tanto que fui ao banheiro ver se havia sinais de rompimento de aneurisma) mas ficou só nisso. Após isso, todos os treinos que fiz senti essa mesma dor de cabeça, que começa no inicio do treino e cerca de 20 minutos depois, mesmo continuando o treino na mesma intensidade, cessa. Apesar de que não tão forte, mas o suficiente para me deixar preocupado com a minha saúde. Nesse fim de semana fui usar uma maquina de medir pressão, deu relativamente elevada, uma hipertensão grau 1. Ai entra o questionamento, será que essa dor de cabeça durante os treinos tem alguma relação? Já marquei consulta medica, mas fico preocupado com algumas possibilidades (minha saúde está ótima aparentemente, me sinto bem, faz 1 ano que não pego um resfriado, suplemento b12 e d3, bebo 3l+ de agua por dia, to tendo uma ótima evolução na acad, não consumo sal em praticamente nenhuma refeição, durmo bem, não fumo, não bebo, não uso qualquer tipo de droga, não consumo nem mesmo industrializados ou açúcar refinado, não sou nem um pouco estressado, apesar de ser paranoico). Será que por eu ser ectomorfo e fazer uma dieta hipercalórica como a que eu faço, em que consumo tanta comida limpa durante o dia, poderia ser a causa dessa minha pressão elevada? Esse aumento de pressão poderia ser causado por uma resistência periférica a insulina, mesmo que eu esteja ganhando tanta massa muscular e tão pouca gordura tão rápido? Apesar das duvidas, que agradeço se forem respondidas, vou fazer exames essa semana e qualquer coisa deixo meu parecer final aqui.

Editado por Gabriel Prazeres
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Acostuma, depois de adulto se tu ficar preocupado com cada pontada no peito ou dor de cabeça tu não vive.

 

Se já marcou o médico, provavelmente ele vai investigar essa pressão elevada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/10/2021 em 10:42, Gabriel Prazeres disse:

Acontece que recentemente, coisa de uma semana atrás, durante um treino de perna num legpress, eu estava terminando uma serie quando de repente uma dor de cabeça absurda inicia-se instantaneamente, juntamente com fortes pulsos na cabeça (o susto foi grande, tanto que fui ao banheiro ver se havia sinais de rompimento de aneurisma) mas ficou só nisso.

Você pode ter forçado sua cervical durante o movimento de empurrar. Observe a execução na próxima vez.

 

Em 25/10/2021 em 10:42, Gabriel Prazeres disse:

Nesse fim de semana fui usar uma maquina de medir pressão, deu relativamente elevada, uma hipertensão grau 1.

Diagnosticar hipertensão medindo assim, de forma isolada, não rola né. 

A P.A pode alterar durante o dia diversas vezes (até mesmo por conta do aparelho utilizado), existem exames específicos para diagnosticar HTA.

 

Em 25/10/2021 em 10:42, Gabriel Prazeres disse:

Ai entra o questionamento, será que essa dor de cabeça durante os treinos tem alguma relação?

O próprio exercício aumenta a pressão durante a execução. Pode ter sim.

 

Em 25/10/2021 em 10:42, Gabriel Prazeres disse:

Será que por eu ser ectomorfo e fazer uma dieta hipercalórica como a que eu faço, em que consumo tanta comida limpa durante o dia, poderia ser a causa dessa minha pressão elevada?

Esquece biotipo. 

Como está o consumo de sal e gordura? Mesmo assim acho difícil ser, se comer tão bem como diz.

 

Em 25/10/2021 em 10:42, Gabriel Prazeres disse:

Esse aumento de pressão poderia ser causado por uma resistência periférica a insulina, mesmo que eu esteja ganhando tanta massa muscular e tão pouca gordura tão rápido?

Você tem resistência a insulina? Fez exames? É diabético? 

O certo é melhorar a sua resistência a insulina quando você perde gordura e aumenta a massa magra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/10/2021 em 16:58, pivateli disse:

Você pode ter forçado sua cervical durante o movimento de empurrar. Observe a execução na próxima vez.

 

Diagnosticar hipertensão medindo assim, de forma isolada, não rola né. 

A P.A pode alterar durante o dia diversas vezes (até mesmo por conta do aparelho utilizado), existem exames específicos para diagnosticar HTA.

 

O próprio exercício aumenta a pressão durante a execução. Pode ter sim.

 

Esquece biotipo. 

Como está o consumo de sal e gordura? Mesmo assim acho difícil ser, se comer tão bem como diz.

 

Você tem resistência a insulina? Fez exames? É diabético? 

O certo é melhorar a sua resistência a insulina quando você perde gordura e aumenta a massa magra.

Então, os exames sairam, tu certo na verdade. Aumentei meu consumo de sal (e por incrível que pareça) dois dias após isso minha pressão normalizou completamente (medi mais de 10 vezes, todas deram normal), e a dor de cabeça durante o treino parou. Era falta de sódio no corpo mesmo, e graças a deus se resumiu só nisso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigo, espero que esteja tudo bem com você.

Você está certíssimo, a ocorrência dessa dor de cabeça aguda deve ser levada ao médico o quanto antes.

O ideal seria a solicitação de pelo menos um TC, RM ou ainda uma arteriografia para sanar quaisquer dúvida.

Quando o quadro se arrasta, começa pela manhã ou evolui durante o treino, pode ser por conta de restrições na dieta, mas essa forma aguda você deve investigar junto ao seu médico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai no médico, pode ser um monte de efeitos durante o exercício e pode ser corrigido com respiração, por exemplo.

Seu caso deve ser outro, mas sobrepeso sempre vai cobrar seu preço no corpo, independente da composição corporal. E uma pessoa comendo grandes quantidades de comida e comendo toda hora também vai ter algum problema.

Rebotes, sanfonas e outras mudanças de peso drásticas também cobrarão sua saúde. Sem falar nas drogas.

Felizmente estes casos são problemas apenas de atletas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...