Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A importância do treinamento aeróbio


Visitante

Posts Recomendados

Postado

 

Por natureza, somos seres aeróbios, portanto, trabalhar dentro dessa capacidade metabólica se torna de extrema importância para nos auxiliar nas mais variadas tarefas.
.
Dentre as adaptações geradas pelo treinamento aeróbio, temos:
.
Adaptações cardiovasculares: 

 - Aumento do volume sistólico; quantidade de sangue ejetada do coração a cada batimento.

 - Aumento no número de capilares; vasos sanguíneos que irrigam os músculos.

 - Diminuição da frequência cardíaca de repouso.

.
Adaptações musculares:

 - Aumento na densidade e qualidade mitocondrial;

 - Maior atividade enzimática;

 - Aumento do glicogênio muscular.
.
Adaptações metabólicas: 

 - Melhora na sensibilidade a insulina;

 - Aumento da lipólise e de hormônios lipolíticos.
.
Além da melhora nos quadros clínicos de várias doenças, ter um bom condicionamento aeróbio nos auxilia e muito no treinamento de força-potência e, obviamente, de endurance.
.
Quanto melhor nosso sistema cardiovascular, mais rápida será a remoção e metabolização dos resíduos deixados pelas séries do treinamento, como também a oxigenação dos tecidos.
.
Uma boa capacidade aeróbio, diz respeito a manutenção da atividade mantendo os níveis de lactato estáveis. Adaptação importante para esportes de longa duração.
.
A velocidade com que ressíntese de creatina-fosfato(CP) ocorre, diz respeito a eficiência mitocondrial e da respiração celular, adaptação conhecida como potência aeróbia.
.
Com bons níveis de potência aeróbia, temos um tempo de recuperação intra séries mais eficiente, levando menos tempo para uma ressíntese completa de CP/ATP.
.
Algumas adaptações podem ser auxiliadas pelo próprio treinamento de força, porém, em menores proporções.
.
O treinamento resistido em altas repetições causa adaptações em enzimas glicolíticas que auxiliam na capacidade aeróbia. Já o treinamento em baixas repetições, auxilia nas adaptações em cima da potência aeróbia.
.
Muitas pessoas utilizam o treinamento aeróbio como forma de perda de peso e não estão de todo erradas.
.
A melhora do metabolismo aeróbio afeta positivamente a mobilização e oxidação de gordura para a produção de energia. O aumento do conteúdo mitocondrial é um dos principais fatores relacionados a isso.
.
Portanto, utilizar de meios e métodos de treinamento para aumentar a qualidade oxidativa de nossas fibras musculares é uma estratégia interessante para quem tem como objetivo a perda de peso. 

.

AEJ x Aero Pós/Pré Treinamento:

.

Uma dúvida muito recorrente sobre a utilização do treinamento aeróbio é quando utilizar e se alimentado ou não.

.

O treinamento possui uma hierarquia de montagem lógica para que sessões de treinamento de naturezas diferentes não tenham tanta interferência uma na outra. Essa hierarquia diz que:

.

- O treinamento aeróbio quando feito antes do treinamento de força, necessita de no mínimo 6h entre sessões para que não tenha perda considerável de desempenho na segunda sessão;

- Caso seja realizado na mesma sessão, o treinamento de força deve SEMPRE ser prioritário, independente do objetivo. Sessões de treinamento de força não interferem no treinamento de endurance subsequente, o contrário sim.

.

Já quando falamos entre alimento/jejum, isso influencia diretamente nas adaptações musculares ao treinamento.

.

O AEJ pela baixa disponibilidade de substrato, estimula de forma mais eficiente a biogênese mitocondrial, que a primeiro momento pode ser algo maravilhoso por aumentar a qualidade oxidativa da fibra muscular. Entretanto, essa adaptação ocorre principalmente nas fibras tipo 1 - pelo formato da atividade, que por natureza já são oxidativas e já possuem muita mitocôndria.

.

Um músculo depois de saturado de mitocondriais, só "acumula" mais aumentando seu volume celular (hipertrofia), portanto, essa qualidade do AEJ apenas antecede uma adaptação que já ocorreria no aeróbio alimentado.

.

Quanto a perda de gordura, como muito já se sabe, ambos os formatos de treinamento levam ao mesmo resultado final, portanto, se seu objetivo é única e exclusivamente estético, pode escolher qualquer uma das formas, respeitando a hierarquia do treinamento para que não acabe perdendo rendimento no treinamento de força.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...