Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ritmo Cicardiano


Vecchio

Posts Recomendados

Ciclo Cicardiano

 

Grande parte de nós, foristas daqui deste estimado blog, temos uma das máximas como sendo "o que importa é bater os macros e o deficit (ou superavit) não importa de que jeito e em qual horário"

 

Para estes, eu mesmo incluso, anda aparecendo em algumas notas de tabloides o ritmo natural, ditado pela cadência imposta pelo tal do núcleo supraquiasmático. Segundo esta linha de ação, ao se alimentar ou dormir fora de um ritmo no qual o ser humano adaptou-se ao longo dos milhares de anos de sua existência, ele estaria liberando toxinas em seu organismo. Prova disso, segundo tais textos, são as pessoas que trabalham à noite/madrugada, que segundo os números costumam apresentar um maior índice de doenças. Defendem tais autores que, ao seguir o ritmo "da natureza", o corpo estaria fazendo "uma faxina" em toxinas, otimizando a ação de enzimas digestivas, entre outras promessas de campanha.

 

"Dormir e acordar com as galinhas"...

 

  • Durma no máximo até às 22 h
    • zerar luzes, desativar notificações do celular, etc
  • Alimente-se entre 9:00 e 18:00h (é praticamente o jejum intermitente)
    • genes associados ao gasto energético estariam em (mais?) ativos
    • alimentar-se para logo a seguir dormir à noite não seria o melhor horário, pois o cérebro já teria enviado sinais para que sejam cessada a secreção de enzimas digestivas, propiciando o aumento de peso
  • Evite álcool à noite

 

Retirado de artigo de jornalista blogueira.

Outra fonte também é outra jornalista, também blogueira, paga por indústria farmacêutica pra acompanhar congresso (eu acho que forjado) envolvendo a dieta mediterrânea

 

--//--

 

Como as fontes não são lá das melhores, alguém tem mais informações sobre esse assunto? Vale a pena investir maiores leituras a respeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Tem um livro interessante chama-se "Apague A Luz! - Durma Melhor E Perca Peso - Diminua A Pressao Arterial"

41UIquvdNeL._SX351_BO1,204,203,200_.jpg

Só achei o livro para venda, vou dar um procurada melhor e posto o .pdf

 

edit:

Infelizmente não achei a versão completa do livro, apena 174 pág. 

Link

Versão completa paga

Editado por FELLIPE ASSIS
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na prática acredito que "certa parte" seja verdadeiro. Veja bem, há 10 anos eu trabalho em escalas, as vezes 24/48 às vezes 12/36 ( noite sim, noite não ) dentre outras, que sempre empregam período diuturno. Meu sono se eu não me cuidar é muito desregulado, as vezes sinto pouco de insônia, e também não sinto plena recuperação física.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, FELLIPE ASSIS disse:

Tem um livro interessante chama-se "Apague A Luz! - Durma Melhor E Perca Peso - Diminua A Pressao Arterial"

41UIquvdNeL._SX351_BO1,204,203,200_.jpg

Só achei o livro para venda, vou dar um procurada melhor e posto o .pdf

Marcando pra acompanhar

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...