Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Multiplicando Iogurte Desnatado Natural


Borova

Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...

Publicidade

Pô eu faço a mesma receita, só que eu fervo o leite, a receita é da fazenda da minha avó, beleza que lá o leite era tirado da vaca e tudo mais.
Mas mesmo o leite sendo de caixinha eu faço essa preferência de ferver o leite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, faço iogurte a alguns anos e posso dar uma dicas de como faço (Está bem detalhado):

Você precisará de:

2 Litros de leite desnatado ( 0 fat)

1 pote de iogurte desnatado (Marca que eu recomendo é o Paulista que tem poucos aditivos e é 0 fat, mas pode ser qualquer um)

1 pote de vidro que caiba os 2 litros

1 caixa de isopor que caiba o pote /\

Método:

1- A temperatura ideal do leite para fazer o iogurte é de aproximadamente 50ºC. Ou seja, não pode ferver o leite, principalmente se você usa leite UHT que já tá pasteurizado. Pra quem não tem termômetro esta temperatura é aquela que uma pessoa aguenta ficar com o dedo dentro do leite por 3 segudos (inteiros!).

2- Eu esquento o leite um bocado, aí vejo se passei do ponto (por ex: temperatura ~80ºC) deixo esfriar até os 50ºC e coloco 3 colheres de sopa de iogurte no leite (não coloca o pote todo se não azeda!). Coloca no pote de vidro com tampa e coloca no isopor, deixa por 10 a 12horas dependendo da temperatura.

3- Após este tempo o iogurte estará pronto ( lactose praticamente toda transformada em ácido lático) mas ele ficará com consistência de coalhada. Eu gosto dele mais "firme" então eu coloco a mistura na geladeira (por ex: deixo 10 horas no isopor e 2 horas na geladeira). Utilizando um escorredor de macarrão ou cuscuzeira e um pano eu escorro o whey:

coalhada-dessorando.jpg

4- Deixo a mistura escorrendo por 3 a 4 horas na geladeira. Retiro do pano e coloco num pode, uso essências dessas que se encontra em casas de artigos para festas, por exemplo morango, cereja ou baunilha e algumas gotas de adoçante (suclarose) e misturo com uma colher, fica mais ou menos com essa consistência:

homemade-greek-yogurt-131.jpg

5- Com o soro que é muito rico em nutrientes e ainda tem as famosas lactoalbuminas ou proteínas do soro do leite, da para usar em um monte de receitas ou se você não tiver muita criatividade da para substituir a água gelada no preparo de gelatinas (não afeta praticamente o sabor).

6- O iogurte que sobra geramente rende 500~600g de iogurte grego que é muito bom pois contém caseína, baixo teor de calorias, 0 fat, baixo IG,ajuda ( e muito! hahaha) no alívio das flatulências devido a alimentos que fermentam no intestino como batata doce, feijão, etc (basta comer iogurte junto da refeição que contenha o alimento).

Tudo bem, demora um pouco, mas veja bem você consegue 500g de iogurte grego 0 fat e até que da para fazer tranquilo: eu chego à noite esquento o leite e faço a mistura, deixo de um dia para o outro no isopr, no outro dia antes do AEJ eu já coloco na geladeira, quando volto eu coloco para escorrer e mais à tarde eu guardo nos potes (iogurte e soro) e dura a semana toda comendo em porções de 30~50g.

*Por fim antes de colocar para escorrer separe umas 3 colheres de sopa em um potezinho bem tamapado na geladeira para servir como isca para a próxima vez ( + 2 litros de leite e essa isca no lugar do iogurte).

Aqui eu como muito então faço toda semana mas dura tranquilo uns 10 a 15 dias na geladeira bem tampado.


Como já citado, ao ferver o leite, boa parte dos nutrientes são perdidos. Isso inclui os carboidratos? E se sim, qual o percentual?

Cara, até onde sei, o fato de esquentar o leite até o seu ponto de ebulição (~100ºC) gera desnaturação da caseína, que por sua vez precipita e gera uma desomogeinização (palavra difícil uahuaha) do leite, pois a caseína tem a função de manter os sólidos como a gordura do leite em solução no soro.

Por isso, que quando deixa o leite para ferver ele borbulha, ou meio que estoura depois de um tempo melecando todo o fogão (quem nunca fez isso? ahaha), afinal a caseína gerou uma película na superficie (devido à precipitação) e que retém o vapor da água que depois vem a estourar. Se deixar muito tempo o leite fica meio marrom devido à caramelização dos açúcares (lactose) mas até ai os nutrientes estão lá (todos bagunçados, mas estão lá).

semduvida_15.jpg

Isso é o que eu sei, pode ser que esteja enganado, na dúvida eu não deixo ferver, pois não vejo necessidade (além de que demora mais hahaha).

Abraços

Editado por merone
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

De acordo com o que o pessoal foi juntando no decorrer do tópico vou fazer com leite desnatado e adicionar 2 colheres de leite em pó. O resto do procedimento vou seguir as dicas do merone, mas ainda fico na dúvida se separo o soro ou não. Vou testar uma vez com o soro mesmo, se rolar será ótimo.

Sobre o tempo de validade, parece que é aproximadamente 5 dias na geladeira, é isso mesmo?

E sobre a "isca" merone, você usa isso sempre de um iogurte para o outro ou tem algum limite? Por exemplo, depois de "X" preparações recomendo comprar outro iogurte.

Abraços;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De acordo com o que o pessoal foi juntando no decorrer do tópico vou fazer com leite desnatado e adicionar 2 colheres de leite em pó. O resto do procedimento vou seguir as dicas do merone, mas ainda fico na dúvida se separo o soro ou não. Vou testar uma vez com o soro mesmo, se rolar será ótimo.

Sobre o tempo de validade, parece que é aproximadamente 5 dias na geladeira, é isso mesmo?

E sobre a "isca" merone, você usa isso sempre de um iogurte para o outro ou tem algum limite? Por exemplo, depois de "X" preparações recomendo comprar outro iogurte.

Abraços;

Separa só se vc quiser comer de colher e ter um melhor controle dos carbos. Porque no whey (soro) é só água, vitamínas, sais e proteínas (~20% do total do leite). É claro que tem um pouco de carbo mas se usar leite desnatado o soro praticamente não tem calorias.

Sobre a isca eu fiquei usando por uns 5 meses tranquilo ai resolvi trocar um pouco, mas se for parar pra pensar cada isca nova tem 0,000nada do leite mais antigo então a chance de estragar é baixa. O iogurte dura muito tempo(semanas) na geladeira, a isca dura menos(~7 dias) (as bactérias vão morrendo quando vai acabando a lactose).

Espero ter ajudado ai, ultimamente to fazendo líquido mesmo e tomando de garrafa porque rende mais mas antes quando o cutting tava bruto tava separando tipo iogurte grego (fora que é mais gostoso).

Vale muito a pena, gasta quase nada e não tem nada de conservante praticamente só o leite e mais nada. (um adoçante + essência de morango ou gelatina zero a gosto).

Abraço

Editado por merone
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Separa só se vc quiser comer de colher e ter um melhor controle dos carbos. Porque no whey (soro) é só água, vitamínas, sais e proteínas (~20% do total do leite). É claro que tem um pouco de carbo mas se usar leite desnatado o soro praticamente não tem calorias.

Sobre a isca eu fiquei usando por uns 5 meses tranquilo ai resolvi trocar um pouco, mas se for parar pra pensar cada isca nova tem 0,000nada do leite mais antigo então a chance de estragar é baixa. O iogurte dura muito tempo(semanas) na geladeira, a isca dura menos(~7 dias) (as bactérias vão morrendo quando vai acabando a lactose).

Espero ter ajudado ai,

Abraço

Bom saber sobre as iscas. Obrigadão merone.

Fiz ainda na semana passada meu primeiro iogurte, separei a isca e já usei no que fiz hoje. Veremos amanhã como ficou.

Segue a imagem da criança:

DSC00754.jpg

Gostei demais do primeiro que fiz.

Comi com banana amassada para não precisar colocar Toddy ou coisas do tipo. Apenas banana e aveia, ficou muito bom.

Abraços;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

rapaz to fazendo pela primeira vez, colokei 1l de leite desnatado e 1 iogurte desnatado da nestle.

necessariamente tem q ser 10 horas depois da primeira etapa que eu volto a mexer? ou pode ser por exemplo, 9 hrs? ou 15 hrs? alguem sabe me responder hahaha senao vo te q acordar de madrugada pra termina hahaha eskeci dessse detalhe hr que comecei a fazer hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela iniciativa Borova, Achei muito bom sua receita, bem parecida com a minha. Vou postar a minha aqui para a galera testar.

Ingredientes:

-1litro de leite desnatado

-1 copo pequeno de iogurte natural comprado no mercado. (a marca que eu uso é da Vigor.)

Modo de preparo:

Colocar o leite para aquecer durante 7 minutos.( é o tempo ideal da temperatura do leite e não precisa esperar esfriar)

Após isso, misturar o Iogurte natural ( o que foi comprado no mercado) ao que foi aquecido.

e colocar em 1 pote de vidro ou plástico. e cobri-lo com papel alumínio, ou pano, e deixar dentro do fogâo desligado. pois lá a temperatura irá

permanecer por mais tempo. e deixar lá dentro por 8 ou 9 horas. o meu eu deixo a noite toda lá até amanhecer.

e depois é só separar um copo de 70ml e guardar para fazer outra vez, assim não precisaria de comprar o iogurte de novo.

Outra dica para os que consomen a Albumina, essa receita é boa para evitar a ''famosa tempestade de gases'' uhsasauhu

Editado por AzyzzBrah's
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...