Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Compulsão Alimentar / Ortorexia

Gekko

Posts Recomendados

Postado

Eu já pesquisei sobre até mesmo no google e não achei, achei muitas coisas parecidas mas nada em específico como eu quero que tirassem minha dúvida, falo isso pq pode ter algum moderador que feche meu tópico por falta de pesquisa sendo que não há por aqui.

Eu não consigo entrar em uma dieta restrita, quando falo restrita é longe de junk food e contando macros corretamente (atualmente é 2000kcal), eu tenho muita vontade de fazer e não é falta de motivação, me sinto extremamente cansado no final do dia (n tem como eu treinar de manhã) e a vontade de tomar algo bom e comer algo bom (bom q eu falo é junk food) é enorme, depois eu fico extremamente arrependido mas parece que estou tão viciado nisso que apenas vejo a verdade (que eu n deveria ter ingerido) quando já estou ingerindo ou já ter ingerido. Qualquer dica de vocês é bem vinda, estou querendo recomeçar tudo só com dieta agora já que vou ficar sem treinar um tempo por motivos de um acidente, peguei atestado do trabalho e essa é a melhor hora, logo quando eu voltar a treinar eu já irei com meu corpo e mente acostumados.

Então, estou aqui pedindo ajuda antes que eu engorde e volte a ser o que era (fotos no meu diário), agradeço a quem puder me ajudar =)

Postado

Primeiro passe em um médico, faça uns exames pra ver se você não está com nenhuma doença.

Junk food/fast food é gostoso e da vontade de comer, porém do jeito que você fala, parece que você nao consegue controlar e come porcaria todos os dias, é bom passar em um médico pra ver se você não ta com nenhuma deficiência, ou talvez até algum problema como ansiedade ou depressão.

Espero ter ajudado colega.

Postado

Primeiro passe em um médico, faça uns exames pra ver se você não está com nenhuma doença.

Junk food/fast food é gostoso e da vontade de comer, porém do jeito que você fala, parece que você nao consegue controlar e come porcaria todos os dias, é bom passar em um médico pra ver se você não ta com nenhuma deficiência, ou talvez até algum problema como ansiedade ou depressão.

Espero ter ajudado colega.

O estresse é bastante no dia a dia, n sei exatamente as causas da ansiedade mas depressão é certeza que não. As vezes tenho medo de ir e descobrir algo pior q eu tenha e sim ultimamente eu ando comendo muito lixo fora do normal, me arrependo e isso eu acho que a maioria sente mas o meu arrependimento é muito grande, logo depois eu volto a ficar motivado para tentar novamente no próximo dia e isso é um ciclo vicioso, eu simplesmente não sei o que acontece, a vontade eu tenho e muita de começar e oq falta é a prática.

Postado

As vezes tenho medo de ir e descobrir algo pior q eu tenha

Entendo o medo, mas veja, é melhor ir e ter a certeza que está bem, e caso haja algo errado, é melhor descobrir cedo e tratar cedo, não acha?

Tem que ver e resolver essa ansiedade aí, depois estruturar uma dieta, comer de 3 em 3 horas, dessa forma não vai sentir fome e comer as porcarias.

Postado

Pode ser até a ansiedade ou a pressão de algum momento que vc esteja passando sendo "descontada" em junk food, uma compulsão. Vá ao médico, mesmo com medo, como disse o Vommok, é melhor descobrir cedo o que é e tratar. Boa sorte e bora se cuidar!

Postado

Alguns dias atrás tava pesquisando sobre isso.. Tem alguns estudos que mostram que a compulsão por docês as vezes chega a ser tão forte quanto por viciados em cocaína... tenso. Dá uma procurada no google que tem uns artigos e matérias bem legais. Já passei por isso, tinha uma vontade incontrolável de comer bobagem nos fins de semana quando via a mesma. Estou melhorando no momento. 

Relaxe mais, se mantenha ocupado, tenha tudo programado(programe os macros do dia no começo).
Uma dica pra comer "bobagem" é fazer panqueca.. alguns ovos, misture aveia e farinha de trigo, um pouco de canela e adoçante; além disso, bote um doce de leite em cima que fica delicioso.. conte nos macros e está tudo certo.. Seria bacana mandar essa ref no pós treino. Abraço!

• Supermoderador
Postado

01 - Vá a um médico;

02 - Vá a um psicologo;

03 - Pesquise por IIFYM;

04 - Tenha força de vontade. Há muitos insights úteis nos tópicos "como ser alpha" e "no faz";

05 - SE possível, procure alguma clinica onde atuem, em conjunto, psicólogo e nutricionista.

Postado

Leia "O Poder do Hábito". Vai entender que tudo é basicamente hábito.

Postado

Mano, eu parei de comer industrializados muito mais por uma questão de saúde do que qualquer outra coisa, dica que te dou procure entender o mal que faz a ingestão, veja documentários que mostram os efeitos destes alimentos no corpo, depois olhe pra VC e se imagine naquela situação seu futuro e talzs. Foi assim que parei, sempre que me vejo prestes a ingerir esse tipo de comida lembro do que estudei e é automático.

Sorte aí, e não é fácil mesmo, mas a vontade de viver uma vida saudável deve ser maior.

Postado

Sei bem o que é isso, tenho compulsão alimentar e eu como ate querer vomitar e não conseguir andar, mas nunca fui viciada em junk foods e sim em doces, massas e frituras, as vezes tudo que queremos é chegar em casa depois do trabalho e comer algo bom e relaxar, mas é questão de habito ninguém muda do dia pra noite, alimentos assim possuem substancias que fazem o corpo se viciar, quanto mais a gente come mais a gente quer e como sei que é difícil, acho melhor você fazer assim, deixar pra um dia do fim de semana e só uma refeição e durante a semana pensar hoje não vou comer mas tal dia eu posso, isso motiva e você vai ficar mais tranquilo em seguir a dieta e saber que não vai se privar ate chegar uma hora que você não vai sentir mais falta, mas eu penso assim, se eu não puder fazer nada por mim e me sentir bem ninguem mais vai fazer, tem que aproveitar enquanto tempos saúde. 

Postado

Vá num médico, ele poderá avaliar se existe compulsão alimentar e lhe propor algum tratamento. Algumas drogas, como Topiramato, são úteis em situações de compulsão patológica, mas requerem acompanhamento.

Postado (editado)

Sei bem o que é isso, tenho compulsão alimentar e eu como ate querer vomitar e não conseguir andar, mas nunca fui viciada em junk foods e sim em doces, massas e frituras, as vezes tudo que queremos é chegar em casa depois do trabalho e comer algo bom e relaxar, mas é questão de habito ninguém muda do dia pra noite, alimentos assim possuem substancias que fazem o corpo se viciar, quanto mais a gente come mais a gente quer e como sei que é difícil, acho melhor você fazer assim, deixar pra um dia do fim de semana e só uma refeição e durante a semana pensar hoje não vou comer mas tal dia eu posso, isso motiva e você vai ficar mais tranquilo em seguir a dieta e saber que não vai se privar ate chegar uma hora que você não vai sentir mais falta, mas eu penso assim, se eu não puder fazer nada por mim e me sentir bem ninguem mais vai fazer, tem que aproveitar enquanto tempos saúde. 

Essa é a definição de junk food, moça heuHUhueUEheuh

Mas assim, pra mim, é só um questão de identificar o "gatilho" que te leva a comer compulsivamente e por alguma outra coisa como recompensa. Logo, entender e modificar um determinado hábito.

Editado por L. Jurys
Postado

Mas assim, pra mim, é só um questão de entender o "gatilho" que te leva a comer compulsivamente e por alguma outra coisa como recompensa. Logo, entender e modificar um determinado hábito.

O cansaço que eu sofro durante todo o dia, em dias de estresse a coisa é pior ainda quando chego em casa, pode ter até algo para preparar mas se n tem uma junk eu me sinto na obrigação de sair e ir comprar para comer, isso alivia muito e eu admito que muitas vezes nem sinto fome, mas tenho que comer. Meu dias ultimamente depois que adotei esse habito horrível é o cansaço, eu durmo no horário de sempre (agora até mais cedo) e acordo exausto.

01 - Vá a um médico;

02 - Vá a um psicologo;

03 - Pesquise por IIFYM;

04 - Tenha força de vontade. Há muitos insights úteis nos tópicos "como ser alpha" e "no faz";

05 - SE possível, procure alguma clinica onde atuem, em conjunto, psicólogo e nutricionista.

Acho que vou ter que recorrer ao médico mesmo, isso está estranho e recentemente começou a acontecer uma forte (pra caramba) dor na região onde se localiza +/- o fígado, estou com medo disso.

Leia "O Poder do Hábito". Vai entender que tudo é basicamente hábito.

Eu baixei aqui já, vou começar a ler amanhã.

Entendo o medo, mas veja, é melhor ir e ter a certeza que está bem, e caso haja algo errado, é melhor descobrir cedo e tratar cedo, não acha?

Tem que ver e resolver essa ansiedade aí, depois estruturar uma dieta, comer de 3 em 3 horas, dessa forma não vai sentir fome e comer as porcarias.

Vlw, é tenso isso.

Mano, eu parei de comer industrializados muito mais por uma questão de saúde do que qualquer outra coisa, dica que te dou procure entender o mal que faz a ingestão, veja documentários que mostram os efeitos destes alimentos no corpo, depois olhe pra VC e se imagine naquela situação seu futuro e talzs. Foi assim que parei, sempre que me vejo prestes a ingerir esse tipo de comida lembro do que estudei e é automático.

Sorte aí, e não é fácil mesmo, mas a vontade de viver uma vida saudável deve ser maior.

Isso pode até funcionar, depois que eu vi um vídeo do tanto q o miojo demora para ser totalmente aproveitado dentro do organismo eu parei de comer kkk

Postado

Bom, pra começar, você teria que ler sobre oque esse lixo provoca no seu organismo, quais são as reações e consequências.

Só de você saber isso se tiver um pouco de amor próprio já diminui sua vontade de comer lixo uns 60%, depois disso você tem que saber se você comer por ansiedade ou pra compensar alguma situação que fuja do seu controle, algo que dê errado e tals.

É se informar, em relação a comida e a você mesma.

Postado

Mas assim, pra mim, é só um questão de entender o "gatilho" que te leva a comer compulsivamente e por alguma outra coisa como recompensa. Logo, entender e modificar um determinado hábito.

É que pra mim junk food eu considero só coisas tipo MC Donald e coisas do tipo kkkkkkk doces e alimentos industrializados eu não considero apesar de que tudo faz mal, mais modificar um determinado habito é difícil kkkkkk demorei mais de 1 ano pra começar a conseguir

Postado

O cansaço que eu sofro durante todo o dia, em dias de estresse a coisa é pior ainda quando chego em casa, pode ter até algo para preparar mas se n tem uma junk eu me sinto na obrigação de sair e ir comprar para comer, isso alivia muito e eu admito que muitas vezes nem sinto fome, mas tenho que comer. Meu dias ultimamente depois que adotei esse habito horrível é o cansaço, eu durmo no horário de sempre (agora até mais cedo) e acordo exausto.

Cara, uma solução fácil pra isso é você preparar as refeições do seu dia todas de uma vez só. Aí quando chegar em casa não vai ter que se preocupar e/ou dar brechas pra comer alguma porcaria.

Leia mesmo o livro. Vai ser tipo:

2373292-brain_explode.jpg

Postado

Tudo é hábito, como disseram.

Vc REALMENTE QUER parar de comer junk foods?

não existe derrota pra quem quer algo.

então, faça um exercício mental: imagine-se se privando dessas comidas, quais os benefícios teria, e se vc conseguiria manter essa rotina, sem escapolir, se é realmente importante para vc adotar essas medidas para sua vida, enfim.

Boa sorte!

Postado (editado)

Eu já pesquisei sobre até mesmo no google e não achei, achei muitas coisas parecidas mas nada em específico como eu quero que tirassem minha dúvida, falo isso pq pode ter algum moderador que feche meu tópico por falta de pesquisa sendo que não há por aqui.

Eu não consigo entrar em uma dieta restrita, quando falo restrita é longe de junk food e contando macros corretamente (atualmente é 2000kcal), eu tenho muita vontade de fazer e não é falta de motivação, me sinto extremamente cansado no final do dia (n tem como eu treinar de manhã) e a vontade de tomar algo bom e comer algo bom (bom q eu falo é junk food) é enorme, depois eu fico extremamente arrependido mas parece que estou tão viciado nisso que apenas vejo a verdade (que eu n deveria ter ingerido) quando já estou ingerindo ou já ter ingerido. Qualquer dica de vocês é bem vinda, estou querendo recomeçar tudo só com dieta agora já que vou ficar sem treinar um tempo por motivos de um acidente, peguei atestado do trabalho e essa é a melhor hora, logo quando eu voltar a treinar eu já irei com meu corpo e mente acostumados.

Então, estou aqui pedindo ajuda antes que eu engorde e volte a ser o que era (fotos no meu diário), agradeço a quem puder me ajudar =)

E aí, Dmitri,

eu também tenho esse apego a junk food, tanto as de fast foods, quanto rodízios, bebidas, etc.

A duras penas eu consegui canalizar essa compulsão para um dia da semana, especificamente uma refeição. Quando eu consigo manter esse padrão (uma refeição-lixo/semana), a coisa segue dentro do esperado, perdendo peso. Obviamente perco menos peso do que perderia se mantivesse o ritmo constante, sem essa refeição pegajosa.

O que me fazia ter essa vontade de comer à noite, no meio da semana quando chegava em casa, era pelo menos um desses fatores: excesso de café, stress no trabalho, uma refeição-lixo "mal-feita" no fim de semana e talvez outros fatores que eu não me recorde agora. Mas em primeiríssimo lugar era o excesso de café a "quem" eu gostava de atribuir a culpa pela gordice. Por refeição-lixo mal feita entenda qualquer elemento controlador, por exemplo, ir comer pizza e ficar escolhendo sabores como california, mussarela simples, alho e óleo, enfim, sabores menos calóricos, ir à churascaria e comer só peito de frango, carne branca e ainda por cima pedir café com adoçante pra ir embora, ir a uma soverteria e comer sorvete de melão, de chuchu ou sei lá o quê, que venha anunciando-se como light e por aí vai.

Ir ao médico é coisa que devemos, todos, manter assiduidade. Entretanto, eu não ficaria surpreso se você saísse de lá com uma prescrição para uma caixinha de comprimidos afim de "ajudá-lo" a ficar longe do junk food. Acho que vai de pessoa a pessoa, até por isso que o médico está aí, mas pessoalmente tenho diversas ressalvas quanto a usar medicamentos para seguir uma dieta. De novo, no meu caso, eu como ou faço gordices por pura malandragem. Nada tem a ver com distúrbios, blá, blá, blá, etc. Nada. É safadeza. E pronto. E como tal, trato isso via old school, fechando a boca. Se a p... do diário der certo, eu vou tentar provar este ponto (comer certinho e ter um momento de fúria periodicamente).

Editado por Jaraqui
  • 3 semanas depois...
Postado

Parece meu antigo "eu" falando.

No meu caso, eu parti do princípio sobre o que seria a minha prioridade e onde eu estaria buscando minha satisfação, o meu prazer. Seria na saúde e na estética ou simplesmente na comida?

Claro, no início eu passei vontade demais de tudo, imaginei que o mais difícil de tudo seria parar com o refrigerante, então decidi que ele seria o primeiro corte. 

Toda vez que eu queria tomar eu pensava no que seria mais prazeroso, beber e acabar logo além de eu ficar arrependido ou deixar de beber, sentir orgulho por ter resistido e de quebra ganhar pontos com a saúde e com o espelho? 

Passei a decidir com mais frequência pela segunda alternativa, fácil não é, os resultados demoram sim, mas é preciso se amar mais, afinal quem ama cuida.

Em agosto desse ano fez 4 anos que não tomo refrigerante, perdi 20kg, e recuperei 6kg de massa magra.

Hoje se tornou mais fácil pelo hábito e também por ser estudante de nutrição, até tomei nojo de junkfoods hahaha

Vai na fé cara, seja mais forte que isso e se cuida!

Postado

Cara, como todos disseram, tudo é questão de hábito. Porém, pelos sintomas que relatou, faz alguns exames de sangue também pra ter uma noção da sua testosterona e perfil lipídico, digo isso, pois algumas pessoas tendem a ter testosterona baixa e sua alimentação influencia a mesma. Prosseguindo, minha dica seria começar com uma reeducação alimentar antes de partir pra uma dieta. É burrice, pra alguém que se sente preso a comer porcarias, querer já começar no outro dia uma dieta, pensando em inúmeras restrições e por aí vai. Começa cortando por exemplo, um alimento x, depois outro, para de beber refrigerante - caso beba - e vai cortando aos poucos. Quando ver que conseguiu cortar, aí começa a fazer dieta. Mas, procura mesmo um médico, veja como tá o teu corpo, mas também esteja ciente que qualquer coisa "ruim" que escutar ou exames alterados - que são preocupantes - são por escolha sua. Se os exames, reeducação alimentar, um BOM profissional não abrirem sua cabeça pra burrada que você tá fazendo ao se entupir dessas calorias que, pra mim de nada valem, é porque a coisa é bem mais séria do que pensa. 

A abstinência dessas comidas causa muitas alterações no corpo, desde respostas gastrointestinais diferentes até o corpo. Tua má disposição ou ausência de vontade pode estar sendo função dessa tua alimentação. Cara, sempre que saio de um treino, antes, não importa, eu passo o dia esperando a hora do treino, quando saio de lá, me sinto realizado, incrível, da melhor forma possível. Como limpo. faço apenas uma refeição lixo, mas meu lixo não é o lixo da maioria, e me satisfaço. Para você ter noção, abacaxi com pasta de amendoim integral e canela, ou maçã, já é um "doce" pra mim.

Vida, a gente só tem uma. Ou você muda e vive, ou você vai ficar aí parado sempre vendo que por negligenciar a saída da tua zona de conforto, você deixa de fazer bem para você mesmo.

• 2 semanas depois...
Postado

Eu era viciado em fast food, mas um acontecimento mudou minha vida, uma bela noite o lanche de um fast food famoso de onde moro estava com algum componente ruim, saiu na rádio que +- 300 pessoas que haviam se alimentado lá pegaram uma infecção e estava lotado o pronto socorro, não acreditei muito, 4 dias depois um vizinho que havia comido lá estava muito debilitado e ele contou que o pronto socorro estava lotado, então acreditei por estar vendo a cara de doente que ele tinha, depois disso dificilmente como essas coisas.

Postado
Em 26/10/2015 20:11:40, Dmitri disse:

Talvez seu "muita vontade" não seja o suficiente.

Pelo seu relato o que tem pesado é o lado psicológico, até mesmo porque pelo pouco que entendi você era gordo e tinha maus hábitos e tem medo de voltar a engordar.

Acho que o mais importante é você entender que a reeducação alimentar na verdade é a reeducação da sua mente. É natural que quando você muda seus hábitos seu corpo estranhe e comece a enviar sinais, estes que você mesmo relata (cansaço,etc).

Convenhamos que você não engordou do dia para noite também não vai emagrecer do dia para noite. Tudo leva tempo e persistência, então o jeito é tentar montar uma dieta fácil de seguir... não precisar ser totalmente radical.

Pode bater as calorias no final do dia mesmo colocando algum lixo no dia... e aos poucos você vai diminuindo, até cortar totalmente os lixos.

Acho que essa é a maneira mais fácil "ou menos difícil" de mudar seus hábitos e se adaptar a um novo estilo de vida.

No mais é bom parar com o "mimimi", porque vontades todos temos, ou você acha que todo mundo que passa a semana em dieta regrada, comendo apenas coisas saudáveis também não sente vontades? óbvio que sentem! As vezes é bom comer apenas pelo paladar... pelo prazer de comer mesmo, mas as vezes para alcançar determinados objetivos a gente tem que entender e segurar a onda, senão não adianta. Se fosse fácil todos seriam fortes, definidos, etc.

Abraço e bons treinos!

• 6 meses depois...
Postado

também já fui bem gordinho e tinha hábitos péssimos. Já cheguei a tomar 2L de coca cola por dia.

felizmente, meu problema era volume de comida mesmo. Eu dificilmente tenho uma vontade incontrolável de comer alguma coisa em específico. Eu simplesmente quero comer, qualquer coisa, muito, em grande quantidade, sempre. É uma compulsão mesmo. Podia ser um prato de comida saudável ou podia ser 5 cachorros quentes, tanto faz, acho que pra mim o importante era (e ainda é!) sentir a barriga bem cheia.

Isso não consegui mudar até hoje, o volume que eu como é muito grande, mas fui vendo que alguns alimentos não faziam falta e podiam ser substituidos por outros, então fui trocando. Hj em dia eu praticamente não tomo refrigeirante (só se eu for à algum evento tipo aniversário e não exista outra opção, mas é mt raro). Parei de sentir falta de refri, hoje em dia acho ruim, prefiro água. E eu evito vários outros alimentos tipo biscoito recheado, embutidos com mto sódio, hamburger industrializado, batatas fritas, doces, etc, etc. Mas sempre tenho tbm um dia do lixo pra come-los.

Pra perder peso o negócio foi botar bastante aeróbico pq eu nao gosto de passar fome e não gosto de diminuir o grande volume de comida que eu ingiro por dia, me sinto mal e estressado quando fico de barriga vazia. É aquela coisa, a mente de gordo nunca saiu de mim, mas consegui lidar com ela de uma forma que não me fizesse mais mal.

Postado (editado)

Olá pessoas do fórum, gostaria de pedir ajuda à vocês.

Medidas: 1,74 cm

Peso: 78~80kg

Atividade: TSD (segunda a segunda) Academia, treino A (peito, triceps, ombro) B (costas, biceps, trapezio) C (pernas completa)

Há 2 anos comecei a seguir uma dieta, no início estava com 89kg, já cheguei a 69kg e atualmente estou com 78kg.

Gostaria de compartilhar um problema que estou tendo, atualmente estou pensando o dia inteiro no que eu vou comer, macros, kcal, etc...

Fico o dia inteiro pensando o que eu vou tomar de café, lanche, almoço, janta, pré-treino, pós-treino. Estou me sentindo triste por ficar pensando sempre no que eu vou comer e se o que eu vou comer é realmente saudável e vai me fazer bem, vai me manter no peso ou emagrecer.

Tenho um bom conhecimento de dietas paleo, low carb, cbl, etc....

Fico pensando será que vou engordar? E constantemente tenho ataques compulsivos que mesmo após bater as kcal 1800~2000kcal diárias cometo um ataque em algum tipo de comida, na maioria das vezes ataco comidas saudáveis mesmo, não precisa ser necessariamente junk food, no último ataque foram 3 bananas com 150g de pasta de amendoim :(

Gostaria de pedir ajuda de vocês!!!!!!! Gostaria de chegar aos 75kg e estabilizar. Estou muito controlador e acabo sendo muito chato, fico nervoso se o plano alimentar sai do que eu pensei que seria realizado no dia / semana...

Editado por dgl123
Postado

Pensamentos obsessivos devem ser tratados, na minha opiniäo, através de um profissional.

Postado
Agora, Torf disse:

Pensamentos obsessivos devem ser tratados, na minha opiniäo, através de um profissional.

Na sua opinião, qual o profissional ideal?

Postado
Agora, lucasf21 disse:

Na sua opinião, qual o profissional ideal?

Um clínico geral é o profissional ideal pois ele irá tentar fazer o diagnóstico e irá encaminha o paciente para o(s) profissional(is) adequado(s).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...