Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

treino ou dieta


Braco40cm

Posts Recomendados

fafBom dia gente,

Sempre que eu vejo uma pessoa abrindo um tópico aqui no fórum perguntando "eu comecei academia faz um bom tempo e não estou ganhando musculos, por que?" 

Ele recebe sempre a seguinte resposta "Se seu peso está aumentando aos poucos, e vc não está ganhando massa muscular, precisa melhorar o treino; já se nem seu peso na balança aumenta nem sua massa muscular, vc tem que melhorar a dieta, aumentar as calorias em 200~300 e ir vendo os resultados"

 

Mas eu tenho um certo questionamento sobre essa afirmação, eu acho que ela tem um erro e queria saber por que meu pensamento poderia estar errado.

Por exemplo: eu sou uma pessoa magra, não tenho peso tão alto para estar no sobrepeso do imc, nunca ganhei musculos praticamente nem meu peso aumenta na balança. Contudo, meu bf é meio alto. Daí eu penso o seguinte:

1)quando eu treinar, a energia que está sendo usada para sustentar minha gordura, vai ir para a construção muscular

2) a energia necessária para sustentar 1kg de gordura é 2,5 vezes maior do que a energia necessária para sustentar 1kg de musculos. Logo, como estou com 15kg de gordura corporal, eu teria "teoricamente" energia suficiente para ganhar 37,5kg de musculos perdendo essa gordura. Ou seja, eu como o suficiente para ganhar musculos, o problema tem que ser o treino, nao é?

Por isso, eu acho que essa afirmação "se nem seu peso na balança aumenta nem sua massa muscular, vc tem que aumentar as calorias"

 só se encaixa para pessoas que estão com um bf baixo, para quem está com um bf meio alto, mas ainda saudavel, o problema é o treino, estou certo? 

Editado por Braco40cm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

A conta não é tão simples assim. No fim, o gasto calórico pra estocar 1kg de gordura é mais ou menos o mesmo que pra construir 1kg de músculo. A grosso modo, não se gasta energia pra estocar a gordura, enquanto que o processo de construção muscular (que seria algo como armazenar proteína) gasta uma quantidade enorme de energia.

 

Isso aqui talvez te esclareça:

Sobre ganhar músculo e queimar gordura ao mesmo tempo:

 

De um modo geral as estratégias de recomposição corporal só funcionam pra quem está razoavelmente satisfeito com o corpo, pq demoram bastante, mas é possível ganhar músculo e queimar gordura ao mesmo tempo - não exatamente ao mesmo tempo.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Tem base para as suas afirmações? Por exemplo, que é necessário 2,5x mais energia para sustentar um quilo de gordura do que um quilo de "musculo"?

Fora isso, sugiro que você estude um pouco sobre as fontes energéticas do corpo humano, começando pelo ciclo de krebs. Vai ver que a coisa é tudo menos cartesiana como você pintou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Braco40cm disse:

fafBom dia gente,

Sempre que eu vejo uma pessoa abrindo um tópico aqui no fórum perguntando "eu comecei academia faz um bom tempo e não estou ganhando musculos, por que?" 

Ele recebe sempre a seguinte resposta "Se seu peso está aumentando aos poucos, e vc não está ganhando massa muscular, precisa melhorar o treino; já se nem seu peso na balança aumenta nem sua massa muscular, vc tem que melhorar a dieta, aumentar as calorias em 200~300 e ir vendo os resultados"

 

Mas eu tenho um certo questionamento sobre essa afirmação, eu acho que ela tem um erro e queria saber por que meu pensamento poderia estar errado.

Por exemplo: eu sou uma pessoa magra, não tenho peso tão alto para estar no sobrepeso do imc, nunca ganhei musculos praticamente nem meu peso aumenta na balança. Contudo, meu bf é meio alto. Daí eu penso o seguinte:

1)quando eu treinar, a energia que está sendo usada para sustentar minha gordura, vai ir para a construção muscular

2) a energia necessária para sustentar 1kg de gordura é 2,5 vezes maior do que a energia necessária para sustentar 1kg de musculos. Logo, como estou com 15kg de gordura corporal, eu teria "teoricamente" energia suficiente para ganhar 37,5kg de musculos perdendo essa gordura. Ou seja, eu como o suficiente para ganhar musculos, o problema tem que ser o treino, nao é?

Por isso, eu acho que essa afirmação "se nem seu peso na balança aumenta nem sua massa muscular, vc tem que aumentar as calorias"

 só se encaixa para pessoas que estão com um bf baixo, para quem está com um bf meio alto, mas ainda saudavel, o problema é o treino, estou certo? 

 

Calorias por si só não garantem a síntese proteica, mas existe uma quantidade de calorias que se ingerida aumenta o peso pro si só, tirando patologias, é impossível não ganhar peso excedendo e extrapolando as calorias, seja músculo ou seja gordura.

 

A gordura é um estoque, teoricamente a fonte primaria de energia é o glicogênio, normalmente o carboidrato é convertido, mas pode ocorrer a transformação da proteína e da gordura, na falta do carboidrato. Mas numa dieta com carboidratos (como deve ser a sua), a gordura não precisa ser sustentada, ela já esta reservada, a energia virá do carboidrato, e a síntese virá do consumo correto dos macros. Em superavit calórico é muito difícil chegar a afetar a queima da gordura estocada, no minimo ela é mantida ou aumentada, exceto curtos períodos dos iniciantes, mas geralmente ocorre o estimulo do músculo e o iniciante acaba crescendo pelo estimulo e não propriamente por estar passando da quantidade de calorias necessárias. O corpo responde para adaptar-se.

 

O que ocorre é que o corpo gasta calorias para sustentar o corpo, seja músculo, seja gordura. seja as outras funções, para cada "processo" ela gasta uma porcentagem. Agora respondendo a sua dúvida, acredito que o seu problema esteja mesmo na dieta e/ou no treino (o treino pode estar gastando mais calorias do que imaginas) e/ou descanso (o descanso pode afetar a quantidade de calorias suficientes para o corpo crescer), não acho que seja só um dos três pilares que esteja errado, no minimo dois estão.          

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Torf disse:

Para ganhar músculos näo se precisa de energia e sim de um balanco positivo de nitrogênio.

" A chave para manter o seu corpo em um balanço positivo de nitrogênio e ganhar massa muscular é se alimentar bem, treinar pesado e descansar. Em primeiro lugar, você precisa consumir mais calorias do que gasta. Como vimos acima, certifique-se de consumir boas quantidades de proteínas, aliadas ao consumo de carboidratos e gorduras. " Então sim, precisa-se de energia para ter um balanço positivo de nitrogenio. 

 

4 horas atrás, busarello disse:

Tem base para as suas afirmações? Por exemplo, que é necessário 2,5x mais energia para sustentar um quilo de gordura do que um quilo de "musculo"?

Fora isso, sugiro que você estude um pouco sobre as fontes energéticas do corpo humano, começando pelo ciclo de krebs. Vai ver que a coisa é tudo menos cartesiana como você pintou...

Eu já estudei muito ciclo de respiração celular, composta por glicólise, ciclo de krebs e cadeia respiratória para cada molécula de glicose metabolizada. Mas por mais que exista muitas transformações...uma coisa dá para afirmar de modo geral " cada 1g de gordura oxidada libera 9kcal, cada 1g de proteina e carboidrato 4kcal....quando eu fico sem comer e minha reserva de glicogenio é hidrolisada para glicose, cada 1g de glicose que eu oxidar vai me dar 4kcal. É um processo reverso, afinal energia nao se cria, só se transforma. Então cada kg de proteina para continuar sem se oxidar precisa receber 4kcal por grama, e cada kg de gordura que eu tenho dentro de mim vai precisar de 9kcal/g e 9/4 =2.25 que arredondei para 2.5. Se as minhas reservas de gordura não estão acabando e eu não estou ganhando musculos, nao é por falta de energia, o problema seria o treino, essa foi minha opinião que queria confirmar se estou certo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Braco40cm disse:

" A chave para manter o seu corpo em um balanço positivo de nitrogênio e ganhar massa muscular é se alimentar bem, treinar pesado e descansar. Em primeiro lugar, você precisa consumir mais calorias do que gasta. Como vimos acima, certifique-se de consumir boas quantidades de proteínas, aliadas ao consumo de carboidratos e gorduras. " Então sim, precisa-se de energia para ter um balanço positivo de nitrogenio. 

E como é que entäo pessoas que usam ergogênicos conseguem um balanco positivo mesmo com dieta hipocalórica???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gordura não precisa de manutenção , é um tecido estocado, quase que morto

gordura secreta citocinas, adiponectinas, leptina, e mais uma porrada de hormonas pro e anti inflamatorias

resumindo, ter tecido adiposo visceral alto só da merda

 

 

musculo precisa o tempo todo de oxigênio, mitocondrias se formam toda vez, ramificações de capilares , é um tecido vivo, que precisa de nutrientes para ser mantido , o tempo todo.

o corpo gasta uma quantidade de calorias pra fazer essa manutenção que acontece o tempo todo também.

 

por isso o metabolismo basal é aumentado para quem tem uma quantidade considerável de MM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Chrys disse:

Em superavit calórico é muito difícil chegar a afetar a queima da gordura estocada, no minimo ela é mantida ou aumentada...acredito que o seu problema esteja mesmo na dieta e/ou no treino (o treino pode estar gastando mais calorias do que imaginas) e/ou descanso (o descanso pode afetar a quantidade de calorias suficientes para o corpo crescer), não acho que seja só um dos três pilares que esteja errado, no minimo dois estão.          

Então, quando uma pessoa tem seus kgs de gordura estocada nao abaixando, ela está em superavit calorico. Estando em superavit calorico, a causa de não ganhar musculos seria a dieta apenas se a dieta não fosse o suficiente para dar um balanço de nitrogenio positivo, nao é? E então o Torf está correto provavelmente

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...