Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Sua Opinião] O Powerlifting Deveria Ser Mais Divulgado ?


H1T

Posts Recomendados

Também sou fá dos esportes de força.  Considero-me um praticante amador, sem pretensões profissionais. Se o PL/LPO/Strongman deveriam (ou mereciam) ser mais divulgado, na minha humilde opinião sim, mas veja que isso não depende unicamente de mim, ou de você. Seria necessário um esforço coletivo para aumentar o numero de praticantes.

Fica claro no trecho abaixo:

“Sem o esporte amador não existe o esporte profissional, sendo ele a base de todo esporte de um país. Todos que praticam esporte, seja no âmbito escolar, social ou de rendimento não remunerado, fazem parte do esporte amador. Essas pessoas, sejam elas crianças, adolescentes ou adultos fazem parte da grande massa esportiva do país. Assim, o esporte profissional depende diretamente do amador já que não há nenhuma forma de eleição ou vestibular para que uma atleta se torne profissional além de seu próprio empenho (KASZNAR, 2002).”

Sendo assim, eu enxergo somente uma solução possível, a longo prazo, que seria o fortalecimento da base com a criação de diversos “clubes” amadores, de iniciativa individual, onde os apaixonados se reuniriam para praticar o esporte.

Se você tiver os meios, você pode começar ai mesmo na sua comunidade, arranje um espaço, um grupo de amigos, material de treino, e veja o que acontece. Pode ser bem fuleira no começo, mas com o tempo, e o apoio de todos, pode ser que cresça.

Agora, ficar esperando ajuda externa, ou um salvador ou guardando/escondendo o esporte só para nós não vai nos levar a lugar nenhum. É urgente o começo destas iniciativas, caso contrário o esporte no Brasil vai ser sempre uma merda. Uma modalidade para poucos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Também sou fá dos esportes de força.  Considero-me um praticante amador, sem pretensões profissionais. Se o PL/LPO/Strongman deveriam (ou mereciam) ser mais divulgado, na minha humilde opinião sim, mas veja que isso não depende unicamente de mim, ou de você. Seria necessário um esforço coletivo para aumentar o numero de praticantes.

 

Fica claro no trecho abaixo:

 

Sendo assim, eu enxergo somente uma solução possível, a longo prazo, que seria o fortalecimento da base com a criação de diversos “clubes” amadores, de iniciativa individual, onde os apaixonados se reuniriam para praticar o esporte.

 

Se você tiver os meios, você pode começar ai mesmo na sua comunidade, arranje um espaço, um grupo de amigos, material de treino, e veja o que acontece. Pode ser bem fuleira no começo, mas com o tempo, e o apoio de todos, pode ser que cresça.

 

Agora, ficar esperando ajuda externa, ou um salvador ou guardando/escondendo o esporte só para nós não vai nos levar a lugar nenhum. É urgente o começo destas iniciativas, caso contrário o esporte no Brasil vai ser sempre uma merda. Uma modalidade para poucos.

 

Eu acho que deveria ser muito mais divulgado!

O problema é que, sobretudo no Brasil, existe o problema do alto custo dos equipamentos de qualidade, sendo que muitos não tem representação forte no Brasil, por causa da baixa demanda.

Vou dar um exemplo: você pode entrar em uma loja e comprar qualquer joelheira baratinha, um cinto da Rudel de neoprene e usar um tênis qualquer para treinar. A pergunta é: esses são equipamentos apropriados para Powerlifting? NÃO. Longe disso!

Se você for fazer um investimento inicial hoje em dia (principalmente com a absurda alta do dólar), vai gastar mais de R$ 1.000,00 fácil. Bota na ponta do lápis uma joelheira SBD ou Rehband, um cinturão Inzer, Titan ou similar, faixa de punho da Titan, SBD, Inzer ou ATP e um Tenis LPO (Nike Romaleos ou Adidas Adipower). E para quem vai competir, o ideal é sempre usar os equipamentos aprovados pela IPF.

Esse é o problema, na minha opinião. Não é um esporte muito barato, embora fazer musculação de uma forma geral não seja caro. Para os americanos, por exemplo, esses equipamentos, mesmo lá fora, não são nada baratos. Não é todo americano que consegue dar 100 dólares em uma SBD. Imagina para o brasileiro!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PL é associado a levantadores gordoes se cagando todo pra levantar um monte de peso. Foi o que o instrutor da academia me disse certa vez: "vc quer virar basista??? os caras são tudo gordo!!"...

Ainda tem preguiça, falta de conhecimento, treinar perna pra kct, medo de machucar lombar, joelho...

Se for ver, tudo soa esquisito pro leigo. Levantamento terra é uma aberração, supino com ponte, outra.

Uma vez o instrutor gigante, tentou fazer uma ponte no supino. O cara não conseguia fazer. Não tinha flexibilidade alguma. 

Tem tb a mentalidade das pessoas. O cara quer braço, peito e abdomen definido, mais nada. Falar pro cara agachar 2, 3x na semana é imoral.

Por aí vai....

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chega a ser ridículo ver que academias não tem estrutura para treinos de PL. Ou não tem rack ou não tem barra olímpica ou não pode bater o peso no chão com terra.
A minha academia chega a um nível de organizar competição estadual de supino mas não deixa os alunos usarem a barra/anilhas olímpicas, reservam só pro campeonato.

Se deveria ser mais divulgado? Por favor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Primeiro de tudo, é uma questão cultural. O conceito de saúde é determinante para certas práticas físicas de uma população. No oriente médio, no Leste Europeu e em alguns outros países da Ásia, ser saudável é ser forte. É fazer um levantamento de 300kg com a coluna. Já o conceito de saúde ocidental (principalmente entre os americanos) é sinônimo de fazer um cooper, correr 20km seguidos. Nesta visão, inclusive, se inibe a prática de atividades pesadas, como poucos efetivas para a saúde e muito lesivas ao mesmo tempo. Isso serve mesmo para os EUA que é um país relativamente bom para o powerlifting e lpo. O interesse é bem marginal, a difusão de treinos de força se dá mais pela vontade conseguirem condicionamento para o futebol americano, para o baseball, para o basquete e para outros esportes.

 

Além desse fator cultural, tem a questão econômica. Se for ver, o powerlifter é um esporte relativamente caro. No futebol, a rigor, você precisa apenas da bola. No vôlei e no basquete, não é necessário muito além da bola. Já no nosso esporte, para você fazer uma academia caseira com o necessário, você precisará se desprender de aproximadamente 8.000 reais. Uma academia com o necessário e até com uma coisinha a mais, caso você ache os lugares certos. Uma gaiola, banco de supino, halteres montáveis, uma barra e muitas anilhas.Talvez uma ou outra barra exótica, algum lugar para fazer puxadas e dips, além de argolas. Tem a academia, beleza, mas academia onde você possa treinar dignamente PL não sai por menos de uns 120R$ por mês. A longo prazo, haverá um gasto tão grande quanto o da academia caseira. 

 

O maior desafio para a divulgação é cultural. Enquanto tivermos médicos dizendo que agachar pesado é perigoso, as pessoas passarão longe do powerlifting. Quanto ao preço, quanto mais houver interesse, mais baixos serão os preços dos equipamentos e das academias, então acho que isso é um problema secundário, apesar de muito relevante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complete o espaco abaixo com um esporte que você gosta

Você acha que o ___________ deveria ser mais divulgado?
Resposta: SIM!

Complete o espaco abaixo com um esporte que você näo gosta

Você acha que o ___________ deveria ser mais divulgado?
Resposta: NÄO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao pesquisar no youtube eu tenho visto vídeos ótimos com pouquíssimas visualizações, só tem duas pessoas que brilham nesse meio que é Omar Isuf e Jonnie Candito, agora crescendo também temos Bart Kwan. No google o PL é achado com mais facilidade, mas ao analisar cada site podemos ver que são postagens bem antigas e hoje em dia mal se tem uma noticia ou outra sobre.

 

Esse esporte é bem pobre, já fui assistir competições de PL que havia apenas 1 pessoa em sua categoria e claro, ganhou, mulheres são raras nesse meio aqui no Brasil. PL é ótimo para ganho de MM tanto para naturais ou não, é um esporte que você pode ver resultados rápidos ao adicionar 1 ou 5kg a mais no supino, ou lento ao ver a sua evolução corporal.

 

Eu me pergunto o pq do PL ser tão pouco divulgado assim, mas a opinião dos membros aqui seriam interessantes, vocês acham que o PL merece e deveria ser mais divulgado, ter competições mais acirradas, crescer junto com o BB talvez ?

Esse é o "X" da questão: merecimento. O que pode se entender por merecer?

Como verbo o entendemos (Google mesmo) como:

verbo
  1. 1.
    transitivo direto e bitransitivo
    estar, por suas qualidades ou conduta, no direito de obter (algo bom) ou sujeito a passar por (algo desfavorável).
    "m. a estima, os elogios de alguém"
  2. 2.
    transitivo direto
    apresentar as condições desejadas ou necessárias para.
    "um livro que merece ser lido"

 

O esporte tem qualidades (quais?) e sua conduta resulta no direito de obter algo bom pelo seu modo de ser?

Como no exemplo: Esse esporte merece ser praticado ou mesmo visto?

O que alguém que não pratica poderia ver nesse esporte?

Essas perguntas se encaixam em qualquer esporte, pode aplicar sobre qualquer um.

Vemos e somos fãs não praticantes de muitos esportes, mas já nos perguntamos o que vemos em tal esporte para gostar dele?

Para alguém que gosta de futebol: você prefere ver ou jogar?

Todos os esportes necessitam de dedicação e superação por parte dos praticantes, criando assim exemplo de atletas e ídolos, fazendo as pessoas seguirem esses atletas e consequentemente o esporte, mas nem sempre um atleta se torna ídolo, por mais que dedique-se, sendo que muitas vezes atletas nem tão "dedicados" tenham inúmeros fãs, não é um "jogo" exato. Então ficam essas questões: o que o powerlifting tem a oferecer para o grande público e como os atletas podem tornar-sem ídolos?  

Editado por Chrys
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...