Ir para conteúdo

Diário do gato de Schrödinger: LPO, powerlifting e umas paradinhas boribildi

Lucas

Posts Recomendados

Postado

Hoje eu fiz uma avaliação física. Pra resumir, to com 90,6kg e 20,4% de gordura. Como já tinha mencionado, não pretendo descer o peso por enquanto, ao menos até recuperar a maior parte da força. Minha ideia é manter o peso pelos próximos meses. Pretendo seguir fazendo avaliações a cada dois meses pra ver como estão as medidas.

Postado
Em 26/11/2024 em 14:23, Lucas, o Schrödinger disse:

Hoje teve o cardio prometido:

Remo

3km

32min

To bem cansado. Acho que amanhã vai ser descanso total.

Costas e bíceps pegando fogo?

Postado
Em 07/12/2024 em 13:40, Lucas, o Schrödinger disse:

PUXADA ILÍACA E TREINO DE COSTAS

Essa puxada do vídeo abaixo é modificada pra focar na parte baixa do latíssimo, porção ilíaca do músculo.

8yyFioh_d.jpeg?maxwidth=520&shape=thumb&fidelity=high

Faço exatamente como nesse vídeo, inclusive usando as manoplas soltas na barra:

Os pontos principais aí eu já abordei em um post, mas vou repetir aqui:

1. O tronco fica mais inclinado pra trás, de forma que o ângulo entre o braço e o tronco não passam de 120°;
  2. A pegada fica neutra, o que aumenta o braço de alavanca e faz o vetor de resistência ficar mais bem alinhado com as fibras inferiores do latíssimo;
  3. Deve-se focar em levar os cotovelos pra baixo e não pra trás, o que também beneficia a ativação das fibras inferiores do lats.

É possível alternativamente fazer uma puxada unilateral ilíaca ou mesmo um pull around ilíaco, onde é possível aumentar o alongamento do latíssimo e, teoricamente, aumentar o potencial de hipertrofia.

Associar uma puxada desse tipo com um pull around lombar ou uma puxada/remada lombar e alguma remada convencional, como serrote ou curvada com os cotovelos próximos ao tronco que recrutam bastante da porção torácica, tende a cobrir bem todo o latíssimo dorsal.

Mais sobre pull around lombar no post PULL AROUND LOMBAR.

A remada já vai atender bem também parte do upper back, mas pode ficar faltando uma outra remada mais aberta pra um treino de costas completo. Eu gosto de remadas apoiadas, mas fica do gosto de cada um, o importante é essa segunda remada ter os cotovelos mais abertos, com os braços a uns 45° do tronco, e foco na movimentação das escápulas, levando os cotovelos bem atrás (não precisam passar do tronco, mas tem que ter amplitude).

Esse treino pode ainda ser complementado com exercícios pro posterior de ombro, como crucifixo invertido, com peito apoiado ou na polia, ambos com os braços a cerca de 45° do tronco e encolhimento com o tronco inclinado pra frente, pelo menos 30° inclinado pra frente (é um erro fazer encolhimento com o tronco reto).

Fora isso, é lombar, e lombar sabemos, todo exercícios treina lombar se vc fizer suficientemente errado kkkkkk

Travar o torso é fundamental para a execução correta e ativar a porção ilíaca?

Postado
Em 07/12/2024 em 18:33, CDR disse:

Travar o torso é fundamental para a execução correta e ativar a porção ilíaca?

Acho q não entendi. Travar em que sentido? 

O que importa é a angulação da puxada em relação ao tronco. Tem relação com o ângulo de extensão de ombro e com a direção do vetor de força da carga.

Opção unilateral:

Agora um pull around ilíaco, que tem um alongamento maior das fibras:

Vejam que a puxada é um movimento, assim como a barra fixa, que, via de regra, ou seja, da forma que a maioria das pessoas faz, trabalha mais o upper back e um pouco da porção torácica do latíssimo. Mas é possível fazer essas modificações, como do post acima, da puxada ilíaca, pra atingir mais as porcões mais baixas do latíssimo dorsal.

Postado
Em 07/12/2024 em 20:12, Lucas, o Schrödinger disse:

Acho q não entendi. Travar em que sentido? 

O que importa é a angulação da puxada em relação ao tronco. Tem relação com o ângulo de extensão de ombro e com a direção do vetor de força da carga.

Fui muito raso na minha pergunta, vou tentar elaborar um pouco mais.

Em 07/12/2024 em 18:33, CDR disse:

Nota no vídeo que ela inclina para trás o torso e permanece em posição inclinada.

Talvez esse não seja o melhor vídeo para exemplificar, mas...

No início do movimento o torso está em posição vertical 90º estendendo o latíssimo e na puxada faz uma inclinação para trás. 

Minha dúvida é, se para ativar a porção ilíaca do latíssimo é necessário manter o torso em inclinação ou se pode aplicar essa variação de inclinação durante a execução.

Postado
Em 07/12/2024 em 21:34, CDR disse:

Minha dúvida é, se para ativar a porção ilíaca do latíssimo é necessário manter o torso em inclinação ou se pode aplicar essa variação de inclinação durante a execução.

Até onde eu sei o latíssimo não tem alavanca (ou tem mto pouca) com o braço tão elevado (com um grau tão grande de flexão de ombro).

A melhor forma de esticar/alongar o lats é pro lado/diagonal cruzando o braço na frente do corpo. Estica mto mais do que levantar o braço. Pode fazer o teste. Por isso os exercícios unilaterais tem essa vantagem, pois permitem esse alongamento, além da facilidade de colocação de um banco posicionado num ângulo favorável em relação a uma polia.

Postado
Em 07/12/2024 em 21:34, CDR disse:

No início do movimento o torso está em posição vertical 90º estendendo o latíssimo e na puxada faz uma inclinação para trás. 

Em 07/12/2024 em 22:35, Lucas, o Schrödinger disse:

Até onde eu sei o latíssimo não tem alavanca (ou tem mto pouca) com o braço tão elevado (com um grau tão grande de flexão de ombro).

A melhor forma de esticar/alongar o lats é pro lado/diagonal cruzando o braço na frente do corpo. Estica mto mais do que levantar o braço. Pode fazer o teste. Por isso os exercícios unilaterais tem essa vantagem, pois permitem esse alongamento, além da facilidade de colocação de um banco posicionado num ângulo favorável em relação a uma polia.

Pra tentar ilustrar melhor, vale assistir esse vídeo do Kasseem:

Ele explica bem a lógica do posicionamento do tronco, do grip neutro e da posição do braço em relação ao tronco. 

Quando se eleva os braços até o alto (180° de flexão de ombro), o latíssimo não tem alavanca e outros músculos fazem esse trabalho, como teres maior, teres menor, outras musculaturas do upper back e até mesmo o peitoral.

A própria pegada neutra já acaba naturalmente limitando essa elevação do braço até onde o lats tem alavanca, o que faz com que ela seja ideal pra essa puxada.

Além disso, é bem importante manter os cotovelos próximos ao corpo e puxar os cotovelos pra baixo sempre e não pra trás, pois isso faz diferença na ativação dessas fibras, que são mais verticais (diferente das fibras torácicas, que são mais horizontais).

Postado
Em 08/12/2024 em 09:39, Lucas, o Schrödinger disse:

Pra tentar ilustrar melhor, vale assistir esse vídeo do Kasseem:

Ele explica bem a lógica do posicionamento do tronco, do grip neutro e da posição do braço em relação ao tronco. 

Quando se eleva os braços até o alto (180° de flexão de ombro), o latíssimo não tem alavanca e outros músculos fazem esse trabalho, como teres maior, teres menor, outras musculaturas do upper back e até mesmo o peitoral.

A própria pegada neutra já acaba naturalmente limitando essa elevação do braço até onde o lats tem alavanca, o que faz com que ela seja ideal pra essa puxada.

Além disso, é bem importante manter os cotovelos próximos ao corpo e puxar os cotovelos pra baixo sempre e não pra trás, pois isso faz diferença na ativação dessas fibras, que são mais verticais (diferente das fibras torácicas, que são mais horizontais).

Valeu, brother!

Com esse vídeo ficou mais fácil de entender não só o posicionamento do torso, mas também qual o posicionamento da pegada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...