Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Movimento Separatista, O Sul Do Resto Do País


NewbieTrack

Posts Recomendados

O RS é só mais um estado HUEBR assim como os outros.

Essa historia ai de que todo gaucho se acha melhor que os outros não é de todo verdade. Tem quem se ache melhor e tem quem tenha o pé no chão.

O povo daqui, num geral, é corrupto tambem, "burro", doutrinado como o resto do BR.

Sou a favor de como mencionaram acima. Os estados deveriam ser muito mais independentes da União. SImples, isso já resolveria grande parte dos problemas de corrupção, já que a grande fatia do bolo ficaria nas prefeituras, onde é mais facil a população fiscalizar, do que lá em Brasilia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Galera paga-pau cegamente para os EUA falando num tal federalismo utópico. A verdade meus amigos, é que de estado mínimo os EUA vem se tornando cada vez estado máximo. O poder federal influência cada vez mais o poder local nos estados americanos. Isso demorou a acontecer porque eles começaram como autônomos e isso está na tradição americana. No Brasil não só se começou mal, como também não tem essa tradição de liberdade que poderia resistir aos avanços do governo federal. Então o federalismo não vai funcionar aqui (não funciona lá também, só demorou mais tempo para falhar).

 

Sobre a questão da constituição, papel não significa muita coisa não, ainda mais um papel tão desprestigiado como a constituição brasileira. Como dizem, argumentar com leis faz com que você pareça um dono de escravo dos séculos anteriores onde eles também diziam que o escravo deveria se manter escravo por causa das leis...

 

 

Sobre a questão cultural, até é verdade que isso não é motivo. Motivo é as pessoas serem livres para se associar com quem quiserem. Mas mesmo assim é bom comentar uma coisa. As pessoas creem no mito da unidade cultural. Amigo, isso é totalmente absurdo. Eu que sou do interior de SP se for para a capital, já encontrarei uma cultura totalmente diferente. Até a linguagem será bem diferente. Não sei porque esse ufanismo, mas algumas pessoas se apegam demais a ele e ficam insensibilizados com as diferenças culturais. 

 

Alias, nessa questão cultural, algumas pessoas soltam atos falhos que, se raciocinados, seriam considerados absurdos. Algumas pessoas falam que a identidade do brasileiro é justamente a "miscigenação", ou seja, implicitamente admitem que não há unidade cultural nenhum, a suposta unidade cultural é a falta de unidade, so... Há realmente há culturas diferenciadas desejando se separarem!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou a favor do Brasil se dissolver, originando outros países com identidade cultural, econômica e social mais homogêneos, esta claro que um país deste tamanho, com diferenças profundas e interesses diversos nunca vai se desenvolver, já se passou mais de um século da independência e continua emperrado, no terceiro mundo, corrupto e atrasado, desde a idade média que o Brasil é o eterno pais do futuro, que nunca chega claro....

Para mim, ficaria boa uma "configuração" assim: 1) Estados dos sul, 2)Nordeste, 3) Centro-Oeste e Norte, 4) São Paulo e Rio de Janeiro e Triangulo Mineiro, 5) Minas Gerais e Espirito Santo. kkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como dito anteriormente as unidades federativas não tem poder de secessão, então podem tirar o cavalinho da chuva. O sudeste economicamente é muito mais forte que o sul, e nem por isso tem esse tipo de conversa por aqui.

Cara, em SP tem três movimentos separatistas. O movimento do Sul é o que tem mais sucesso, mas São Paulo está logo atrás nessa questão. 

 

Quanto na questão de direito, o papel registra o fato que está consolidado na sociedade, mas o papel não tem por si só o poder de assegurar que o fato social permaneça consolidado. É entendível essa preocupação na questão do direito, mas não é um problema totalmente irreversível. Além disso, supostamente a ONU garante o poder de autodeterminação aos povos. Eu não gosto de pensar assim, mas o sul poderia fazer apelo internacional para conseguir sua independência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém de vocês chuta quem são os líderes reais do movimento separatista gaúcho? Se vocês responderem políticos do PPS, partido membro do foro de são paulo vão ganhar um doce.

Falso. Conversei com um amigo meu que faz parte do movimento, o movimento tem viés liberal.

Por enquanto, só temos conversa do tal Matheus Lacombe (cara que supostamente tem provas cabais sobre a afirmação do Danilo). Se espera alguma coisa pois o furo de reportagem foi dado pelo Olavo de Carvalho. Como não há nenhuma prova por enquanto, só podemos nos basear na nossa confiança das fontes, vejamos os dois personagens. O tal Matheus é um nacionalista fanático que acha que a separação é um dos maiores crimes da humanidade. Afinal de contas, trair a pátria é pior que trair um outro ser humano... Eu não sei de onde ele é exatamente, mas parece ser do RadioVox. Não conheço muito do meio, mas não inspira confiança. O outro é Olavo de Carvalho. É verdade que ele já adiantou muitas verdades, mas ele também já falou de muitas coisas sem saber. Não se sabe a opinião sobre a separação, mas possivelmente é negativa, supostamente sob a alegação de motivos táticos.

 

Aí eu deixo com vocês.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Lacombe já postou alguns documentos provando a ligação no FB do olavo, só vai organizar o resto do que conseguiu e postar de forma mais organizada (segundo ele), se não me engano foi postada entre os dias 12 e 13 na página do OdeCarvalho. O seu amigo pode até estar no movimento com intenções liberais, mas a tática comunista em relação a esse movimento é bem clara.

Agora quanto a essa parte da cultura que você postou. Eu também sou do interior, e já viajei bastante por várias cidades daqui de SP. A cultura nem de longe é totalmente diferente como você diz, muito menos a linguagem. Você tem algumas diferenças de sotaque e algumas poucas gírias locais depende da região do estado. Pra citar um exemplo mais famoso de unidade cultural é só lembrar da festa junina que é uma tradição antiquíssima daqui, o feriado da revolução de 32 e etc.

Quanto a unidade nacional, lendo a trilogia do Laurentino Gomes, você percebe que ela se baseava toda na idéia da monarquia. Mas eu estudei bem pouco isso pra poder fazer um comentário mais extenso da coisa. O que realmente existe hoje aqui, e que é diferente de países como a França, é que nós temos predominantemente uma consciência brasileira meramente representativa do território e não a grandes feitos realizados pelo povo brasileiro, ao contrário do povo Francês que tem a revolução francesa e muitas outras coisas. E essa noção distorcida de unidade cultural já era um problema antes da década de 60 (e que foi aprofundada depois da rev. gramsciana). É só ver esses movimentos idiotas como o modernismo e outros do tipo que buscam ignorar qualquer contribuição cultural de fora do nosso país pra tentar reinventar a roda de maneira mil vezes piorada, e que no final das contas acaba sendo apenas uma cópia mal-feita de modismos culturais de países específicos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não achei mais o post que ele falou isso. Com o dia do professor, veio uma enchente de postagens na timeline do Olavo de Carvalho. Vou esperar até o lançamento oficial.

De qualquer forma, dizer que só pelo Fóro de São Paulo estar atrás do movimento é coisa ruim, é se enganar. É como se fosse verdade que a esquerda sempre acertasse em atingir suas finalidades, que nunca tomasse ações eficientes para uma finalidade diferente da que possuem. Nos EUA temos uma vasta literatura demonstrando as vantagens econômicas e éticas da secessão. Alias, isso é um cânone da teoria de Ludwig von Mises e na verdade deveria ser de todo o liberalismo clássico. Um país menos é obrigado a abrir as fronteiras e ser mais liberal, pois com um território menor, há menos variedade de bens. Em questão ética há o problema de integração forçada, pessoas sendo obrigadas a conviverem com pessoas que não gostariam.

 

A única razão aparente apresentada foi a de que a esquerda estaria fazendo um golpe midiático para tentar difamar a direita. Pode ser até verdade, mas seria uma razão bem mesquinha para ser argumentar contra a secessão.

 

 

Sobre a questão cultural, insisto que as pessoas minimizam demais as diferenças. Talvez isso não seja apenas no Brasil, mas no mundo. Antes do crescimento do estado na Europa, a atual Alemanha (acho que tem o tamanho aproximado do território de Minas Gerais) era dividida em aproximadamente 200 territórios. Será que havia uma diferença colossal de um para outro? Provavelmente em alguns casos, os dialetos e as religiões de algumas áreas eram as mesmas que de outras próximas, mesmo assim estavam separados.

 

E para terminar, deixa eu lembrar a data de criação do Sul É o Meu País moderno é de 1992. O Foro de São Paulo é de 1990. É um pouco difícil de imaginar que logo no início o Foro de São Paulo estivesse por de trás. Não tinha nem linha telefônica de qualidade na época. A secessão também não apresenta vantagens imediatas para a esquerda. A URSS, inclusive, é conhecida pela prática de anexação compulsória, o oposto de secessão. Pelo contrário, pelo que falei, a secessão é uma estratégia anti-esquerdista, é liberal.

Sem contar que o movimento Sul É o Meu País na verdade tem origens na época da ditadura. Muitos estados queriam se separar da federação. É um movimento com muita tradição. É um pouco difícil pensar nessa associação com o Foro, mas caso houver, é acidental e muito pontual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lí todo tópico,muitos posts zoados hahahaha eu sou gaúcho e nunca morei em outros estados,mas conheço alguns. E infelizmente a visão que se tem de alguns gaúchos é correta,muitos se acham superiores aos que moram em outros estados. Não é dificil turistas cariocas ou paulistas serem tratados de forma "grosseira" em algumas cidades justamente por essa besteira. Felizmente moro em cidade turística,então raramente se vê um turista reclamando da educação das pessoas aqui em Gramado(seria um tiro no pé).

Eu tenho orgulho de ser gaúcho,das minhas tradições e nem por isso acho que sou melhor que o pessoal lá de cima. Outra coisa que não foi comentada é a picuinha dos gaúchos x catarinenses. O motivo desconheço,mas eu gosto muito de SC e sempre que posso vou ao litoral de lá.

O que move o pessoal que ainda tem esse pensamento separatista é a tradição,sem dúvidas. Mas quem conhecer bem o RS não verá com tanta facilidade pessoas pilchadas (vestidas com nossos trajes típicos),por aí como muitos pensam(eu mesmo,não me lembro da última vez que vesti uma bombacha). Por outro lado,a pilcha é algo visto com muita facilidade nas cidades da fronteira, com certeza onde é o ponto mais tradicionalista do estado.

Editado por Quase Ex Gordo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...