Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Trigo E Seus Malefícios!


JulioSonic

Posts Recomendados

já há muitas fontes recomendando que se retire a aveia da dieta. não é tão inofensiva quanto parece. pelo que eu li, tá associada a algumas enfermidades. e nem é por conter percentagens ínfimas de glutén. antes eu a consumia porque todos bodybuilders a consomem. mas depois de novas desmistificações científicas que eu constatei, simplesmente evito.

Não sabia disso. De qualquer forma eu não vejo nada de interessante na aveia, um alimento totalmente substituivel..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Uma opção pra quem quer um trigo um pouco menos prejudicial..

 

O trigo sarraceno (Fagopyrum esculentum), também conhecido como trigo mourisco e buckwheat (inglês), possui sabor de noz agradável e baixo índice glicêmico. Possui a família Polygonaceae.

Trigo-sarraceno

 

O trigo sarraceno é livre de glúten, sendo uma boa opção para pessoas que possuam sensibilidade ao glúten ou alguma doença celíaca. As dietas com trigo sarraceno são associadas a um menor risco de desenvolvimento de pressão alta, muito em parte a sua rica composição e concentração de flavonoides, principalmente a rutina, que inclui as catequinas do chá verde e os polifenóis do vinho tinto. Os flavonoides são fitonutrientes que protegem contra doenças, estendem a ação da vitamina C e agem como antioxidantes.

A quercetina e a rutina são substâncias promissoras para a ciência, vez que podem dificultar a ligação de células cancerígenas à células saudáveis, reduzindo os danos ao DNA. O grande potencial do trigo sarraceno contra o câncer é apontado justamente a sua integridade suplementar. O trigo sarraceno também é rico em magnésio, substância que relaxa os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo de sangue e o transporte de nutrientes enquanto auxilia na redução da pressão arterial, contribuindo para um sistema cardiovascular saudável. O trigo sarraceno também é rico em fibras insolúveis (cerca de 4,5g/copo) que podem ajudar as mulheres a evitarem cálculos biliares. Pesquisadores acreditam que a fibra insolúvel acelera o tempo de transição do alimento pelo intestino e reduz a secreção ácidos biliares (quantidades excessivas de ácido biliar contribuem para a formação de cálculos biliares), além de aumentar a sensibilidade à insulina e reduzir as gorduras no sangue.

A rutina presente no trigo sarraceno desempenha ainda outro papel protetor, vez que trabalha em conjunto com outros compostos, prevenindo a formação de plaquetas sanguíneas e ajudando a encolher as partículas da lipoproteína de baixa densidade (colesterol ruim ou colesterol LDL) ao mesmo tempo que não afeta negativamente os níveis da lipoproteína de alta densidade (colesterol bom ou colesterol HDL).

Ao evitar a formação de plaquetas no sangue, o trigo sarraceno pode desempenhar um papel importante em qualquer plano de proteção do coração. Além disso, ao encolher partículas da lipoproteína de baixa densidade perigosas (colesterol ruim), os torna menos propensos a furar a parede das artérias, reduzindo ainda mais o risco de ataque cardíaco ou derrame.

O trigo sarraceno é muito popular no Japão, um dos países com menores índices de câncer no mundo. O consumo também é bastante popular em algumas regiões da China, onde o povo possui uma dieta rica em trigo sarraceno e apresenta níveis excepcionalmente baixos de colesterol total.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

A aveia por sí só não tem glutên, o que acontece é que como ela processada com o trigo acaba sendo contaminada.

Teria alguma fonte de aveia sem gluten?

já há muitas fontes recomendando que se retire a aveia da dieta. não é tão inofensiva quanto parece. pelo que eu li, tá associada a algumas enfermidades. e nem é por conter percentagens ínfimas de glutén. antes eu a consumia porque todos bodybuilders a consomem. mas depois de novas desmistificações científicas que eu constatei, simplesmente evito.

Em bulking é quase impossível não usar, O que você colocou para bater as calorias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim é isso, é um boa cortar para ver seu feedback principalmente se você tiver o "vício" ao trigo como alguns autores falam.

Quando sugeri ficar 2 semanas sem trigo, foi pensando mais nisso. Algumas pessoas mais "viciadas" passam por um período de abstinência, que dura tipicamente de 3 a 5 dias. A segunda semana sem glúten é bem prazerosa, experimentam uma diminuição importante do apetite e uma clareza de pensamento, porque já não estão na montanha russa de picos de glicose e insulina, e também de dopamina. Quase todo mundo se sente muito bem e percebe que algo na dieta anterior (com trigo) fazia mal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim foi a mesma coisa, não mudou nada (psico/corpo/essas coisas). O que mudou para MIM foi o trabalho de fazer uma dieta mais restrita rsrsrs.

rsrss

Então blz... Sorte sua! Mas vc tem 18 anos, faça o teste aos 20, aos 25, aos 30... Seu corpo é dinâmico, seu metabolismo é alterado com a idade, sempre é bom reavaliar oq funciona bem ou não pra vc.

Pra muita gente faz toda diferença. Como passar 2 semanas em trial não custa quase nada, acho super válido fazer o teste.

Pra mim foi como sair do matrix.

Aconteceu qdo tirei os industrializados em 2013, 1 ano depois quando fiz  dieta Dukan por uns tempos, e 1 ano depois qdo fiz 5 dias de jejum de sucos. Foram experiências mto interessantes, e o denominador comum em todas elas acabou sendo a redução do glúten. Percebi que sfiha do Habibs e pizza me deixam deprimida e sem foco. E barriguda, e cheia de celulite... rsss  É só tirar os alimentos daninhos (que agora consegui identificar, são os que contém glúten) que tudo melhora bastante em poucos dias.

Então reforço que vale a pena tentar, se uma melhora perceptível na disposição, no humor e no fpisico for notada, certamente esse vai ser o melhor caminho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente também não notei muita diferença em ter tirado o trigo (se bem que ainda como socialmente, devo comer umas 3 ou 4x no mês, logo não tirei 100%).

Mas como o Matheus tinha dito aqui ou em outro tópico, o efeito do glutên é a acumulativo. Agora tudo bem, mas vai saber que mudanças irão acontecer e 5, 10, 15 anos. É a mesma coisa que tomar uma latinha de cerveja todo dia. Talvez hoje não aconteça nada, mas vai saber que consequências isso me trará no futuro. E como o Mateus também tinha dito, é só ver como o glutên reage no organismo pra saber se é bom ou não.

Enfim, antes eu pagava 7 reais no pacote de pão integral, hoje pago 9 reais em opções sem glutên (pão de batata doce, aipim, cenoura etc), por uma diferença de 2 reais prefiro não colocar em jogo minha saúde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente também não notei muita diferença em ter tirado o trigo (se bem que ainda como socialmente, devo comer umas 3 ou 4x no mês, logo não tirei 100%).

Mas como o Matheus tinha dito aqui ou em outro tópico, o efeito do glutên é a acumulativo. Agora tudo bem, mas vai saber que mudanças irão acontecer e 5, 10, 15 anos. É a mesma coisa que tomar uma latinha de cerveja todo dia. Talvez hoje não aconteça nada, mas vai saber que consequências isso me trará no futuro. E como o Mateus também tinha dito, é só ver como o glutên reage no organismo pra saber se é bom ou não.

Enfim, antes eu pagava 7 reais no pacote de pão integral, hoje pago 9 reais em opções sem glutên (pão de batata doce, aipim, cenoura etc), por uma diferença de 2 reais prefiro não colocar em jogo minha saúde.

Quantos gramas esses pacotes sem glúten? Compra em supermercado ou loja de produtos naturais?

Essa semana vou ver se encontro por aqui, mas acho pouco provável encontrar em supermercado, mesmo que grande.

Parei de comprar o pão integral, mas em "compensação" to comendo 1 francês por dia, enquanto não compro sem glúten, por conta também do queijo.

Serão +4 dias de francês, já que só recebo dia 5 rs

Editado por Marlon Paradise
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quantos gramas esses pacotes sem glúten? Compra em supermercado ou loja de produtos naturais?

Essa semana vou ver se encontro por aqui, mas acho pouco provável encontrar em supermercado, mesmo que grande.

Parei de comprar o pão integral, mas em "compensação" to comendo 1 francês por dia, enquanto não compro sem glúten, por conta também do queijo.

Serão +4 dias de francês, já que só recebo dia 5 rs

500g. Tem no mercado, mas é caro, tava 14 reais um de 450g. Em casa de produtos naturais tem mais opções. E fora o glutên, esses paes normalmente são sem conservantes, corantes, e todas essas coisas. Quando chegar em casa tiro uma foto e posto aqui.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...